Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 11:37:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Inversor 12VDC x 110 ou 220VAC  (Lida 3842 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 06 de Junho de 2011, as 22:58:02 »

Eae pessoal, achei esse esquema de inversor e gostaria de saber dos mais entendidos se vale a montagem, se realmente isso pode funcionar apesar da simplicidade do circuito. No ML tem alguns ja prontos começando na casa dos R$80-R$100 mas queria eu mesmo montar um e ver funcionar.
http://www.netupload.org/files/46cf9zmkwqse0rzl0jxu.gif

Abraços!
« Última modificação: 06 de Junho de 2011, as 23:01:17 por Rikrdo » Registrado
Dabreu
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18


David Abreu


« Responder #1 : 07 de Junho de 2011, as 07:09:38 »

Bom, vou deixar a resposta para os mais entendidos  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes
Mas eu acho que seria interesante saber qual será o consumo máximo em Watts, para poder dimensionar o inverssor que você precisa e até pra saber se esse que pretende montar lhe atenderia.
Uma vez me deram um pra consertar que é muito mais complexo do que esse esquema que você postou.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 07 de Junho de 2011, as 08:18:32 »

O circuito é interessante, mas tenho minhas dúvidas com relação à estabilidade e oferta de corrente.

Os preços do eBay são mais convidativos, além da maior variedade.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 07 de Junho de 2011, as 11:21:34 »

Já usei este tipo de esquema pra conseguir tensão simétrica para equipamento de instrumentação a partir de uma bateria. Para esta finalidade funciona bem com frequencias em torno de 400HZ.

No meu caso, funcionou muito bem, com bem pouca ondulação na onda retificada e filtrada..  depois de regulada então...  O transformador, ulitizei um trafinho vagabundo e comum de 500mA no secundário.  Os transistores eram BD alguma coisa.  Ao que parece não saturou o núcleo, mesmo não sendo uma onda quadrada perfeita, pois funcionou durante dias e nem aqueceu.

Agora, para outras finalidades tenho dúvidas.  Já utilizei um inversor de 12V para 127V com transformador de núcleo laminado em autoressonância, que mudava a frequencia conforme era solicitada mais corrente...   era utilizado em amplificador transistorizado de 100W, que não aceitava fontes chaveadas.

Abraços, T+
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #4 : 07 de Junho de 2011, as 11:57:47 »

Estava querendo montar só pra ver se funciona mesmo...Quanto a oferta de corrente desse circuito considerando uma eficiencia de uns 80% deve beirar 0,3A a 127V (38W). Mas se for funcional mesmo acho que mudando valores de componentes deve dar pra tirar mais corrente dele. Algo que dê pra alimentar por exemplo um sonzinho de no máximo 50W RMS ou um notebook ou uma TV de tubo, seilá.
Aguardo mais opiniões.

Abraços!
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #5 : 07 de Junho de 2011, as 23:35:12 »

Buenas amigos.

Coloquei em anexos outros esquemas, que funcionam. Mais opções! Se não me engano o segundo esquema ali, de 12Vdc -> 220Vca 100W eu montei e funciona.

Fica legal também , montar uma onda senoidal de 60 HZ com um 555 e um filtro salley key, uma onda triangular, que possa ser variada de 5k a uns 10k Hz (mais ou menos) com dois tl072 é "facim facim",jogar num pwm e depois numa ponte H.

Outra opção é utilizar um chip (MC alguma coisa, da Motorola) junto com um módulo IRAM, usando o módulo, da pra fazer até rede trifásica!


Abraço a todos
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #6 : 17 de Junho de 2011, as 11:23:58 »

Neste mesmo assunto, ten este vídeo em espanhol, muito bom, por sinal:


http://www.youtube.com/watch?v=rJgxnZNEYI8&playnext=1&list=PLD1020DC77A2DD998

Espero que exclareça algo.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal