Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 14:45:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em amp valvulado  (Lida 60889 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 02 de Agosto de 2012, as 10:59:22 »

Oi TcGomes

Multiplicadores de tensão possuem uma reatância interna que faz com que percam eficiência em correntes altas. Quatro vezes é um tipo de limite para qualquer coisa que vá demandar corrente maior que 20mA.

Por outro lado você tem apenas 6VA no seu minusculo transformador 12+12 500mA. Precisa pelo menos o dobro disso para alimentar a EL84 com a folga necerrária.

O uso de uma impedância de transformador de saída diferente da indicada fará o amplificador perder eficiência.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 02 de Agosto de 2012, as 11:52:59 »

tcgomes, usar um transformador com primario de 3K para o 100Buck é quase o mesmo que ligar um falante de 16Ohms na saida de 8ohms do transformador de 1K7.
Quanto ao dobrador para o HT de uma EL84, porque não pega um com secundario com tensão mais alta?
Um 30+30v (sem usar o CT) com um quadruplicador vai te dar uns 250V. Para ter 55mA, pegue um de 800mA.
E mais um de 6V para os filamentos...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #17 : 02 de Agosto de 2012, as 12:04:20 »

Kem, vamos ver se percebi: então se eu colocar um quadriplicador de tensão e colocar num transformador de 30+30v 800 mA, consigo alimentar pelo menos a etapa de potência do high octane ou o firefly, certo?

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #18 : 02 de Agosto de 2012, as 16:32:43 »

tcgomes, com desses e + 1 de 6V 1.5A você alimenta todo um P1...
o probema é ver se compensa...
Você vai gastar uns R$60,00 de transformadores e + uns R$10,00 a mais de capacitores pro quadruplicador.
O transformador para o Iall que tem na altana da conta de um P1 e custa R$99,00.
E é um transformador a menos pra colocar no chassis...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #19 : 02 de Agosto de 2012, as 16:43:54 »

Kem, o problema é que eu não sou do Brasil, sou português, e só me compensa comprar transformadores na europa, mais espcificamente na U.E. e é muito mais facil arranjar transformadores pequenos, porque tenho uma loja ao pé de casa e é mais prático comprar lá. Já agora, um transformador um pouco mais pequeno do que o de 30+30v, também daria? Por exemplo um de 24+24v 1A? E o de 6v pode ser 2A?

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #20 : 02 de Agosto de 2012, as 16:51:41 »

A amperagem pode ser maior sim... sem problema.
Mas 24+24V vai dar um HT de uns 200V... meio baixo pra EL84, mas da pra usar. A potencia final vai ser menor nesse caso.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #21 : 02 de Agosto de 2012, as 16:53:06 »

Já agora, isso daria para que potência?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 02 de Agosto de 2012, as 16:54:47 »

tcgomes, com desses e + 1 de 6V 1.5A você alimenta todo um P1...
o probema é ver se compensa...
Você vai gastar uns R$60,00 de transformadores e + uns R$10,00 a mais de capacitores pro quadruplicador.
O transformador para o Iall que tem na altana da conta de um P1 e custa R$99,00.
E é um transformador a menos pra colocar no chassis...

Oi Kem, pelo o que eu entendi, o amigo TcGomes não é brasileiro e pelo jeito vive na Europa (Portugal ?), então pra ele não faz sentido ficar dando referências de preços aqui do Brasil.  Ele tem que se virar com o que encontrar no país dele ou nos países da comunidade européia (o que deve ter bastante oferta).  talvez procurando em sites britânicos, franceses, italianos, alemães, seja mais em conta achar um transformador adequado para o projeto.

http://www.sowter.co.uk
http://www.vvttransformers.co.uk
http://valvole-audio.com/trasformatori-di-alimentazione.html?osCsid=rr4toprpa77e5iq6hj36uis622

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #23 : 02 de Agosto de 2012, as 17:01:01 »

xformer, eu vi isso depois que tinha citado a Altana.
Mas também foi só um exemplo, ele deve achar algo similar por la.

tcgomes, não tem como calcular isso a olho, mas deve perder pouco mais de 1W. De 5~6W deve cair para uns 4W.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #24 : 02 de Agosto de 2012, as 17:08:27 »

Oi xformer, é isso mesmo eu vivo em Portugal e sou português. Eu o transformador de saída eu vou mandar vir da Alemanha. O transformador de força para me iniciar nos amps valvulados quero os ditos "normais", mas em principio esses dois transformadores de força não vão ser permanentes. À medida que for evoluindo tanto na electrónica como na vida financeira (ainda por cima sou menor, é dificil de arranjar dinheiro) vou investindo mais na electrónica. Até porque estou tirando um curso, que vou começar em Setembro o 2º ano.

Sendo que o amp daria cerca de 4w, teria de usar um transformador de saida com uma potência entre os 5 e os 10w certo?

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 02 de Agosto de 2012, as 17:42:53 »

TcGomes, se você quer usar transformadores de força pequenos eu faria da seguinte maneira:

- Em Portugal, a tensão da rede é 220Vac e 50Hz (confirme). Olhando o esquema do P1, o transformador de força é um Hammond 269EX de 43VA. 115Vac de primário e 190-0-190Vac de secundário a 0,065A  mais o de secundário de filamentos de 6,3Vac @ 2,5A.  Veja que a parte de alta tensão usa não mais do que 20VA
No esquema, usando esse transformador na rede de 120Vac (EUA) o secundário seria um pouco mais de 190Vac (no esquema 214Vac), mas eu acho que tem algo errado pois pela minha conta seria uns 198Vac.

- De qualquer maneira, 214Vac é quase a tensão da rede em Portugal. Se você usar um resistor de potência em série pra derrubar um pouco a tensão para 214Vac, você tem duas opções:  1) achar um transformador de isolação com primário e secundário de mesma tensão (é comum pois se usa muito em instrumentos pra isolá-los da rede) ou 2) Comprar dois transformadores de força de fonte de alimentação, tipo 220Vac/12Vac de 2A e ligá-los invertidos (primário do primeiro na rede de 220vac, secundário do primeiro com o secundário do segundo, tendo a saída no primário do segundo transformador, obtendo novamente os 220Vac - com um pouco de sorte, as perdas farão chegar a 214vac, mas agora isolados) - tem um tópico sobre essa ligação explicado pelo Eduardo e um vídeo no YouTube.  Transformadores desse tipo são muito comuns e fáceis de achar.
- Para a alimentação dos filamentos, um de 220Vac/6Vac @ 2A deve bastar.  Seriam então 3 transformadores para a parte de alimentação, e mais o de saída.

- Pode também, se achar dois transformadores de 220Vac/6Vac, sendo o primeiro de uns 4A no secundário e o segundo de uns 2A. Assim a sobra de corrente do primeiro, daria pra alimentar os filamentos, e o restante iria para  o segundo transformador ser aumentado novamente para 220Vac.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #26 : 02 de Agosto de 2012, as 17:53:42 »

Oi xformer,

Sim a rede aqui em Portugal é 220 VAC 50 Hz.

Esse método dos transformadores invertidos não fica ruim em um power valvulado? Pelo menos foi o que ouvi dizer aqui no fórum.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 02 de Agosto de 2012, as 18:00:28 »

Não vejo problema algum. Além disso transformadores são muito mais eficientes do que usar multiplicadores de tensão com diodos e capacitores. Terás maior controle sobre a potência desejada (basta achar os transformadores adequados) e a única desvantagem será a necessidade de maior espaço físico.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #28 : 02 de Agosto de 2012, as 18:06:26 »

Mais uma coisa, nos transformadores para ligar de modo invertido, qual é a menor tensão e a menor amperagem necessária?

Já agora, para testes do amp, também posso usar um transformador de força como saida?

Abraços e desculpe estar a ser chato.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 02 de Agosto de 2012, as 18:16:56 »

Tens que decidir se vais usar dois transformadores iguais para obter a alta tensão (214Vac) e um transformador exclusivo para os filamentos (esse precisa ser de 6Vac e corrente suficiente pra alimentar as duas válvulas, veja a datasheet da 12AX7 e da EL84 pra ver quanto elas consomem em 6,3Vac e some).

No caso de dois transformadores iguais para a HT, o original da Hammond fornece 65mA no secundário. Então esse é o mínimo pra não incorrer em erro (no caso de ser um enrolamento de secundário sem CT e for retificar em ponte, uns 100mA serão mais adequados).  Para a tensão do secundário, qualquer valor serve (ex. 12Vac nos dois), o importante é obter de volta os 220vac ou 214Vac (com sorte e as perdas forem suficientes) no primário do segundo transformador.

-----

Já agora, para testes do amp, também posso usar um transformador de força como saida?


Não não deve, vai ficar ruim.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, as 18:22:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal