Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 02:42:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bateria Eletrônica DIY  (Lida 10099 vezes)
ericmaicon
Visitante
« : 22 de Dezembro de 2010, as 15:39:22 »

a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) moçada, boa tarde. Como é meu primeiro post, então se eu tiver feito cagada (postar na área errada por exemplo), me desculpem. Eu não sei se esse fórum é só para pedais, guitarras e afins, mas vou arriscar postando sobre bateria eletrônica aqui também!

Bom, fiz um curso de programação C em PIC esses dias e estou querendo muito botar em prática tanto a parte eletrônica como a programação. Com isso eu fiz um pedalzinho daqui, o de overdrive para um guitarrista amigo meu (ainda não testamos por falta de tempo dele).

Pesquisando na internet, por acaso vi q tinha como fazer uma bateria eletrônica, como sou baterista, veio na hora a vontade de fazer uma. Fui fuçando até achar o link:

http://www.edrum.info/schematics.html

Muito bom, mas eu queria fazer algo simples. Conversando com os amigos aqui da empresa da parte de eletrônica, eles me indicaram fazer ligando direto no computador, e nele tratar os sons e coisas do tipo. A Idéia é fazer os pads com piezoelétrico ligando na placa por um pino P10 (percebe-se que a placa então teria entradas pelas quantidade de pads). Nesse sistema pegaria o retorno do piezo e colocaria numa escala de 0 a 5v para enviar ao PIC. Depois o PIC enviaria através do USB para o PC.

Até ai usei 2 esquemas da internet, um do Edrum, e outro para fazer a parte do USB. Não foi tão dificil (Se eu não errei nada).

Depois do sinal já no PC, viria a parte fácil, que é criar um programa em java para associar o Pad ao som, e tratar o volume na escala para ocorrer a sensibilidade.

NA PRÁTICA:
Fui para o Proteus e saiu uma placona gigante, pois fiz com 10 entradas de piezo. Então os caras daqui mais uma vez me deu a dica de fazer várias placas separadas. Com isso, as placas que ligam o piezo ao PIC ficou assim:


Peguei essa parte do edrum. o J0 seria o pino P10 para ligar no Piezo...e o J1 seria as entradas da placa do PIC.

Fiz também o esquema da placa usando o Auto Router e Auto Placer (Não sei até que ponto é confiável essa ferramenta do Proteus)


e



Depois disso, fiz a placa que liga o PIC nessas plaquinhas e também a saída USB:

Usei o seguinte esquema para fazer:
http://www.waitingforfriday.com/index.php/Building_a_PIC18F_USB_device
Eu tentei fazer utilizando o VCC da USB, pois ali vou precisar de 5V e no sistema do edrum preciso de 8, com isso, para as plaquinhas do piezo, eu mandaria um VCC de 8V...eu acho q até tem um erro nessa parte no meu esquema, pois ele juntou todas...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ..assim que eu corrigir posto aqui!!

Fiz as placas também:

Não usei o auto Placer, eu queria os Componentes J perto da extremidade...então usei somente o auto router

e



Eu queria a dica dos senhores! Sei que tem vários experts em eletrônica aqui e estou começando agora, queria só algumas respostas:

Eu posso confiar no auto router e auto placer?
Meus circuitos e componentes estão certo?


O resto eu acho q consigo me virar, já fiz uns 4 circuitos, inclusive com PIC. Sei programar e sou programar Java (na vida real, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ). A medida q eu for avançando o projeto eu vou perguntando, se ocorrer dúvidas.

E também se tudo der certo posto tudo aqui, incluindo firmware e o aplicativo Java.
Obrigado!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 22 de Dezembro de 2010, as 15:49:10 »

Ericmaicon,
seja bem vindo.
Mas este esquema não deveria estar na área do iniciante não. Coloque em layout de projetos.
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #2 : 22 de Dezembro de 2010, as 16:13:03 »



Eu posso confiar no auto router e auto placer?
Meus circuitos e componentes estão certo?



eu não confio!
eu acho que as trilhas ficam uma bagunça com o autorouter e
você tem que desabilitar o "top" para que o layout não seja dupla face
autoplacer eu não conheço.
se você fazer manualmente pode ter certeza que a placa vai ficar bem menor!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
fovb
Visitante
« Responder #3 : 22 de Dezembro de 2010, as 16:28:14 »

Eric, seja bem vindo.

Realmente de iniciante o tópico não tem nada  Cheesy Pode mover para área de layout de projetos... Iniciante se refere ao conhecimento da pessoa, não ao tempo de inscrição no site. Temos ótimos iniciantes, com vasto conhecimento e sempre dispostos a ajudar no que for necessário.

Só tome cuidado com "internetes" no fórum, é proibido ok?

Com relação ao Proteus, nunca uso o autoplacer. Como o Chris disse, a disposição dos elementos e tamanho da placa ficam bem piores do que quando feito na raça.

Outro ponto é a quantidade de jumpers. Fiz uma placa controladora de CNC essa semana, o autoplacer dava 12 jumpers, quando resolvi perder 10 minutos e organizar direitinho a coisa, restaram apenas 3.

Um grande abraço!!!
Registrado
ericmaicon
Visitante
« Responder #4 : 22 de Dezembro de 2010, as 16:46:00 »

Obrigado galera. Eu procurei no editar aonde mudava ele de tópico mas não achei. Se algum moderador puder me ajudar eu ficaria grato!!
 
algumas ajudas quanto ao Proteus:

mesmo nao sendo recomendado o auto placer, o circuito funciona?
muitas vezes o proteus te indica os lugares aonde colocar os componentes e até muda as ligações. Creio q é normal e continua correto?

e os meus circuitos, que meio copiei dos links, estão certos? minha idéia também não é viajante? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ!!

mais uma vez obrigado
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #5 : 22 de Dezembro de 2010, as 19:13:42 »


mesmo nao sendo recomendado o auto placer, o circuito funciona?

Sim,funciona sem problemas, mas tome cuidado porque no Proteus alguns (a maioria) dos CIs não tem a alimentação especificada no terminal, quem roteia que deve procurar o datasheet da peça e liga-la ao VCC.

muitas vezes o proteus te indica os lugares aonde colocar os componentes e até muda as ligações. Creio q é normal e continua correto?

Sim, o ARES sempre busca a menor distância entre os pontos de ligação, mas isso é uma faca de dois gumes, algumas vezes buscamos colocar no lugar mais prático ou esteticamente agradável e acabamos nos prejudicando na hora de rotear.

Sua idéia é muito boa, de facil entendimento e execução. O problema vai ser achar esse 18F2550, agora que estão utilizando-o para destravar o PS3 ele sumiu do mercado e quem tem cobra caaarooo  Batendo Cabeça Cheesy

Se tiver algum problema em gerar o código temos excelentes programadores no forum.
Registrado
ericmaicon
Visitante
« Responder #6 : 22 de Dezembro de 2010, as 23:49:05 »

eu estava pensando em fazer com o 4550...eu tenho um q fiz no gravador de PIC q tenho...e acho q paguei 20 reais pelo mercado livre!!

outra dúvida q surgiu é que a parte que usei do edrums utiliza 8v...já a do USB utiliza 5V...o cara lá da empresa me indicou usar auto alimentação (ou algo assim) no USB e usar fonte externa de 8v pro restante...o q v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) me indicam?
ele falou q existe algo q botamos no codigo q fala pro usb usar a própria alimentação..mas nao achei isso na net!!
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #7 : 23 de Dezembro de 2010, as 08:40:13 »

Eu tenho um PicKit com o 2550 também, e já esta com os eeprons (24c512) para a função "pic to go". Na época pagava uns USD 5,40...

O ideal é usar fonte externa mesmo, pra tudo... Já queimei 2 USB dos PCs da loja tentando alimentar circuito por elas  Cheesy

Registrado
ericmaicon
Visitante
« Responder #8 : 23 de Dezembro de 2010, as 10:17:44 »

poxa eu tou usando um macbook..nao seria legal eu queimar a usb dele com 2 meses de uso!!
=(

mas ai eu ligaria em 2 tomadas? nao tem como eu adaptar o circuito pra usar 1 fonte somente? como eu faria?
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #9 : 23 de Dezembro de 2010, as 11:11:43 »

 Não cara, só uma fonte deve servir. São 8V e 5V, certo? Use um regulador na saída de 8V, para ter uma outra saída, com 5V. Esse regulador é um 7805, procure o datasheet do mesmo para informações mais abragentes. Pronto: agora você tem duas tensões na mesma fonte: 5 e 8V. Não esqueça de observar no datasheet do 7805 suas especificações máximas, para ver se o mesmo é adequado ao seu projeto.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #10 : 23 de Dezembro de 2010, as 11:35:58 »

Exato, faça como o Fred sugeriu...

Só se atente a corrente do circuito ok? Esses reguladores só aguentam 1A.
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #11 : 23 de Dezembro de 2010, as 18:54:22 »

Estou acompanhando o tópico... e interessado no projeto!
Vi que esta usando Proteus se precisar de alguma ajuda estou a disposição.
Boa sorte!
Abraço
Registrado

Americana-SP
ericmaicon
Visitante
« Responder #12 : 27 de Dezembro de 2010, as 07:30:47 »

Então..dei uma atualizada nas placas e dessa vez não usei o auto router....muito menos o auto placer!!
hehehe

demorei viu..e ficou com alguns jumper..mas tá valendo..ficou do jeito q eu queria!!

a placa tinha ficado metade de um A4...ai o povo daqui me falou q ia ficar uns 150,00 q d (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu fosse mandar fazer. Com isso me deram a sugestão de fazer plaquinhas para os Pads e 1 placona para o USB + PIC. Fiz uma de 4cm, pra ficar barato e outra de 16x4 eu acho...

Outra coisa, não achei um conector RJ11 no Proteus (quero conectar as placas entre si com ele, pois vou passar 3 fios entre elas - entre o pad e a placa vou usar o cabo de som normal - P10), então fiz com 2 sockets...lol!!

eu só queria se possível q alguém validasse ou sei lá...me desse um ok pra eu fazer a plaquinha...só pra eu não gastar muita grana!!
=)

segue abaixo:






parte sem o PIC:






comecei a programar t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)...não sei se vou conseguir sozinho..mas é o meu desafio!!
=)

Feliz natal ai galera!
Registrado
norverto
Visitante
« Responder #13 : 28 de Novembro de 2012, as 18:56:45 »

ericmaicon como correu o projeto? Eu tenho a ambição de um dia construir um saxofone electrónico, pois sou saxofonista e apaixonado por vst's.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal