Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 10 de Maio de 2024, as 16:04:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulas substitutas pedal seymou duncam  (Lida 8962 vezes)
ARTATOZENE
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« : 11 de Agosto de 2023, as 18:56:58 »

Ola alguem sabe que valvulas eu posso colocar nesse pedal Seymou dundan twin tube mayhem,
as que tem nele são ecg 6205, mas em algums fórums eles usam a rca  6021
todas são valvulas subminiatura, tambem não estou encontrando por aqui, só tem elas no Ebay
O pedal não esta funcionando a distorção só sai ruido, descomfio que sejam as valvulas porque quando bate na placa sai som, como se fosse um captador.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 11 de Agosto de 2023, as 21:05:35 »

Você não tem um diagnóstico preciso, então, não se preocupe em trocar valvulas por enquanto.
como em qualquer aparelho que utiliza valvulas, primeiro faça uma boa limpeza dos soquetes, verifique as soldas da placa, pois podem haver soldas frias, principalmente nos pontos de maior calor, como nos soquetes.
no site tem um projeto de injetor/seguidor de sinais, monte um e teste para descobrir até que ponto o sinal da guitarra chega e em qual estágio o ruido é gerado.
é possivel que o problema não esteja nas suas valvulas.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 11 de Agosto de 2023, as 21:17:58 »

Eu tenho um desses Seymour Duncan Mayhem, que nos vídeos comprimidos do Youtube apresentam uma qualidade de som superior a que o pedal tem na realidade.
Ele utiliza 2 pentodos Philips de aplicação militar que não são nada fáceis de achar (se é que ainda de acha).
Tentei várias modificações (mods) no meu e como não ajudaram em nada, voltei a configuração original.
Mas, aguarde que com certeza os experts do fórum saberão te ajudar.
Boa sorte aí!!

-----
Citar
Você não tem um diagnóstico preciso, então, não se preocupe em trocar valvulas por enquanto.
como em qualquer aparelho que utiliza valvulas, primeiro faça uma boa limpeza dos soquetes, verifique as soldas da placa, pois podem haver soldas frias, principalmente nos pontos de maior calor, como nos soquetes.

Doug, não existem soquetes, as 2 válvulas miniatura são diretamente soldadas no circuito.
E curiosamente esse pedal não é puramente valvulado, uma vez que a equalização gráfica é feita por (que eu me lembre quando abri) pelo menos um circuito integrado OP275.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2023, as 21:23:40 por Ramsay » Registrado
ARTATOZENE
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #3 : 12 de Agosto de 2023, as 13:13:28 »

É as valvulas não tem soquete são miniaturas vão soldadas diretamente nos terminais da placa, vou fazer os testes com o injetor pra ver
só não mandei foto do pedal, porque não descobri como se coloca imagem ainda no forum

agradeço as respostas. obrigado
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #4 : 12 de Agosto de 2023, as 15:34:54 »

Sem soquetes é uma coisa a menos para ter problemas, ainda assim, o problema do calor afetar as soldas continua existindo.
sabendo da dificuldade para encontrar essas valvulas, vale conferir muito todo o circuito antes de condena-las.
qualquer coisa estamos ai.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 13 de Agosto de 2023, as 15:56:33 »

Se no circuito a grade supressora (pino 4) for conectada ao catodo (pino 2) então você pode trocar pela 5840. A 6205 é idêntica à 5840, exceto pela conexão esterna da grade supressora. A 5840 é bem fácil de achar e bem barata.

https://tubedata.altanatubes.com.br/sheets/137/6/6205.pdf

https://tubedata.altanatubes.com.br/sheets/137/5/5840.pdf

Se estiver disposto a mudar drasticamente o pedal, a 6AK5 é equivalente com soquete miniatura de 7 pinos, mas de novo com a grade supressora conectada ao catodo dentro da peça.

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1425&t=Valvula-EF95-6AK5-6J1-Sylvania
« Última modificação: 13 de Agosto de 2023, as 16:02:04 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
ARTATOZENE
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #6 : 13 de Agosto de 2023, as 20:20:46 »

obrigado pela ajuda de todos
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #7 : 17 de Agosto de 2023, as 16:18:20 »

outra válvula subminiatura que pode funcionar é a 5636. Já fiz testes entre ela e a 5840, e ambas funcionam no mesmo circuito (diferindo no ganho). Ela seria equivalente à uma 5725 (7 pinos).
https://frank.pocnet.net/sheets/137/5/5636.pdf
« Última modificação: 17 de Agosto de 2023, as 16:18:55 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
ARTATOZENE
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #8 : 20 de Setembro de 2023, as 19:29:01 »

me diga uma coisa, sera que essa valvula nao funcionaria no lugar da 5840
https://tubedata.altanatubes.com.br/sheets/113/6/6N16B.pdf

no ali express elas são bem baratas
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 21 de Setembro de 2023, as 08:54:20 »

Dei uma pesquisada, e encontrei essa postagem dos nossos camaradas no Freestompboxes de um esquema do pedal (valores dos componentes ainda não foram 100% comprovados, então tomem cuidado com isso):

https://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?p=291807#p291807

São dois estágios com pentodo, onde o segundo estágio está conectado em modo triodo.



A válvula 6N16B é um duplo triodo, não serve como substituta para as válvulas usadas nesse circuito.


Sobre como postar imagens:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 21 de Setembro de 2023, as 14:29:25 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 22 de Setembro de 2023, as 21:51:25 »

Conforme eu disse acima, tenho um pedal Seymour Duncan Mayhem que ficou por bem pouco tempo no meu pedalboard porque sempre senti que faltava corpo ao som do pedal.
Então, olhei o esquema disponibilizado pela blackcorvo no qual ela menciona que o segundo estágio (V2) está conectado em modo triodo.
De fato, e o resistor de placa de V2 de 560 ohms com certeza está errado porque é um valor muito baixo para um resistor de placa.

Daí, eu estava pensando em modificar e utilizar o segundo estágio como pentodo ao invés de triodo, desconectando a grade auxiliar (7) da placa (5) e ligando nela um resistor de 276K conectado ao +B e utilizando um resistor de placa de valor adequado.

Então, eu pergunto aos mestres do fórum se isso seria viável, se acrescentaria corpo ao som do pedal e qual seria o valor mais adequado para o resistor de placa de V2?
Agradeço de antemão quaisquer respostas.

« Última modificação: 22 de Setembro de 2023, as 21:56:44 por Ramsay » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #11 : 25 de Setembro de 2023, as 09:08:46 »

De fato, e o resistor de placa de V2 de 560 ohms com certeza está errado porque é um valor muito baixo para um resistor de placa.

Como eu disse logo antes da imagem, os valores dos componentes não foram 100% confirmados ainda. O circuito está ainda no processo de ser finalizada a engenharia reversa.

Daí, eu estava pensando em modificar e utilizar o segundo estágio como pentodo ao invés de triodo, desconectando a grade auxiliar (7) da placa (5) e ligando nela um resistor de 276K conectado ao +B e utilizando um resistor de placa de valor adequado.

Então, eu pergunto aos mestres do fórum se isso seria viável, se acrescentaria corpo ao som do pedal e qual seria o valor mais adequado para o resistor de placa de V2?
Agradeço de antemão quaisquer respostas.

Sim, é viável, eu até tenho alguns projetos usando dois estágios com pentodo em cascata, mas não sei o que você quer dizer com "corpo". Melhores graves? Mais "crunch"?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 26 de Setembro de 2023, as 11:15:48 »

Citar
mas não sei o que você quer dizer com "corpo". Melhores graves? Mais "crunch"?

Eu quis dizer que o som poderia ser mais encorpado, mais cheio, mas, nada que não dê pra compensar no controle de graves "Bass".

A propósito, abri o meu pedal e o valor correto do resistor de placa do 2º pentodo é de 100K e não 560 ohms e os pentodos são Philips JAN5814A.

Agora pretendo desconectar a grade auxiliar (7) da placa  (5) do 2º pentodo e inserir  um resistor de 270K/3 W e um capacitor de 47nF/630V ligados da mesma forma que no 1º pentodo e ver no que dá.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2023, as 11:16:59 por Ramsay » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #13 : 26 de Setembro de 2023, as 14:43:50 »

Agora pretendo desconectar a grade auxiliar (7) da placa  (5) do 2º pentodo e inserir  um resistor de 270K/3 W e um capacitor de 47nF/630V ligados da mesma forma que no 1º pentodo e ver no que dá.

Vai ter um aumento significativo no ganho, não se assuste se houver oscilações. Se for o caso, você pode experimentar aumentar o valor do resistor de grade do 2º pentodo (R5 de 100k) para reduzir o sinal chegando à grade.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
ARTATOZENE
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #14 : 27 de Setembro de 2023, as 19:57:40 »

Opa bingo,  graças ao esquema do blackcorvo consegui arrumar o pedal, não eram as valvulas, tinha olhado tudo e ai segui o esquema e era o capacitor de 15nf na entrada do pedal, coloquei um pra teste e funcionou, amanha vou atras do capacitor ele é de 250volts e eu nao tenho na bancada.
 obrigado a todos, esta sendo uma boa aula de valvulados estou gostando muito.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal