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Autor Tópico: Construção do MOD102 - valvulado 5 Watts SE  (Lida 55102 vezes)
hgamal
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« Responder #75 : 04 de Janeiro de 2014, as 13:19:04 »

Casacunha, coloca o esquema e imagens maiores.

Não entendi muito bem a ligação dos filamentos, detalha essa parte.

Parece que você aproveitou o pino 6 (que não tem utilidade na EL-84) como suporte para os resistores de filamento!?!
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« Responder #76 : 04 de Janeiro de 2014, as 14:25:05 »

hgamal e como eu faço pra colocar elas maiores? aqui na minha tela elas são grandes.
Quer que te mande o arquivo .diylc , aí vc pode abrir aí

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, as 11:00:33 por casacunha » Registrado
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« Responder #77 : 04 de Janeiro de 2014, as 14:33:47 »

Casacunha, coloca o esquema e imagens maiores.

Não entendi muito bem a ligação dos filamentos, detalha essa parte.

Parece que você aproveitou o pino 6 (que não tem utilidade na EL-84) como suporte para os resistores de filamento!?!
Pelo que eu entendi, ele ligou os resistores dos pinos 4 e 5 ao pino 3 (catodo).
casacunha, você já tem o transformador de força?
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, as 14:35:57 por kem » Registrado

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« Responder #78 : 04 de Janeiro de 2014, as 14:35:40 »

aumentei um pouco este detalhe
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, as 11:01:37 por casacunha » Registrado
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« Responder #79 : 04 de Janeiro de 2014, as 14:38:21 »

Não achei no topico... porque 2 resistores em serie pro catodo da EL84?
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« Responder #80 : 04 de Janeiro de 2014, as 14:54:52 »

Não achei no topico... porque 2 resistores em serie pro catodo da EL84?

Porque ele precisava de um resistor de 200 ohms e só tinha resistores de outros valores pra associar em série e chegar nesse valor (foi o que entendi em MPs trocadas com ele).

Os resistores ligados nos pinos de filamentos são para criar um centro virtual (que normalmente é ligado ao terra, mas no caso dele são ligados ao catodo da EL84 pra não haver muita diferença de tensão entre os filamentos e o catodo).

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« Responder #81 : 04 de Janeiro de 2014, as 18:06:28 »

Respostas... Hgamal, não aproveitei o pino 6 da EL84 não, ele esta livre.
É que as imagens realmente estão pequenas e sem qualidade.

Kem, o transformador de força eu ainda não tenho, mas consegui bem barato aqui onde moro, é só realmente eu voltar a estar empregado para comprar o que falta (no caso aqui , os transformadores.
Depois vem o resto, faceplate,knobs, gabinete...
E sobre os resistores em serie para o catodo da EL 84 foi isso mesmo que o Xformer disse, aqui onde moro não achei o resistor de 200Rx5Watts que o esquema pede, então coloquei dois de 100R em serie.

Aqui mais algumas imagens ampliadas, como o arquivo original esta em PDF e pra passar ele para  imagem ocorre perda de qualidade, dividi o arquivo em dois para ficar melhor.

fonte:



pré e power



Talvez fique meio atrapalhado de entender, mas no secundario de 6,3 do PT, o fio que sai do pino 4(filamento) de V2 sobe ate o pino 3 da mesma V2. (os desenhos estão desalinhados)
Notem que no esquema original não ha os resistores de filamento e nem o resistor de 68k em serie com o sinal do jack de entrada
Amanha devo posta o esquema corrigido com estas mods (consegui fazer no Kicad)


« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, as 07:16:46 por casacunha » Registrado
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« Responder #82 : 05 de Janeiro de 2014, as 06:35:30 »

Oi Pessoal

Já que se tocou no assunto, nunca aproveites "pinos livres" das válvulas para fazer ligações. Nada garante que um pino "livre" esteja realmente livre. No caso da EL84, por exemplo, na ficha técnica da GE os pinos 1, 6 e 8 não são documentados, ou seja, estão livres. Na ficha técnica da Philips e RCA, estes menos pinos são documentados como i.c., ou seja, conexão interna. Eles são usados para apoiar partes das internas da válvula. Na ficha da JJ, os pinos 6 e 8 são documentados como i.c. e o pino 1 como não conectado.

Conclusão: se não tem nada ligado no pino, não ligue nada nele! Isso é de suma importância em válvulas miniatura. Nas válvulas octais a coisa é menos grave, já que o sistema de apoio da parte interna é diferente, mas mesmo assim convém manter livre por disciplina.

Abraços

Eduardo
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« Responder #83 : 05 de Janeiro de 2014, as 08:59:52 »

O Eduardo tem razão, é melhor não usar os pinos "livres" da válvula!

Embora já tenha visto muitas vezes, montagens profissionais fazerem isto com a 6L6 - para apoiar o resistor de 1 ohm no catodo ou para apoiar o resistor de segunda grade. O segundo caso é mais comum.

Sei que estou bem cego, mas onde estão os resistores dos filamentos no esquema?

Fica ruim seguir um esquema com valores e um layout com identificação de componentes. No esquema, os resistores não são identificados, no layout sim! E só olhar o circuito do filamento da EL-84, percebe-se que ele não corresponde ao esquema!
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« Responder #84 : 05 de Janeiro de 2014, as 10:46:51 »

Bom dia senhores, conforme prometido, estou postando o esquema, agora já com as MODs incluídas.
O esquema original só possuí o valor dos componentes,como pode ser visto logo acima, já o que eu fiz no Kicad além dos valores, possui identificação dos mesmos.
O esquema esta em preto e branco para facilitar a visualização em imagem de menor tamanho e qualidade inferior.
As MOD's estão destacadas em azul, e são:

1-Um resistor (R2) de 68k na entrada de sinal de V1, para impedir a amplificação de sinais de radiofrequencia. (não existia no esquema original)
2-Dois resistores (R16 E R17) de 100R entre o circuito de filamentos e o catodo de V2, para equilibrar a diferença de tensão entre catodo e filamento. (no circuito original isto era feito por um jumper entre os pino 3 e 4 da V2)



Outra modificação ocorreu no resistor de catodo de V2, que o esquema original indica ser um de 200Rx5Watts.
Como não encontrei onde moro, e não tenho certeza de ser um valor comercial aqui no Brasil, fiz a troca por dois de 100Rx2Watts em serie (R14+R18), como mostrado aqui no esquema e na placa.
Quanto ao fato de apoiar algo nos terminais não usados das válvulas, como citado pelo Eduardo, e pelo Hgamal,(e com razão), não se aplica a este caso, já que os pinos 1,6 e 8 de V2 estão livres,tanto no esquema original, como no esquema pelo Kicad e também no layout da placa pelo DIYLC.
A identificação dos componentes no esquema será usada também no layout da placa, já que por problemas de qualidade de imagem, a adoção de componentes com seus valores impressos na placa se torna inviável.
Peço só mais um pouquinho de paciência aos amigos que agora vou acertar a identificação dos componentes entre esquema e placa.
A tarde posto uma placa já atualizada com estes dados.

-----
Aí esta, pessoal, a placa com cor diferente para melhor visualização das identificações, e abaixo na cor normal, mas sem componentes, apenas com o posicionamento dos mesmos.




Lembrando que os resistores R16 e R17 ficam soldados no soquete de V2, nesta posição:




Outro resistor que não esta na placa é R1(1M), que fica soldado no próprio jack de entrada:



Dicas e eventuais erros na placa ou esquema, por favor, façam um report.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, as 07:18:36 por casacunha » Registrado
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« Responder #85 : 05 de Janeiro de 2014, as 17:01:46 »

Ahhhhgora faz sentido!

Eu ligaria o B3 (na junção de R16 e R17) ao terra e não ao catodo da válvula.
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« Responder #86 : 05 de Janeiro de 2014, as 17:09:40 »

Kem, o transformador de força eu ainda não tenho, mas consegui bem barato aqui onde moro, é só realmente eu voltar a estar empregado para comprar o que falta (no caso aqui , os transformadores.
Você vai comprar pronto ou mandar fazer?
Se for mandar fazer, peça secundario do HT simples, e faça retificação com ponte de diodos. É mais eficiente.
Quanto a ligar os resistores dos filamentos no catodo ou no terra... experimente dos 2 jeitos... e deixe como ficar com menos ruido.

Outras sugestões. Porque não implementar o controle de medios? Basta substituir o resistor de 6K8 por um potenciometro de 5~10K. Com esse potenciometro no maximo, é basicamente como se estivesse o resistor lá.
No layout, tem fio de terra em "paralelo". Tente uma coisa... deixe os terras da fonte e resistores de catodos seguirem para o star ground por um fio e o terra de onde tiver sinal de audio por outro fio...
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, as 17:34:48 por kem » Registrado

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« Responder #87 : 05 de Janeiro de 2014, as 22:27:02 »

Hgamal, vamos testar aqui esta possibilidade, na verdade, na grande maioria dos circuitos que estou vendo, realmente estes resistores vão ligados ao terra, apenas este circuito em si tinha esta ligação para o catodo de V2.
Conforme sugestão do Kem, tentarei das duas formas, a que apresentar menos humming, fica.
Um outro circuito que testarei com praticamente os mesmo componentes deste, usa os dois resistores ligados ao catodo também.Foi dele que tirei esta MOD.
Kem, o potenciômetro é uma possibilidade real, é só colocar mesmo e ver o resultado.
No outro circuito que me referi acima, e que montarei, (muito parecido com este) esta previsto o uso deste potenciômetro de médios alem de um de ganho (o potenciômetro de ganho fica entre os dois triodos de V1 e o tonestack fica apos V1)
Se eu conseguir deixar este circuito com o timbre que esta no vídeo, e livre de ruídos e humming, estarei muito satisfeito.
Os transformadores serão enrolados sim, da pra pedir o HT sem tape central, isso não mudará o preço, ja conferi com a pessoa que fará o trabalho.
Eu desconfiava que uma ponte poderia ser mais eficiente, mas não tinha certeza.
Podemos usar a ponte sim, aí o lado negativo da saída da ponte vai a massa, isso?
Ate já testei no layout, apenas cruzo dois diodos em posições invertidas em cima dos dois já existentes, avanço R7 para a próxima posição colocando um jumper onde estava R7
Quanto aos fios negativos, o esquema que eu havia feito estava muito ruim, ficou assim agora com a ajuda do Matec.
Aliás, Matec, Xformer,FerroVelho,Kem,Guilherme,Eduardo,Hgamal,e me perdoem, outros que não citei e tem me ajudado;todos vocês, aqui ou através de MP's,tem sido fundamentais para o exito deste projeto, sem vocês, não existiria nada disso.
Quanto ao terra, você pode ver que ha um barramento negativo que vai de R7 ate R10 (aqui R10,creio que faça parte dos negativos de audio), e um jumper leva massa ao conjunto R3/C1
Ou seja,a fonte e todos os negativos de catodo estão em um unico barramento.
Outro jumper leva massa ate R6, que seria o Star Ground, e neste ponto também o fio que vem dos negativos de áudio (jack e cabos de entrada,ligação e carcaça dos potenciômetros)
Eu ate pensei em fazer um barramento negativo na placa inteira,esta possibilidade eu considerei quando estava desenhando o layout, mas fiquei com medo desta "proximidade" entre terra e o sinal de áudio que vai para os potenciômetros trazer algum humming, os capacitores C2,C4 e C3 que levam o sinal aos potenciômetros estariam muito próximos a este barramento.
Outra possibilidade que considerei, foi levar o conjunto R3/C1 para o lado do conjunto R8/C5, encerrando aí o barramento negativo de fonte e catodos, e em outra linha de massa, ligar R10, R6 e os massas do jack, cabos e potenciômetros.
Não sei se essa proximidade dos componentes de catodo da V1 (R3/C1 próximos a R8/C5) pode trazer algum problema.
Enfim , amigos, esta no papel, e ainda pode ser mudado....

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, as 11:50:15 por casacunha » Registrado
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« Responder #88 : 06 de Janeiro de 2014, as 08:15:00 »

Ahhhhgora faz sentido!

Eu ligaria o B3 (na junção de R16 e R17) ao terra e não ao catodo da válvula.

Aqui explicam várias formas de se evitar hum nos filamentos, inclusive essa: http://www.valvewizard.co.uk/heater.html (site em inglês)

Quando ligamos o B3 no catodo, isso funciona da mesma forma que elevar os filamentos à um certo potencial DC.
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« Responder #89 : 06 de Janeiro de 2014, as 08:35:27 »

Excelente matéria, Black Corvo; Pelo que foi dito, tanto criar um center tap virtual através dos resistores a terra, quanto elevar
os filamentos a um potencial dc pelo catodo da válvula , são formas de eliminar este hum proveniente dos filamentos.
Mostra até circuitos de filamentos estabilizados....
Muito interessante...
Junte-se a nós, Black corvo... estamos progredindo...
Uma imagem da fonte do amp:
Notem que o pino 4 de V2 vai ate o pino 3 da própria V2 (nas fotos acima esta ligação é mostrada, aqui não)
Ou seja, ao que parece, eleva-se os filamentos a um potencial DC sem usar os resistores, de forma direta.



Traduzindo o texto em vermelho...

The filament winding end connected to V2 pin 3 should measure less than 0.10VAC with respect to ground

O fim enrolamento filamentar ligado a V2 pino 3 deve medir menos de 0.10VAC em relação à terra

Estranhei esta tensão DC no capacitor de 47uF, são mais de 400AC antes dos diodos...
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, as 07:20:51 por casacunha » Registrado
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