Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 02:27:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de Expressão Guitar Rig 4  (Lida 15153 vezes)
Audrec
Visitante
« : 15 de Janeiro de 2011, as 22:50:52 »

Não sei se estou postando no lugar certo, fiquei em duvida entre Softwares e Eletrônica, e postei aqui.
Bom a dúvida é a seguinte, há como montar um pedal de espressão para controlar alguns efeitos no Guitar Rig 4 ?
Eu uso o Guitar Rig 4 para gravações e vi a tal Rig Kontrol, que é uma pedaleira para controlar o programa, porém ela custava muito, e por se tratar de usb, seria quase impossível clonar uma dessas.
Mas o que eu quero é apenas o pedal de espressão para controlar o Wha Wha e o Pitch Shifter.
Se alguém puder me ajudar.
Obrigado.
Registrado
Seraps
Visitante
« Responder #1 : 15 de Janeiro de 2011, as 23:15:57 »

Opa amigo, o pedal de expressão tem que ser reconhecido como MIDI para funcionar no guitar rig, acho que deve ser um pouco complicado fazer isso, mas tenho uma solução legal, que alguns possam achar utilidade nela.

Voce pode usar um Joystick para controlar seu guitar rig, um controle de ps2, por exemplo, voce pode usar os botoes dele para alternar efeitos e talz, aquele pedal de volantes, da pra usar como Wah, whammy, etc...No cifraclub tem um topico falando certinho como configurar, é muito facil.. Abraço
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 15 de Janeiro de 2011, as 23:17:54 »

Você pode tentar fazer o projeto baseado num joypad USB de PC.  Veja nesse link:

http://www.bidyutpathak.blogspot.com/
Registrado

Audrec
Visitante
« Responder #3 : 15 de Janeiro de 2011, as 23:26:34 »

-Seraps
-Adiel
Origado pela luz  Anjo
Estou lendo o tutorial do link, agora dá vontade de pegar aquele controle antigo e fazer ser útil para algo  Cheesy
Valeu

guii_music
Não achei nada a respeito não. Se for, que o responsável apareça por aqui (tomara)  Cheesy
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #4 : 16 de Janeiro de 2011, as 00:43:46 »

Audrec,
existem placas simples de serem montadas, utilizadas pra criação de controles usb para pc, eu sei porque montei uma delas para um manche com vários botões que utilizo para usar o flight simulator...

ela usa um ci programável e funciona muito bem, mas para o seu caso, me parece superdimensionada, ela cria 32 botões e 6 eixos, exagero nesse caso..

em todo caso se quiser pesquisar sobre, procure por MJOY16, existem milhares de projetos na net.

se o lance do guitar rig precisa somente de botões de um tipo de joystick qualquer, você pode tentar um método muito simples de comunicação com a máquina, porta de impressora, com apenas um cabo de impressora você consegue em torno de 32 botões, que são reconhecidos como joystick pelo windows...

tem vários esquemas na net, mas dá uma olhada nesse pra você ter uma idéia, é um controle de playstation adaptado pra rodar na db25 (porta de impressora)





os 9v são pra alimentar os motores do vibration, que não é seu caso... os joys do play e do nes são simples, só botões de contato momentâneo, então dá pra usar a idéia no seu projeto..

abraço



Mensagem Mesclada
consegui um esquema legal pra botões na porta db25
e corrigindo, são 60 botões, utilizando o programa PPJOY (nesse site: http://ppjoy.bossstation.dnsalias.org/)

a placa:

espelhada (para corroer)


corroida


visão componentes


imagens do circuito montado









« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, as 00:58:34 por flaviobei » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 16 de Janeiro de 2011, as 11:03:51 »

Flaviobey, gostei muito de seu post, muito completo, mas é baseado em porta paralela de impressora, o que muitos computadores novos já não têm.  Eu tenho a intenção de experimentar o Guitar Rig com o Joypad USB, pois vou utilizar um netbook barato, daqueles de R$600, ou menos, que vêm sem HD, mas com 2GB de memória, com um sistema dedicado apenas a ser um pedal de guitarra bastante versátil, mais para dobras, gravação de loops, etc.
Registrado

flaviobei
Visitante
« Responder #6 : 16 de Janeiro de 2011, as 12:43:56 »

adiel, procura então sobre o Mjoy8, mjoy16 e 32, liberam milhares de botões e é fácil de montar

Mensagem Mesclada
além de vários botões, as mjoy liberam eixos, daí da pra usar pedal de expressão, wah-wah, etc
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, as 12:49:10 por flaviobei » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 16 de Janeiro de 2011, as 14:33:13 »

Exatamente.  Em teoria, dá para usar até 4 pedais de expressão.
Registrado

flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 16 de Janeiro de 2011, as 15:02:37 »

só precisa fazer um teste com o guitar rig, pra ver se ele reconhece qq eixo de joystick, se reconhecer ta pronto...

to sem ele em casa, a hora que voltar eu vou instalar e testar com meu volante
Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #9 : 16 de Janeiro de 2011, as 23:59:13 »

Muito legal esse projeto flaviobei, dá pra usar quase todos os efeitos do guitar rig .....
Aqui no caso um USB Joystick seria o suficiente pois eu só utilizaria alguns efeitos em um preset. O interessante seria ligar alguns efeitos e um peda de expressão para wah e outro para o 2 oct up, que na minha opinião é o melhor do Whammy.
Resta-nos fazer testes.
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #10 : 17 de Janeiro de 2011, as 07:27:47 »

você já testou com algum controle qualquer?
se funcionar com eixos e botões comuns esse projeto da porta de impressora funciona!

caso precise ser usb, o mjoy te ajuda
Registrado
JNeto
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #11 : 17 de Janeiro de 2011, as 18:22:42 »

MidiYoke e FergoJoystickMidi - foram os programas que usei, quando fiz a minha pedaleira pro GR. No Fergo é possivel configurar os botões e eixos do joystick para serem usados no GR.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, as 18:26:14 por JNeto » Registrado

Diamantino-MT
flaviobei
Visitante
« Responder #12 : 17 de Janeiro de 2011, as 19:18:34 »

vou testar esse FergoJoystickMidi

pois testei com o joy direto e não funciona, o GR não reconhece nada
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2011, as 19:48:01 »

vou testar esse FergoJoystickMidi

pois testei com o joy direto e não funciona, o GR não reconhece nada

Sem os programas adicionais não reconhece, mesmo.
Registrado

JNeto
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #14 : 17 de Janeiro de 2011, as 20:48:25 »

vou testar esse FergoJoystickMidi

pois testei com o joy direto e não funciona, o GR não reconhece nada

Sem os programas adicionais não reconhece, mesmo.

Exato Adiel.
pois o Fergo que converte o pulso do joy em midi.
o Midiyoke é necessário também, pois ele é o drive.


ps: segue em anexo o MidiYoke e o Fergo
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, as 20:55:52 por JNeto » Registrado

Diamantino-MT
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal