Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 18:52:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: terra virtual  (Lida 20717 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #15 : 29 de Fevereiro de 2012, as 16:49:46 »

Na duvida, sempre use galochas.

 Legal!
Registrado
bec2010
Visitante
« Responder #16 : 21 de Abril de 2012, as 03:16:45 »

e eu que achava que tinha apreendido o que era terra virtual...
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #17 : 05 de Setembro de 2012, as 10:05:23 »

Mas...voltando ao assunto TERRA VIRTUAL...nós que não temos aterramento em nossas casas, apenas fio neutro e fase...como podemos eliminar (ou reduzir) ruídos em nossos circuitos, que mesmo sem loop de GND, devidamente blindados, usando fontes bem feitas reguladas e estabilizadas, usando cabos coaxiais e filtros de linha com capacitores e indutores com ferrite em paralelo e etc....e ainda assim o "FDP" do pedal ou do instrumento musical (também devidamente blindado) insiste em dar ruído característico de falta de aterramento?  Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça

Alguém poderia dar uma idéia? Wink
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #18 : 05 de Setembro de 2012, as 11:18:42 »

Olá.

Nossas instalações TÊM terra, sim...ele está no neutro, que é aterrado em vários pontos da rede de distribuição e, pelo menos, no quadro de medições da casa.

Veja o que diz a NBR 5410, cap 312, item 312.2.2 :

312.2.2 Aterramento do neutro

Quando a alimentação provier de uma rede de distribuição pública em baixa tensão [ baixa tensão é aquela < 600 V ] o condutor neutro deve sempre ser aterrado na origem da instalação do consumidor [ geralmente é o quadro de medidores ].

Mais adiante, descrevendo os tipos de sistemas de aterramento :

312.2.3 Sistema TN
312.2.3.1 Os sistemas TN têm um ponto diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção. De acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção [ o de " aterramento " ] considera-se três tipos de sistemas TN, a saber :

a) sistema TN-S, no qual o condutor neutro e o de proteção são distintos [ esse tem o " aterramento " separado ];

b) sistema TN-C-S no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor numa parte do sistema;

c) sistema TN-C no qual as funções de neutro e proteção são combinadas em um único condutor ao longo de todo o sistema [ esse é o que geralmente temos em casa ].

Do exposto, mostra-se que não há nada errado em utilizar o neutro como condutor de aterramento, já que, inclusive, ESSA FUNÇÃO É PREVISTA NA NBR 5410 ! Além do mais, a função do aterramento em instalações elétricas é diferente daquela visada em sistemas eletrônicos. Em instalações elétricas, visa-se evitar o choque elétrico; em sistemas eletrônicos, visa-se a eliminação de interferências e a blindagem de circuitos, funções que não necessitam de uma conexão à terra ( através de uma haste de aterramento ) para serem efetivas.

Cuidado : para sistemas elétricos e eletrônicos, os ( as ) terras podem ser pontos diferentes !

Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #19 : 06 de Setembro de 2012, as 07:40:26 »

Sei...então a idéia de fazer uma malha trançada com barras de cobre ou até mesmo uma haste de cobre a tantos metros de profundidade e etc...e fazer um sistema de aterramento separado, para poder usar o 3º plug da tomada de quase maioria dos equipamentos e o fio verde no chuveiro? Nem precisa, pois o nosso sistema "TN-C" já nos dá um aterramento "combinado" com o NEUTRO...é isso?

Sei....mas voltando á duvida do tópico...
E aqueles anéis de ferrite com o fio enrolado, o tal "CORE ou indutor" que é sugerida a instalação em paralelo (entre fase e neutro) na entrada da alimentação do circuito de filtros de linha?
Já vi isso dentro de preamps até de contrabaixo, como é o caso do meu Alembic!

Seria aplicável esse indutor, no meu caso, que quero eliminar ruídos no preamp de outro contrabaixo? Se sim, onde e como seria essa instalação desse indutorzinho?
 Legal!
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #20 : 06 de Setembro de 2012, as 10:08:04 »

Sei...então a idéia de fazer uma malha trançada com barras de cobre ou até mesmo uma haste de cobre a tantos metros de profundidade e etc...e fazer um sistema de aterramento separado, para poder usar o 3º plug da tomada de quase maioria dos equipamentos e o fio verde no chuveiro? Nem precisa, pois o nosso sistema "TN-C" já nos dá um aterramento "combinado" com o NEUTRO...é isso?

Sim. Pode não ser a solução ideal ( conceitualmente, o sistema TN-S seria melhor ao separar os fios de proteção e neutro ) mas é previsto em norma e, por conseguinte, plenamente viável e aceito.

Quanto ao método de efetuar o contato à Terra, ele depende das características do terreno. Aqui em casa, onde o lençol freático fica a 20 cm de profundidade, basta cravar uma haste de 1,5 para dar um bom terra. Noutros lugares, especialmente em solos rochosos e secos, é necessário abordagens mais elaboradas.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 06 de Setembro de 2012, as 11:21:59 »

.... Aqui em casa, onde o lençol freático fica a 20 cm de profundidade, basta cravar uma haste de 1,5 para dar um bom terra.....

Você mora no pântano ou brejo ?  Só cavar com uma enxada que sai água ?  Poxa ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #22 : 06 de Setembro de 2012, as 11:23:01 »

A ideia do terceiro pino é seguinte, a grosso modo.

Suponha que você tenha um equipamento com gabinete de metal, ligado à rede por um cabo de dois pinos (neutro e fase). Agora suponha que por acidente o fase se solte lá dentro do equipamento e encoste no gabinete. O gabinete agora está "vivo", se você encostar toma um choque.

Agora suponha que o equipamento seja ligado à rede por um cabo com três pinos (fase, neutro e terra de proteção). O terra de proteção está ligado ao neutro lá no quadro como manda a norma. O fase tem um disjuntor lá no quadro e passa por um fusível assim que entra no equipamento. Se por acidente o fase se soltar e encostar no gabinete, vai ocorrer um curto fase-neutro (já que o gabinete está ligado ao terra de proteção que por sua vez está ligado ao neutro lá no quadro) e ou o fusível ou o disjuntor vão abrir. Se você encostar, não tem choque.

Tem um livrinho do Luiz Fernando Cysne que explica isto de forma bem didática, com vários desenhos e explicando as situações mais comuns.

A função do terra do terceiro pino é esta, e não blindagem contra ruídos. Inclusive, dependendo de como é feito o aterramento do sinal eletrônico em cada equipamento e a interconexão entre os equipamentos, o terceiro pino pode até atrapalhar, criando loops de terra.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
a.sim
Visitante
« Responder #23 : 06 de Setembro de 2012, as 13:49:39 »

Você mora no pântano ou brejo ?  Só cavar com uma enxada que sai água ?  Poxa ...
[/quote]

Olá.

Todo o centro da vila de São Leopoldo foi construído dentro do leito secundário do Rio dos Sinos. O solo, aqui, é composto de cerca de 20m de argila orgânica, depositada sobre um substrato de arenito.

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 12 de Setembro de 2012, as 17:23:33 »

Sei...então a idéia de fazer uma malha trançada com barras de cobre ou até mesmo uma haste de cobre a tantos metros de profundidade e etc...e fazer um sistema de aterramento separado, para poder usar o 3º plug da tomada de quase maioria dos equipamentos e o fio verde no chuveiro? Nem precisa, pois o nosso sistema "TN-C" já nos dá um aterramento "combinado" com o NEUTRO...é isso?

Sim. Pode não ser a solução ideal ( conceitualmente, o sistema TN-S seria melhor ao separar os fios de proteção e neutro ) mas é previsto em norma e, por conseguinte, plenamente viável e aceito.

Plenamente aceito não! Previsto, recolhecido e desaconselhado.  O aconselhável é usar TN-S.

Camaradas, sei que este não é o tópico, mas o neutro conduz corrente, e pode atrapalhar bastante qualquer equipamento de áudio ou até um computador, se for usado como aterramento.  Não faça esta bobagem.

Voltemos ao tópico então: terra virtual.

Abraços, T+
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #25 : 12 de Setembro de 2012, as 23:04:47 »

O Neutro aqui de casa mede uns 10vAC se eu medir ele com um ponto de terra, o aterramento no "relógio" é justamente para zerar o neutro que normalmente já vem da rua bichado.

Mas não é toda casa/prédio que aterra no relógio, então usar o neutro como terra é sempre furada.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #26 : 13 de Setembro de 2012, as 08:25:01 »

Plenamente aceito não! Previsto, recolhecido e desaconselhado.  O aconselhável é usar TN-S.

A Norma não afirma isso, talvez por que o pessoal que a escreveu entenda pouco de Instalações Elétricas. Uma boa ideia é enviar um email À ABNT pedindo para reavaliarem esse tópico da Norma.

Camaradas, sei que este não é o tópico, mas o neutro conduz corrente, e pode atrapalhar bastante qualquer equipamento de áudio ou até um computador, se for usado como aterramento.  Não faça esta bobagem.

Aterramento é proteção contra falhas que possam causar choque elétrico nas estruturas externas de um equipamento. Isso, sim, está bem claro na Norma. Não é para proteger ou evitar interferências em equipamentos eletrônicos, mesmo porque os extensos comprimentos do fio de aterramento ( entre o equipamento e o ponto de aterramento ) anulariam qualquer efeito nesse sentido.



-----
O Neutro aqui de casa mede uns 10vAC se eu medir ele com um ponto de terra, o aterramento no "relógio" é justamente para zerar o neutro que normalmente já vem da rua bichado.

Dependendo de como a medição foi feita, esse valor é irreal. Aliás, já está me parecendo irreal, pois supera a queda de tensão permissível em uma instalação doméstica. O que estás medindo é a indução de tensão na espira formada pelos fios neutro e aterramento, com o voltímetro interposto entre eles como uma carga de alta impedância.

Mas não é toda casa/prédio que aterra no relógio, então usar o neutro como terra é sempre furada.

Sim, toda instalação é aterrada junto ao quadro de medidores. Isso é previsto no Regulamento de Instalações Consumidoras. Quanto a usar o neutro como condutor de aterramento, vide postagem acima...
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, as 08:43:56 por a.sim » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #27 : 13 de Setembro de 2012, as 09:32:15 »

Sim, toda instalação é aterrada junto ao quadro de medidores. Isso é previsto no Regulamento de Instalações Consumidoras. Quanto a usar o neutro como condutor de aterramento, vide postagem acima...

Em um mundo ideal todas seriam, mas pelo menos aqui no Rio de Janeiro nunca vi nenhuma casa com aterramento no relógio e olha que já morei em 3 vilas diferentes, aqui a maioria das instalações só usa o neutro que vem do "poste".

Então veja o meu caso em fotos.

Tensão na tomada:


Fase na maçaneta:


Terra na maçaneta as 09:00 da manhã (varia conforme o horário):


Terra na maçaneta com o chuveiro elétrico ligado as 09:00 da manhã.



Logo se usasse o Neutro como Terra neste momento, eu teria uma tensão de uns 8vAC nas cordas.
Por ai que a corrente parasita faz a festa enchendo os equipamento de áudio com seu "hum".
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, as 09:37:58 por felixmeirelles » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #28 : 13 de Setembro de 2012, as 09:59:11 »

Em um mundo ideal todas seriam, mas pelo menos aqui no Rio de Janeiro nunca vi nenhuma casa com aterramento no relógio e olha que já morei em 3 vilas diferentes, aqui a maioria das instalações só usa o neutro que vem do "poste".

Sugiro consultar o Regulamento de Instalações Consumidoras da distribuidora que atende a sua cidade, que deve detalhar como o aterramento deve ser feito em cada unidade consumidora. O fato do colega não ter " visto " o ponto de aterramento não significa que ele não exista. Aqui no RS, inclusive, é necessário deixar um poço de inspeção para a haste de aterramento, com tampinha padrão e tudo.

Então veja o meu caso em fotos
Logo se usasse o Neutro como Terra neste momento, eu teria uma tensão de uns 8vAC nas cordas.
Por ai que a corrente parasita faz a festa enchendo os equipamento de áudio com seu "hum".

Essas medidas são irreais, causadas pela captação de 60 Hz e " tudo o mais " na espira formada pelo condutor neutro através da resistência de 10 M do multiteste. Baixa a impedância do multiteste com um resistor de 10k em paralelo com as ponteiras que a leitura vai cair bastante. Para tirar a dúvida, faz a mesma medida em uma rede com condutor de aterramento separado, para ver se a tensão do fio de aterramento dá " zero " contra a maçaneta da porta...que está longe de ser um terra correto, não é mesmo ?

-----
Mais ainda : eu achei o RIC da Light, que é quem atende o RJ capital. Veja o que ele diz (http://www.light.com.br/recon/recon_bt_versao_completa_04-08-09.pdf ; pg 28) :

8 - Aterramento das instalações
8.1 - Aterramento do condutor neutro
Em cada edificação, junto ao gabinete de medição e/ou a proteção geral de
entrada de energia elétrica, como parte integrante da instalação, é obrigatória a
construção de malha de terra constituída de uma ou mais hastes interligadas
entre si (no solo), à qual deve ser permanentemente interligados, o condutor de
neutro do ramal de entrada de energia elétrica e o condutor de proteção. Como
complemento para a condição de aterramento do neutro ver item 8.2 a seguir.


Se uma das três casas onde o colega morou não estivesse dentro da Norma, a Light nem ligaria a rede.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, as 10:14:21 por a.sim » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #29 : 13 de Setembro de 2012, as 10:24:39 »

A.sim só se for o ponto de aterramento wireless para eu não ter visto, a maioria das casas aqui tem a elétrica largada com fios totalmente fora dos padrões, terra então é um sonho, sem contar, que muitas casas como a minha, ficam em cima de pedras de alguns quilômetros de extensão.

Vamos por partes:

Chuveiro Ligado:


Fio tosco no terra:


Led bicolor + 1k + 4148 afastado da maçaneta:


Led bicolor + 1k + 4148 com os 2 catodos em contato com a maçaneta:


Led bicolor + 1k + 4148 com o catodo vermelho em contato com a maçaneta:


Led bicolor + 1k + 4148 com o catodo verde em contato com a maçaneta:


Como o Patines disse o neutro traz corrente, o suficiente para acender um led em configuração não habitual com 1k de resistência.

É triste, mas essa é a realidade na maioria dos lares brasileiros, o neutro fornecido pelas companhias são sobrecarregados e o aterramento residencial acaba por ser ignorado pelo custo, então temos um monte de equipamentos sensíveis a merce da sorte.



« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, as 10:39:36 por felixmeirelles » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.067 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal