Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 08:46:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: EF184 no Valvolab (sugestão de pré)  (Lida 58043 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 24 de Setembro de 2010, as 16:27:33 »

Oi Pessoal

Na minha bancada eu tenho uma pequena ferramente que chamo de Valvolab. É uma protoboard para válvulas e vem em vários tamanhos. Nas fotos abaixo dá para ver a versão para 9 pinos miniatura.

Nesta quinta depois do expediente eu coloquei uma EF184 para funcionar, com intuito de encontrar um bom ponto de operação. O trabalho é um pouco tedioso pois consiste em se ajustar continuamente potenciometros para mudar de forma contínua o ponto de operação. Uma vez identificado um ponto promissor, é preciso trocar a válvula por pelo menos duas outras de lotes diferentes para testar a estabilidade.

O resultado não poderia ser melhor! Fiquei surpreso com o ganho que consegui da válvula. O ganho em circuito aberto chegou a 530 para a válvula mais forte e 500 para a mais fraca. Valores muito altos se comparados a da EF86, por exemplo. No circuito completo, com resistor de grade para o estágio seguinte de 1M o ganho médio ficou em 430.

Os testes foram feitos com +B de 250V, mas o circuito trabalhou de forma estável com valores entre 170 e 300V. O ganho cai um pouco com a tensão, mas ainda assim fica acima dos 300 para 170V.

Como já havia sido quetionado sobre a EF184, resolvi postar os resultado. No circuito anexo os capacitores devem ser entendidos como valores mínimos. Foram calculados para uma banda passantes começando em 20Hz. Para a turma da guitarra está de bom tamanho. Quem for usar com baixo, é bom colocar pelo menos o dobro. Se quiser usar em áudio, como por exemplo num pré RIAA, melhor usar valores 10 vezes maiores.

Com um sinal mais forte ela satura bem, dando uma distorção tipo cremosa. As ondas ficam comprimidas sem perder muito a forma. Quem quiser ainda mais distorção, pode usar este mesmo circuito com uma EF183, que por sua natureza de ganho variável, começa a distorcer bem antes da EF184.

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 27 de Setembro de 2010, as 14:23:10 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 24 de Setembro de 2010, as 21:34:15 »

Sabia que um dia iria usar as EF184 que tenho aqui! Já estou me coçando pra montar! Obrigado por ter compartilhado conosco sua experiência Eduardo.

Mas como sempre tem que os chatos querendo modificações hehe. Será que não daria pra implementar um potenciometro de tone nele não? (um de volume é moleza..) ai ficaria perfect!
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, as 21:37:35 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 25 de Setembro de 2010, as 07:20:13 »

Olá Bossman

Você pode pendurar o que quiser depois do capacitor C4. A válvula vai entender o que estiver depois de C4 como parte da carga. O que pode acontecer é perder um pouco do ganho, mas com quase 53dB de ganho, mesmo que caia para a metade ainda é muito. Pode pegar qualquer circuito de controle de freqüência que você tiver e colocar no lugar de R4.

Da forma como está este circuito tem um swing de 23V limpos na saída. Tenho a inteção de trabalhar um pouco mais nele e conseguir ainda mais ganho mesmo que com menos swing. Se eu conseguir pelo menos 60dB, posso fazer um RIAA com apenas uma válvula! Estou a apenas 17dB de ressucitar meus bolachões! Smiley

Abraços

Eduardo.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, as 08:25:33 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 25 de Setembro de 2010, as 14:10:45 »

Olá Bossman

Você pode pendurar o que quiser depois do capacitor C4. A válvula vai entender o que estiver depois de C4 como parte da carga. O que pode acontecer é perder um pouco do ganho, mas com quase 53dB de ganho, mesmo que caia para a metade ainda é muito. Pode pegar qualquer circuito de controle de freqüência que você tiver e colocar no lugar de R4.

Eduardo.

Ok. E se eu quizer recuperar esse ganho perdido pela adição do controle de tom ? Eu poderia adicionar mais uma válvula dessa?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 25 de Setembro de 2010, as 18:54:04 »

Oi Bossman

Mesmo que você coloque um controle que corte 30dB, ainda assim vai ter mais ganho que uma 12AX7 pode dar. O ponto é que o ganho é tão alto que você pode deixar sem nada depois!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 25 de Setembro de 2010, as 21:54:14 »

Oi Bossman

Mesmo que você coloque um controle que corte 30dB, ainda assim vai ter mais ganho que uma 12AX7 pode dar. O ponto é que o ganho é tão alto que você pode deixar sem nada depois!

Abraços

Eduardo

Sendo assim... está ótimo então.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #6 : 26 de Setembro de 2010, as 19:27:05 »

Pode postar um sample? abraço.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #7 : 26 de Setembro de 2010, as 21:09:28 »

Olá!

Sabe me dizer a potencia dele?

Abraços!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 26 de Setembro de 2010, as 22:55:38 »

Oi Cogumelo

Como assim potência? Isso é um pré! Tem um ganho de 53dB, mas potência não é o caso aqui. Poderia esplicar o que exatamente quer saber?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 26 de Setembro de 2010, as 23:14:39 »

Excelente contribuição, Eduardo! Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Cogumelo
Visitante
« Responder #10 : 27 de Setembro de 2010, as 10:03:11 »

Desculpe, eu entendi errado  Cheesy.
É que eu tenho uma dessa EF184 aqui mais não sei se funiona, e eu li em um manual de valvulas que ela gera 2,5W. Nem me liguei que era pré. Desculpe a pergunta idiota.
Abraços!

Mensagem Mesclada
Olhei o esquema denovo, me confundi pois sempre vejo os potenciometros nos prés.  Toma na Cabeça
« Última modificação: 27 de Setembro de 2010, as 10:05:09 por Cogumelo » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 27 de Setembro de 2010, as 10:12:01 »

Oi Cogumelo

Você está confundindo os conceitos. A EF184 adimite uma dissipação de placa de 2,5W. Isso não tem ligação direta com potência de áudio. A EL84 por exemplo admite 12W de dissipação e em PP gera 15W de áudio. Já a EL36 adminte apenas 10W de dissipação e gera 45W de áudio!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cogumelo
Visitante
« Responder #12 : 27 de Setembro de 2010, as 11:52:39 »

Pois é, viajei legal nos conceitos. Peço desculpas pela confusão.

Abraços!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 27 de Setembro de 2010, as 13:22:37 »

Pois é, viajei legal nos conceitos. Peço desculpas pela confusão.

Não saber, tudo bem... mas agora pedir Desculpas?!? Pega leve!

Qualquer dia você ajuda o Eduardo em outra questão. É assim que funciona!O site existe justamente para isso, satisfazer as dúvidas de todos.

Além disso, essa é uma dúvida comumente encontrada WEB a fora.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 27 de Setembro de 2010, as 14:15:10 »

Oi Pessoal

É isso mesmo, Cogumelo! Cada um sabe um pouco e tem alguns recursos. Juntando os esforços é que fazemos a diferença!

Eu sei bastante coisa sobre válvulas, mas não me peça para polarizar um transistor! Estado sólido não é a minha práia!

Cada um na sua!

E para manter o tópico, fiz mais alguns testes no final de semana e alterei o resistor de catodo para 1K5. Não afeta o ganho de forma significativa e melhora o swing que agora é de 46V. Vai ser barra controlar esse canhão de ganho. Com um sinal de 0,1V na grade ele dá 46V na saída! Começa a distorcer com o volume da guitarra no 1!!! Pode esquecer o canal limpo ou colocar o controle de tom antes da válvula!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 27 de Setembro de 2010, as 14:29:05 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal