Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 07:37:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre as voltagens do transformador de força  (Lida 3516 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 04 de Agosto de 2017, as 19:41:25 »

Boa noite handmakers!

Retomando meu projeto do Fender Princeton e percebi que quando encomendei o transformador de força, pedi algumas voltagens um pouco acima do padrão para o projeto.

Os meus secundários principais estão em 340+340v enquanto a maioria dos projetos pedem 330+330v

E a voltagem dos heaters está em 3.5 + 3.5v, quando os projetos pedem 3.15 + 3.15v

usar o transformador com esses valores acarretaria em algum problema para o meu projeto? Se sim, eu poderia fazer alguma coisa, usar algum diodo, para reduzir um pouco essas voltagens?

Obrigado desde já!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 04 de Agosto de 2017, as 20:22:22 »

Pelo que eu pesquisei no Google, a maioria dos projetos do Fender Princeton pede 340+340V no secundário.
Agora, mesmo com esse valor, a voltagem de alimentação dos filamentos deveria apresentar 3.15 + 3.15v e se não está apresentando, então o fabricante do transformador fez besteira no enrolamento dos filamentos.
Filamentos alimentados com voltagem acima de 6.3V encurtam a duração das válvulas.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2017, as 20:41:08 por Ramsay » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #2 : 04 de Agosto de 2017, as 21:32:01 »

No caso, tem um modo de eu diminuir esses 0.35v sem ter que pedir outro transformador?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 04 de Agosto de 2017, as 21:56:26 »

O transformador tem tampas laterais (canecas) presas por parafusos ? Tente desmontar e ver se tem folga entre o carretel e a janela do núcleo. Se tiver espaço sobrando (às vezes tem), pode tentar passar os dois fios encapados de 3,5V em sentido contrário ao do enrolamento normal de fio esmaltado. Isso funciona como se fosse uma diminuição do número de espiras e reduz a tensão nos fios. Eles ficarão mais curtos, mas pode dar certo e pode emendar outro chicote até os filamentos (de qualquer forma, o melhor fio pra ligar os filamentos é fio rígido, que fica melhor trançado um no outro).

Outra alternativa seria colocar resistores em série com os fios do secundário. Precisa saber o consumo de corrente nos filamentos de todas as válvulas pra poder calcular quanto deve ser a queda de tensão e o valor de resistência necessária.

Agora, por que diabos você pediu o transformador com tensões maiores do que o projeto pede ?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2017, as 22:01:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 05 de Agosto de 2017, as 07:55:41 »

Uma perguntinha, você já montou o amplificador ou esta medindo as tensões com o transformador sem carga?

Sem carga as tensões serão um pouco mais altas mesmo, depois de tudo ligado é que importa.  Legal!

Abraços.

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 05 de Agosto de 2017, as 22:27:11 »

Você também pode retificar o secundário dos filamentos e usar um integrado regulador ou um zener...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 06 de Agosto de 2017, as 14:50:28 »

Uma perguntinha, você já montou o amplificador ou esta medindo as tensões com o transformador sem carga?

Sem carga as tensões serão um pouco mais altas mesmo...

É isso mesmo. Se estiver medindo sem carga as tensões vão ser um pouco maiores. Em geral é feito uma compensação de 5 a 10% por conta das perdas do transformador. Mas com ele sem carga as perdas não aparecem, e a tensão fica 5 a 10% maior.
Meça com carga...

-----
...percebi que quando encomendei o transformador de força, pedi algumas voltagens um pouco acima do padrão para o projeto...
Diego, eu não entendi...
Você pediu 340+340V e 3.5+3.5V ao fabricante ou você mediu isso?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2017, as 19:23:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #7 : 06 de Agosto de 2017, as 19:47:09 »

Kem, eu não lembro de quando pedi, isso foi a medição sem a carga, aproximadamente esse valor

Vou colocar com a carga e medir novamente, caso dê esse valor, eu vou ver um modo de reduzir um pouco essa voltagem

Até lá mando um feedback

Obrigado amigos
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 07 de Agosto de 2017, as 01:44:51 »

Ahhh... Pode medir com carga que a coisa vai ser diferente...
Mas deve baixar dos 330V...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal