Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 12:53:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dobrador de Tensão + Flanger 301 Tonepad  (Lida 12402 vezes)
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #15 : 22 de Junho de 2015, as 15:59:18 »

Pessoal, atualizando o tópico: os resultados dos últimos testes após estanhar as trilhas foi que o pedal continuou na mesma. O efeito de flanger fica bem "ao fundo", bem pouco presente.

Comprei CI's MN3007 e MN3101 originais pelo ebay, agora é esperar chegar pra testar.

Mas enquanto não chega, focarei no dobrador de tensão que o xformer indicou. Mas tenho dúvidas:

1) qualquer tipo de indutor serve? (vi que existem de ferrite, microchoque, etc..)

2) Não encontrei em nenhum lugar o indutor de 72uH. Posso utilizar algum outro valor? Em caso positivo, preciso alterar mais algum componente?

Nunca utilizei indutores, por isso tenho essas dúvidas. Se alguém puder me esclarecê-las, eu agradeço muito.  Smiley
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, as 17:08:57 por rafafelix » Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 22 de Junho de 2015, as 17:23:06 »

Rafa, o valor do indutor não é muito crítico, e 72uH é o valor mínimo encontrado seguindo as instruções da datasheet do MC34063.  Assim se usar um de 100uH vai funcionar.

Você mesmo pode fazer o indutor, só precisa do núcleo e um pouco de fio de cobre esmaltado.  Eu costumo usar núcleo como o da quarta figura dessa página da Thornton:
http://www.thornton.com.br/produtos.htm

São os da linha CNF.  Eu prefiro um que tenha o meio mais fino pra poder caber o número de espiras suficiente. Se você pegar um núcleo de 15mm de diâmetro, 13,5mm de altura e meio de 6mm de diâmetro (CNF-15/13,5/6-63-IP6) que eu compro na Líder (SP - pega o trem aí em Santo André no sábado de manhã e desce na Luz) e tiver fio esmaltado de bitola 22 a 25AWG e enrolar até encher, deve dar um valor perto do que precisa (é bom ter um medidor de indutância).
Por exemplo, se usar esse núcleo que tem Al  (fator de indutância de 63nH pra 1 espira), a fórmula pra se conseguir 72uH seria:

Al = L / n2

logo n = raiz (L/Al) = raiz (72uH/63nH) = raiz( 1142,8) = 33,8 espiras (se puder enrolar mais até encher o carretel fica melhor. Agora se não couber 34 espiras, então tem que usar fio mais fino).

Como a sua aplicação não exige muita corrente de consumo, talvez até outro tamanho de núcleo com fio mais fino (mas indutância maior do que 72uH) sirva.  Se não puder comprar o núcleo , procure em alguma fonte velha, lâmpada econômica, etc   Pode ser que você ache algum núcleo adequado. Acho que aqueles microchoques azuis não devem funcionar por serem muito pequenos, mas vale uma tentativa (pelo menos eu sei que tem de 100uH).
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, as 18:10:17 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #17 : 22 de Junho de 2015, as 22:06:41 »

Pessoal, atualizando o tópico: os resultados dos últimos testes após estanhar as trilhas foi que o pedal continuou na mesma. O efeito de flanger fica bem "ao fundo", bem pouco presente.

Comprei CI's MN3007 e MN3101 originais pelo ebay, agora é esperar chegar pra testar.

Mas enquanto não chega, focarei no dobrador de tensão que o xformer indicou. Mas tenho dúvidas:

1) qualquer tipo de indutor serve? (vi que existem de ferrite, microchoque, etc..)

2) Não encontrei em nenhum lugar o indutor de 72uH. Posso utilizar algum outro valor? Em caso positivo, preciso alterar mais algum componente?

Nunca utilizei indutores, por isso tenho essas dúvidas. Se alguém puder me esclarecê-las, eu agradeço muito.  Smiley

Não creio que vá resolver fazer um dobrador de tensão... pois como voce mesmo ja informou, com duas baterias melhorou, mas ainda não chegou ao esperado...

Voce ja verificou a tensão de alimentação em cada um dos CI's e resistores de coletor dos transistores? Siga a linha vermelha do tonepad e verifique se em todos os pontos chega 12Vcc, usando duas baterias claro.


Use este esquema como referencia (já que o tonepad não incluiu...)





Pode que o efeito esteja fraco em função de algum componente da linha de audio atrasado (MN3007), ou o LFO não está de fato oscilando... ou a regulagem ainda não está ok...

Esquentar novamente as soldas é uma alternativa, há alguns dias montei um big muff que não "abriu" a distorção.... até eu achar uma solda aparentemente boa.... mas que não conduzia direito...

Já tentou colocar um led com resistor no LFO para ver se ele está oscilando? "espeta" o resistor/LED entre o pino 7 do IC105 e o GND (cuide sempre que a parte chanfrada do led vai no GND), um resistor de 10k deve ser suficiente.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #18 : 22 de Junho de 2015, as 22:21:41 »

xformer, obrigado pelas dicas referente o indutor. Eu trabalho ali no centro de SP, então fica fácil dar um pulo na Sta Efigênia no horário do almoço. Na quinta-feira, que é mais tranquilo pra mim, vou dar uma passada lá pra ver se encontro o indutor e os componentes para o dobrador de tensão.

Como não precisa ser especificamente 72uH, creio que encontro fácil. Se não achar, tentarei comprar o núcleo e enrolar com fio.

-----
betoknigth, o dobrador de tensão é pra deixar o pedal funcionando com fonte, assim que conseguir fazê-lo funcionar adequadamente. Sei que nesse momento, ele não resolveria o problema.

Eu havia feito a medição da alimentação dos CI's quando estava usando o outro dobrador de tensão, que só estava alimentando o regulador com cerca de 8v.

Assim que eu tiver um tempinho, vou ligar com as baterias e medir novamente para checar. Também farei o teste com o led/resistor no LFO para checar.

Agradeço pelo esquema que me enviou. Salvei-o para estudá-lo.

Quando fizer os testes, posto os resultados aqui.  Smiley
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, as 22:28:02 por rafafelix » Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #19 : 22 de Junho de 2015, as 22:50:44 »

Eu tenho quase certeza que seu pedal precisa de CI's MN's que funcionem, esses que não são originais as vezes funcionam mas muito mal mesmo, eu testei uma vez um chorus da boss com esses mesmos CI's via soquete e percebi que com os do ebay ou falsos, o efeito saia bem fraco e chocho.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #20 : 22 de Junho de 2015, as 23:15:40 »

Eletric Effects, onde você encontrou originais desses MN's? Vi um anúncio no ebay que o vendedor diz ser original e testados.

http://www.ebay.com/itm/131448317144?_trksid=p2060353.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #21 : 23 de Junho de 2015, as 07:56:53 »

 Não sei se vou desanimar você, mas eu já montei este pedal e o resultado não me agradou o bastante e acabei desmontando-o, usando os componentes para montar um electric mistress de 12v com as adaptações para utilizar o MN3007... Cheesy

 Esse flanger tem um som um pouco sutil, é quase um chorus com um pouco de realimentação. Claro, se o BBD que é um MN3007 de 1024 estágios é falso/remarcado por um de menos estágios, o efeito ficará ainda mais sutil...

 Veja um comentário neste tópico do freestompboxes.org:

 http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=20&t=24427

Citar
Re: favorite flanger?/ BYOC any good?
Postby BAARON » 10 May 2014, 15:36

My favorite flanger is the Electric Mistress because I like Pink Floyd and The Police.

I have built the Tonepad and Madbean flangers.

The Tonepad flanger (Ibanez FL301 I think) is good if you want a sweet, chorusy flanger. It did a good job of the smooth Leslie sounds but I never managed to get the classic "airplane swoosh" out of it. It didn't have a metallic enough edge to it to make Andy Summers/David Gilmour tones. It was just too sweet and pretty for that. That said, once I built it, I almost never used my CE-2 chorus again because the FL301 sounded so much more lush and vocal that I started using it instead.

The MadBean flanger, being based on an Electric Mistress, is a totally different beast. It goes all the way from super subtle Summers/Gilmour tones to big airplane swooshes and such heavy flanging that you can't even make out what you're playing through all the chaos. It comes pretty damn close to the sounds of the original unit (as far as I can remember from my prior experiences with the real thing a few years back) without that expensive SAD1024... but only if you run it at 12-15v. It did not sound right running at 9v, no matter how I set the clock/bias/feedback trim potenciômetros . It sounds fine at 9v, but it doesn't sound like a real Electric Mistress. Being as the MN3207 can't handle these higher voltages, you will have to get the real MN3007 chip if you want to be able to make this flanger sound vintage-correct.

Summary: the FL301 was a good, beautiful, musical flanger that practically replaced my chorus, but it didn't do what I wanted. I loved it but it didn't do the job I built it to do. The MadBean Electric Mistress nails all the late-'70s flanging tones I was looking for, and makes my guitar sound totally far out when I play the tapped solo in Satch Boogie.

 Nesse vídeo, dá para ter uma idéia de timbre para comparar com o que você montou:

 https://www.youtube.com/watch?v=0E0sCnisacQ

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #22 : 23 de Junho de 2015, as 10:27:20 »

Eletric Effects, onde você encontrou originais desses MN's? Vi um anúncio no ebay que o vendedor diz ser original e testados.

http://www.ebay.com/itm/131448317144?_trksid=p2060353.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Os que eu estou usando eram os que vieram de um Chorus original da Boss,
Esse vídeo que o Ledod mostrou tem um barulho no LFO, no meu tá sem ruído nenhum e tá fora da caixinha ainda.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #23 : 23 de Junho de 2015, as 10:58:43 »

ledod, eu vi esse vídeo quando estava querendo montar um flanger. Gostei bastante do som dele, por isso decidi montá-lo. Não me desanimou nem um pouco.  Cheesy

Além disso, como fiquei viciado em montar pedais, provavelmente eu vá montar outro depois.

-----
Eletric Effects, eu também notei o ruído no LFO. Posso estar errado mas já havia lido em algum lugar que o causador disso é a regulagem "incorreta" dos trimpots.

Saber que o seu está silencioso é ótimo pois me anima saber que eu posso deixar o meu silencioso também.
« Última modificação: 23 de Junho de 2015, as 11:06:25 por rafafelix » Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #24 : 12 de Julho de 2015, as 14:31:48 »

Boa tarde pessoal, bem, só pra atualizar a situação:

Refiz a placa e montei o pedal com os CI's chineses  novamente e está funcionando, gostei bastante do efeito. Agora estou curioso pra testá-lo com os CI's que comprei pelo ebay e que os correios estão para entregar (me deram "migué" na sexta-feira, está descrito no rastreamento que ninguém atendeu ao carteiro sendo que tinha gente aqui em casa o dia todo)  Ui. Quero saber se vai dar tanta diferença assim no som em relação  aos CI's chineses.

Abaixo, segue link de um vídeo em que gravei uns acordes com ele (ignorem a falta de técnica, por favor)  Azn

https://youtu.be/uuBuY2CSj9g

Se eu notar muita diferença, eu gravo outro video com os CI's "originais".

Agora preciso realmente montar o dobrador de tensão.

Grato a todos que me ajudaram até agora.  Grin
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #25 : 12 de Julho de 2015, as 17:00:31 »

Boa! Chegaste a conseguir o efeito "airplane" ?
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #26 : 12 de Julho de 2015, as 17:06:36 »

Boa! Chegaste a conseguir o efeito "airplane" ?

betoknigth, dá pra conseguir sim, dependendo da regulagem. Mas esse pedal tem um som meio chorus, tem gente que não curte pelo efeito "jato" não ser tão profundo.
Ainda vou brincar mais com os trimpots pra chegar na possibilidade que me agrada mais. Também quero testar o resultado com distorções.

Abraços
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #27 : 12 de Julho de 2015, as 20:09:21 »

No meu caso eu regulei mais ou menos de ouvido, coloquei um dos trimpots em 6V como indica no esquema dele, cheguei até a tentar fazer algumas regulagens no osciloscópio:


Mas aparentemente não ficou legal pois não havia regulado o outro trimpot... Afinal depois da mod que eu fiz nele e regulando de ouvido acho que saiu mais ou menos igual o original. Abraços.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #28 : 12 de Julho de 2015, as 20:39:36 »

Eletric Effects, no meu caso vou regular de ouvido mesmo. Vou procurar uma regulagem que me agrade, sem distorcer e sem ruído no LFO.

Não tenho osciloscópio e nem faço ideia de como usar um.  Cheesy

Abraço
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #29 : 13 de Julho de 2015, as 20:19:14 »

 Rafafelix, uma dica:

 Os pedais de flanger possuem um atraso (delay) no BBD menor que os pedais de chorus, ou seja, quanto menor a frequência na regulagem do clock, mais som de chorus ele terá.

 No seu vídeo deu para notar bem o timbre dele, realmente é esse mesmo! Smiley 

 Só achei que a sua regulagem de clock está mais para chorus do que para flanger... rs

 Parabéns pela montagem!

 Um abraço!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal