Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 09:20:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dual Rectifier 3 channels - Layout  (Lida 104199 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #165 : 25 de Novembro de 2012, as 11:12:42 »

Mr.magoo,

Vamos por partes! O circuito é grande, então vamos olhar só um led! Esqueça os demais por enquanto!

     Escolhi LED_CH3:

     Para ele acender, na posição CH1, tem que haver um sinal baixo em seu catodo. Descubra como este sinal baixo chega a ele e parte do problema começa a se solucionar.

      Quem são os suspeitos: 1) Q6 + D4; 2) CH3-VOICE

Perceba outra coisa: Alguns leds estão sempre ligados! Descubra quem fornece o sinal baixo para eles!

A resposta para este problema, deve sair da depuração. A primeira vista, o circuito parece legal.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #166 : 25 de Novembro de 2012, as 15:21:26 »

Cara, agora eu sei como o restante da galera do fórum deve ver esse circuito... por isso não ajudam...
Faz muito tempo que não olho pra ele... fui olhar agora.... CARA! Quase fico tonto!! Completamente perdido.... imagina os outros...

Hgamal, você é muito corajoso por ter entrado na "equipe de suporte" aí.... _
Até se acostumar eu acho que leva algum tempo...  Shocked

Mrmagoo, você não tem que se desculpar, eu sei como é estar enrolado na "vida real" aqui do lado de fora e ainda arrumar tempo pra nossos projetos aqui... Eu estou nessa também...
Mas continuo na torcida aqui, cara! Muita fé!

Abraço!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #167 : 25 de Novembro de 2012, as 19:25:25 »

Mr.magoo,

Vamos por partes! O circuito é grande, então vamos olhar só um led! Esqueça os demais por enquanto!

     Escolhi LED_CH3:

     Para ele acender, na posição CH1, tem que haver um sinal baixo em seu catodo. Descubra como este sinal baixo chega a ele e parte do problema começa a se solucionar.

      Quem são os suspeitos: 1) Q6 + D4; 2) CH3-VOICE

Perceba outra coisa: Alguns leds estão sempre ligados! Descubra quem fornece o sinal baixo para eles!

A resposta para este problema, deve sair da depuração. A primeira vista, o circuito parece legal.

Humm... entendi! Farei isso, dessa forma ficou mais facil!

Como esses diodos estavam me deixando louco, a madrugada de sábado chuvosa e todo mundo dormindo.... refiz todo circuito utilizando transistor como chave.

O que vocês acham? agora os leds são controlados pelos transistores, a possibilidades dos danadinhos acenderem na posição errada fica bem menor, não?! enfim, pretendo montar também para ver no que dá e depurar, com o Haroldo, aconselhou o outro circuito e tentar descobrir que está acontecendo.

--------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2012, as 22:48:31 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
lvncwb
Visitante
« Responder #168 : 26 de Novembro de 2012, as 14:38:27 »

Uma vez eu pedi la site da Mesa Boogie o Circuito do Single Rectifier e eles me mandaram. Quando o equipamento esta fora de fabricação eles liberam o esquema. Na verdade eu postei aqui no fórum faz algum tempo. Pode ser que te ajude em alguma coisa, acho que estava em uma outra versão do fórum, pois não encontrei agora e eu nao tenho  mais o arquivo.
Se vc quiser, também poderia pedir no site da Mesa. Quem sabe liberam...

T+
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, as 14:52:10 por lvncwb » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #169 : 05 de Dezembro de 2012, as 21:37:54 »

Versão final da segunda opção, vou montar com todos os leds envolvidos na matrix de chaveamento, só assim pra se ter algo mais confiável. Qualquer novidade eu posto  Guitarrista Head Banger

-----------------------------------------------

Sugestões são sempre bemvindas
Abraço a todos!

-----
Marcel, estava dando uma olhada na placa... não seria interessante colocar as valvulas do pré direto na placa? Outra coisa foi levado em conta a redução do loop de terra? O Haroldo apontou isso em post lá no começo. Acho que vale a pena conferir.
Dá uma olhada nesse link pra ajudar.
http://www.geofex.com/article_folders/stargnd/stargnd.htm

Esse layout do JCM800, que ainda não foi testado, além do star ground, fiz uma região de cobre ligada direto no star ground envolvendo todas as trilhas, se m conecta-la ao circuito. Não sei se vale a pena mas enfim fica a ideia.
https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_3832199_40622
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2012, as 22:47:49 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
Marcel.
Visitante
« Responder #170 : 06 de Dezembro de 2012, as 15:33:22 »

Opa, Mrmagoo!
Interessante até seria, colocar as válvulas do pré onboard. O problema é só que leva um bom tempo (que tá meio escasso hoje) pra refazer todo o layout da "main board", que é imenso... _ E olhe que eu já levei uma bela surra fazendo esse layout... Tive MUITA ajuda do pit.du também pra me desenrolar com "caminhos sem saída", desenrolando com jumpers, dual layer etc. Foi uma verdadeira guerra... quase que a gente desiste... hehehehehehe

Vamo finalizar essa matriz de LEDs aí... quando todos os LEDs estiverem funcionando conforme o previsto, quem sabe eu não já tou livre pra refazer esse layout...
E se isso tiver finalizado até janeiro então, melhor ainda, porque vou estar de férias do TJ, junto com a faculdade, aí vou conseguir respirar bem melhor...

Abraços!


Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #171 : 07 de Dezembro de 2012, as 08:33:55 »

Opa, Mrmagoo!
Interessante até seria, colocar as válvulas do pré onboard. O problema é só que leva um bom tempo (que tá meio escasso hoje) pra refazer todo o layout da "main board", que é imenso... _ E olhe que eu já levei uma bela surra fazendo esse layout... Tive MUITA ajuda do pit.du também pra me desenrolar com "caminhos sem saída", desenrolando com jumpers, dual layer etc. Foi uma verdadeira guerra... quase que a gente desiste... hehehehehehe

Sei bem como é  Cheesy, até hoje fico olhando pro layout e admirando o feito!
Citar
Vamo finalizar essa matriz de LEDs aí... quando todos os LEDs estiverem funcionando conforme o previsto, quem sabe eu não já tou livre pra refazer esse layout...
E se isso tiver finalizado até janeiro então, melhor ainda, porque vou estar de férias do TJ, junto com a faculdade, aí vou conseguir respirar bem melhor...

Esse final de semana acredito ter uma posição em relação ao novo circuito da matrix.
Vocês que mandam! Entro de férias também, se precisar de ajuda nos layouts estarei a disposição!

Abraços!

Registrado

Americana-SP
Marcel.
Visitante
« Responder #172 : 07 de Dezembro de 2012, as 14:24:39 »

_.
Vamo que vamo, mago!
Te aguardo...

Abração!
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #173 : 07 de Dezembro de 2012, as 15:48:41 »

Dei uma olhada no layout do JCM800 que foi postado ai, e achei bem legal, mas creio que é melhor afastar mais a malha das trilhas.
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #174 : 14 de Dezembro de 2012, as 00:39:22 »

Última versão:
--------------------

Está funcionando, é possível fazer a mudança entre os canais CH1, CH2 e CH3. Abaixo tem algumas fotos.
https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_69622866_026521

Considerações:
As resistências dos leds fervem, usei resistores de 3W e deixei funcionando cerca de 20 minutos. Acho melhor colocar uma resistência para cada led ou no máximo duas. O regulado da fonte (7815) também esquentou muito, muito mesmo, e já está com dissipador. Levando em conta que a corrente no regulador só tende a aumentar, pois ainda falta acrescentar vários leds, provavelmente teremos que fazer uma fonte mais eficiente.

Os diodos agora estão trabalhando com chave e funcionando conforme planejado. Por enquanto no circuito só temos D1 e D2 mas acredito que o restante vai se comportar da mesma forma. Vamos ver!

Ainda não consegui adicionar o foot nesse circuito Sad

Assim completar o protótipo e funcionar, vamos para o "stress test" ai posto os resultados.

Abraço



« Última modificação: 22 de Dezembro de 2012, as 22:47:08 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
Marcel.
Visitante
« Responder #175 : 14 de Dezembro de 2012, as 22:36:05 »

Está funcionando, é possível fazer a mudança entre os canais CH1, CH2 e CH3. Abaixo tem algumas fotos.
https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_69622866_026521

Ainda não consegui adicionar o foot nesse circuito Sad

Que massa, cara! A parte do "voicing" não pegou ou ainda falta só fazer o teste?
Não conseguisse adicionar o foot por quê? O circuito do chaveamento eletrônico não funcionou?
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #176 : 14 de Dezembro de 2012, as 22:52:36 »

O voicing ainda ta faltando testar.

Não consegui nem na simulação de uma olhada:
https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_69622866_008598

Preciso montar o circuito do foot pra verificar isso. Na simulação não tenho tensão suficiente na saída do cd4085
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, as 22:54:28 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #177 : 22 de Dezembro de 2012, as 22:45:53 »

Esquema do chaveamento via led/ldr testado e funcionando!

https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_69622866_165458

Lembrando que o foi teste foi realizado com regulador de tensão na fonte (7815), como o bixinho esquenta muito, então abandonamos essa ideia e utilizaremos a saída de 50vac. Não pude testar a fonte do esquema anexo por não possuir um transformador com secundário de 50vac.

Abraço a todos
Registrado

Americana-SP
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #178 : 23 de Dezembro de 2012, as 06:21:42 »

Olá gente. 
Primeiramente, parabens pelo esforço de projeto.

Esquema do chaveamento via led/ldr testado e funcionando!

https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_69622866_165458
Não li todo o tópico, estou caindo de paraquedas....  Mas estou identificando erro GRAVE de projeto que pode por em risco componentes:

1) Os LEDs nunca devem estar em paralelo, pois um sempre acenderá mais que o outro.  certamente acontecerá algum dia de não chavear algum LDR.  O fato dos LEDs funcionarem desigualmente é piorado pelo segundo erro, pois irão aquecer.

2) Se realmente usaram resistores destes valores que estão no esquema, a corrente nos LEDs com 50V deve ser muito alta, pondo em risco os LEDs além de diminuir seu tempo de vida util, e não contribuindo em nada com seu funcionamento, pois com uns 20mA já está num brilho alto e suficiente para chavear bem um LDR.  Usando 15V, se pode colocar tranquilamente os LEDs que irão acender juntos em série, pois contei no máximo 6 em série num ramo.   Usando LEDs em série com 20mA, pude contabilizar no máximo 120mA na fonte, no pior dos casos.. se não é isso me corrijam.  Para que os LEDs acendam corretamente, deve ser usado o resistor correto, dependendo no número de LEDs em SÉRIE no ramo.

3) Como está no esquema, os transistores só estão ocupando espaço na placa, pois conduzem assim que liga a fonte.  Se não ligasse junto com a fonte, certamente iria queimar, pois aguenta somente 30V de tensão entre coletor e emissor, com a base aterrada.  Se precisar mesmo usar este transistor por um motivo que não está claro no esquema, use o BC546, que pode resistir até 65V. Prestem atenção, pois com o circuito com esses valores de resistores, a corrente nos transistores vai passar de 100mA, que é o máximo aceitável.  Se usar 50V na fonte, com um 1k para a base, vai passar aí quase 50mA.  Se não queimou este transistor, é por pura sorte ou milagre.

4) Use uma fonte de menor tensão, 50V é um exagero!  15V regulado com 120mA não vai esquentar muito. Se usar 120mA e tiver 25V antes de regular, vai  dissipar 1,2W: um dissipador resolve.  Se usar 50V antes do regulador do 7815 pode queimar, porque ele aceita no máximo 35V segundo o datasheet. 

Se o esquematico está correto, a situação pode gerar problemas se for executado muitas vezes.  Tenho muita certeza do que escrevi, pois trabalho com eletronica tem muito tempo.

Abraços, T+



Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #179 : 23 de Dezembro de 2012, as 08:27:24 »

Oi Pessoal

O Patines tem razão e suas observações. O mais grave é que os LEDs devem ser ligados em série para garantir que acendam corretamente. Ligando em paralelo não há garantia de que vão acender com o mesmo brilho. Se o montador tiver a sorte de pegar um lote de LEDs homogêneo, pode funcionar por um tempo.

A robustez do projeto é algo importante.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal