Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 02:17:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mods para Marshall VS65R  (Lida 3019 vezes)
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« : 06 de Março de 2016, as 10:49:31 »

Vejo alguns posts sobre modificações em amplificadores e gostaria de saber se alguém tem, ou conhece, alguma mod para o Marshall VS65R, um híbrido com pré valvulado (1x12AX7).
Explico:
Tenho esse ampli, comprado novo, desde 96. É um tanque de guerra: gabinete, construção em geral, nunca tive problema nesse sentido. Apenas uma vez um problema de sobretensão, no mais ele me atende razoavelmente bem. Apenas razoavelmente, porque numa gig, some na mix, principalmente no canal de drive. Pelo que já pesquisei é uma queixa recorrente de proprietários desse amp.
Eu não sou estudioso de frequencias, mas sempre ouvi falar que um dos fatores que contribui para isso é falta de médios. Há algum tempo, tentei trocar a válvula do pré por uma nova (uma Electro Harmonix) e o som piorou. Não testei outros fabricantes de válvulas pois não tinha nenhuma aqui em mãos, mas confesso que não sei dizer se ia ajudar muito nesse aspecto.
Enfim, alguém tem, já usou ou mexeu com este amp? Qualquer ajuda seria interessante!
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #1 : 06 de Março de 2016, as 12:48:32 »

Talvez não seja interessante mecher internamente, você já tentou usar o drive com um equalizador regulado para dar boost nos médio, a lá David Gilmour....
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #2 : 06 de Março de 2016, as 14:35:16 »

O que tenho feito (e tem melhorado um pouco) é abolir de vez o uso do canal de drive e usar só o limpo com um clone de TS. Ajudou um pouco, mas gostaria de ir além.
No canal de drive não consegui "casar" nenhum pedal que desse um som decente até o momento, mas confesso que testei poucos também.
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #3 : 06 de Março de 2016, as 15:53:39 »

Estive aqui imaginando uma solução, e apesar de não conhecer o amplificador, será que a troca do falante não seria uma alternativa? Já ouvi muitos depoimentos que mudou totalmente o som de outros amplificadores com essa mod.
Claro que não seria a mais barata das soluções, mas pode ter o efeito que você procura.
Valeu!
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 09 de Março de 2016, as 11:13:40 »

Eu verifiquei o esquema desse amplificador. A grande diferença entre o canal clean e drive, que poderia causar perda de médios, é o controle contour.

Uma mod simples e não destrutiva, que não muda nada o circuito, seria jumpear o contour. Simplesmente seria colocar uma ligação no ponto em que o  capacitor C53 se liga ao resistor R52, e ligar a outra ponta no encontro entre o capacitor C56 o resistor R54 e o pot VR9.

Isso elimina o controle contour . Caso não faça o que se espera é só retirar o jumper que volta ao original.

Aqui está o esquema:



Se precisar de mais detalhes avise.

Abs
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 10 de Março de 2016, as 13:19:03 »

O problema é falta de médio no canal drive?

Faz sentido, pois o resistor R47 em 10k é como se o controle de médio estivesse posicionado um pouco abaixo do meio, regulagem bem comum pra quem usa Marshall, entretanto, logo em seguida temos um buffer e um contour (pot Vr7). O contour nada mais é que um mid scooper com frequência variável, consumindo ainda mais as frequências médias.

Sugestão:
  - Substitua o valor do R47 para 33k ou maior, eu colocaria um trimpot de 100k pra ir regulando conforme o meu humor.   
  - Junto com os médio haverá um acréscimo nos agudos, se quiser dar uma arredondada no timbre solde em paralelo com D9 e D10 um capacitor cerâmico entre 1 e 10 nano deve ser suficiente.

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal