Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 05:55:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: VOX AC50 handmade  (Lida 60231 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #15 : 28 de Março de 2013, as 12:02:07 »

Ahh, outra coisa que estranhei: Por que ele dividiu a derivação de 6,3 V em duas de 3,15v???

Pra poder ter o center tap oque ajuda a reduzir ruídos indesejáveis.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #16 : 28 de Março de 2013, as 12:22:39 »

Ahh, outra coisa que estranhei: Por que ele dividiu a derivação de 6,3 V em duas de 3,15v???

Pra poder ter o center tap oque ajuda a reduzir ruídos indesejáveis.

Ok, mas me corrija se estiver errado: isso no caso de utilizar diodos na retificação, certo?
Pelo menos essa é a diferença que notei nos esquemas com e sem a GZ34.
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #17 : 28 de Março de 2013, as 14:09:40 »

Ok, mas me corrija se estiver errado: isso no caso de utilizar diodos na retificação, certo?
Pelo menos essa é a diferença que notei nos esquemas com e sem a GZ34.

Correto!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #18 : 28 de Março de 2013, as 19:25:16 »

Ahh, outra coisa que estranhei: Por que ele dividiu a derivação de 6,3 V em duas de 3,15v???

Pra poder ter o center tap oque ajuda a reduzir ruídos indesejáveis.

Ok, mas me corrija se estiver errado: isso no caso de utilizar diodos na retificação, certo?
Pelo menos essa é a diferença que notei nos esquemas com e sem a GZ34.
Não...
Isso só é valido para a alta tensão.
A ideia do center tap no secundario dos filamentos é ter uma referencia ao terra com a intenção de diminuir o hum.
Quando não tem o CT usa-se 2 resistores de 100R de cada fio de 6,3V ao terra para criar essa referencia.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Guilherme
Visitante
« Responder #19 : 28 de Março de 2013, as 20:29:12 »

O AC50/100 são amps engraçados, parecem mulher bonita que ninguém quer.

Tudo mundo usou-os mais ninguém ficou com ele. Até os Beatles os trocaram pelos VOX SS, o Super-Beatle, e o primeiro amp que o Pete Townsend destruiu foi um AC50, não por mis-en-cene, mais sim porque dava zica a toda hora  Cheesy

E isso é muito estranho para um amp quase irmão do 5F6 e do JTM45 !

O  motivo não faço a menor ideia mas certamente, caso optasse por construí-lo faria alguma modificações. A primeira e mais obvia seria colocar uma 12AY7 na posição da 12AU7.

As specs dos transfos estão corretas, o choque é Drake 8H sob 100mA, o output é também Drake igual ao do Plexi 50 mas sem o tap de 4 ohms e o power tem as sppecs já divulgadas.

abraços

Guilherme

Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #20 : 01 de Abril de 2013, as 12:32:37 »

Não...
Isso só é valido para a alta tensão.
A ideia do center tap no secundario dos filamentos é ter uma referencia ao terra com a intenção de diminuir o hum.
Quando não tem o CT usa-se 2 resistores de 100R de cada fio de 6,3V ao terra para criar essa referencia.

É verdade Kem
Comparei com o esquemático do AC30 e de fato lá estão os resistores de 100Ohms ligados a cada pino 9 das 12AX7, que por sua vez ligam ao terra.
Mais uma vez aprendi uma nova. Muito obrigado!  Legal!

Um forte abraço

-----
O AC50/100 são amps engraçados, parecem mulher bonita que ninguém quer.

Tudo mundo usou-os mais ninguém ficou com ele. Até os Beatles os trocaram pelos VOX SS, o Super-Beatle, e o primeiro amp que o Pete Townsend destruiu foi um AC50, não por mis-en-cene, mais sim porque dava zica a toda hora  Cheesy

E isso é muito estranho para um amp quase irmão do 5F6 e do JTM45 !

O  motivo não faço a menor ideia mas certamente, caso optasse por construí-lo faria alguma modificações. A primeira e mais obvia seria colocar uma 12AY7 na posição da 12AU7.

As specs dos transfos estão corretas, o choque é Drake 8H sob 100mA, o output é também Drake igual ao do Plexi 50 mas sem o tap de 4 ohms e o power tem as sppecs já divulgadas.

abraços

Guilherme

Ihh, isso me deixou um pouco temeroso.
Mas quais eram especificamente as "zicas" que aconteciam nos AC50?
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, as 12:34:39 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #21 : 03 de Junho de 2013, as 22:36:19 »

Hoje fui comparar o layout do esquema com a GZ34 e com os diodos e me decepcionei. Eles são bem diferentes.
Pensei que só mudaria a parte da retificação mas muda mais coisas.

Os pots de volume, por exemplo, no GZ34 são de 500K log  e no sólido com 1 M Log. Por que isso? E se eu usar o 1 M no projeto com GZ34?

Pergunta newbie: Existe algum aplicativo que consiga converter o esquemático em layout ponto-a-ponto?

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 04 de Junho de 2013, as 08:21:26 »

Pensei que só mudaria a parte da retificação mas muda mais coisas.
Os pots de volume, por exemplo, no GZ34 são de 500K log  e no sólido com 1 M Log. Por que isso? E se eu usar o 1 M no projeto com GZ34?
Pergunta newbie: Existe algum aplicativo que consiga converter o esquemático em layout ponto-a-ponto?

Normalmente não faz muita diferença se o pot de volume for de 1M ou 500k já que eles funcionam como resistência de grade e esta tem resistência infinita. Só que quanto maior a resistência de grade mais suscetível  a ruído a entrada pode ficar e o valor tem um limite máximo especificado pela válvula. Provavelmente o cara usou um valor de pot que tinha na hora, não havendo relação com o dispositivo retificador utilizado.

O aplicativo pra converter layout chama-se "cérebro".


================================================
mensagem #990  faltam 10
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #23 : 04 de Junho de 2013, as 09:53:50 »

Normalmente não faz muita diferença se o pot de volume for de 1M ou 500k já que eles funcionam como resistência de grade e esta tem resistência infinita. Só que quanto maior a resistência de grade mais suscetível  a ruído a entrada pode ficar e o valor tem um limite máximo especificado pela válvula. Provavelmente o cara usou um valor de pot que tinha na hora, não havendo relação com o dispositivo retificador utilizado.

Perfeito. Vou construí-lo com o pot de 1M mesmo.

O aplicativo pra converter layout chama-se "cérebro".

Já imaginava,  Cheesy
Bom, vou é construí-lo baseado no esquemático mesmo, como fiz com o AC30.
Esse negócio de querer simplificar demais às vezes atrapalha mais do que ajuda.

Um forte abraço

-----
O pior que já havia soldado a placa do preamp, mas baseada no layout com os diodos.  Batendo Cabeça
Depois fui comparar e vi que o esquemático do com a GZ34 muda muita coisa em termos do uso de capacitores e resistores.  Cry
O jeito é, como disse, montar de acordo com o esquemático, componente-a-componente.
Será no mínimo mais um aprendizado.

Como se diz em bom alemão: "immer langsam"!

Um forte abraço
« Última modificação: 04 de Junho de 2013, as 14:53:44 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Guilherme
Visitante
« Responder #24 : 04 de Junho de 2013, as 18:53:33 »

xandeguarah, vida de DIY'er é dura mesmo, sempre fazendo protótipos mas sem o apoio de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e, quase sempre, com o orçamento curto/issimo.

Layout prontinho todo mundo quer, mas desenvolve-lo...

Sugestão: layout original dos Vox (JMI, England) você não vai encontrar sem gastar uma grana comprando um CDrom ou uma copia mas imagens internas do AC50/100 talvez não sejam difíceis de encontrar.
Seriam uma boa fonte de inspiração para você.

Boa sorte 

Guilherme
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #25 : 05 de Junho de 2013, as 07:33:29 »

Olá Guilherme

De fato, encontrei várias fotos internas do AC50, mas na maioria encontro o modelo com retificação sólida.
Entretanto o que se tem na net já ajuda em muito, apesar de que, como você mesmo citou, sempre dá aquele receio de se fazer algo errado por falta de referência mais concreta.

Enfim, pretendo colocar o diário de montagem aqui para os colegas acompanharem também o desenrolar dos acontecimentos.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Marcel.
Visitante
« Responder #26 : 05 de Junho de 2013, as 17:00:06 »

xande, nem li teu tópico todo ainda por falta de tempo, mas, tentando ajudar e pegando a conversa pelo meio, já visse a montagem desse cara aqui embaixo?
http://www2.dem.inpe.br/val/homepage/ampvox/index.html

Abraços!
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #27 : 05 de Junho de 2013, as 17:32:10 »

xande, nem li teu tópico todo ainda por falta de tempo, mas, tentando ajudar e pegando a conversa pelo meio, já visse a montagem desse cara aqui embaixo?
http://www2.dem.inpe.br/val/homepage/ampvox/index.html

Abraços!
Ótima dica Marcel.  Legal! Legal!

Eu já havia trocado alguns email com o Valdemir Carrara, do referido site, mas havia perdido o contato.
Estive lendo a respeito e de fato, a experiência dele com o AC50 pode me ajudar e muito.
Apesar de ele ter escolhido o circuito com retificação a diodo, tem muita informação preciosa neste site.

Te agradeço muito, meu amigo!

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Marcel.
Visitante
« Responder #28 : 05 de Junho de 2013, as 17:38:11 »

Massa então, xande.

Estamos aí pra isso, rapaz.

Abraços.
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #29 : 27 de Março de 2014, as 15:19:17 »

Olá pessoal
 
Voltando à vaca fria...

Estou bem adiantado na montagem do AC50.
Me deparei com algumas dúvidas em relação a sessão da fonte.
Na placa referente aos componentes desta parte do circuito localizei um componente que não conhecia. Ele se assemelha a uma lâmpada de bulbo, ou algo assim. Segue uma foto que detalha:





Alguém pode me dar um help? Qual a função dele nesta parte do circuito?

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal