Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 03:01:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Resolvido] TSW com ruído sem solução  (Lida 6430 vezes)
ApAcHe*
Visitante
« : 10 de Abril de 2013, as 16:45:01 »

Fala galera, estou precisando muito da ajuda de vocês, para solucionar um problema que já estou há 4 dias e não consigo achar o problema:

Montei o TSW, e sempre funcionou tudo OK, porém, estou tendo um problema que começou a ocorrer essa semana: O amplificador solta um zumbido "hum" estilo 60hz (um Lá#) APENAS no pré, o Power está OK e testado, troquei todas as peças da fonte 12V+12V (Exceto Diodos retificadores) e mesmo assim continuava. O Amp FUNCIONA, você consegue ouvir a guitarra saindo o som e as equalizações funcionam muito bem. Com isso, tive que seguir sinais para procurar e acabei descobrindo uma coisa, basta o som entrar no Opamp, tanto do Clean como do Hot, que na saída ocorre o Hum, logo, estou desconfiado da fonte, mas já fiz toda a troca dos reguladores e Capacitores, então segue as perguntas que preciso da experiência de vocês, lembrando que já tentei mover o pré de lugar e não houve alteração nenhuma do ruído, então, só posso acusar a alimentação, o que será que tem de errado?

Possíveis verificações feitas:

- Todas as soldas do pré já foram feitas
- Não troquei NENHUM componente no Pré, pois ao meu ver, tudo funciona muito bem
- Verifiquei TODA a fiação e tudo está OK

A questão é: Se o som sai belezinha, como deveria sair, o que causaria essa adição de ruído?
« Última modificação: 13 de Abril de 2013, as 17:42:51 por ApAcHe* » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 10 de Abril de 2013, as 17:05:29 »

Tente descobrir, a partir da entrada, onde o ruído começa!

Usando um seguidor de sinais, injetando um sinal na entrada, vá testando as saídas de cada operacional (pinos 1 e 7).

Onde o ruído começar no esquema traz uma informação enorme!

Meça a tensão de alimentação em todos os CIs (pinos 4 e Cool.

Se tiver um osciloscópio, meça o ripple da fonte: coloque a garra jacaré da ponta de prova no terra , a ponta de prova na malha de alimentação, e faça a medida da amplitude AC da tensão.


Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
ApAcHe*
Visitante
« Responder #2 : 10 de Abril de 2013, as 17:19:39 »

Segui o sinal ontem de manhã, e como afirmei acima, o pedal começa no ruído a partir da saída 7 do IC1A e IC2B, dando a impressão que, a partir do momento que o sinal entra em contato com a alimentação, o ruído começa
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 10 de Abril de 2013, as 19:02:29 »

A saída de IC2B tem ruído? ela tem que ter a amplitude igual a 10x a entrada. Se ela estiver sem ruído, o problema reside nas vizinhanças de IC1.

O pino 7 é a saída de IC1B e o pino 1 IC1A... o ruído está no pino 1 e 7 ou só no pino 7?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
ApAcHe*
Visitante
« Responder #4 : 10 de Abril de 2013, as 22:14:01 »

A saída de IC2B tem ruído? ela tem que ter a amplitude igual a 10x a entrada. Se ela estiver sem ruído, o problema reside nas vizinhanças de IC1.

O pino 7 é a saída de IC1B e o pino 1 IC1A... o ruído está no pino 1 e 7 ou só no pino 7?

Tem o ruído sim na saída do IC2B e nos pinos 1 e 7 do IC1A, o que você acha?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #5 : 10 de Abril de 2013, as 23:19:50 »

O bom seria dar uma uma analisada na fonte, você tentou soldar uns capacitores cerâmicos em paralelo com os diodos retificadores, como sugerido no layout de fonte do GrAmorin.
Se o problema for na rede, pode atenuar o ruído. Eu não sei se é seu caso, mas nem todos aqui têm um osciloscópio a disposição.
Você não têm outra fonte na qual você possa testar?
Mudar de tomada, as vezes resolve, principalmente se você estiver dividindo a tensão com aparelhos que chaveiam a tensão. Eu geralmente uso um filtro de linha para realizar testes com meu amplificador, pois assim acabo diminuindo as possíveis fontes de ruído.
Acredito que se você tomar todas essas precauções, ficará mais facil de identificar o problema.
Abraço.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 11 de Abril de 2013, as 13:34:53 »

Se o defeito não existia antes, tem uma pergunta que você pode tentar responder (isso faz parte de uma técnica bem eficiente de análise de problemas) e que pode te ajudar a identificar a origem:

O QUE MUDOU?

Quero dizer, houve alterações no ambiente, ou na utilização típica? Exemplos: houve mudança brusca de temperatura na sua região (pode fazer uma solda fria se manifestar, ou matar um componente que já estava agonizando). Houve uma queda ou pancada no aparelho (idem)? Mudou de tomada, ou de instrumento? Começou a usar algum pedal ou acessório que não usava antes? Outros aparelhos da sua casa passaram a apresentar problemas?

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 11 de Abril de 2013, as 13:44:11 »

Se o ruído for proveniente da rede, existe um teste bom:

Com a entrada aterrada, se ainda existir ruído, puche o plugue da tomada.  Se imediatamente desaparecer o ruído, é porque vem da fonte ou da rede.  Se ainda existir ruído, com o aparelho decaindo, provavelmente é no circuito.

T+
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 11 de Abril de 2013, as 14:08:19 »

Uma variação deste método é alimentar com duas baterias de 9V! (o TSW funciona com tensões menores, as vezes o relé é que dá trabalho)

Se o ruído for proveniente da rede, existe um teste bom:

Com a entrada aterrada, se ainda existir ruído, puche o plugue da tomada.  Se imediatamente desaparecer o ruído, é porque vem da fonte ou da rede.  Se ainda existir ruído, com o aparelho decaindo, provavelmente é no circuito.

T+
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
felixmeirelles
Visitante
« Responder #9 : 11 de Abril de 2013, as 18:54:31 »

Eu tentaria primeiro trocar os op-amps por outros, se não melhorasse, eu partiria a caça de algum eletrolítico "furado"...
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 11 de Abril de 2013, as 19:04:32 »

Um equipamento que funcionava bem e de repente passa a fazer hum,
eu desconfiaria de aterramento.

Ou eletrolítico como mencionou o Félix, ou jack de entrada, ou solda fria...

As vezes o meu pré JCM 800 começa com um hum logo da primeira vez
que o ligo no dia.

Penei um bocado para descobrir o porque, até que vi que era o jack in
que não estava com bom contato com o terra.

Abraço.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #11 : 11 de Abril de 2013, as 19:26:14 »

O bom seria dar uma uma analisada na fonte, você tentou soldar uns capacitores cerâmicos em paralelo com os diodos retificadores, como sugerido no layout de fonte do GrAmorin.
Se o problema for na rede, pode atenuar o ruído. Eu não sei se é seu caso, mas nem todos aqui têm um osciloscópio a disposição.
Você não têm outra fonte na qual você possa testar?
Mudar de tomada, as vezes resolve, principalmente se você estiver dividindo a tensão com aparelhos que chaveiam a tensão. Eu geralmente uso um filtro de linha para realizar testes com meu amplificador, pois assim acabo diminuindo as possíveis fontes de ruído.
Acredito que se você tomar todas essas precauções, ficará mais facil de identificar o problema.
Abraço.

Vou tentar, como ultima opção, a questão de outra fonte, pois já fiz a troca dos componentes da fonte, todos, exceto os diodos retificadores

-----
Se o defeito não existia antes, tem uma pergunta que você pode tentar responder (isso faz parte de uma técnica bem eficiente de análise de problemas) e que pode te ajudar a identificar a origem:

O QUE MUDOU?

Quero dizer, houve alterações no ambiente, ou na utilização típica? Exemplos: houve mudança brusca de temperatura na sua região (pode fazer uma solda fria se manifestar, ou matar um componente que já estava agonizando). Houve uma queda ou pancada no aparelho (idem)? Mudou de tomada, ou de instrumento? Começou a usar algum pedal ou acessório que não usava antes? Outros aparelhos da sua casa passaram a apresentar problemas?


O que mudou: Não passei a utilizar o amp com frequência, porém, estava testando um Box of Rock que estava em curto no amp, corrigi o problema, porém, o amp funcionava depois disso. Queda não houve, apenas o transporte  de uma sala para a outra, sem quedas, clima normal, refiz todas as soldas, o próximo passo agora é refazer toda a fiação e como última instância, a troca dos componentes do TSW

-----
Se o ruído for proveniente da rede, existe um teste bom:

Com a entrada aterrada, se ainda existir ruído, puche o plugue da tomada.  Se imediatamente desaparecer o ruído, é porque vem da fonte ou da rede.  Se ainda existir ruído, com o aparelho decaindo, provavelmente é no circuito.

T+

Fiz o teste e imediatamente o ruído desaparece, então decidi ir a casa da vizinha e pedi ela para ligar o amp lá, e deu na mesma! O ruído continua e assim que eu tiro da tomada, o amp para o ruído e decaindo fica normal, como era antes, e agora?

-----
Uma variação deste método é alimentar com duas baterias de 9V! (o TSW funciona com tensões menores, as vezes o relé é que dá trabalho)

Se o ruído for proveniente da rede, existe um teste bom:

Com a entrada aterrada, se ainda existir ruído, puche o plugue da tomada.  Se imediatamente desaparecer o ruído, é porque vem da fonte ou da rede.  Se ainda existir ruído, com o aparelho decaindo, provavelmente é no circuito.

T+

Tentarei isso logo logo, pode ligar os 2 negativos e o positivo de cada bateria no V+ e no V-?

-----
Eu tentaria primeiro trocar os op-amps por outros, se não melhorasse, eu partiria a caça de algum eletrolítico "furado"...

O problema é que quando eu sigo o sinal, aos meus olhos e ouvidos, o ruído começa nos 2 primeiros Opamps, o som entra limpo e sai já com ruído, ou seja, me parece que é algo da alimentação, tipo quando você liga um pedal com fonte ruim, mesma coisa

-----
Um equipamento que funcionava bem e de repente passa a fazer hum,
eu desconfiaria de aterramento.

Ou eletrolítico como mencionou o Félix, ou jack de entrada, ou solda fria...

As vezes o meu pré JCM 800 começa com um hum logo da primeira vez
que o ligo no dia.

Penei um bocado para descobrir o porque, até que vi que era o jack in
que não estava com bom contato com o terra.

Abraço.

Logo logo vou refazer toda a fiação para verificar se é algo nela, depois parto para a troca de capacitores, CI's e por último, os resistores se necessário

Alguém tem mais sugestões?
« Última modificação: 11 de Abril de 2013, as 19:45:46 por ApAcHe* » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #12 : 11 de Abril de 2013, as 22:00:05 »


Vou tentar, como ultima opção, a questão de outra fonte, pois já fiz a troca dos componentes da fonte, todos, exceto os diodos retificadores

-----
O QUE MUDOU?....
....apenas o transporte  de uma sala para a outra,..

-----
Se o ruído for proveniente da rede, existe um teste bom:

Com a entrada aterrada, se ainda existir ruído, puche o plugue da tomada.  Se imediatamente desaparecer o ruído, é porque vem da fonte ou da rede.  Se ainda existir ruído, com o aparelho decaindo, provavelmente é no circuito.

T+

Fiz o teste e imediatamente o ruído desaparece, então decidi ir a casa da vizinha e pedi ela para ligar o amp lá, e deu na mesma! O ruído continua e assim que eu tiro da tomada, o amp para o ruído e decaindo fica normal, como era antes, e agora?

-----
Uma variação deste método é alimentar com duas baterias de 9V! (o TSW funciona com tensões menores, as vezes o relé é que dá trabalho)

Se o ruído for proveniente da rede, existe um teste bom:

Com a entrada aterrada, se ainda existir ruído, puche o plugue da tomada.  Se imediatamente desaparecer o ruído, é porque vem da fonte ou da rede.  Se ainda existir ruído, com o aparelho decaindo, provavelmente é no circuito.

T+

Tentarei isso logo logo, pode ligar os 2 negativos e o positivo de cada bateria no V+ e no V-?

-----
Um equipamento que funcionava bem e de repente passa a fazer hum,
eu desconfiaria de aterramento.

Logo logo vou refazer toda a fiação para verificar se é algo nela, depois parto para a troca de capacitores, CI's e por último, os resistores se necessário

Alguém tem mais sugestões?

Pois é: todas as respostas possíveis estão aÍ:  mudou de sala?  -> pode ser problema de aterramento.
Coloque com baterias que logo vai ver.
Se passou tirando da tomada: pode ser transformador e diodos:
O ruído tipo fritura também?  ou só Zummmmm?  Se for zUm, um diodo mal soldado, retificando meia onda e o regulador não funciona por causa disso?  mediu na saída do regulador?  está dando a tensão certa?  E antes?  está dando nomínimo 3V a mais?  e a ondulação(medir em AC).

Mediu entre o GND e o pino de alimentação do OPAMP?  já vi acontecer isso quando uma das alimentações não chegava nos OPAMPs.  idem quando alguma entrada de oPAMP estava flutuando e o CI veio a queimar depois de usar um pouco, igual ao teu.

Abraços, T+
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 11 de Abril de 2013, as 23:54:21 »

...Tentarei isso logo logo, pode ligar os 2 negativos e o positivo de cada bateria no V+ e no V-?...
Não... ligue elas em serie.
1 Positivo de uma com o negativo de outra.
Os polos livres você liga no ampli. Isso vai dar 18V...

Assim: http://www.camaradahome.com.br/porques/Baterias_serie.jpg
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #14 : 12 de Abril de 2013, as 01:14:54 »

Acho que o problema é exatamente a única coisa que você falou que ainda não trocou; ou seja os diodos retificadores.  "Problema" bem característicos de diodos "problemáticos".  Estou torcendo para ouvir ou ler a "solucionática".

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal