Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 10:06:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de Amplificador para VIOLÃO?  (Lida 20309 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #30 : 17 de Setembro de 2011, as 17:48:50 »

O da Boss ja postei em um outro topico.
Link para o post que tem o esquema.

Acoustasonic 30

Acoustasonic Jr
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #31 : 17 de Setembro de 2011, as 18:14:22 »

GrAmorin; obrigado, vou procurar fazer um pré.  Se tiver algo pronto e quizer postar não me incomadaria! Roll Eyes Legal!
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #32 : 17 de Setembro de 2011, as 18:29:34 »

Infelismente nao tenho nada pronto, referente aos pre's.  Sad
No momento, ando sem tempo.
Mas assim que puder, posto algo, nem que seja um pre basico para testar.  Wink
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #33 : 17 de Setembro de 2011, as 19:14:27 »

Obrigado pela atenção!

Achei muito interessante a informação dada pelo samuelluthier no tópico sobre diferenças de captadores piezo: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2177.0
no que se refere a captação das cordas enroladas de violão.

Oi Pessoal

O problema com captadores piezoelétricos, seja em microfones de cristal, capsulas fonocaptadoras ou em captadores para guitarra é sempre o mesmo: resposta pobre em graves.

A grande vantagem é que eles produzem um sinal de tensão mais alta e precisa de pouca amplificação para ser trabalhado.

Eu acho que investir hoje em captadores piezoelétricos é andar na contramão. Mesmo na década de 1940 os magnéticos já eram considerados muito superiores. Mesmo assim pode ser uma experiência interessante!

Grande abraço

Eduardo

Eduardo, ta certo que não tenho a metade do conhecimento que vc tem, mas creio que existem soluções que funcionam muito bem para captadores piezo, que são os préamps usados, visto que quando se usam apenas os piezos ligados direto na caixa realmente o som não é dos mais agradaveis, eu por exemplo uso muito piezo pra colocar em violões, pois os captadores magneticos não captam bem as cordas enroladas do violão pois são com enrolamento de bronze, e captador só pega m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) o nucleo da corda.

abração.



Então vou buscar fazer um layout do pré.  Para mim vai demorar um pouco mais, pois não domino os programas de circuito impresso, e por isto vou fazer na mão mesmo (papel e caneta).
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #34 : 17 de Setembro de 2011, as 21:22:37 »

Por isso achei interessante o pre que tem no Boss AD-5.
Daria para usar ao mesmo tempo os 2 tipos de captadores.
Registrado

Jupterra
Visitante
« Responder #35 : 24 de Setembro de 2011, as 20:24:45 »

Alfredo Padrao.

Mandei uma Mensagem pra você á respeito de um pré para violão, com microfone de eletreto.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #36 : 25 de Setembro de 2011, as 01:11:16 »

Jupterra; Obrigado já respondi a mensagem!

Voltando ao tópico, percebi que o meu problema específico, é mais complicado do que eu esperava; explico - É o seguinte: Meu filho tem um violão que tinha cordas de nylon, e  ele trocou para aço, sendo que da 3ª a 6ª corda "são enroladas" como citado acima na mensagem do samulluthier no tópico sobre diferenças de captadores piezo: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2177.0.   Para fazer um "teste" pluguei o vilão na caixa de guitarra (sei que a mesma não é apropriada pelo fato de ser calculada para médio agudo), resultado; mesmo próximo do máximo volume a 5ª e 6ª corda quase inaldível, então pensei será só pelo fato da banda de pasagem? ou tem a ver também pelo fato de que o "captador piezo" não está conseguindo captar bem as cordas mais graves?  Olhando os esquemas que o GrAmorim postou, resolvi pesquizar um pouco mais antes de partir para uma montagem mais elaborada.  Pesquisei no  Procure por "buffer piezo" e resolvi tentar um bem simples para tirar minhas dúvidas.

Cheguei a este esquema: http://dc389.4shared.com/img/p6jtgH4f/s3/0.04459708256083261/JFETBJTFBAMP.png
que eu montei no modo aranha, e para grata surpresa, na mesma caixa, agora todas as cordas são audíveis, apesar de que a 1ª e 2ª bem mais alta que as demais!   Mas já me serviu para entender que o captador piezo precisa alem do buffer para casar sua alta impedância, de um pré especifico.

Note Bem! Entendo que mesmo soando bem de forma acústica, o violão está fora de suas caracteristicas, principalmente quando "plugado" já que as cordas originais foram trocadas.

Demorei para achar o site onde tinha encontrado o circuito acima, para não deixar de citar os créditos!
http://apocalypseaudio.blogspot.com/2010/07/circuit-splinter-no2-sziklai-pair.html
« Última modificação: 25 de Setembro de 2011, as 01:25:49 por Alfredo Padrao » Registrado

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal