Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 14:59:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 13 14 [15] 16 17 18   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem de Power com TDA7294  (Lida 134850 vezes)
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #210 : 13 de Abril de 2013, as 19:35:33 »

Na verdade é que tem dois  negativos de propósito para cabo blindado como aquele ali é o power out!
Vou postar sim mas to escrevendo um artigo relembrando trabalho e produção de texto acadêmico,
misturado com informalidade, quero dividir a experiência do amp completa que foi toda fotografada,
o layout vai vir junto!

-----
Antes de divulgar um layout eu faço muito labteste para evitar dor de cabeça, o problema é,
o power está com um som fraco, tenho um meteoro atomic driver 25w que ganha do meu TDA, 100w
teoricamente, na minha fonte coloquei fusível para tensão positiva e negativa e depois de meia hora tocando
abriu o fusível da alimentação positiva, talvez o TDA foi junto ainda não sei, mas mesmo assim, notei que ele
tem um som baixo, e antes disso no teste rápido antes de dormir quando eu tocava uma nota bem grave,
ele peidava, o som saia com um efeito bem maluco tipo peidando mesmo, hoje não aconteceu, o pré que uso,
é o fender twin, layout do jplavareda, que já está ajustado para powers SS, estou meio decepcionado com os
power amps que montei, infelizmente talvez por incompetência minha nunca acaba ficando como eu gostaria :/

O Power que eu montei tem o capacitor de acoplamento logo na entrada 470nF, o fender twin, não consegui identificar,
se possui um capacitor de acoplamento, ou se caso tenha talvez eu precisa ajustar, ou se eu precise remover do meu power,
e por um jumper no lugar não sei, realmente não sei são dúvidas de iniciante ousado, tentando fazer grandes coisas,
mas que tem cautela, então peço, a ajuda de quem tiver um tempo para analizar!

1 das Perguntas resumidas para quem tiver preguiça de ler tudo:

O Fender Twin tem capacitor de acoplamento?
Preciso então retirar o meu de 470nF do meu Power?

-----
Acredito que o acoplamento do Fender Twin seja o c6 47nF, mas posso estar errado!
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, as 18:09:05 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #211 : 17 de Abril de 2013, as 00:32:01 »

Pelo que eu vi do layout o capacitor de acoplamento é o c6 mesmo, mas eu não tenho toda a certeza, talvez um dos mais gabaritados confirmem isso.  Roll Eyes
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #212 : 17 de Abril de 2013, as 15:43:06 »

Estou fazendo outra placa aqui um pouco diferente, vamos ver se agora da certo,  mas desta ver vou por jumper,
no lugar do acoplamento, pra ver se fica melhor....
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #213 : 17 de Abril de 2013, as 16:03:56 »

Sim, faça o teste, pois a associação de capacitores é calculada de forma inversa dos resistores, ou seja, se você usar 2 capacitores de mesmo valor em série, a capacitância equivalente será a metade do valor do capacitor em questão, por isso existe a necessidade de eliminar um capacitor, ou do pré ou do power!
Abraço!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #214 : 17 de Abril de 2013, as 16:11:57 »

Citar
Antes de divulgar um layout eu faço muito labteste para evitar dor de cabeça, o problema é,
o power está com um som fraco, tenho um meteoro atomic driver 25w que ganha do meu TDA, 100w

Marcus, você pode aumentar o ganho do amplificador. O ganho é programado pelos resistores R3 e R2 que formam a malha de realimentação.  A fórmula do ganho é:  G = 1 + R3/R2, ou seja  1 + 22000/680 = 33,3 vezes.  Pode ser pouco para o seu sinal de entrada.  Então experimente aumentar o valor de R3 (para talvez 47k, e tem que mexer no valor de R1 junto, fazendo-o de mesmo valor.  Com 47k, o ganho passa para: 1 + 47000/680 = 70,1, se não for suficiente, vai mexendo, vai mexendo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #215 : 17 de Abril de 2013, as 17:22:12 »

Marcus, você pode aumentar o ganho do amplificador. O ganho é programado pelos resistores R3 e R2 que formam a malha de realimentação.  A fórmula do ganho é:  G = 1 + R3/R2, ou seja  1 + 22000/680 = 33,3 vezes.  Pode ser pouco para o seu sinal de entrada.  Então experimente aumentar o valor de R3 (para talvez 47k, e tem que mexer no valor de R1 junto, fazendo-o de mesmo valor.  Com 47k, o ganho passa para: 1 + 47000/680 = 70,1, se não for suficiente, vai mexendo, vai mexendo.

Você se refere ao R2 R3 e R1 do meu layout né?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #216 : 17 de Abril de 2013, as 17:42:13 »

Você se refere ao R2 R3 e R1 do meu layout né?

Sim. E são as mesmas referências da datasheet.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #217 : 17 de Abril de 2013, as 18:19:48 »

Você se refere ao R2 R3 e R1 do meu layout né?

Sim. E são as mesmas referências da datasheet.

Obrigado e parabéns pelo avatar achei legal (:
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #218 : 25 de Abril de 2013, as 18:29:55 »

Testando bem o power em alta potência, notei que com os volumes no máximo ele, digamos que falha as vezes,
você está tocando e para de sair o som, pude observar que se houver pausa entre as notas você, não percebe,
tipo rock britânico com palhetada batidinha se você da um intervalo entre as notas quase sempre saem, mas se você,
palhetar seguidamente ele falha e perde potência, perde e recupera, mas fica oscilando o volume, então testei,
com apenas um alto falante, pensei que por haver 2 em paralelo de 8 omhs, mas com a discrepância de um ser de 100w
e o outro de 250w, poderia ser isso, mas não era, ele falha do mesmo jeito se tocar com 1 só em 8 ou com dois em 4,
então estou aqui pensando o que pode ser isso está fritando tentei resolver sozinho, troquei alguns capacitores de filtragem,
do power e nada, estou realmente muito intrigado com isso, é o primeiro projeto de power que desenvolvo que não pega fogo,
e falha o som, algum pista pessoal, pode ser o pré?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #219 : 25 de Abril de 2013, as 20:41:00 »

algum pista pessoal, pode ser o pré?

Faltando capacitância na fonte? Quanto de capacitância você está usando ai? O transformador é o correto?

Obs.: não li o tópico todo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #220 : 25 de Abril de 2013, as 21:11:33 »

4700uF na fonte, e o transformador é o recomendado 28 + 28 que depois de retificados me dão +38 e -38, inclusive enrolei novamente para que fosse, tinha uma tensão muito alta antes!

Pelo que entendi no datasheet:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXqwvzw.pdf

Com essa tensão operacional ele deveria dar 100w em 8 ohms...
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #221 : 26 de Abril de 2013, as 11:35:20 »

Com essa tensão operacional ele deveria dar 100w em 8 ohms...

Potência não me parece ser o problema. Experimente aumentar (dobrar talvez) essa capacitância da fonte ai pra ver se isso para. Porque em baixo volume a corrente exigida pro funcionamento é logicamente bem menor e quando você aumenta vai exigindo cada vez mais e mais.

O transformador foi enrolado de modo a poder fornecer a corrente exigida pelo amplificador no talo?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #222 : 26 de Abril de 2013, as 14:57:11 »

Sim ele já era de 3A, eu comprei fio na mesma bitola e troquei, apenas enrolei menos voltas,
eu aprendi que era 1000uF para cada 1A já ta com bastante sobra porque é 4700uF, você diz dobrar,
colocar capacitores em série?

-----
Será que não pode ser o pré o problema, notei que ao tocar o drop e deixar soando ele soa a nota por uns 4 segundos e depois,
fica rachando por muito tempo, só acontece com o drop que é mais grave!
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, as 15:29:16 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #223 : 26 de Abril de 2013, as 16:15:42 »

colocar capacitores em série?


Paralelo e tem que ser da mesma tensão dos que já estão ai no mínimo.


Será que não pode ser o pré o problema, notei que ao tocar o drop e deixar soando ele soa a nota por uns 4 segundos e depois,
fica rachando por muito tempo, só acontece com o drop que é mais grave!

"Tudo pode ser..." Vamos por partes.

Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #224 : 26 de Abril de 2013, as 17:06:57 »

Então eu posso simplesmente ligar por fios por baixo da placa junto com os dois que tem outros dois idênticos um em cada, isso server de teste,
para os capacitores?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Páginas:  1 ... 13 14 [15] 16 17 18   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal