Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 15:01:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: VOX AC50 handmade  (Lida 60236 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« : 26 de Março de 2013, as 17:09:46 »

Olá pessoal

Estou com um colega meu me encorajando a construir um desses para contrabaixo.
Pelo o que eu pesquisei a VOX era pau-pra-toda-obra, servia pra contrabaixo e guitarra, mas existiram alguns modelos específicos pra baixo.
Um deles foi o AC 80/100.
Mas consegui um material muito rico para se construir um AC 50, mas tenho dúvidas se ele soará apropriadamente para este instrumento.
Segue a fonte do material citado:
http://www.backfromthesixties.co.uk/Pages/Vox_AC50.aspx

O esquemático é este:


O layout de montagem do pré é este aqui:
« Última modificação: 27 de Março de 2014, as 14:44:10 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 26 de Março de 2013, as 17:14:51 »

Essa entrada Brilliant não vai ficar boa com baixo...
A outra parece que da...
Mas o transformador de saida tem que ser "caprichado" pra baixo...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #2 : 26 de Março de 2013, as 17:23:03 »

Essa entrada Brilliant não vai ficar boa com baixo...
A outra parece que da...
Mas o transformador de saida tem que ser "caprichado" pra baixo...

Pois é, imagino que esse transformador output vai ter que ser parrudinho mesmo.
Por essa questão de ter essa entrada brilliant até deixa ele mais versátil. O problema é como dimensionar esses transformadores agora  Roll Eyes

-----
O AC80/100 parece até bem menos complicado
 

Alguém sabe uma dica das especificações dos transformadores dessa belezinha?
Já fucei a net mas não encontrei nada específico.

Um forte abraço
« Última modificação: 26 de Março de 2013, as 17:30:49 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 26 de Março de 2013, as 18:00:14 »

Citar
Por essa questão de ter essa entrada brilliant até deixa ele mais versátil. O problema é como dimensionar esses transformadores agora

Ué Xande, nos próprios esquemas tem quase todas informações sobre os transformadores (pro de 50W)

O de saída diz que precisa ser de 3,5k placa a placa no primário, como a potência é de 50W, isso já basta.  O TS50.40A da Schatz (de 3800 ohms) deve servir, e ele responde a 40Hz.

O de força vai depender se você vai usar válvula retificadora ou ponte de diodos. Mas no esquema tem as tensões e como a potência de saída é 50W, e essa bironga deve funcionar com uns 500V, vai precisar de 200mAdc pelo menos pra compensar as perdas e a eficiência do PP classe AB. As tensões e as correntes de filamento também estão no esquema.
« Última modificação: 26 de Março de 2013, as 18:17:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcel.
Visitante
« Responder #4 : 26 de Março de 2013, as 18:25:23 »

Show! Sou afim de conhecer esse amp!

Super apoio, xande! Detona!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 26 de Março de 2013, as 19:06:59 »

Se usar um mosfet no lugar da V2-b, vai economizar uma 12ax
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 26 de Março de 2013, as 19:13:14 »

Citar
Por essa questão de ter essa entrada brilliant até deixa ele mais versátil. O problema é como dimensionar esses transformadores agora

Ué Xande, nos próprios esquemas tem quase todas informações sobre os transformadores (pro de 50W)

O de saída diz que precisa ser de 3,5k placa a placa no primário, como a potência é de 50W, isso já basta.  O TS50.40A da Schatz (de 3800 ohms) deve servir, e ele responde a 40Hz.

O de força vai depender se você vai usar válvula retificadora ou ponte de diodos. Mas no esquema tem as tensões e como a potência de saída é 50W, e essa bironga deve funcionar com uns 500V, vai precisar de 200mAdc pelo menos pra compensar as perdas e a eficiência do PP classe AB. As tensões e as correntes de filamento também estão no esquema.
Se for usar a versão com diodos o TF 200.A da...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #7 : 27 de Março de 2013, as 07:55:34 »

Show! Sou afim de conhecer esse amp!

Super apoio, xande! Detona!

Obrigado Marcel.  Legal!

E aproveito para te parabenizar pelo SLO. Ficou muito bacana. Primoroso!

Um forte abraço

-----
Citar
Por essa questão de ter essa entrada brilliant até deixa ele mais versátil. O problema é como dimensionar esses transformadores agora

Ué Xande, nos próprios esquemas tem quase todas informações sobre os transformadores (pro de 50W)

O de saída diz que precisa ser de 3,5k placa a placa no primário, como a potência é de 50W, isso já basta.  O TS50.40A da Schatz (de 3800 ohms) deve servir, e ele responde a 40Hz.

O de força vai depender se você vai usar válvula retificadora ou ponte de diodos. Mas no esquema tem as tensões e como a potência de saída é 50W, e essa bironga deve funcionar com uns 500V, vai precisar de 200mAdc pelo menos pra compensar as perdas e a eficiência do PP classe AB. As tensões e as correntes de filamento também estão no esquema.

Ops, desculpe mestre Xformer

Na verdade ainda não tenho toda essa "malevolência" e perspicácia em relação a análise do circuito para detecção dos transformadores.
Mas, como sempre venho aqui aprender, mais uma lição a frente!

Isso quer dizer que: deixe-me ver se aprendi (por favor, muita paciência nessa hora Cheesy )...

O de saída diz que precisa ser de 3,5k placa a placa no primário, como a potência é de 50W, isso já basta.  O TS50.40A da Schatz (de 3800 ohms) deve servir, e ele responde a 40Hz.

1.Como é que tu descobriu esse valor de 3,5K entre placas? Qual é o cálculo a ser feito?

2. O modelo proposto é adequado para a resposta de frequência a 40 Hz, ou seja, baixa frequência, que no caso do contrabaixo é o mais desejável, correto?

O de força vai depender se você vai usar válvula retificadora ou ponte de diodos. Mas no esquema tem as tensões e como a potência de saída é 50W, e essa bironga deve funcionar com uns 500V, vai precisar de 200mAdc pelo menos pra compensar as perdas e a eficiência do PP classe AB. As tensões e as correntes de filamento também estão no esquema.

Engraçado é que no original da VOX o transformador de força tinha o primário com derivação para várias tensões:  240v, 225v, 205v, 160v e 115v, o que eu acho um "luxo" desnecessário. Como a rede local é de 220V eu faria no máximo 110/220v.

De fato o de força tem indicado as tensões e correntes de filamento. Inclusive algo que não tinha reparado antes: existem duas derivações para os filamentos, 6,3 V 3A, e 6,3V 2A.
Esse transformador deve me sair bem carinho!  Huh?

Um forte abraço

-----
Se for usar a versão com diodos o TF 200.A da...

Kem
Na realidade quero construir com a válvula retificadora pra ficar o mais fiel ao original da época.
Um forte abraço
« Última modificação: 27 de Março de 2013, as 08:31:57 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 27 de Março de 2013, as 10:12:17 »

Citar
Ops, desculpe mestre Xformer

Na verdade ainda não tenho toda essa "malevolência" e perspicácia em relação a análise do circuito para detecção dos transformadores.
Mas, como sempre venho aqui aprender, mais uma lição a frente!

Isso quer dizer que: deixe-me ver se aprendi (por favor, muita paciência nessa hora  )...

1.Como é que tu descobriu esse valor de 3,5K entre placas? Qual é o cálculo a ser feito?

Não precisa desculpar de nada. Aliás é sempre um prazer poder ajudar e responder a dúvidas de alguém que escreve direito, posta todas as informações pra gente ajudar, entende o que está escrito e põe a mão na massa.
 
Ha ha ha, eu não fiz cálculo algum. Apenas vi o esquema que está no link que você informou. Veja o esquema do item 13, lá tem a impedância do primário. É que você reproduziu apenas o esquema seguinte que não tem essa informação, mas que é igual para ambos esquemas (só que o primeiro é com ponte de diodos e o seguinte com válvula retificadora).

Citar
2. O modelo proposto é adequado para a resposta de frequência a 40 Hz, ou seja, baixa frequência, que no caso do contrabaixo é o mais desejável, correto?

Correto. Acho que a pessoa mais adequada para lhe informar seria o A.Sim, mas penso que esse transformador da Schatz vai servir muito bem para o que você quer fazer.

Citar
Engraçado é que no original da VOX o transformador de força tinha o primário com derivação para várias tensões:  240v, 225v, 205v, 160v e 115v, o que eu acho um "luxo" desnecessário. Como a rede local é de 220V eu faria no máximo 110/220v.

Se você vai mandar fazer um então pode simplificar o transformador de força. Acho que ter as opções para 127V e 220V é mandatório, mas existem outros lugares no Brasil com tensões de rede diferentes (aqui na minha casa por exemplo tenho 115V/230V de tensões nominais).

Citar
De fato o de força tem indicado as tensões e correntes de filamento. Inclusive algo que não tinha reparado antes: existem duas derivações para os filamentos, 6,3 V 3A, e 6,3V 2A.
Esse transformador deve me sair bem carinho! 

Existem alguns projetos em que o catodo de alguma válvula fica num nível de tensão mais alto e pra não ter problemas com o filamento, a tensão ac de 6,3V precisa ser elevada com um nível DC (por um divisor de tensão ligado ao center tap do enrolamento).  Então se faz dois enrolamentos de alimentação dos filamentos, um que fica normal (para as válvulas de saída) e outro que fica com um nível DC.

Citar
Um forte abraço

Outro, meu caro !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #9 : 27 de Março de 2013, as 10:42:46 »

Ha ha ha, eu não fiz cálculo algum. Apenas vi o esquema que está no link que você informou. Veja o esquema do item 13, lá tem a impedância do primário. É que você reproduziu apenas o esquema seguinte que não tem essa informação, mas que é igual para ambos esquemas (só que o primeiro é com ponte de diodos e o seguinte com válvula retificadora).

"Anode to anode 3k5" Putz! Que vacilo o meu, hein?! Por desejar o circuito com a retificadora GZ34 nem olhei pra esse esquema com diodos.  Cheesy

Aí vem outra dúvida: Mas se eu não tivesse esse dado descrito no esquema teria alguma forma de conceber esse valor?

Citar
Correto. Acho que a pessoa mais adequada para lhe informar seria o A.Sim, mas penso que esse transformador da Schatz vai servir muito bem para o que você quer fazer.
Com certeza o meu xará da Schatz, que foi parceiro do projeto AC30, poderá me dar uma força nesse quesito.

Citar
Se você vai mandar fazer um então pode simplificar o transformador de força. Acho que ter as opções para 127V e 220V é mandatório, mas existem outros lugares no Brasil com tensões de rede diferentes (aqui na minha casa por exemplo tenho 115V/230V de tensões nominais).

Aqui também, meu nobre amigo, existe uma variação da nossa "bela tensão estabilizada" fornecida pela compania local. Então já cheguei a obter picos de 235V, mas o normal (se é que é possível se afirmar isso  Roll Eyes ) é 220V.
Fico com a tua sugestão.

Citar
Existem alguns projetos em que o catodo de alguma válvula fica num nível de tensão mais alto e pra não ter problemas com o filamento, a tensão ac de 6,3V precisa ser elevada com um nível DC (por um divisor de tensão ligado ao center tap do enrolamento).  Então se faz dois enrolamentos de alimentação dos filamentos, um que fica normal (para as válvulas de saída) e outro que fica com um nível DC.

Agora surgiu outra: Quando você se refere "para as válvulas de saída" seriam as 2 x EL34, que neste caso serão alimentadas pelo de corrente 2A?
E o enrolamento com corrente de 3A? minha dúvida aqui é como identificar a ligação/utilidade deste com corrente elevada.

Abrindo um breve parênteses. Certo dia um expectador se levantou da cadeira, veio bem próximo do palco do barzinho em que eu estava tocando e me disse - "com certeza teus pais souberam te dar educação, parabéns" - parece uma besteira mas aquela frase me marcou pro resto da vida.
É sempre gratificante ser correspondido, ainda mais por pessoas educadas.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 27 de Março de 2013, as 11:38:42 »

Citar
Aí vem outra dúvida: Mas se eu não tivesse esse dado descrito no esquema teria alguma forma de conceber esse valor?

Eu faria assim:  primeiro iria pesquisar nos sites de fabricantes/vendedores de transformadores quais os modelos e especificações que eles tem para tal projeto. E pode crer que não é difícil de se achar essa informação principalmente se for um amplificador de marca conhecida (muitos pra clonagem e reposição de pifados).
Segundo, não encontrando, o jeito é buscar nas datasheets das válvulas de saída quais os valores sugeridos pelo fabricante para a carga em PP ou SE conforme o caso. Normalmente eles dão um exemplo (mas nem sempre adequados ao projeto).  Por fim e mais trabalhoso, seria realmente reprojetar o estágio de saída, pegando a curva da válvula, o valor de B+, e tentar achar um valor de impedância de primário que satisfaça a sua especificação de potência.  Isso não é simples.

Citar
Agora surgiu outra: Quando você se refere "para as válvulas de saída" seriam as 2 x EL34, que neste caso serão alimentadas pelo de corrente 2A?
E o enrolamento com corrente de 3A? minha dúvida aqui é como identificar a ligação/utilidade deste com corrente elevada.

Pegue uma datasheet da EL34 e você vai verificar que a corrente necessária pra cada filamento é de  ....A, logo se são duas EL34, você precisa de: .....A (preencha os pontinhos) o que vai bater exatamente com a corrente de um dos enrolamentos de 6,3Vac.  Sobrando o outro enrolamento para alimentar os filamentos das outras válvulinhas (pegue a datasheet delas também e faça a conta de quanta corrente elas vão precisar e se o que o transformador fornece é suficiente).  Isso se chama orçamento.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #11 : 27 de Março de 2013, as 14:10:26 »

Perfeitamente Xformer

Apesar de que havia feito algumas pesquisas no  Procure como "vox ac50 transformers" mas com nenhum resultado consistente.

Finalmente encontrei um site com informações para uso em guitarra, afirmando:

TRANSFORMADOR DE SAÍDA
POWER RATING   65 Watts at 50 Hz.
primário: 3500 Ohms
secundário: 8 Ohms
largura de banda de frequencia: 10 Hz a 100 Khz.
fonte: http://www.sowter.co.uk/specs/u058.htm

Apesar de ser para guitarra acredito que feche as especificações a contento.

TRANSF. DE FORÇA:

Primary:
0V   Red
115V   White
160V   Blue
205V   Black
225V   Green
245V   Violett

Screen   pink

Secondary:
380V   orange
0V   orange

3,15V   yellow
0V yellow/green
3,15V   yellow

    
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 27 de Março de 2013, as 14:57:31 »

Secondary:
380V   orange
0V   orange
Se forem só 2 fios é para retificação em ponte, e não a valvula.
E para retificação a valvula precisa de um secundario de 5V pra alimentar os filamentos da valvula retificadora.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 27 de Março de 2013, as 15:32:35 »

Citar
Finalmente encontrei um site com informações para uso em guitarra, afirmando:

TRANSFORMADOR DE SAÍDA
POWER RATING   65 Watts at 50 Hz.
primário: 3500 Ohms
secundário: 8 Ohms

E você procurou numa datasheet da EL34 ?



Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #14 : 28 de Março de 2013, as 09:55:19 »

Secondary:
380V   orange
0V   orange
Se forem só 2 fios é para retificação em ponte, e não a valvula.
E para retificação a valvula precisa de um secundario de 5V pra alimentar os filamentos da valvula retificadora.

Perfeitamente identificado, Kem

Essa derivação do secundário (5V) ocorreu no modelo AC30 que construi também.
Acredito que seja apenas isso que muda em relação aos dados que informei acima, correto?


-----
Citar
Finalmente encontrei um site com informações para uso em guitarra, afirmando:

TRANSFORMADOR DE SAÍDA
POWER RATING   65 Watts at 50 Hz.
primário: 3500 Ohms
secundário: 8 Ohms

E você procurou numa datasheet da EL34 ?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Desculpe novamente, Xformer

Não tive tempo devido ao final do mês ser corrido pra mim. Faço essas pesquisas permeando meu serviço diário.
Pude observar in loco a importância de se estudar o data sheet.
Interessante que nunca havia reparado a informação relativa a associação de 2 válvulas em PP como demonstrado acima.
Sempre que consultei as Data Sheet vinham informações técnicas da válvula isolada.

Conclusão: A associação de duas EL34 fornecem 51 watts e uma corrente de 3,5 KOhms.

Um forte abraço

-----
Secondary:
380V   orange
0V   orange

3,15V   yellow
0V yellow/green
3,15V   yellow

Ahh, outra coisa que estranhei: Por que ele dividiu a derivação de 6,3 V em duas de 3,15v???
« Última modificação: 28 de Março de 2013, as 10:19:31 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  [1] 2 3 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal