Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 04:47:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super Muff  (Lida 46917 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« : 06 de Dezembro de 2012, as 12:13:27 »

Olá amigos!

Um dos pedais que eu construí mais vezes e gosto bastante foi o Big Muff. Andei observando as artes dos pedais dos colegas handmakers como o Big Louis e o Güero (sensacionais!), e resolvi reconstruir meu layout da versão russa com algumas modificações inspiradas no trabalho deles.

Pretendo disponibilizar o layout aqui, mas antes gostaria de sugestões para incrementar esse bichinho...

Por hora, inclui:

- AMZ presence control: http://www.muzique.com/lab/tone3.htm

- Buff'N Blend do Joel Purkiss (dica do Big Louis, valeu!): http://www.beavisaudio.com/techpages/blocksfragments/



Abraços!


Versão Final verificada (deixei espaço na placa para colocar o jack j4): http://www.4shared.com/office/yO2lCQUmba/Super_Muff_22_-_Fevereiro_de_2.html

Fotos:




Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Ib04jDAmLK4&feature=youtu.be
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2016, as 15:01:30 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #1 : 06 de Dezembro de 2012, as 17:59:44 »

que tal um flexi clip?

http://diy-fever.com/misc/flexi-clip/

que tal t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) ele ser com jacks e 3pdt onboard?

Parabéns pela iniciativa!
abs!
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #2 : 06 de Dezembro de 2012, as 18:42:02 »

Parece estar tudo ok com o esquema.

A sugestão da chave de diodos ai foi legal.

eu usei uma rotativa com 6 opções, mas com essa dip switch da pra aumentar bastante as opções, além de poder combiná-las.

Só não sei se existam tantas opções de clipagem assim.

Como ja é possível combinar usando essa chave, acho que 4 opções de diodo ja é legal.

Sugiro 4148 - Germanio - Shottky - Leds

Da pra por Mosfets também, fica da hora.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 07 de Dezembro de 2012, as 05:21:35 »

Olhei lá o esquema:
1)  Na minha opinião  não precisa de R1, pois existe R26 bem menor em paralelo.
2)  Sugiro retirar o R24, ou aumentar muito caso o sinal esteja meio morto, pois VGSoff do MPF102 pode ser -8V.
3)  R18 está em 33k e não 3k3 como no esquema original.  É proposital?  
    O camarada do AMZ estava preocupado com a impedância de saída do Big Muff, mas com aqueles diodos lá do coletor pra base do transistor, a impedãncia é bem baixa ao saturar.  Deveria se preocupar também com a impedãncia de entrada do booster de saída, que está em torno de 40K, bem menor do que o valor do potenciômetro utilizado.  Será que altera a resposta do circuito dele?
Caso tu MEDIR e tiver uma curva parecida com a que está no site, AVISA LÁ!

Abraços, T+
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, as 05:23:33 por Patines » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #4 : 07 de Dezembro de 2012, as 07:55:24 »

Acho legal os layouts onboard, quase sempre os meus eu tento fazer onboard depois venho no msn,
perguntar pro big se está "bonito", é preciosismo meu sim, mas quem não quer ouvir de um ídolo,
que esta ficando bom?

Mas os onboard limitam muito a massa, se você quer fazer um projeto desses que se espalha entre o povo,
onboard fica mais difícil...
No mais estou gostando muito e disposto a ajudar o/

Estou analisando o circuito minímo do fuzz factory, pedal o qual sou apaixonada, será que a gente não consegue,
"roubar" alguma coisa louca daquele pedal?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 07 de Dezembro de 2012, as 11:43:44 »

Que tal o controle tipo SAG de reduzir a corrente de alimentação do pedal? Pegue um pot de 50K ou 100K e coloque-o entre o + 9 volts da alimentação e o circuito. Deve criar bastante problema e crises de polarização em todo o circuito!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #6 : 07 de Dezembro de 2012, as 13:18:33 »

HandMuff? Eu sei que não ta na hora de batizar ainda mas não resisti  Cheesy
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
jorgito
Visitante
« Responder #7 : 07 de Dezembro de 2012, as 13:21:10 »

Opa Buenas!

Eu comecei um trabalho parecido com o seu no começo do ano. Minha ideia era construir um "muff lab", empregando switches para selecionar diferentes valores de componentes nos "pontos vitais" do circuíto.

Montei o circuito numa protoboard e comecei a experimentar os diferentes valores de componentes, nas diversas posições, e anotando o resultado de cada alteração. Infelizmente, por motivos diversos, o pedal acabou ficando até hoje em coma na protoboard, e não estou conseguindo encontrar as anotações que havia feito.

A idéia final era, depois de analisado cada MOD significante, montar um layout final e construir o pedal com as MODs. Por enquanto, não tenho previsão de quando retomarei o trabalho, quando o fizer vou pretendo compartilhar o resultado com o fórum. Até lá, vou acompanhar de perto o andamento do seu trabalho.

De uma olhada nesses 2 tópicos, vai encontrar muita informação útil que pode te poupar tempo:
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=78111.0
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=88048.0

Mantenha-nos informado sobre as novidades

 Legal!
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, as 13:38:08 por jorgito » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #8 : 08 de Dezembro de 2012, as 16:08:48 »

Boas dicas, estou assimilando/estudando aos poucos. Vamos por partes.

Quanto à questão da clipagem, acho que fica melhor deixar offboard (matriz tridimensional adieliana...  Tongue), pois isso evita aumentar muito o tamanho da placa. Pode-se usar uma dip switch ou essas chaves rotativas. Ou mesmo uma dpdt, on-off-on, que dá para fazer três tipos de clipagem - foi o que eu fiz no meu último muff, que meu irmão irá passar a mão... combinei os 1n4148, leds e os bat41...

Quanto ao R1, não seria um antipop? Ele não está no esquema original, com dica sua Patines, vi que ele ficou em paralelo com o R26 ao usar o Buff 'n Blend. O segundo ponto, creio que tenha que testar ao montar. O R18 em 3k3 se deve ao AMZ presence control. Infelizmente não tenho osciloscópio para fazer medições...



-----
Alex, sua sugestão é para o Big Muff ou o Fuzz Factory?

-----
Handmuff? Eu tinha salvo o nome do arquivo como Super Muff, mas podemos repensar...

-----
Valeu pelos links Jorgito, tem informações bem interessantes. Talvez eu mude alguns valores para ter um pouco mais de agudos. Vocês sentem falta de agudos nessa versão russa?

-----
Estou fazendo um layout on e outro offboard:

http://imageshack.us/a/img834/9148/bmok.png

http://imageshack.us/a/img687/7010/42866883.png

Não pensei em colocar clip, pois não acho legal usar bateria...

Quando eu montar, pretendo usar os bc550.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 16:21:45 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #9 : 08 de Dezembro de 2012, as 16:50:11 »

Viagem na verdade eu sugeri pegar alguma coisa do fuzz factory que é bem peculiar, para o nosso "SuperMuff ou HandMuff",
seja la qual for o nome, dai o Alex comentou a possibilidade de aplicar o controle no nosso, err seu, enfim, Muff!

-----
O jackin ta virado no layout onboard!

-----
Se me permite outra sugestão, ligar os dois polos "positivos" do jack p4 de alimentação,
eu já peguei alguns conectores onboard ching ling, onde era meio bugado essa ligação,
então como ambos são positivos da pra juntar sem stress!

-----
Ta bom o layout, mas tem uns componentes que parecem estar um pouco encavalados,
será que não tem risco de ficar ruim de montar? talvez eu esteja falando besteira,
mas da pra dar uma espalhada um pouco maior pra dar mais espaço entre um e outro!  Bravo

-----
Eu não quero parecer crítico, quero ajudar mesmo, lendo o que postei pode parecer que eu to reclamando  Sad
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 17:08:18 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 09 de Dezembro de 2012, as 06:07:47 »

Minha sugestão é para qualquer pedal de distorção com transistores discretos!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #11 : 09 de Dezembro de 2012, as 08:20:33 »

Minha sugestão é para qualquer pedal de distorção com transistores discretos!
Eu amo o Fuzz Factory justamente por isso...
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #12 : 10 de Dezembro de 2012, as 13:23:21 »

Quanto ao R1, não seria um antipop? Ele não está no esquema original, com dica sua Patines, vi que ele ficou em paralelo com o R26 ao usar o Buff 'n Blend.
POr ter R26, não precisa de R1.  Se for anti-pop, coloque R1 ligado ao terminal de entrada (junto ao terminal de C14) e o GND.

O segundo ponto, creio que tenha que testar ao montar.
Tome como dica então: Se ficar com tensão muito próxima aos 9V na fonte do mpf102, retire o resistor R24 e vai baixar.

O R18 em 3k3 se deve ao AMZ presence control.
No teu esquema, R18 é 33k; No esquema da AMZ é 3k3.  Ainda não entendi.

Infelizmente não tenho osciloscópio para fazer medições...
Gera as frequencias na placa de som, grava num arquivo, e joga na entrada do pedal, atenuando com divisor resistivo para não saturar o big muff.  Grava a saída do pedal na placa de som, para olhar depois o resultado.

Abraços, T+
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #13 : 10 de Dezembro de 2012, as 16:01:08 »

Valeu pelas dicas Patines, realmente o R1 não está legal ali (caiu a ficha...).

Parte do AMZ Presence Control consiste em substituir o referido resistor de 33k por um de 3k3 em série com um pot de 25k. Foi o que eu fiz.

A última dica eu vou ter que estudar um pouco para poder medir quando eu montar esse Muffinstein...

Registrado

Guitar Craft
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 10 de Dezembro de 2012, as 16:20:05 »

Parte do AMZ Presence Control consiste em substituir o referido resistor de 33k por um de 3k3 em série com um pot de 25k. Foi o que eu fiz.
Então dá uma atualizada no esquema, pois lá tem um resistor de 33k(R18) em série com o potenciômetro de 25k.

T+
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal