Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 12:58:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Arranjo amplificador com 'efeito hifi'  (Lida 36161 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #15 : 02 de Abril de 2014, as 14:33:31 »


Não seja tão pessimista, afinal você pagou o preço justo por ele.  Cheesy

Se for o da lider que eu to pensando ele custa uns 12 la...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #16 : 02 de Abril de 2014, as 14:49:27 »


Se for o da lider que eu to pensando ele custa uns 12 la...

Poxa, no mês passado comprei um transformador de força para 8W lá e paguei R$15,00...

É necessário ser alta voltagem? Não dá pra fazer o teste com 18 volts ou 12?

[]´s


Se você colocar 18vac no primário terá menos de 2v ac no secundário (ou menos ainda) e você nunca vai fazer uma medida com precisão nenhuma (os multímetros têm pouca precisão nas medidas de ac de baixa tensão).

Se colocar os 18 v AC no secundário, prepare-se, pode vir uma tensão de uns 1000vac no primário! No good.

Com 220v ac no primário você sabe com quem está lidando, e as medidas no secundário são razoavelmente precisas.

Legal!
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 21:58:59 por Matec » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #17 : 02 de Abril de 2014, as 16:24:40 »

Com 220v ac no primário você sabe com quem está lidando, e as medidas no secundário são razoavelmente precisas.

Legal, entendi. Então, se eu executar esse teste com 110/127 eu terei menos precisão?
E por último, como no primário temos 3 fios e no secundário também, eu teria que fazer o teste com todas as opções possíveis para ter a relação entre os enrolamentos?

Para exemplificar, segue uma imagem, tenho que fazer todos estes testes?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Existe alguma relação ente a indutância e a impedância?

Valeu

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 02 de Abril de 2014, as 16:30:29 »

O melhor é aplicar a tensão no maior enrolamento primário e então medir todos os demais, inclusive a tomada central do primário. Pela proporção da tensão na tomada você consegue a proporção da impedância em relação à total. Note que a proporção das impedâncias corresponde ao quadrado da proporção entre as tensões. Ou seja, se a tomada central do primário tiver 70% da tensão, então ela terá metade da impedância (0,7^2 ~= 0,5).

A relação entre a impedância de saída e entrada segue o mesmo raciocínio.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #19 : 02 de Abril de 2014, as 17:55:02 »


Legal, entendi. Então, se eu executar esse teste com 110/127 eu terei menos precisão?

Existe alguma relação ente a indutância e a impedância?



Sim um teste com 110/127v terá menos precisão que o de 220/240v, à menos que você tenha um super voltímetro com escalas de 2vac e 20vac.

A parte das medidas o Eduardo já respondeu.

A menos que eu tenha esquecido de algum detalhe, a indutância e a impedância não estão estritamente relacionadas.

A indutância é uma característica do indutor; transformador ou bobina.

A impedância, nesse caso, está relacionada com a capacidade fazer um valor de uma carga ser transformado (refletida) num valor diferente.

Vocêc pode ter um transformador de alta indutância e que reflete uma baixa impedância, e inversamente um transformador de baixa indutância e refletindo alta impedância.

Porém esse é um assunto longo, e que merece explicações mais detalhadas.  Roll Eyes

 Guitarrista
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 21:57:12 por Matec » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #20 : 02 de Abril de 2014, as 22:25:20 »

Vish, fiz uns testes e o resultado parece ser ruim.

Bom, na minha bancada eu não tenho 220 no fim de semana eu puxo a fiação, portanto, fiz na tomada 127 volts mesmo.

Meu multimetro é um Minipa ET-2110 True RMS, só para saberem onde estou me baseando nos resultados.
A rede constou com exatos 121,8 volts. Agora vejam os resultados:


    Primário              Secundário  
 |------------------8||8-------------|
 |          90.9v   8||8     7.06v   |    -> Tap A
 |          74,6%   8||8             |
121.8v    |---------8||8-------|    9.81v -> Tap C
 |          30.15v  8||8             |
 |          24.8%   8||8     2.77v   |    -> Tap B
 |------------------8||8-------------|


Desculpem o ASCII-Art  Cheesy

Então, se por exemplo, pela minha análise se utilizar as pontas do primário (121.8v) e usar o "Tap A" (7.06v), temos uma relação de espiras Secundário/Primário de ~1/298, usando uma carga de 8 ohms, isso se reflete ao primário 2384 ohms.

Usando o "Tap B" do secundário (2.77v) com as extremidades do primário (121.8v) temos uma relação de espiras de ~1/1936, com uma carga de 8 ohms no secundário será refletido ao primário 15.488 ohms.

Usando extremidades do secundário"Tap C", relação de espiras S/P ~1/154, com carga de 8 ohms reflete 1233 ohms.

Ou seja, nenhum valor padrão com uma carga de 8 ohms.

O único valor que chegou mais próximo de um valor mais padrão é usar o "Tap B" com uma carga de 4 ohms, o que reflete 7.744 ohms no primário.

Estão corretas minhas análises (mesmo com uma precisão menor devido aos 121.8 volts aplicados no teste)?

[]´s

UPDATE: Valeu xformer pela correção das espiras  Wink



« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 22:45:19 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 02 de Abril de 2014, as 22:41:43 »

Voce esta pensando errado.
Um dos fios do secundario (no seu caso provavelmente o de cima no seu desenho) vai ser o fio comum ou 0.
A partir dele voce tem 2 opções. Fio 0 + primeiro fio que ai deu 7.06V e fio 0 + segundo fio que deu 9.81V.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 02 de Abril de 2014, as 22:42:30 »

O que você escreveu está errado.  Primeiro que é ESPIRA e não expira (quando alguma coisa vence ou deixa de ter validade - expirou a carteira de habilitação).  Depois quando divide a tensão no secundário pelo primário é que você consegue a relação de espiras ou de tensões (Ns/Np ou Vs/Vp).  As relações que você escreveu, são relações ou razões de impedância (Zs/Zp) que é o quadrado da relação de espiras ou tensão  (Zs/Zp = (Nz/Np)^2.  Entretanto as conclusões sobre as impedâncias refletidas no primário estão corretas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #23 : 02 de Abril de 2014, as 22:52:46 »

... quando divide a tensão no secundário pelo primário é que você consegue a relação de espiras ou de tensões (Ns/Np ou Vs/Vp).  As relações que você escreveu, são relações ou razões de impedância (Zs/Zp) que é o quadrado da relação de espiras ou tensão  (Zs/Zp = (Nz/Np)^2.  Entretanto as conclusões sobre as impedâncias refletidas no primário estão corretas.

Ah, o que eu errei foi ao dizer "relação de espiras do secundário com primário", quando o correto é "relação de impedância (Zs/Zp)". É isso, né?

[]´s
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 22:56:59 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 02 de Abril de 2014, as 22:56:08 »

... quando divide a tensão no secundário pelo primário é que você consegue a relação de espiras ou de tensões (Ns/Np ou Vs/Vp).  As relações que você escreveu, são relações ou razões de impedância (Zs/Zp) que é o quadrado da relação de espiras ou tensão  (Zs/Zp = (Nz/Np)^2.  Entretanto as conclusões sobre as impedâncias refletidas no primário estão corretas.

Ah, o que eu errei foi ao dizer "relação de expiras do secundário com primário, quando o correto é "relação de impedância (Zs/Zp)". É isso, né?

[]´s

E continua escrevendo espira errado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #25 : 02 de Abril de 2014, as 22:58:44 »

E continua escrevendo espira errado.

Corrigido...

 Batendo Cabeça
Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #26 : 03 de Abril de 2014, as 00:26:13 »

Apesar do início meio desanimador, seu transformador pode se encaixar nas características da montagem do HB1, do mestre Kem,  que tem um bom timbre. Ou seja, há esperanças para ele. Se ainda não leu, leia:  http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3559.0

Abs  Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 03 de Abril de 2014, as 07:36:35 »

Dá pra montar um amplificador com as PCL82 usando esse transformador mesmo.  Fiz umas contas e veja o projeto:

Vht (ou B+) de 170V
Vscreen também de 170V  (modo pentodo)
Resistor de catodo de 220 ohms 2W  (auto polarização)  com capacitor de 100uF 25V em paralelo
Resistor de grade 470kohms
Usando taps A-C do secundário em 8 ohms, refletindo primário de 2384 ohms
Corrente quiescente de placa de aprox 45mA
Corrente de catodo de aprox 51mA
Tensão de catodo 11V (bias)
Potencia de saída 2,5W
Sinal de entrada na grade de controle  7,5Vrms

O estágio de pré, usando o triodo da PCL82:
Tensão B+  170V
Resistor de placa  100k ohms
Capacitor de acoplamento para a grade do pentodo: 100 ou 220nF
Resistor de catodo 2500 ohms
Resistor de grade 470k ohms
Tensão de catodo (bias)  1,5V
Corrente de placa: 0,6mA
Ganho  aprox  50
Sensibilidade na entrada 150mVrms


A vantagem de se usar transformadores de baixa impedância no primário é que se pode usar uma tensão de alimentação menor.

Só precisa ver se o fio do primário aguenta 45mA. Teria que medir a bitola do fio do enrolamento primário (como o transformador tem os terminais com os fios soldados, quem sabe tem um pedacinho de fio que possa ser medido quanto à espessura/diâmetro).

Se for possível,  depois ainda dá pra mudar a grade de screen pro tap de UL no primário. Vai cair um pouco a potência.

Mais uma coisa Juliano, meça a resistência do enrolamento primário pra saber de quanto será a perda de potência no fio, o que vai diminuir a potência de saída para o alto falante e descobrir se usaram fio fino demais no transformador.  Por ex. se a resistência for de uns 400 ohms, com corrente de 30mArms vai ter uma perda de 0,03^2 x 400  = 0,36W  (a ser subtraída da potência de saída, fora outras perdas). Espero que não passe de 200 ohms pra não ter muita perda.
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, as 09:14:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #28 : 03 de Abril de 2014, as 11:15:58 »

seu transformador pode se encaixar nas características da montagem do HB1, do mestre Kem

Eu vi sim, bem bacana o projeto, simples do jeito que eu gosto. Mas gostei da ideia do xformer, fazer algo mais 'projeto' e menos 'enlatado', afinal, o HB1 já tá tudo prontinho, testado, avaliado... é só juntar as peças e montar o lego  Smiley

Com o desafio de montar um projeto com as specs do xformer, acho que posso aproveitar mais e melhor para aprender  Grin

Dá pra montar um amplificador com as PCL82 usando esse transformador mesmo.  Fiz umas contas e veja o projeto:

Valeu as specs, xformer. Vou medir as resistências hoje a noite, eu tinha medido, mas não me lembro e não postei ontem pois pensei que não era informação relevante.

A propósito, existe algum material que descreva essa relação da tensão de grade/catodo, corrente e a eficiência da válvula? (eficiência no sentido do potencial que a válvula tem para amplificar e não eficiência de potência/consumo)

Eu ainda não consigo entender muito bem a diferença da tensão e o quanto estamos usando do potencial da válvula. Imagino que isso se dá pela curva de transferência da válvula, correto? Ai com esses gráficos podemos 'enquadrar' a válvula em um comportamento que desejamos (mais eficiência, mais potência, etc).

Outra coisa que me confunde são as resistências do catodo e anodo e em como eles influenciam no comportamento da amplificação. O que eu imagino é que confirme o sinal entra, a tensão/corrente varia, devido as resistências no arranjo e é exatamente esse range de variação que é amplificação do sinal. Ai você trabalha no ponto quiescente da válvula 'subindo e descendo' a região de trabalho. Um ponto muito alto, pode alcançar a zona de saturação, um ponto muito baixo, pode chegar na região de corte, se estiver em um ponto médio e o sinal de entrada for muito alto, pode atingir as regiões de corte e/ou de saturação, distorcendo o som. Por isso existem as resistências, pois sem elas, se a polarização fosse direto nos 170 volts por exemplo, não haveria essa variação. Com um par de resistores de valor muito alto, varia demais podendo chegar as zonas que distorcem o som, com resistências de valores muito baixo, varia muito pouco e com isso, pouca amplificação.
É isso mesmo?

Obrigado a todos

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #29 : 03 de Abril de 2014, as 11:43:41 »

Xformer

Eu também fiz umas contas e vi que esse transformador com a pcl82 ficaria melhor com Va = 125v e Ia = 55ma Vs = 125v  Pout=2,2w  Zp=2384ohms

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Abs

« Última modificação: 03 de Abril de 2014, as 11:45:48 por Matec » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal