Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 17:42:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one)  (Lida 54332 vezes)
Marcel.
Visitante
« : 03 de Maio de 2012, as 00:22:20 »

Pessoal, pesquisei muito tempo pra construir um amplificador que atendesse o meu estilo musical até que cheguei a este projeto.
O problema é que comprei praticamente tudo, importei muita coisa, mas acabei guardando numa caixa, que ficou embaixo da cama por uns 2 anos. Até as bandas eu abandonei.
Agora, porém, estou voltando com uma banda e em empolguei junto pra terminar meu projeto.

  • Peguei o layout do JCM 800 2204 feito pela Dreamtone e adapatei para PCB, retirando todos os turrets, que na realidade são lindos, legais etc., mas vão ficar escondidos no chassi e ninguém nunca vai ver, então, PRA MIM, são dispensáveis.
  • Acabei decidindo inserir um canal 100% limpo, usando o pré do fender champ (que é bem simples).
  • Optei pelo chaveamento com LED/LDR, que, pelo muito que li, são certamente os mais seguros e limpos. E o melhor: com direito a um Footswitch.
  • A solução para o FX Loop que encontrei (já testada e assegurada) foi o layout do Hgamal. Até o esquema de Fx Loop da Dreamtone é um fracasso.
  • Enfim, em suma, vão funcionar, basicamente, 3 canais (2 do JCM e 1 do Champ).


Chega de conversa mole e vamos às fotos!

Esse é o Layout completo (atualizado/corrigido) - Versão 1.2:


Layout e Esquema Elétrico da Dreamtone, no qual me baseei:
http://www.dreamtone.org/pdf/NEW2204LayoutSchemBomDreamTone.pdf

Esquema Elétrico do Mark Huss (para referências):
http://mhuss.com/MyJCM/JCM800_2204.pdf

Esquema de ligação dos filamentos:


O esquema e Layout do Fx Loop:


Um manual que eu fiz pra ele:


Pronto para imprimir das placas:
PCBs + MASKs.cdr

Esquema geral do amplificador:


Chaveamento LED/LDR Versão 2.0 (Atualizada e Funcionando!!!):


Componentes (Tubes and More):


Componentes + Ferramentes:


Transformadores (Valvestate):


Placas impressas:


Pinos para soldar os fios (ainda não tenho certeza se vai dar certo, tou com medo da solda deles derreterem na hora de soldar os fios)


Chassis de aço galvanizado encomendados sob medida:


Chassi furado:


Testando o encaixe das peças no chassi:




-----
Planejando o espaço interno do chassi:


Painéis frontal e traseiro encomendado:


Folha de compensado naval 20mm:


Compensado cortado no tamanho das peças do head e da caixa de falantes


Marcações dos parafusos do tampo superior do Head feitas e furadas em distâncias eqüidistantes:


Parafusos para madeira de 50mm de comprimento:


RECOMENDO!


Dimensões (Esquerda Head, Direita Caixa de falantes):


Furando alinhadamente o tampo superior com as laterais do Head:


Antes de parafusar cada peça, assegure-se de usar cola para madeira:


Por pena a sua mão, recomendo comprar encaixe para lixa circular para furadeira:


Head pronto e lixado:


Caixas prontas:



-----
Head pintado por dentro:


Passando cola de contato (de sapateiro) uniformemente no courvin e no compensado:


Esticando o courvin com a mão para evitar bolhas:


A emenda que eu fiz emabaixo ficou horrível (minha primeira vez), então colei essa tira por cima...:


Emendas das quinas 01:




-----
Recorte da emenda das quinas:


Head finalizado, mas sem as cantoneiras e o tampo frontal, que ainda vou revestir:


Caixa de falantes revestida no mesmo processo do head:


Galera, isso é tudo que eu tenho por enquanto. Pretendo começar a soldar ainda essa semana.

Espero que eu não tenha violado nenhuma regra do fórum... fazia tanto tempo que não entrava aqui que, agora que voltei, encontrei um MONTE de novas regras, às quais ainda estou me acostumando.

Enfim, espero que esse passo-a-passo ajude muita gente. E qualquer dúvida, podem mandar!
Também conto a ajuda de vocês nessa minha jornada, pois sei que, com certeza, vou encontrar muitas dificuldades!

Grande abraço!!!
« Última modificação: 12 de Junho de 2012, as 01:10:04 por Marcel. » Registrado
Fallen
Visitante
« Responder #1 : 03 de Maio de 2012, as 01:39:48 »

Ótimo tópico! Legal!
Porém tenho aquela dúvida de todos...  Quanto gastou em "Componentes, Válvulas e transformadores!?" 
Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #2 : 03 de Maio de 2012, as 09:04:37 »

Muito bem elaborada a sua documentação, também já fiz alguns modelos de prés valvulados, somente os prés com varias combinaçoes, (JCM800-2204 com uma entrada somente para os dois canais (ao invés de dois Jacks) e dois controles de volume separados um para cada canal), (Clean Fender Twin + drive JCM800), Clean Twin + Clean JCM800 + drive JCM800), porém em todos os casos os canais são acionados por reles, por chave ou por foot. Ainda não postei por não ter elaborado a documentação necessaria, e também pensei tem muito material sobre os dois amplificadores no caso e ninguém vai se interessar, porém depois da sua postagem, vi que voce esta mais do que correto, sempre existem combinaçoes e alterações que podem  uteis a alguém. Outra modificação que fiz no JCM foi retirar um pouco o excesso de agudos e dar um pouco mais de ganho ao drive.
Prometo que vou postar.ok


 
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #3 : 03 de Maio de 2012, as 16:57:45 »

Ótimo tópico! Legal!
Porém tenho aquela dúvida de todos...  Quanto gastou em "Componentes, Válvulas e transformadores!?"  

Os transformadores da Valvestate eu não lembro quanto paguei na época, mas agora estão por 425 pilas. Importações, foram 200 dólares na Tubes and More e mais uns 50 em outra que perdi o link e esqueci o nome (mas era muito boa também), somando U$ 250,00. Fora alguns componentes perdidos que comprei junto com outras coisas em lojas nacionais mesmo.

Ou seja, gastei uns R$1200. Fora o compensado naval e o alto-falante que vou comprar agora também.

-----
Galera,
comecei a soldar os componentes nas placas ontem e notei algumas coisas:

  • Precisa se corrigir no layout do "Pré-dirty" (do JCM) os valores dos capacitores C8 e C10, que são 470pF (mica) e não 470nF. Ainda nesse pré, o resistor R1 saiu sem valor no layout, mas é 2.7k. No pré do Fender, os capacitores C9 e C10 estão sem voltagem, mas é porque a tensão ali é baixa, então qualquer um eletrolítico serve (16V, por exemplo).
  • O tamanho das PCBs que estão no arquivo Corel está um pouco pequeno... os componentes aqui ficaram meio abarrotados.

Terminei o tampo frontal do head ontem, seguem as fotos:






[]'s
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, as 21:00:08 por Marcel. » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #4 : 13 de Maio de 2012, as 21:23:58 »

Galera, saquem só esse head!

http://paulrubyamps.com/EvilAmp.html
Registrado
filhipi
Visitante
« Responder #5 : 13 de Maio de 2012, as 21:38:39 »


    • O tamanho das PCBs que estão no arquivo Corel está um pouco pequeno... os componentes aqui ficaram meio abarrotados.


    term como passar as dimensões corretas para fazermos as alterações no arquivo?
    Registrado
    Marcel.
    Visitante
    « Responder #6 : 16 de Maio de 2012, as 16:30:07 »

    Bom, talvez seja porque esses Orange Drops são muito parrudos (enormes) que os componentes tenham ficado abarrotados desse jeito.
    Aqui as fotos das PCB's:

    Power


    Pré JCM


    Pré Fender:


    Comecei a soldar os fios dos filamentos


    Primários do transformador de potência ligados e fios dos filamentos (6.3V)


    O primeiro alto-falante chegou:



    Liguei os primários do transformador de potência na tomada de força, na chave seletora de voltagem e no fusível, mas o fusível (de 3A) queimou.
    As ligações que fiz foram como está na imagem abaixo.
    Por que será que ele queimou?
    Conferi essas ligações um trilhão de vezes, tanto antes de ligar como depois de queimar, mas não vi nada errado.

    HELP!




    Filhipi, acho que se deve aumentar uns 2 ou 3cm as PCBs. E antes de transferir imprimir normal e testar pra ver se o tamanho está legal.
    De qualquer forma eu vou corrigir depois, quando tiver um tempinho, e postar aqui o Pronto pra transferir corrigido.
    Estou corrigindo também algumas coisas no layout que postei, depois upo o novo.

    Abraços!

    ------------------------------
    Mais uma encomenda chegou.





    -----
    Já descobri a causa da queima do fusível, era o porta-fusível que estava com defeito. ¬¬

    Testei a voltagem do PT e vi que está dando 448V num dos fios HV (alta tensão) e 310V em outro.  E ainda 775V de um a outro. Huh? Tem alguma coisa errada aí, né? transformador mal dimensionado?

    Os filamentos estão dando 6.3V exatos entre os pinos 4/5 e o 9 das 12AX7 e entre o 2 e o 7 das EL34, dos soquetes sem válvulas. E 2.9V em cada fio desse secundário.

    Rapaz, isso aqui tá virando quase um monólogo ou é impressão minha??  Shocked

    Acho que Luis_RP estava certo, ninguém se interessa mais por esse tipo de projeto, pelo visto. Todo mundo virando expert agora, é só de Mesa Boogie pra cima...

    Plautz, como é que eu faço pra apagar esse tópico? \o/
    « Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 12:41:50 por Marcel. » Registrado
    bossman
    Administrator
    DIY Freak
    ******
    Offline Offline

    Sexo: Masculino
    Mensagens: 6.274

    Obrigado
    -Dado: 1902
    -Recebido: 449



    « Responder #7 : 18 de Maio de 2012, as 19:56:11 »

    Tem coisa errada nesse transformador sim! E muito errada... pode ocorrer uma discrepancia sim mas, não tanta!
    Registrado

    Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
    Marcel.
    Visitante
    « Responder #8 : 18 de Maio de 2012, as 23:10:54 »

    Tem coisa errada nesse transformador sim! E muito errada... pode ocorrer uma discrepancia sim mas, não tanta!

    Pior que agora não sei o que fazer, pois comprei faz mais de 1 ano e nunca usei, fui usar agora.
    E gastar mais dinheiro NÃO rola... =/
    Alguma sugestão? Talvez algum circuitozinho depois desse secundário de 448V pra baixar a tensão antes de entrar nos diodos da PCB do power amp?
    E quanto ao que está dando 310V ao invés de 345V? O que faço??  Batendo Cabeça
    Registrado
    a.sim
    Visitante
    « Responder #9 : 18 de Maio de 2012, as 23:34:56 »

    Pior que agora não sei o que fazer, pois comprei faz mais de 1 ano e nunca usei, fui usar agora.
    E gastar mais dinheiro NÃO rola... =/
    Alguma sugestão? Talvez algum circuitozinho depois desse secundário de 448V pra baixar a tensão antes de entrar nos diodos da PCB do power amp?
    E quanto ao que está dando 310V ao invés de 345V? O que faço??  Batendo Cabeça

    Os transformadores da VS são subdimensionados...e mal especificados !

    Entre em contato com o fabricante e conte a sua história. Pode ser que ele aceite o transformador de volta para uma verificação, mesmo após todo este tempo.

    Registrado
    Marcel.
    Visitante
    « Responder #10 : 19 de Maio de 2012, as 00:19:50 »

    Pior que agora não sei o que fazer, pois comprei faz mais de 1 ano e nunca usei, fui usar agora.
    E gastar mais dinheiro NÃO rola... =/
    Alguma sugestão? Talvez algum circuitozinho depois desse secundário de 448V pra baixar a tensão antes de entrar nos diodos da PCB do power amp?
    E quanto ao que está dando 310V ao invés de 345V? O que faço??  Batendo Cabeça

    Os transformadores da VS são subdimensionados...e mal especificados !

    Entre em contato com o fabricante e conte a sua história. Pode ser que ele aceite o transformador de volta para uma verificação, mesmo após todo este tempo.

    Eu contei o que estava acontecendo e perguntei "e ai?" e ele me perguntou de volta "e aí o quê?"... _
    Disse então para eu checar se não havia medido errado, mas não tem como ter medido errado, até porque, que eu saiba, só há um jeito de se medir as tensões dos secundários (uma ponta de prova no terra, e no meu caso no star ground dos transformadores, como no layout, e outra ponta de prova em cada um dos fios). Me corrija se eu estiver errado. Isto é o básico do básico, né? \o/
    De qualquer forma estou aguardando um posição deles...
    Bronca vai ser que eu estou precisando urgentemente desse head pronto (voltei a tocar com a banda) e daqui que verifiquem e resolvam o que fazer, provavelmente vai levar muito tempo. Até porque para a empresa vender, fazem tudo em 5 min, agora pra resolver as broncas, pode esperar meses... =/

    Só me resta chorar!  Cry

    E sobre aquele circuitozinho pra pelo menos diminiur a tensão de um dos HV? Será que resolve o problema? E o outro que está dando abaixo (310V)?
    Help!
    Registrado
    visioncb
    Hand MasterMind
    *****
    Offline Offline

    Mensagens: 2.354

    Obrigado
    -Dado: 30
    -Recebido: 39



    « Responder #11 : 19 de Maio de 2012, as 00:57:02 »

    Marcel.. passe as especificações do transformador.. e verifique se eles não tem nenhum circuito recomendado pra ele... p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ta muito fora.. talvez dependa de outros fatores de ligação



    -----
    Eu não entendi.. parece q vc está ligando em ponte na pcb? Vc tá usando 4 diodos?
    Direto no transformador está dando 450Vac e 310Vac?

    E se usar o de 310Vac e usar retificação em ponte?
    « Última modificação: 19 de Maio de 2012, as 13:11:00 por visioncb » Registrado
    Marcel.
    Visitante
    « Responder #12 : 19 de Maio de 2012, as 13:34:08 »

    Marcel.. passe as especificações do transformador.. e verifique se eles não tem nenhum circuito recomendado pra ele... p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ta muito fora.. talvez dependa de outros fatores de ligação



    -----
    Eu não entendi.. parece q vc está ligando em ponte na pcb? Vc tá usando 4 diodos?
    Direto no transformador está dando 450Vac e 310Vac?

    E se usar o de 310Vac e usar retificação em ponte?

    Vision, as especificações dele deveriam ser:
    Primário - 127V / 220V
    Secundário - 345V + 345VAC 210mA com derivação para 55VAC.
                       6.3V CT 5,5A
    NOME: Transformador de Força TF120VA

    Tou aguardando resposta deles agora. =/
    Registrado
    kem
    DIY Freak
    ******
    Offline Offline

    Sexo: Masculino
    Mensagens: 5.117

    Obrigado
    -Dado: 91
    -Recebido: 788



    « Responder #13 : 19 de Maio de 2012, as 13:44:56 »

    Teste com o transformador desconectado do chassis, e confira se esta com o multimetro na posição AC.
    Mas é a 4ª ou 5ª reclamação que vejo aqui no forum dos transformadores da Valvestate... Não os recomendaria de jeito nenhum.
    Registrado

    I don't want to die young...
    I want to diode!
    a.sim
    Visitante
    « Responder #14 : 19 de Maio de 2012, as 16:11:13 »

    Vision, as especificações dele deveriam ser:
    Primário - 127V / 220V
    Secundário - 345V + 345VAC 210mA com derivação para 55VAC.
                       6.3V CT 5,5A
    NOME: Transformador de Força TF120VA

    Tou aguardando resposta deles agora. =/

    Eu estou quase oferecendo a Schatz para consertar esse transformador de "graça", só para ver o que há de errado...
    « Última modificação: 19 de Maio de 2012, as 16:24:52 por a.sim » Registrado
    Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Topo
      Imprimir  
     
    Ir para:  


    Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

    XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
    Página criada em 0.051 segundos com 23 procedimentos.
    SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal