Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 04:03:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas com Meteoro Atomic Drive 50W  (Lida 7657 vezes)
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« : 01 de Maio de 2017, as 15:45:01 »

Boa tarde amigos, estou com um amplificador de um amigo aqui em casa e estou tendo problemas com ele, é um atomic drive 50W



Não vou divulgar o esquemático dele aqui porque sei que essa empresa da problemas pra quem faz isso, mas posso explicar o problema



Nesta imagem acima da pra ver um resistor completamente destruido e um capacitor "C40" estufado, o resistor em questão é o resistor de 100ohms que fica entre o terra do line out e o positivo do capacitor que vai no line out, e aquele capacitor é o capacitor que vai entre os pinos 1 e 9 do TDA7294, eu troquei estes dois componentes e ele continuou não funcionando, sai só um ronco na caixa de com, então botei a parada toda em cima da bancada de novo pra ver se as tensões estavam chegando corretamente ao TDA, só deu tempo de medir a tensão negativa, que deveria ser de -40V nesse circuito mas estava em -25V, o capacitor C40 estourou levantando fumaça por tudo, suspeito que o TDA esteja queimado, alguém sabe se é só isso ou pode ser mais coisas?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #1 : 01 de Maio de 2017, as 16:18:52 »

No caso, está parecendo que o TDA está pifado mesmo. A troca é feita com cuidado para não danificar muito as trilhas da placa. Utilize um sugador de solda, (desses que parecem uma seringa de injeção...  Cry ).

Verifique também se a fonte não foi danificada. É melhor fazer isso pelo menos com a alimentação +B e -B desligadas do TDA.
Utilize uma lâmpada em série com o fio AC do amplificador.

Depois de soldar o TDA novo não esqueça de fazer os primeiros testes utilizando também uma lâmpada em série .

Se tiver dúvidas não deixe de perguntar.

 Legal!
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #2 : 01 de Maio de 2017, as 16:32:12 »

No caso, está parecendo que o TDA está pifado mesmo. A troca é feita com cuidado para não danificar muito as trilhas da placa. Utilize um sugador de solda, (desses que parecem uma seringa de injeção...  Cry ).

Esse era o meu medo, porque essa placa dele é muito frágil, vou providenciar outro TDA e posto resultados depois, obrigado pelo apoio
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 02 de Maio de 2017, as 10:33:41 »

Respeito os colegas, mas eu tomaria outra cuidado antes de ir comprando o componente supostamente queimado:

- Remova o TDA como o matec sugeriu, eu costumo aplicar mais solda antes de sugar, facilita, os pads tem que estar bem limpos antes de remover o componente pra não danificar a placa, cuidado com a temperatura do ferro.
- Substitua os componentes da fonte que foram danificados.
- Ligue o amplificador e verifique se as tensões estão corretas, como a fonte vai estar trabalhando sem carga é normal uma diferença de poucos volts, caso contrário o problema pode não ser o TDA.
- Verifique também se os operacionais estão sendo alimentados corretamente.

Aí sim eu substituo o TDA, este CI não é muito caro, mas tomando estes cuidados evitamos retrabalho.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #4 : 02 de Maio de 2017, as 11:28:50 »

Respeito os colegas, mas eu tomaria outra cuidado antes de ir comprando o componente supostamente queimado:

- Remova o TDA como o matec sugeriu, eu costumo aplicar mais solda antes de sugar, facilita, os pads tem que estar bem limpos antes de remover o componente pra não danificar a placa, cuidado com a temperatura do ferro.
- Substitua os componentes da fonte que foram danificados.
- Ligue o amplificador e verifique se as tensões estão corretas, como a fonte vai estar trabalhando sem carga é normal uma diferença de poucos volts, caso contrário o problema pode não ser o TDA.
- Verifique também se os operacionais estão sendo alimentados corretamente.

Aí sim eu substituo o TDA, este CI não é muito caro, mas tomando estes cuidados evitamos retrabalho.


A contribuição de todos é sempre bem-vinda, é para isso que o fórum existe.
Registrado
leosilvaluthier
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #5 : 02 de Maio de 2017, as 11:36:38 »

Pelo jeito o colega não entende muito de eletrônica senão ele já teria usado o artificio da lampada em serie e lembre que tem que ser lampada incandescente seja aquelas antigas que já é muito difícil de se achar mas voltando ao assunto ligue a lampada em serie com o amplificador se caso a lampada acender que dizer que algo esta em curto no amplificador a segunda coisa que se deve fazer é aprender a ler o esquema em blocos seja pré, efeitos, e potencia ou power, agora qual o motivo da queima simplesmente queimou ou seu amigo ligou em tensão errada tudo isso tem que ser constatado caso o amplificador esteja em 110 e ligou em 220 o transformador dobrou a tensão no secundário e danificou algum componente e pode ate ter entrado em pre curto o que quero dizer o transformador não chegou a queimar mas esta danificado e queimara logo

« Última modificação: 03 de Maio de 2017, as 09:50:43 por leosilvaluthier » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 04 de Maio de 2017, as 17:01:49 »

Pelo jeito o colega não entende muito de eletrônica senão ele já teria usado o artificio da lampada em serie...


Leozinho

Honestamente não vejo necessidade, o michelterres já ligou o equipamento e mediu 40 e -25 volts na fonte, um transformador queimado até poderia gerar alguma tensão no secundário, mas a queda em apenas um dos rails denuncia que o problema reside em outro barraco.




« Última modificação: 05 de Maio de 2017, as 07:50:41 por EddieTavares » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #7 : 04 de Maio de 2017, as 17:47:50 »

Leozinho

Honestamente não vejo necessidade, o michelterres já ligou ? ? ? e mediu 40 e -25 volts na fonte, um transformador queimado até poderia gerar alguma tensão no secundário, mas a queda em apenas um dos rails denuncia que o problema reside em outro barraco.

___________________________________________

E, além de tudo, o luthier Leozinho escreve mal prá caramba...


« Última modificação: 04 de Maio de 2017, as 19:04:11 por kem » Registrado
kaumoreira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #8 : 13 de Junho de 2023, as 23:11:35 »

Bom pessoal, tive um problema parecido com o mesmo amplificador e usando a busca acabei encontrando esse tópico. Só que no meu caso o problema foi um pouco mais grave, o C.I. torrou na placa danificando até as trilhas, tornando a placa inutilizável. Minha pergunta é, existe alguém aqui no handmades que confeccione uma placa dessas ou é melhor desencanar desse amp?
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #9 : 14 de Junho de 2023, as 13:06:04 »

Bom pessoal, tive um problema parecido com o mesmo amplificador e usando a busca acabei encontrando esse tópico. Só que no meu caso o problema foi um pouco mais grave, o C.I. torrou na placa danificando até as trilhas, tornando a placa inutilizável. Minha pergunta é, existe alguém aqui no handmades que confeccione uma placa dessas ou é melhor desencanar desse amp?

O ci que torrou foi o amplificador de potência?
Se for, existem algumas soluções, as vezes com a própria placa, outras vezes adaptando um outro circuito/placa.
Consegue colocar algumas fotos? Ajuda muito saber o estado da placa e ter certeza de qual ci torrou.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #10 : 16 de Junho de 2023, as 02:08:03 »

o bom é que essa placa do power desse meteoro é facil fazer outra. bem simples. e dá até pra usar aquelas made in china vendidas no mercado livre, só aconselho a optar pelo tda7293 ao invéz do 7294.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal