Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 18:56:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alteração de curvas de potenciômetros!  (Lida 9925 vezes)
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« : 10 de Fevereiro de 2013, as 20:26:13 »

Encontrei na net uma boa explicação para alteração de curvas no site do Newton C Braga, bem interessante!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/ideias-dicas-e-informacoes-uteis/49-tiristores/2553-ip233
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #1 : 10 de Fevereiro de 2013, as 20:49:25 »

A proposta de Newton C. Braga é ilustrada pela seguinte imagem

Citar
"Potenciômetros comuns possuem curvas de variação de resistência logarítmicas ou lineares (log ou lin). No entanto, numa aplicação pode ser necessário alterar a curva de um potenciômetro de modo a atender uma necessidade específica. Podemos fazer esta alteração com a ligação de resistores externos, conforme mostra a figura abaixo. Os valores dos resistores utilizados vão determinar a nova curva de resposta."
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Essa alteração realmente funciona?

Alguém saberia dizer quais os cálculos para determinar os resistores que devem ser usados?


Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #2 : 10 de Fevereiro de 2013, as 21:22:03 »

Pode até funcionar mas, não é a mesma coisa do potenciômetro certo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
JoaoVarios
Visitante
« Responder #3 : 10 de Fevereiro de 2013, as 23:43:07 »

Pode até funcionar mas, não é a mesma coisa do potenciômetro certo
Foi o que tinha ouvido dizer.

Sendo assim, no caso do DOD 250 e/ou no MXR Distortion +, cujo layout pede um rev-log de 500K, o melhor ainda seria usar um linear de 100K?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #4 : 10 de Fevereiro de 2013, as 23:48:00 »

Sendo assim, no caso do DOD 250 e/ou no MXR Distortion +, cujo layout pede um rev-log de 500K, o melhor ainda seria usar um linear de 100K?

Sem querer ser engraçadinho ou coisa que o valha... O melhor é usar o 500KC (rev. log.)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
JoaoVarios
Visitante
« Responder #5 : 10 de Fevereiro de 2013, as 23:56:22 »

Sendo assim, no caso do DOD 250 e/ou no MXR Distortion +, cujo layout pede um rev-log de 500K, o melhor ainda seria usar um linear de 100K?

Sem querer ser engraçadinho ou coisa que o valha... O melhor é usar o 500KC (rev. log.)
Cheesy Cheesy Cheesy

Acho que me expressei mal.

Na falta do rev. log. de 500K pedido no layout (que não é muito fácil de se encontrar), é melhor usar um linear de 100K que "tentar" montar um rev. log. seguindo a dica citada no tópico?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #6 : 11 de Fevereiro de 2013, as 00:00:58 »

Acho que me expressei mal.

Na falta do rev. log. de 500K pedido no layout (que não é muito fácil de se encontrar), é melhor usar um linear de 100K que "tentar" montar um rev. log. seguindo a dica citada no tópico?

Bom eu não sei de onde você tirou essa dica mas, eu usaria um de 500k logarítmico ou linear (novamente: oque vai mudar é somente o modo em que o controle vai atuar) porque não consigo entender o motivo de mudar o valor do potenciômetro assim tão drásticamente.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #7 : 11 de Fevereiro de 2013, as 01:58:00 »

Acho que me expressei mal.

Na falta do rev. log. de 500K pedido no layout (que não é muito fácil de se encontrar), é melhor usar um linear de 100K que "tentar" montar um rev. log. seguindo a dica citada no tópico?

Bom eu não sei de onde você tirou essa dica mas, eu usaria um de 500k logarítmico ou linear (novamente: oque vai mudar é somente o modo em que o controle vai atuar) porque não consigo entender o motivo de mudar o valor do potenciômetro assim tão drásticamente.

Ou você pode comprar um potenciômetro de 500k log normal e conectá-lo ao contrário no circuito, assim terá um reverse-log.

Abraço,
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #8 : 11 de Fevereiro de 2013, as 08:33:05 »


 porque não consigo entender o motivo de mudar o valor do potenciômetro assim tão drásticamente.

A explicação que deram a mim para isso é que um pot de 500kc, por exemplo, quando estiver na faixa de resistência que vai mais ou menos de 100k até zero, já estará trabalhando em uma curva linear. Assim, é possível usar um de 100k semmuito prejuízo ao efeito
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 11 de Fevereiro de 2013, as 09:27:18 »

Neste link tem tudo que você precisa saber sobre como fazer as contas (em inglês):

http://www.geofex.com/Article_Folders/potsecrets/potscret.htm

Funciona, mas dizer que fica perfeito seria um exagero.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
JoaoVarios
Visitante
« Responder #10 : 11 de Fevereiro de 2013, as 19:23:43 »

Bom eu não sei de onde você tirou essa dica mas, eu usaria um de 500k logarítmico ou linear (novamente: oque vai mudar é somente o modo em que o controle vai atuar) porque não consigo entender o motivo de mudar o valor do potenciômetro assim tão drásticamente.
Bossman, a dica é dada no PDF do Layout do MXR Distortion Plus Mas Distortion do Tonepad, porém, fiz confusão: o correto é um pot. Log. de 100K, e não linear como eu havia dito.

Valeu pela atenção.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #11 : 11 de Fevereiro de 2013, as 22:35:07 »


a dica é dada no PDF do Layout do MXR Distortion Plus Mas Distortion do Tonepad, porém, fiz confusão: o correto é um pot. Log. de 100K, e não linear como eu havia dito.

Valeu pela atenção.

Você não fez confusão não. Para que a mod funcione o certo é 100k linear mesmo, como você havia dito...
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
JoaoVarios
Visitante
« Responder #12 : 12 de Fevereiro de 2013, as 22:09:15 »


a dica é dada no PDF do Layout do MXR Distortion Plus Mas Distortion do Tonepad, porém, fiz confusão: o correto é um pot. Log. de 100K, e não linear como eu havia dito.

Valeu pela atenção.

Você não fez confusão não. Para que a mod funcione o certo é 100k linear mesmo, como você havia dito...
Interessante Jairo, porque eu me lembrava que era linear, mas no PDF diz Logaritimico.  Roll Eyes
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #13 : 12 de Fevereiro de 2013, as 22:30:03 »


Interessante Jairo, porque eu me lembrava que era linear, mas no PDF diz Logaritimico.  Roll Eyes


Se for no pdf do tonepad, o pancho peña recomenda 100k log para o volume, como é usado no dod 250
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 12 de Fevereiro de 2013, as 22:48:26 »

Um artigo muito melhor explicado sobre alterações em potenciometros: http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal