Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 08:39:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Substituto transistorizado para o RUBY?  (Lida 2304 vezes)
Albuquerque
Visitante
« : 03 de Março de 2012, as 16:08:38 »

Gente, estou com uma ideia 'comichando' na caixola!  Roll Eyes

Antes de tudo, por favor, vejam esse link aqui: http://darrenyates.com.au/electronics/archives/25

Achei esse amplizinho bem bacana e uma boa alternativa ao Ruby. Penso que muitas pessoas não gostam, ou preferem não montar o Ruby pelo fato da facilidade e do próprio 'CI' 386. Alguns até procuram outros CIs como uma alternativa para ele, como é o caso do TDA2003.
Aí me apareceu esse circuito de 9V, baixo consumo (o que pode ser alimentado com bateria), e pela apresentação no site me parece que é 1W com 9V ou 12V (me corrijam se eu estiver enganado).

Pensei em colocar o circuito do "Screaming Bird Treble Boost" na entrada pra dar um brilho ou até mesmo um certo ganho. Com respeito ao circuito do 'bird treble Boost' tem aqui no fórum.

Para a etapa de pre-amplificação, pensei nesse aqui: http://www.till.com/articles/GuitarPreamp/

Achei (eu.. cá com meus botões) uma boa combinação. E o simples fato do amplificador ser transistorizado me enche muito os olhos!
Bom, peço agora a ajuda dos colegas do fórum para avaliar se esses circuitos são bons mesmo e dizer se é vantagem já mandar brasa no desenho da placa. Aguardo a opinião de todos.

Desde já agradecido!  Legal!
Rafael Albuquerque
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 03 de Março de 2012, as 21:05:59 »

Não entendí o porquê da "aversão" ao LM386 ou outros integrados, afinal no final das contas eles são feitos de transistores...

Mas se a idéia de montar um amplizinho transistorizado te apraz, vá fundo e seja feliz. Se o resto do povo não gostar, paciência. O importante é você se divertir com o projeto (pessoalmente acho que a parte da "esquentação de cabeça" é a mais agradável) e a montagem, e depois poder se orgulhar do resultado final.  Este é o espírito DIY.

Só uma dica: antes de partir para a confecção de PCB para o seu projeto, monte na protoboard, assim você pode testar à vontade sem risco de danificar os componentes. Tem umas protoboards bem baratinhas no mercado, e valem muito a pena para quem gosta de experimentar com eletrônica.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Albuquerque
Visitante
« Responder #2 : 03 de Março de 2012, as 22:50:39 »

Não entendí o porquê da "aversão" ao LM386 ou outros integrados, afinal no final das contas eles são feitos de transistores...


Não é "aversão" em si. Digamos que é mais desafiador montar um transistorizado, como você mesmo colocou de 'espírito DIY'.
Mas a questão chave não é nem de montagem e sim de qualidade sonora. Quem escuta amplificadores transistorizados e compara com integrados vê a diferença na hora.
E sim, os circuitos integrados são internamente transistorizados, mas as várias etapas de amplificação (que as vezes muitas são desnecessárias) acabam ceifando um pouco da qualidade sonora e somando níveis de distorção harmônica. Por isso a questão de montar um transistorizado.
Mesmo sendo um pequeno, mas a qualidade sendo melhor já vale a pena! Entende? Abaixo da minha foto você lê: "Em busca da perfeição".  Wink
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 04 de Março de 2012, as 12:58:00 »

Como linha geral, pessoalmente eu discordo. Acredito que um amp que tenha poucas etapas de amplificação tende a introduzir mais distorção, justamente por exigir que os transistores trabalhem no limite. Claro que existem (muitas) excessões à regra, com amps integrados maravilhosos e transistorizados ruins. Mas confesso que eu não sou capaz de olhar um esquema e dizer se a coisa é boa ou não, então prefiro confiar na opinião dos mais hábeis.

Mas se você quer um negócio simples, bom  e desafiador ao mesmo, porque não parte para um valvulado de baixa potência, como o Baby Wonder? Este está muito bem documentado, e realmente vale a pena. A "moda" agora é "miniaturizar" a montagem, e várias pessoas (inclusive eu) já conseguiram fazê-los bem pequenos.

Claro que isso não invalida a sua idéia de fazer um transitorizado. Estou só colocando minhocas na sua cabeça...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Albuquerque
Visitante
« Responder #4 : 04 de Março de 2012, as 13:35:06 »

Estou só colocando minhocas na sua cabeça...

Minhocas à parte  Cheesy, agradeço sua opinião!
Para o tópico não trilhar outro assunto devo dizer que vou fazer testes e logo posto algum resultado seja ele satisfatório ou não.  Legal!
Registrado
Vinícius Lima
Visitante
« Responder #5 : 06 de Março de 2012, as 20:38:14 »

Muito legal! Gostei da iniciativa e da ideia. Acho legal sairmos um pouco do convencional. Vamos esperar pra ver se esse 'casamento' de circuitos rola mesmo! Vou acompanhar o desenrolar com certeza!  Legal!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #6 : 07 de Março de 2012, as 13:05:56 »


Obrigado pelo incentivo. Já estou terminando o projeto e logo começo a postar o andamento aos poucos.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, as 13:13:29 por Albuquerque » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal