Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 10:15:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Verniz verde  (Lida 16847 vezes)
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« : 19 de Dezembro de 2009, as 07:05:20 »

Acabei comprando uma lata do verniz verde da marca implastec.
 
http://www.visioneletronicos.com.br/loja/produto-30251-6652-isotec_verniz_verde_170g240ml__implastec__cod_do_produto_6652

Infelismente o resultado não foi o que eu esperava, o verniz até que faz o seu papel de proteger a placa, mas não me da aquele tom esverdeado e aquela pelicula por cima da placa que a vemos nas placas industrializadas.

Alguem sabe o processo para se deixar a placa com um visual +/- assim?

 

Obrigado
Registrado

LimaDSix
Visitante
« Responder #1 : 19 de Dezembro de 2009, as 21:55:08 »

tenho a mesma dúvida... suspeito que deve ser outro material a placa, como aquelas placas de fibra de vidro com as trilhas prateadas, mas outro material...

ou quem sabe, essa placa com verniz verde...
não sei!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #2 : 19 de Dezembro de 2009, as 22:02:02 »

Esse acabamento só é conseguido em placas feitas em fábricas mesmo.

Esse verde mais intenso é a máscara de solda que protege as trilhas.
Ao ser aplicada, onde tem o cobre ela fica mais escuro, e onde é só fenolite (ou fibra) fica mais claro. Pode ter várias cores, sendo a mais comum a verde mesmo, mas também existe vermelha e azul, que me lembre.

Em casa o máximo que é possível conseguir, a preço acessível, é com a tinta para vidros da colorgin (aqui achei a 20 reais a lata), e em placa de fibra de vidro. O resultado é o mostrado no anexo. Em placas de fenolite não funciona bem.

Tem uma tinta fotossensível que pode ser usada para fazer máscara de solda em casa, mas além de cara dá um trabalho danado.

Abraços.
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #3 : 20 de Dezembro de 2009, as 11:45:02 »

Plautz obrigado pela resposta..

Realmente essa tinta para vidros deixa um trabalho muito bom, vou ver se acho ela para fazer uns testes

Smiley
Registrado

gobbi
Visitante
« Responder #4 : 21 de Dezembro de 2009, as 23:22:26 »

Se tratando de proteção, alguém sabe me dizer o prejuízo de deixar a placa sem verniz? Montei um TS e resolvi deixá-lo para facilitar a soldagem (e como facilita) porque eu tava usando verniz para telas mesmo.

Agora o circuito já está dentro da caixinha e funcionando normalmente , mas olhando suas trilhas vejo que estão oxidando já!

E aí ? Terei prejuízo depois ?

Obrigado !
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #5 : 22 de Dezembro de 2009, as 10:48:57 »

Se tratando de proteção, alguém sabe me dizer o prejuízo de deixar a placa sem verniz? Montei um TS e resolvi deixá-lo para facilitar a soldagem (e como facilita) porque eu tava usando verniz para telas mesmo.

Agora o circuito já está dentro da caixinha e funcionando normalmente , mas olhando suas trilhas vejo que estão oxidando já!

E aí ? Terei prejuízo depois ?

Obrigado !

É claro que terá prejuízo... as vezes demora bastante, mas uma hora ferra... a oxidação come as trilhas... atrapalha a condutividade...

Compre um verniz próprio para circuito impresso, vai facilitar ainda mais a soldagem
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #6 : 23 de Dezembro de 2009, as 01:35:55 »

Se voce quiser usar um verniz caseiro, compre breu, misture com alcool isopropílico, vá testando até achar a consistência certa (é fácil) e aplique na placa. Além de proteger, ainda facilita a soldagem dos componentes. Só não deixa a placa verde.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Zur
Visitante
« Responder #7 : 28 de Dezembro de 2009, as 10:32:40 »

Sabe aqueles pigmentos da marca Xadrez? (tem um cavalo no frasco)
compra um da cor verde e joga dentro...
fique claro que eu nunca fiz isso..mas numa dessas..
Já que estamos envolvidos nesse mundo DIY não custa tentar..

Abraço Povo!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #8 : 13 de Janeiro de 2010, as 15:49:37 »

Clainton, eu uso verniz vitral em spray. Fica com um acabamento muito bom.
Registrado
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #9 : 15 de Fevereiro de 2010, as 13:04:17 »

plautz, cara t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) ja fiz uma placa aqui usando tinta de vidro, mais usei fenolite, ficou meio feio, na verdade ficou com bolhas, o que usou para passa a tinta nessa placa ai...outra coisa eu so fiz a placa nao soldei nada..deixei la do lado para mostrar os amigos, e ai, como solda a placa depois...ai eh que esta..
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 16 de Fevereiro de 2010, as 02:25:02 »

plautz, cara t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) ja fiz uma placa aqui usando tinta de vidro, mais usei fenolite, ficou meio feio, na verdade ficou com bolhas, o que usou para passa a tinta nessa placa ai...outra coisa eu so fiz a placa nao soldei nada..deixei la do lado para mostrar os amigos, e ai, como solda a placa depois...ai eh que esta..

você raspa uma ponta de chave de fenda ou um pedacinho de palha de aço nas ilhas que serão soldadas, OU coloca um pedaço de fita (fita crepe, fita isolante, o q for) pra proteger aquela area que quer que fique sem tinta quando você for pintar.
Ou compra um verniz próprio pra placas (tem em lojinhas de eletrônica).

VERDE num vai ficar... a menos que se faça como o Zur disse e se adicione um corante ao verniz.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, as 02:36:20 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
diogogranado
Visitante
« Responder #11 : 16 de Fevereiro de 2010, as 22:39:26 »

Uma vez tive a idéia de colocar com uma seringa da ponta fina cola ou qualquer coisa que saia fácil depois sobre os pads  fazendo umas pelotinhas e mandar verniz por cima. depois do verniz seco tirar essa cola. Não sei se funciona, mas se alguém quiser ser a cobaia...
Registrado
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #12 : 17 de Fevereiro de 2010, as 02:22:22 »

boa ideia, vou testar...Mas plautz voce nao disse o que usou para passar a tinta na placa, rolo de esponja, rolo de pelo...pincel, burrifador, etc...o meu resultado com pincel ficou ruim.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2010, as 11:08:09 por yuri1 » Registrado
M.F
Visitante
« Responder #13 : 20 de Fevereiro de 2010, as 14:24:09 »

acho que vale mais a pena mandar fazer a placa se vc tiver o programa que eles usam, por ter mascara de solda, nome dos componentes,etc... mas o legal mesmo eh o DIY.
Registrado
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #14 : 20 de Fevereiro de 2010, as 16:06:04 »

Fazer custa carissimo...e o legal eh fazer..
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.073 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal