Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 21:37:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador AX84 SEL 20W com KT88  (Lida 34087 vezes)
a.sim
Visitante
« Responder #60 : 02 de Agosto de 2012, as 21:03:03 »

a.sim... ja tinha visto esse esquema algumas vezes e nunca tinha reparado nessa ligação.
Sabe falar qual foi a ideia ai?
Obrigado.

Olá.

A ideia é reduzir a tensão filamento-catodo e, assim, eliminar uma fonte de ruído ( a fuga catodo-filamento ). Não acredito que seja eficiente; é possível que o projetista tenha tido problemas com uma válvula defeituosa ou ele sempre faz assim...

Essa conexão é necessária quando o catodo se encontra numa tensão muito alta em relação à massa, pois a isolaçao do filamento pode ser rompida. Não é o caso aqui...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, as 21:07:29 por a.sim » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #61 : 02 de Agosto de 2012, as 21:19:54 »

O visioncb provavelmente pediu para voce isolar os jacks da carcaça para não correr o risco de ter laços de terra.

Sua montagem ficou muito bonita e bem organizada, mas se tivesse desenhado o layout no papel e passado para o chassi você poderia ter diminuido bastante esses fios ai, puxando um pouco a placa para a esquerda ja diminuiria!

Não consegui ver onde você aterrou a malha dos fios blindados, onde você aterrou? É interessante aterrar a malha nos pontos onde esta no projeto.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #62 : 02 de Agosto de 2012, as 21:23:59 »

...Essa conexão é necessária quando o catodo se encontra numa tensão muito alta em relação à massa, pois a isolaçao do filamento pode ser rompida. Não é o caso aqui...
a.sim... obrigado pela resposta.
O que seria uma tensão alta entre catodo e massa? A partir de quantos volts (não precisa ser exato)?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diffusion
Visitante
« Responder #63 : 02 de Agosto de 2012, as 21:42:10 »

O visioncb provavelmente pediu para voce isolar os jacks da carcaça para não correr o risco de ter laços de terra.

Sua montagem ficou muito bonita e bem organizada, mas se tivesse desenhado o layout no papel e passado para o chassi você poderia ter diminuido bastante esses fios ai, puxando um pouco a placa para a esquerda ja diminuiria!

Não consegui ver onde você aterrou a malha dos fios blindados, onde você aterrou? É interessante aterrar a malha nos pontos onde esta no projeto.

Entendi com relação ao laços de terra, mas eu fiz um teste tirando o jack do chassis e deixando ele no ar e não mudou em nada o zumbido. O aterramento das malhas foi feita por baixo da placa de celeron passando por furos e ligado na barra ônibus.

O problema foi que eu fiz a caixa de madeira do head antes do chassis, daí não teve como eu diminuir o chassis. Sad  realmente poderia ter ficado menor o comprimento dos fios.
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #64 : 02 de Agosto de 2012, as 21:51:07 »

Existem várias fontes de ruídos..

Ground loops é um deles.. interferencia sobre fios e componentes é outro... ruído da frequencia da fonte dos filamentos e de alta tensão também..
Até dos cabos e captadores da guitarra...

Você tem que se prevenir de todos os tipos de fontes de ruídos.. isolar o jack do chassi só resolve um dos problemas.. provavelmente você está tendo (se aidna não resolveu esse dos filamentos) outro que se destaca em relação ao resto dos ruídos..

No geofex tem ótimos artigos sobre Groud loops, starground entre outros que eu adoraria ter traduzido e colocado aqui no site
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #65 : 02 de Agosto de 2012, as 22:06:33 »

a.sim... obrigado pela resposta.
O que seria uma tensão alta entre catodo e massa? A partir de quantos volts (não precisa ser exato)?

Olá.

50 V já começam a preocupar. 100 V e acima exigem um secundário separado para o filamento da válvula onde a tensão filamento-catodo atingiria tal valor. De qualquer modo, é sempre bom ver o datasheet da válvula e conferir esse parâmetro, pois a tensão máxima catodo-filamento em algumas válvulas é bem reduzida.

Note que o catodo da KT88 está a 30 V acima da massa. Ligando-se o secundário de 6,3 V ao catodo, elimina-se o problema na KT88, mas transfere-se o problema para as 12AX7...grande melhoria ! O correto seria, então, alimentar o filamento da KT88 com um secundário separado, conectado ao catodo, enquanto que as 12AX7 ficariam alimentadas pelo secundário com ct aterrado.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, as 22:24:14 por a.sim » Registrado
Diffusion
Visitante
« Responder #66 : 03 de Agosto de 2012, as 16:40:55 »

Olá,

Agora pouco eu isolei os jack´s  de entrada e saída, porém o de saída eu não havia aterrado diretamente por fio no star ground, havia deixado somente pelo contato do chassis.

Seguindo as recomendações de vocês além do isolamento dos jack´s eu usei um fio direto para o star ground para do jack de saída e o de entrada aterrei na barra ônibus que também está ligada diretamente ao star ground.

Resultado:

Notei que a KT88 ficou com uma cor azulada em volta do tubo, é normal ?
Notei que aquele ruído chato e alto de bzzzz quando os ganhos e volume no máximo SUMIRAM !!  Palmas

Porém trocou por 2 ruídos com beeemmm menos relevância com o que eu estava e de outras características, com tudo no máximo o primeiro (parece com uma TV fora de sintonia em volume médio baixo) e o segundo, os 5 metros de cabos não são o suficiente para tirar a microfonia e daí não rola, talvez quando eu fechar a caixa e colocar no head melhore a microfonia.

Com os potenciômetros em 85% o amplificador ficou um silêncio total e o que faz barulho é quando uso os single coil.

Grande abraço só tenho uma coisa pra falar pra todos vocês..
 Bravo

Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #67 : 03 de Agosto de 2012, as 19:19:59 »

 Palmas

Muito bom meu brow!!

Parabéns!!
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #68 : 03 de Agosto de 2012, as 20:05:06 »

Diffusion.. lembra das diferentes fontes de ruído que comentei antes?

Cada um dá um tipo de ruído diferente.. esse HUMM que se ouvia no vídeo geralmente é causado pelos filamentos.. por isso comentei de sempre fazer o máximo que puder pra cada tipo diferente...

O starground não ajuda (muito) em relação a este tipo de ruído..

Parabéns cara.. ficou muito maneiro! Faça samples dahora, dependendo até um review do amp! Seria bem bacana
Registrado
Diffusion
Visitante
« Responder #69 : 04 de Agosto de 2012, as 00:49:29 »

Diffusion.. lembra das diferentes fontes de ruído que comentei antes?

Cada um dá um tipo de ruído diferente.. esse HUMM que se ouvia no vídeo geralmente é causado pelos filamentos.. por isso comentei de sempre fazer o máximo que puder pra cada tipo diferente...

O starground não ajuda (muito) em relação a este tipo de ruído..

Parabéns cara.. ficou muito maneiro! Faça samples dahora, dependendo até um review do amp! Seria bem bacana

Oi visioncb,

Sim cara lembro sim e você tem toda razão, aliás todos que me ajudaram.

Pretendo fazer um sample decente e junto um review, vou atrás de uma filmadora e um colega que toque bem porque o vídeo que eu fiz ficou horrível.

A noite quando eu estava brincando um pouco com o amplificador notei que o grave e o médio não estão dando diferença no som e o agudo pouca coisa, séra que pode ser o capacitor de mica que pedia 470pF e eu usei 220 pF ?

Alguém já teve este problema?

Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #70 : 04 de Agosto de 2012, as 01:03:22 »

Perai... você usou dois de 220pF no lugar de 470pF certo? Ficando 440pF?

Se for isso que eu entendi.. dando essa equivalencia não tem problema nenhum.. nessa pouca quantidade vc sentirá uma pequeniníssima diferença.. porém não justificaria a troca por 470pF, uma vez que você conseguiria ajustar os controles de tonalidade para as mesmas configurações...

Sobre essas características que você postou.. realmente o grave é uma coisa engraçada.. dá muita pouca diferença.. de fato... os únicos tonestacks que os graves fazem diferença que eu vi até hoje é no amp Fender Bassman.. e em controles baxandal...

Uma dica... Nesses tonestacks.. uns controles influem muito entre si.. Por exemplo.. se você usar bastante médios.. você vai injetar bastante agudo no sistema, independente do pot de agudos estiver no mínimo..

Faça esse teste, coloque o pot de médios no máximo, depois no mínimo, depois brinque com o agudo e ver que q acontece..  Faça esse teste com som clean e com overdrive..

Agora você disse que os médios não fazem diferença nenhuma no som? Isso é estranho p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) médios independente de qualquer configuração do grave\agudo dá  diferença no som sim.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #71 : 04 de Agosto de 2012, as 01:04:30 »

Diffusion, todos os capacitores não polarizados são para pelo menos 450V?
Teste com o de 1n no lugar do de 220p.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diffusion
Visitante
« Responder #72 : 04 de Agosto de 2012, as 16:28:29 »

Perai... você usou dois de 220pF no lugar de 470pF certo? Ficando 440pF?

Não, ficou somente 1 de 220pF porque o de 470pF que eu tinha comprado era para 150V.

Diffusion, todos os capacitores não polarizados são para pelo menos 450V?
Teste com o de 1n no lugar do de 220p.

São os Orange drop indica ser para 600V. Segunda eu volto trabalhar, vou ver se compro em alguma loja perto do serviço se não só no próximo sábado para eu testar essa troca.

Será que só pelo fato de eu ter colocado um de 220pF no lugar de um 470pF pode estar cortando as frequências médias e agudas ?

Errata:
Quando eu falei os tones que não estão "acrescentando nada no som" são os de Agudo e Médio o de grave percebe-se incremento no som.



« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 16:51:46 por Diffusion » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #73 : 05 de Agosto de 2012, as 20:28:20 »

Entendi.. bem, segundo o esquema o único capacitor de 470pF que estou vendo é o do tonestack, estou certo? O mais próximo do potenciômetro de agudos?

Deixando-o em 220pF você irá perder bastante em médios e agudos e não sofrerá mudança no graves.. porém.. ficará parecido com o tonestack do Bassman 4F6A

Só que cada um tem esquema diferente e "preparação" das frequencias de forma diferente..

Eu de vc apostaria nesse capacitor sim.. nem se colocar 2 de 200pF em paralelo
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #74 : 06 de Agosto de 2012, as 17:37:59 »

... havia deixado somente pelo contato do chassis.

Nunca confie em contato mecânico com o chassis para promover aterramento. Sempre tem que ter um fio soldado.

Citar
Notei que a KT88 ficou com uma cor azulada em volta do tubo, é normal ?

É normal na KT88 em classe A. Algumas outras válvulas tetrodo também tem brilho azulado, como as 6V6 e EL90, mas não é sempre que aparece.

Citar
Porém trocou por 2 ruídos com beeemmm menos relevância com o que eu estava e de outras características, com tudo no máximo o primeiro (parece com uma TV fora de sintonia em volume médio baixo) e o segundo, os 5 metros de cabos não são o suficiente para tirar a microfonia e daí não rola, talvez quando eu fechar a caixa e colocar no head melhore a microfonia.

O primeiro é normal. É chamad ruído rosa e é gerado pela emissão aleatória de elétrons nas válvulas de pré.

A microfonia pode ser reduzida de forma significativa invertendo os fios no alto-falante. Tente!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal