Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 16:43:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste de Pedais  (Lida 12911 vezes)
pato.paschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 0


« : 13 de Julho de 2021, as 03:54:43 »

Boa noite pessoal!
Estou testando meu primeiro fuzz do Bertola!!!! Para fazer o teste, estou usando um gerador de função para gerar um seno com 100mV de amplitude e frequencia de 200 Hz e checo os sinais num osciloscópio (handheld). O pedal funcionou bem com 1 V, mas com a tensão baixa (100 mV) não ficou bom - saída nula! Vocês usam que metodologia para testar os pedais?
Abraços e obrigado de antemão!
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 13 de Julho de 2021, as 04:33:27 »

Vocês usam que metodologia para testar os pedais?

Simples: Liga a Guitarra (ou Baixo), liga no Amplificador e testa.

Aí, se não funcionar, uso injetor de sinais para buscar onde está a descontinuidade.  Tem um bom projeto dele aqui no site e é a melhor ferramenta para isso.

Só usei osciloscópio uma vez, para ajustar um Flanger - aqui foi necessário.

Abraços 
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 13 de Julho de 2021, as 11:58:54 »

Se um fuzz responde bem em amplitude mais alta (1V) e em amplitudes de senoides mais baixas (100mV) não há sinal na saída, então, então há erro na polarização do transistor darlington, ou está danificado, ou invertido. Lembre-se que semicondutores de silício passam a conduzir com 0,6 a 0,7V. Se não houver polarização correta do transistor, logo ele só vai conduzir quando o sinal de áudio chegar a 600mV/700mV


No projeto do Bertola, quem polariza a base do transistor darlington é D1, mas antes eu mediria as tensões de base e coletor.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 13 de Julho de 2021, as 16:34:18 »

Você alterou os capacitores? Alterou os valores? Pode ser que os filtros estejam atenuando o sinal em 200Hz.
De qualquer forma, teste de áudio o padrão é 1KHz. Refaça o teste com 1KHz e veja se muda.
Mas eu iria mais no que o Antonio falou. Guitarra e amplificador pra testar.
« Última modificação: 13 de Julho de 2021, as 17:32:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 13 de Julho de 2021, as 18:47:42 »

eu apostaria no que o Emanuelneto falou. Meça as tensões DC em cada ponto do circuito e publique aqui. São poucos pontos.

Confirme também qual é o diagrama do circuito.

Eu apostaria também que se for isso, em alguns minutos descobrimos o problema.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 13 de Julho de 2021, as 20:39:11 »

Pra quem não tem osciloscópio e precisa improvisar um para testar algum pedal, eu estava brincando com um bem simples feito com Arduíno e um OLED, montado na protoboard mesmo:



Fica bem barato (acho que menos de 100 Reais) e funciona com o Arduíno Uno ou o Nano. A frequência máxima não deve passar de 2 kHz e tensão de até 50 V e só mede sinais positivos (serve para ver os sinais nos pedais que são alimentados só com fonte simples de 9 V).

Esquema (está também no segundo link mais abaixo):


https://create.arduino.cc/projecthub/CiferTech/how-to-make-a-mini-oscilloscope-at-home-using-arduino-nano-e31ada

http://radiopench.blog96.fc2.com/blog-entry-893.html

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
« Última modificação: 13 de Julho de 2021, as 20:58:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #6 : 13 de Julho de 2021, as 20:54:22 »

Eu tenho um arduino mega. : (
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 13 de Julho de 2021, as 21:00:14 »

Eu tenho um arduino mega. : (

Acho que se fizer as alterações no sketch, deve funcionar com o Mega.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #8 : 13 de Julho de 2021, as 21:19:11 »

Refaça o teste com 1KHz e veja se muda.

Realmente ele está cometendo o erro na frequência de teste visto que o "padrão" é 1kHz. Se por exemplo aplicarmos 200Hz em um Treble Booster, muito provavelmente vai nos induzir ao erro visto que o pedal tem um filtro passa altas na entrada que responde acima de 1kHz aproximadamente. E se se eu não estive enganado, C1 e a impedância de Q1 vão formar um filtro passa altas que irá atenuar os graves neste Fuzz do Bertola.
Registrado
pato.paschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 0


« Responder #9 : 13 de Julho de 2021, as 22:43:17 »

Boa tarde Pessoal!
Vou medir as tensões. Já medi várias, mas não lembro os valores! Assim q medir a noite eu publico!!! Eu mudei para 1 kHz, não funcionou também. Ainda não troquei os capacitores. Amanha vou tentar montar o injetor também, acho que vai auxiliar demais no futuro, mas preciso comprar os componentes! Na verdade, tenho que torcer para encontrar aqui em Fortaleza! Obrigado novamente!
Registrado
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #10 : 13 de Julho de 2021, as 23:51:18 »

Se encontra em Fortaleza e poder passar os contatos eu agradeço. Moro na Paraíba e também é difícil de encontrar, Tenho bastante componente caso se interessar.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 14 de Julho de 2021, as 21:36:13 »

Boa tarde Pessoal!
Vou medir as tensões. Já medi várias, mas não lembro os valores! Assim q medir a noite eu publico!!! Eu mudei para 1 kHz, não funcionou também. Ainda não troquei os capacitores. Amanha vou tentar montar o injetor também, acho que vai auxiliar demais no futuro, mas preciso comprar os componentes! Na verdade, tenho que torcer para encontrar aqui em Fortaleza! Obrigado novamente!

Boa tarde!
Um bom doador para fazer pequenos testes, sem ter que comprar componentes novos, são as "velhas tvs de tubo".
Quase todo mundo tem acesso a uma.
Se der sorte, vai ter um pequeno amplificador já pronto, e transistores para o injetor de sinais.  E talvez alguns pedais mais simples.

Boa sorte,
Abraços,
Alfredo
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal