Handmades

Dúvidas e Sugestões => Dúvidas => Tópico iniciado por: Marcelo Garcia em 06 de Junho de 2013, as 23:16:15



Título: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Marcelo Garcia em 06 de Junho de 2013, as 23:16:15
Boa noite pessoal
Me surgiu uma dúvida.
Posso utilizar esse capacitor
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No lugar deste?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Fabio D. em 06 de Junho de 2013, as 23:17:24
Sim.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: EddieTavares em 07 de Junho de 2013, as 10:52:51
E há quem ame os "chicletes verdes" e odeie os "cachinhas azuis" eu acho que tenho o ouvido ruim, ainda não consegui notar a tal diferença.

Dizem que os azuis costumam roubar agudos do sinal...

Bom, tem muita diferença de construção, os verdinhos são enrolados como os eletrolíticos, os azuis

Verdinhos:
(http://www.electronics-tutorials.ws/capacitor/cap3.gif)

Os azuis são produzidos a partir de uma bobina muito maior que depois é seccionada a laser em vários pedaços, cada pedacinho se torna um capacitor.

Teoricamente, o verdinho, por ser também uma bobina, deve ser um pouco mais indutivo que o azul. O azul por outro lado seria semelhante a dezenas de capacitores de baixo valor em paralelo...

Bom... Caras com algumas dezenas de anos a mais que eu dizem pra usar os chicletes para áudio e evitar os azuis, e eu respeito e muitas vezes acato esta ideia, mas meu ouvido nunca sentiu tal diferença.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: ZAS em 07 de Junho de 2013, as 11:51:14
Eddie, interessante sua abordagem!
Você falou dos capacitores de poliéster "chicletes verdes" e os "cachinhas azuis". Embora o tópico seja destes, fala, por favor, dos de mica, dos amarelinhos multicadas, dos stiroflex e... dos (caros e escassos) tântalos.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: GrAmorin em 07 de Junho de 2013, as 14:42:15
... eu acho que tenho o ouvido ruim...

Dizem que os azuis costumam roubar agudos do sinal...
Eu costumo dizer que não é ouvido ruim ou destreinado, e sim o foco onde se concentra a analise.
Quem percebe a diferença de uma certa nota para a mesma nota sustenida, tem a capacidade de perceber a maioria de certos detalhes.

Você mencionou que o azul rouba agudos... esta ai um detalhes. Ele não rouba agudos (caso esteja como acoplamento de sinal), o que já vi sendo comentado e pouco pude perceber é que ele favorece os agudos.
Mas o que notei de fato é que ele levemente (eu digo levemente) atenua o sinal.

Dependendo do tipo de uso na montagem, não sera percebido diferença nenhuma, ou pode ser grande a diferença.
Por exemplo:
Em uma fonte se usar como desacoplamento na saída, ele sera mais efetivo do que o verdinho. Talvez isso seja pelo fato do tipo de construção, como você citou (tipo bobina).
Em um setor de equalização passiva (típica, a mais comum) ou controle de Tone tipo do TS, a diferença entre o azul e verde é mais perceptível.
Já se for usado na entrada ou saída, ou acoplamento geral de áudio, a diferença sera bem mínima. Aí sim sera preciso um ouvido pouco mais apurado para perceber.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Electric Effects em 07 de Junho de 2013, as 16:23:25
Eu lembro que tinha um site que tinha um comparativo do som com um pedal de diversos capacitores, acho que estava postado aqui no HM, lembro que o som dos cerâmica são bem magros, depois vem os poliester e depois os mais gordos são os de óleo.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: GrAmorin em 07 de Junho de 2013, as 17:46:37
Pois é!
Se é feito de material diferente, e tem construção diferente, vai ter diferença.
Do contrario, se porque é apenas capacitor e so muda o valor de um para outo, poderíamos dizer que não tem diferença ente válvula e transistor, ambos fazem mesma coisa, não tem diferença entre usar diodo de silício ou germânio, é tudo diodo, não faz diferença em usar 1n4148 ou 1n 4007 para clipagem, é tudo diodo...

As diferenças existem, e podem ser causadas tanto pelo fator de variação de tolerância que tem entre um material e outro, quanto a própria condutância dos materiais, quanto a varios outros fatores.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Marcelo Garcia em 07 de Junho de 2013, as 18:49:02
Então, vou fazer um delay, layout da madbeans.
Complicado é que os "Caixinhas" custavam mais caro, tinha valores que até custava o dobro.
Vou fazer e ver no que vai dar.

Abraço!


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Guilherme em 07 de Junho de 2013, as 18:51:04
Citar
Bom, tem muita diferença de construção, os verdinhos são enrolados como os eletrolíticos, os azuis

Eddie, desculpe-me, mas se os "verdinhos" fossem construídos assim eles custariam o mesmo que um de filme de poliéster ou polipropileno, pelo menos uns 2 dólares se de 22...47nF.

Tanto os verdinhos quanto os azuis são de poliéster "metalizado", muito mais barato para serem produzidos.

Os de poliéster verdadeiros, hoje mais conhecidos no mundo dos guitar amps como "mustard caps"  ( (Philips) são construídos como os antigos de papel ou papel-óleo, exatamente como no desenho que você anexou, só que com papel ou papel impregnado com óleo.

abraços

Guilherme


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: EddieTavares em 07 de Junho de 2013, as 20:25:04
Meu caro guilherme.

Pegue um alicate ou martelo e quebre alguns e veja com seus próprios olhos.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Victor Nery em 07 de Junho de 2013, as 21:05:44
Saudações,

Nessa onda de capacitores, a úncia deiferença que realmente percebi, foi a mudança dos eletrolíticos de 1u para 1u NP independente do material (multicamada ou box); os que eu testei até agora.

Abraço


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Guilherme em 07 de Junho de 2013, as 21:10:19
Eddie, juro que vou quebrar um verdinho, mas esses são de poliéster "metalizado", assim como todos os capacitores não polarizados com terminais radiais.

Os de poliéster "foil", cuja construção, como escreví, é a mesma daqueles com dielétrico de papel,  são construídos conforme o desenho acima: duas armaduras de metal (alumínio, cobre, estanho ou prata) enrolando um dielétrico de papel, papel impregnado com óleo, poliéster ou polipropileno.

Nos de poliéster "metalizado" as "armaduras" de metal, geralmente alumínio, são depositadas diretamente sobre o dielétrico, geralmente de poliéster, diminuindo incrivelmente o custo de produção.

Até onde eu sei, não existe capacitor de poliéster "foil" com terminais radiais, somente axiais.

Abraçao

Guilherme


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Finck em 07 de Junho de 2013, as 21:27:35
Acho que o que o Guilherme quer dizer é que nos caps de poliester "originais" eram realmente usadas duas folhas de alumínio "ensaduichando" o dielétrico (poliester, no caso).

Hoje, no entanto, é muito mais comum o uso de um material chamado "aluminum-mylar", que nada mais é do que uma lâmina de "poliester" (na verdade um material "igual, só que diferente", que é o Mylar) revestida com alumínio num processo químico. Eu conheço bem este material, que é também usado na blindagem de certos tipos de cabos, o que é a minha especialidade.

Diferenças:

1) no poliester "de verdade" as folhas de alumínio não são tão bem aderidas (ou nem são aderidas...). Não tenho dúvida de que esta menor "aderência" faça diferença no comportamento do componente. Vai ter ar no meio do sanduíche, não importa quão bom seja o processo de produção (não existe processo industrial perfeito, a perfeição completa é incompatível com a produtividade).

2) no poliester "moderno" (aluminum-mylar) as camadas metálicas são muito mais finas, fato permitido porque a deposição do metal deixou de ser feita  mecanicamente, passando a ser feita quimicamente. Isso influencia negativamente na resistência parasita do componente, e obviamente afeta sua impedância. Por outro lado, permite maior grau de miniaturização.

3) o Mylar, como eu disse, é "igual mas é diferente" do filme de poliester autêntico. É uma "modernização" do poliester, feita com objetivo de melhorar propriedades mecânicas (o poliester "de verdade" é mais quebradiço, o que dificulta alguns processos industriais, reduzindo produtividade e AUMENTANDO O CUSTO DE PRODUÇÃO). Mais um ponto que talvez influencie no comportamento. E para complicar ainda mais, o Mylar é frequentemente chamado de "filme de poliester", mesmo pelo pessoal tecnicamente qualificado (porque, no fundo, a base química é a mesma, e visualmente ambos são bem parecidos).

Mesmo que dando uma martelada no capacitor apareça uma "coisa enroladinha com plástico no meio e alumínio por fora", não dá para garantir que é de um tipo ou outro só no olho. E na maioria os capacitores que se compra hoje em dia, é quase certeza que o material usado seja o "aluminum-mylar" (mesmo sendo enroladinho). O que se pode afirmar é que um capacitor "de poliester" com construção "old school" será sempre sensivelmente maior que um "moderno", mesmo sendo ambos  de mesmo valor e classe de tensão.

Mas, sinceramente, tem que ter ouvido BOM para notar as diferenças sonoras. Eu, pessoalmente, não noto nada (exceto se usados componentes de valores ligeiramente diferentes, ou componentes com construções sensivelmente distintas, como um capacitor de "poliester" no lugar de um eletrolítico).

Entorta-se mais um pouco a biela quando se lembra de uma coisa chamada tolerância: num lote de componentes com a mesma construção, não haverão dois iguais. As diferenças podem ser sutis, mas existem, e talvez possam ser percebidas pelos ouvidos mais dotados.

Minha humilde opinião final: Em áudio, não existe o "capacitor ideal". Existe aquele que agrada aos ouvidos do "dono".


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: xformer em 07 de Junho de 2013, as 22:15:28
Quebrei um dos chicletinhos verdes (vocês deram a idéia...):
(http://img191.imageshack.us/img191/9353/img3651bz.jpg)

Parece que tem uma folha de papel alumínio grudado nas fitas de plástico (não parece ser por deposição - eu tenho um capacitor grande com fitas plásticas e alumínio depositado bem fino que é transparente).



Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Espanhol em 07 de Junho de 2013, as 22:19:23
Santa curiosidade Batman rs... Será que o azulzinho também é assim? Amanhã vou estripar um para ver  >d


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: xformer em 07 de Junho de 2013, as 22:24:01
Santa curiosidade Batman rs... Será que o azulzinho também é assim? Amanhã vou estripar um para ver  >d

Eu tenho pouco dos azuis quadradinhos, então essa eu vou passar.

Eu já desmontei um styroflex (poliestireno) e parece muito com esse verdinho, acho que a diferença é só no plástico usado como dielétrico.

Mas depois põe a foto do azulzinho desmontado pra gente ver.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Victor Nery em 07 de Junho de 2013, as 22:25:19
Saudações,

Vai que a moda pega...  :D :D :D :D Minha curiosidade não chegaria a tanto... Muito bom :tup

Bom final de semana amigos! [beer]

Abraço


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 07 de Junho de 2013, as 23:02:37
Eu tenho um Tropical Fish quebrado/aberto aqui e é exatamente igual ao mylar verdinho ai de cima.
Depois posto fotos.

Atualizando, abri um azulzinho, com muita dificuldade, e tem uma bobina dentro, igual ao mylar também.
Mas esse aqui é de valor baixo....
Abri outro azul de 330nF, também é bobina.

A única diferença é a grossura do filme, no tropical é bem mais grosso que no azulzinho.


Achei uma foto na net da comparação entre o Tropical Fish(esquerda) com um Mustard (direita):
(http://www.bymcomunicacion.com/pvecino/polyester.jpg)

Aqui um Mylar(verdinho) comum igual aos Tropical Fish:
(http://www.engineersgarage.com/sites/default/files/imagecache/Original/wysiwyg_imageupload/4214/Dielectric-Layers.jpg)


 


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: bossman em 07 de Junho de 2013, as 23:43:41
Santa curiosidade Batman rs... Será que o azulzinho também é assim? Amanhã vou estripar um para ver  >d

Tudo pelo bem da ciência  :D

-----
Saudações,

Vai que a moda pega...  :D :D :D :D Minha curiosidade não chegaria a tanto... Muito bom :tup

A curiosidade de um colega guitarrista chegou a tanta que ele quebrou uma 6L6 só pra ver como era por dentro  >>(:


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Finck em 07 de Junho de 2013, as 23:58:34
Citar
A curiosidade de um colega guitarrista chegou a tanta que ele quebrou uma 6L6 só pra ver como era por dentro  >>(:

Ué, o vidro não era transparente ???????

Falando sério, notem como o alumínio parece ser muito mais fino nas fotos dos caps mais modernos, em relação aos "tropical fish" ou "mustard", embora a construção seja semelhante.

Quanto à espessura do dielétrico, está relacionada com a tensão de operação. Quanto maior a tensão, mais grosso o filme dielétrico.

Sobre a espessura do alumínio depositado quimicamente, eu não sei como é o processo, mas nas fitas aluminizadas usadas nos condutores elétricos, a camada é bem grossa. Acho que não dá para considerar a espessura como fator determinante para descobrir com certeza qual é o método usado...


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: bossman em 08 de Junho de 2013, as 00:20:38
Ué, o vidro não era transparente ???????

Sabe como é né... se guitarrista "ouve com os olhos" não me espanta que ele tenha quebrado pra poder "ver como era"  ;D


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 08 de Junho de 2013, as 00:43:55

Falando sério, notem como o alumínio parece ser muito mais fino nas fotos dos caps mais modernos, em relação aos "tropical fish" ou "mustard", embora a construção seja semelhante.

Quanto à espessura do dielétrico, está relacionada com a tensão de operação. Quanto maior a tensão, mais grosso o filme dielétrico.

No mustard tem uma fita de poliéster separada do papel alumínio.

Nos Tropical Fish(coloridinhos), nos Mylar(verdinhos), nos Boxes (azulzinhos), nos Orange Drops (laranjinhas) e nos Panasonic (marronzinhos) o alumínio é depositado diretamente no filme de poliéster.
O que muda entre eles, é o processo de miniaturização, que pode gerar mais ou menos indutância indireta, dependendo da fabricação.


Bom tópico em inglês com outros capacitores clássicos abertos:
http://www.marshallheads.com/viewtopic.php?f=25&t=1127



Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Finck em 08 de Junho de 2013, as 09:52:39
Só com base no post do Felix, pode-se deduzir que:

1) HÁ diferença de "comportamento" entre o Mustard e os outros. É uma afirmação, já que a construção é bem diferente;

2) PODERÁ haver a diferença de comportamento entre todos os outros (não afirmo porque não tenho certeza se a diferença do tamanho físico entre eles, que é razoavelmente sutil, chega a provocar uma variação na indutância grande o suficiente para influenciar no resultado sonoro).

Mas se a diferença é positiva ou negativa, só o ouvido do dono (ou da platéia...) pode determinar.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Espanhol em 08 de Junho de 2013, as 13:03:13
Acabei de abrir um azulzinho de 100n, a construção é diferente da dos verdinhos. As folhas são em bloco,ou como se fossem um leque fechado com com uma barrinha em cada lado de onde saem os terminais.

Tô sem a câmera aqui pra colocar fotos.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: xformer em 08 de Junho de 2013, as 13:45:27
Acabei de abrir um azulzinho de 100n, a construção é diferente da dos verdinhos. As folhas são em bloco,ou como se fossem um leque fechado com com uma barrinha em cada lado de onde saem os terminais.

Tô sem a câmera aqui pra colocar fotos.

Ah, então ele é como os capacitores schiko, com placas paralelas.  Vou esperar as fotos, assim não preciso detonar algum aqui. Se ele não tem o rocambole, deve ter pouca indutância.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 08 de Junho de 2013, as 14:12:48
Eu abri 2 azulzinhos aqui, de baixa tensão, e eles tinham uma bobina só, estilo rocambole, assim como os outros capacitores metalizados, como os mylar (verdinhos).

Pelo que eu andei lendo na Wiki, eles podem intercalar bobinas, tanto em paralelo quanto em série, para aumentar a tensão ou a capacitância.

As vezes capacitores de tensão maiores, mesmo os mylar ou os box, devem ter mais de uma bobina intercalada.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Espanhol em 08 de Junho de 2013, as 14:17:40
O azulzinho que me refiro é igual a este.


(http://www.waltronica.com.br/ecommerce//banco_de_imagens/F24062g.jpg)



Não igual a este.


(http://www.waltronica.com.br/ecommerce//banco_de_imagens/F21625g.jpg)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 08 de Junho de 2013, as 14:28:29
Então um dos que abri aqui é igual a esse primeiro, boxes azulzinhos, dentro tinha uma bobininha, a diferença é que a bobina estava de lado, e no mylar a bobina estava em pé.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: xformer em 08 de Junho de 2013, as 14:31:38
Ae Espanhol !! Tá ganhando comissão da Waltronica ?   Merchandising/Jaba aqui ? ha ha ha ha


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Espanhol em 08 de Junho de 2013, as 14:38:06
Peguei a imagem na net, mas já que deu a idéia vou pedir uma graninha da propaganda hahahahaha

Sem a capa de plástico ficou parecido com esse maiorzinho da direita.

(http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5oCOE6GoFem85i0rRnih71JXJBv6zLaZiQtsCB8DnUN-eEefl0Q)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: guitar_luthier em 08 de Junho de 2013, as 17:23:36
Pessoal, desculpe a pergunta de um leigo. Mas qual a diferença em montar pedais com capacitores cerâmicos, e os de poliéster? dizem que o de poliéster dá menos ruído é verdade?? Obrigado!


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Finck em 08 de Junho de 2013, as 17:40:44
Já ouvi dizer que os cerâmicos deixam o som mais "ardido", mas, como já escrevi, não tenho ouvido para notar estas sutilezas. Também já li que os cerâmicos são menos resistentes a alta temperatura (durante a soldagem) e a umidade, e possuem tolerâncias maiores (isso sim eu acho que pode comprometer montagens mais sensíveis).

Pessoalmente, costumo usar cerâmicos só para valores da ordem de picoFarads, e mesmo assim porque não acho outra opção (existe?). Mas só porque não gosto do visual deles (tá bom, confesso, eu sou neurótico).


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: guitar_luthier em 08 de Junho de 2013, as 17:50:28
Finck, a maioria dos pedais dos gringos eu vejo que os capacitores são de poliéster, algum motivo deve ter por eles só usarem de poliéster né? abç


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Finck em 08 de Junho de 2013, as 18:25:36
Vai ver eles são tão neuróticos quanto eu...

Falando sério, em todo lugar se fala que os caps de poliester (ou mylar) e polipropileno são mais modernos e estáveis. São fáceis de achar, em ampla faixa de valores, então eu os prefiro. Mas há capacitores e capacitores. Penso que deve haver diferença (se não sonora, ao menos em durabilidade ou confiabilidade) entre um componente premium (um Vishay, por exemplo) e um componente xing-ling. Então, quando vou comprar, opto pelos melhores componentes cujo preço caiba no meu bolso (não chego ao absurdo de gastar 40 pilas num capacitor Auricap, mas costumo evitar chinesinhos de 0,10).

Penso que talvez valha a pena adotar os cerâmicos (ou outras tecnologias "antigas", como os caps a óleo ou papel) em circuitos mais "tradicionais" ("vintage"), mas apenas quando a intenção seja reproduzir o timbre original com a maior aproximação possível, o que eventualmente pode significar "com todas as perdas e chiados existentes no aparelho original".


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: GrAmorin em 08 de Junho de 2013, as 18:29:15
... a maioria dos pedais dos gringos eu vejo que os capacitores são de poliéster, algum motivo deve ter por eles só usarem de poliéster né? abç
:tup
Já reparou que os MXR só usam cerâmicos?
Notou que o timbre deles é diferente, ate mesmo de alguns que tem circuito idêntico a eles mas usam poliéster?

Como disse, não é ouvido apurado, mas a direção...
Quem distingue um A de um A# tem capacidade de perceber, é só prestar atenção no ponto certo.
Agora se me for dito que a pessoa não percebe diferença entre o A e o C, aí sim a pessoa não consegue apurar as diferenças.
Algumas, ou muitas vezes, o set de equipamentos não permite perceber a diferença.

Já ouvi dizer que os cerâmicos deixam o som mais "ardido"... 
Ardido, ardido..., ... não exatamente.
Os cerâmicos tem uma definição menor.
Já os poliéster e seus similares, tem mais clareza e brilho.

Citar
Também já li que os cerâmicos são menos resistentes a alta temperatura (durante a soldagem) e a umidade, e possuem tolerâncias maiores ...
São mais sensíveis ao calor.
Se demorar na soldagem, podem ser danificados neste processo.

Citar
...  costumo usar cerâmicos só para valores da ordem de picoFarads, e mesmo assim porque não acho outra opção (existe?).
Cerâmicos vai de 1pF a 220nF, embora seja um pouco difícil encontra os acima de 100nF.
Já valores de poliéster se fabricam abaixo de 1nF, nunca vi.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: guitar_luthier em 08 de Junho de 2013, as 18:36:06
Grande! GrAmorin, falou tudo agora  :tup


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Marcelo Garcia em 10 de Junho de 2013, as 17:06:15
Desculpem minha ignorancia mas Capacitor "caixinha azul" com a inscrição u1j100 (u creio que seja micro) é de 0.1 uF ou 0.0001uF?

Abraço!


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: GrAmorin em 10 de Junho de 2013, as 17:16:05
0,1uF x 100V (100nF por 100V).


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 10 de Junho de 2013, as 19:06:48
Desculpem minha ignorancia mas Capacitor "caixinha azul" com a inscrição u1j100 (u creio que seja micro) é de 0.1 uF ou 0.0001uF?

Abraço!
Cara... como eu me confundo com isso. Comprei um capacitimetro só pra matar as duvidas... hehehe
Tinha que ter um padrão, mas nada... cada um nomina como quer...


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Guilherme em 10 de Junho de 2013, as 19:12:46
Finck, se não me engano você trabalha em uma empresa que produz cabos especiais para telecom ou capacitores, correto ?

Bom, de qualquer forma seus posts sobre construção de caps estão coerentes com os data-sheet que seguem abaixo.

É verdade, atualmente os caps de poliéster metalizado, de 250...630Vdc, que mostram a melhor relação custo-benefício são os da Vishay

(Nota: a ICOTRON brasileira é a atual S+M, ou Siemens/Matsushita)

Poliéster ICOTRON MAF-M (atenção para o texto sublinhado)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/mafm.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/mafm.jpg)

Poliéster metalizado ICOTRON MAC-TUBO

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/mactubo.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/mactubo.jpg)

Poliéster Metalizado ICOTRON MAC-FITA PROFISSIONAL

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/macfitaprof.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/macfitaprof.jpg)

Poliéster Metalizado Vaporizado ICOTRON MAC-FITA USO GERAL (atenção redobrada com o texto sublinhado)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/macfita.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/macfita.jpg)

Poliéster Metalizado IBRAPE Brasil "zebrinha" (Tropical Fish)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/polimet.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/polimet.jpg)

Poliéster IBRAPE Brasil, os verdadeiros "mustard caps

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/mustard.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/mustard.jpg)

As nove paginas de capacitores do Catalogo Parts Connection de 1997 são essas (uma overdose de caps)  ???

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_1.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_1.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_2.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_2.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_3.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_3.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_4.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_4.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_5.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_5.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_6.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_6.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_7.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_7.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_8.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_8.jpg)

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_9.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/caps_9.jpg)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 10 de Junho de 2013, as 19:30:57
Guilherme a antiga Epcos-Siemens-Matsushita-Icotron  foi comprada pela TDK, sendo uma subdivisão da TDK agora.

Minha duvida é será que ainda dá para comprar direto da fabrica do RS da Icotron?

Como saber o que ainda é fabricado por aqui atualmente?



Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: VOX em 10 de Junho de 2013, as 19:43:46
Conversando outro dia com o dono de uma loja de componentes eletrônicos aqui do centro de Porto Alegre, ele me falava que a Epcos fabrica os capacitores ali em Gravataí (cidade da grande Porto Alegre) mas que, mesmo assim, ele tem que comprar de São Paulo e pagar frete caro pois a fábrica só trabalha assim !!


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: xformer em 10 de Junho de 2013, as 19:51:32
Guilherme a antiga Epcos-Siemens-Matsushita-Icotron  foi comprada pela TDK, sendo uma subdivisão da TDK agora.

TDK pra mim foi sinônimo de fita cassete. Era a melhor fita que tinha. Hoje a TDK nem tem mais esse produto na linha de produtos deles.  Um exemplo de produto que vai virar peça de museu... (junto do videocassete, do disquete, da ficha telefônica, da máquina de escrever, do fac-símile, do filme fotográfico, mimeógrafo, telefone de disco, rádio toca-fitas, walkman, gravador de fitas, TV de tubo, impressora matricial, carburador, o que mais ?).
Gozado que discos de vinil estão voltando.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Guilherme em 10 de Junho de 2013, as 20:03:01
Felix, então é o que o VOX escreveu, o varejista tem que comprar no distribuidor do seu estado, a fabrica não o atende.

Quem representa e/ou distribui EPCOS no RJ, SP etc ?

Para DIY'ers ou pequenos lojistas até mesmo comprar no representante e/ou distribuidor local é impraticável, por causa da quantidade ou faturamento mínimo.

Em São Paulo, havia um distribuidor grande da EPCOS, a MEGADEF Componentes Eletronicos:

http://www.megadefeletronicos.com.br (http://www.megadefeletronicos.com.br)

mas sempre em caixas com 200, rolos de 1000 etc.

abraços

Guilherme


-----
Editando...

Felix, o ultimo catalogo ICOTRON que recebemos foi em 1997, que já continha os tradicionais poliéster metalizado e polipropileno "laranjinhas".

O catalogo de 1999 já veio S+M e somente em inglês, não teve edição brasileira, e a linha de caps reduziu muito.

Depois disso não recebemos mas nada deles.

Amanha vou pedir para scanear o de 1997 e posto aqui´

abraços

Guilherme


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Finck em 10 de Junho de 2013, as 21:18:26
Citar
Finck, se não me engano você trabalha em uma empresa que produz cabos especiais para telecom ou capacitores, correto ?

Na verdade, nem um, nem outro, eu trabalho numa empresa que fabrica cabos especiais DE POTÊNCIA (para energia até 46kV, principalmente, mas também alguns cabos para comando industrial, que complementam a linha).

Citar
Bom, de qualquer forma seus posts sobre construção de caps estão coerentes com os data-sheet que seguem abaixo.

Obrigado! Na minha área, muitas vezes o cliente precisa obter um substituto para um cabo que está a ponto de abrir o bico, e não dispõe de uma especificação. Aprende-se a analisar amostras, e pior, muitas vezes a "amostra" é só uma fotografia (o usuário simplesmente não pode desinstalar o cabo para cortar um pedaço), então a gente aprende a fazer deduções com base nelas. Hoje eu trabalho pouco na parte técnica (ganhei atividades diferentes), mas fico feliz de saber que meus "dons" ainda funcionam...

Citar
É verdade, atualmente os caps de poliéster metalizado, de 250...630Vdc, que mostram a melhor relação custo-benefício são os da Vishay

Infelizmente eu não consigo achá-los na Santa Ifigênia (eu não costumo comprar componentes pela web). O melhor que eu consigo encontrar são os Orange Drops, vendidos por preço que eu considero abusivo...

Quanto aos capacitores Epcos, eu encontro com facilidade, mas frequentemente ficam misturados na mesma "gavetinha" com componentes xing-ling (em lojas como a Dabi ou a Multcomercial, que tem "self service"). Tem que garimpar... Não sei se os Epcos são tão bons, mas pelo menos são reconhecidos, e eu nunca peguei um bichado...

Sobre a questão da distribuição aos varejistas, em produtos de valor unitário muito baixo, simplesmente não compensa para o fabricante manter a estrutura logística e comercial necessária. Por mais que nos doa, não podemos esquecer que o mercado de manutenção (e pior ainda, o mercado hobbista) não é o foco dos fabricantes. E mesmo que pareça absurda uma quantidade mínima de, digamos, 10.000 capacitores de poliester, ainda assim o custo do frete fica MUITO maior do que o custo do produto. Um capacitor vendido no varejo por R$ 0,20 a unidade, sai da fábrica por R$ 10,00 O MILHEIRO! Ou seja, aquela quantidade mínima teórica de 10.000 peças representa R$ 100 de faturamento para o fabricante (a margem de lucro não paga nem o reembolso de gasolina do vendedor...).

O valores acima são teóricos, mas não estão longe da realidade. A empresa onde eu trabalho tinha uma divisão que produzia terminais metálicos (como por exemplo aqueles de encaixe macho e fêmea, "latinhas amassadas", como a gente, de Cabos, gostava de chamar, só para aporrinhar), e as grandezas eram da mesma ordem. A divisão produzia dezenas de milhões de terminais por mês, e faturava R$ 500 mil...

Gozado que discos de vinil estão voltando.

E válvulas também  (aplaus) (aplaus) (aplaus)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 10 de Junho de 2013, as 22:26:27
Então essa coisa da industrialização, impostos e custos de transporte faz coisas que são produzidas do lado da casa das pessoas, saírem mais barato comprados de fora do Brasil do que em uma loja na esquina.

Por exemplo, uma época procurei um grande fabricante de cabos brasileiro para comprar um carretel grande, os caras falaram que só vendiam para distribuidores, mas os distribuidores locais não tinham quase modelo nenhum, inclusive não tinham o tipo que eu queria.
Ai se eu quisesse, teria que pagar adiantado por um carretel inteiro, esperar uma pá de tempo, pagar 2 transportes, no final ia sair mais caro que os cabos tops importados.

Não duvido nada que os capacitores feitos em Gravataí vão até os EUA e voltam para cá.






Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: bossman em 10 de Junho de 2013, as 23:36:20
Gozado que discos de vinil estão voltando.

E as válvulas já voltaram!


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 20 de Julho de 2013, as 23:22:13
Já ouvi dizer que os cerâmicos deixam o som mais "ardido"... 
Ardido, ardido..., ... não exatamente.
Os cerâmicos tem uma definição menor.
Já os poliéster e seus similares, tem mais clareza e brilho.

No passado, os capacitores cerâmicos não eram famosos pela tolerância, ou seja, a grande variação dos valores gera a alteração do timbre. Assim, parte do argumento em favor dos capacitores de poliéster, Styroflex, e outros, vem daí.

Outra questão é a reatância gerada por capacitores com dielétrico "enrolado" ou em camadas, que forma uma espécie de bobina que vai atrapalhar a passagem de frequências alternadas de alta frequência, "aveludando" (eu digo "cortando os agudos/harmônicos") o timbre final do circuito. Capacitores cerâmicos sofrem pouco desse efeito, fazendo com o timbre permaneça mais "cru".

Me bateu uma duvida, e não achei nada a respeito (e nunca tive a chance de testar).
Os capacitores multicamadas... eles "respondem", quanto ao audio, como um ceramico comum ou diferente?
Eles são baratos, tem de tudo que é valor (encontra facil acima de 1uF) e são pequenos.. pra pedais, se a resposta fosse boa, seria uma otima pedida...

(http://image.made-in-china.com/2f0j00WqTEestFuQza/Radial-Multilayer-Ceramic-Capacitor-Full-Series-TMCC03-.jpg)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Adiel em 20 de Julho de 2013, as 23:39:11
Eu tenho usado os de 1uF sem problemas, com a resposta normal, ao menos para mim.  Algumas dezenas dos de 100n estão a caminho.

(http://imageshack.us/a/img23/139/w08z.jpg)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 20 de Julho de 2013, as 23:40:56
Eu tenho usado os de 1uF sem problemas, com a resposta normal, ao menos para mim.  Algumas dezenas dos de 100n estão a caminho.
Eu ja tinha lido você falar nos de 1uF... mas 1 (ou 2 - :) não tinha visto a foto) capacitor só no circuito não da pra saber se muda muito...
Mas como seria um pedal ou pré só com capacitores desse tipo (em relação a ceramicos e/ou poliester)?  :-)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: druidamaluco em 20 de Julho de 2013, as 23:42:09
Já ouvi dizer que os cerâmicos deixam o som mais "ardido"... 
Ardido, ardido..., ... não exatamente.
Os cerâmicos tem uma definição menor.
Já os poliéster e seus similares, tem mais clareza e brilho.

No passado, os capacitores cerâmicos não eram famosos pela tolerância, ou seja, a grande variação dos valores gera a alteração do timbre. Assim, parte do argumento em favor dos capacitores de poliéster, Styroflex, e outros, vem daí.

Outra questão é a reatância gerada por capacitores com dielétrico "enrolado" ou em camadas, que forma uma espécie de bobina que vai atrapalhar a passagem de frequências alternadas de alta frequência, "aveludando" (eu digo "cortando os agudos/harmônicos") o timbre final do circuito. Capacitores cerâmicos sofrem pouco desse efeito, fazendo com o timbre permaneça mais "cru".

Me bateu uma duvida, e não achei nada a respeito (e nunca tive a chance de testar).
Os capacitores multicamadas... eles "respondem", quanto ao audio, como um ceramico comum ou diferente?
Eles são baratos, tem de tudo que é valor (encontra facil acima de 1uF) e são pequenos.. pra pedais, se a resposta fosse boa, seria uma otima pedida...

(http://image.made-in-china.com/2f0j00WqTEestFuQza/Radial-Multilayer-Ceramic-Capacitor-Full-Series-TMCC03-.jpg)

Kem, utilizei os de mult camadas em um pedal clone do lovepedal 11, e notei que ficou bem mais claro o som, como entre o poliester comum e o cerâmico, achei mais equilibrado, com mais qualidade..., mas sei lá, as vezes é apenas impressão mesmo, mas foi o que percebi..., além de dar muito mais espaço nos layouts..., e são bem mais bonitinhos.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 20 de Julho de 2013, as 23:58:07
Druida, evite citar todo o post, principalmente as imagens... é contra as regras e carrega demais o forum... Veja o post original do Adiel na pagina anterior e veja como eu o editei...
Mas é exatamente o que você me falou que eu imaginava... Precisava é comparar pra ver se é isso mesmo...
E to com uma ideia aqui na cabeça...
Que tal montar um circuito simples em varias placas diferentes usando em cada uma delas um tipo diferente de capacitor e comparando? Usando inclusive soquete pro AO ou transistor/fet para poder usar o mesmo em todas as placas.
Eu pensei no MXR MicroAmp, mas tem eletrolitico no caminho do sinal, e esse não vai mudar...
O Romildo sugeriu o AMZ Mosfet Booster: http://www.muzique.com/schem/mosfet.gif
Alguém tem outra sugestão?


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: guitar_luthier em 21 de Julho de 2013, as 00:24:18
Pessoal, onde vende esses capacitores igual da foto aqui no Brasil? Obrigado!


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: druidamaluco em 21 de Julho de 2013, as 00:47:17
Olá Kem, obrigado pela dica, foi mal..., a idéia do mosfet booster é excelente, mas para ter certeza..., necessita testar cada peça uma a uma, os valores tem que bater em todas as placas, senão dará diferença sim..., e não saberemos se é pelo capacitor diferente ou não..., tem que usar se possível tolerância de 1% em todas as peças..., acho que é isso..., no meu lovepedal, como tinha dois, atentei para os valores serem praticamente iguais nas duas placas. e que ótimo pedal love 11, pena que já não está mais comigo, aff, casa de ferreiro...,


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 21 de Julho de 2013, as 01:33:11
Eu pensei no MXR MicroAmp, mas tem eletrolitico no caminho do sinal, e esse não vai mudar...
O Romildo sugeriu o AMZ Mosfet Booster: http://www.muzique.com/schem/mosfet.gif
Alguém tem outra sugestão?

Melhor pedal para fazer isso e o que mais marca é o DIST+, o boosters são muito menos sensíveis a mudança de capacitores que distorções.

O Dist+ original era quase todo cerâmico, ao substituir por poliéster fica clara demais a mudança.

O ideal é manter a estrutura e intercambiar só os capacitores, porque outros fatores, como ganho do Op-amp(cada um tem um), podem influenciar diretamente.
Como o Dist+ tem poucos capacitores, fica fácil botar chaves para selecionar entre um e outro, acho que 5 chaves já fica bom.

Basicamente é só pegar um monte de cerâmicos e poliéster e selecionar pares com valores iguais usando um capacímetro, depois montar um dist+ usar chaves de alavanca para selecionar entre cerâmicos e poliéster.

Porque ai não terá desculpa de tolerância de A ou B.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 21 de Julho de 2013, as 01:47:20
Felix... o microamp e o dist+ tem praticamente o mesmo esquema, e o mesmo problema... capacitor polarizado no caminho do audio...


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 21 de Julho de 2013, as 02:32:08
Estruturalmente parecidos, mas totalmente diferentes na prática.
No MXR Dist+ o capacitor polarizado era de 1uf  e era de tântalo, pode ser substituído tranquilamente por um 1uf de cerâmica ou poliéster.

(http://analogguru.an.ohost.de/193/schematics/Mxr_Distortion+.gif)

Pode se usar 2 dpdts e 1 spdt.
Assim:
Dpdt n1 troca C2 e C6 entre cerâmico e poliéster
Dpdt n2 troca C1 e C7 entre cerâmico e poliéster
Spdt troca C4 entre cerâmico e poliéster

São 5 capacitores muito fáceis de encontrar.
Desta forma fica fácil de ver as influências dos tipos de capacitores em cada estágio.




Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 21 de Julho de 2013, as 03:00:54
No MXR Dist+ o capacitor polarizado era de 1uf  e era de tântalo, pode ser substituído tranquilamente por um 1uf de cerâmica ou poliéster.
Sim, o som dos 2 é muito diferente, mas o ruim da semelhança é justamente ter um capacitor polarizado bem no caminho do som...
E esse é o problema... não vai encontrar 1uF ceramico... só multicamadas... provavelmente nem o verdinho...
Eu queria, se possivel, evitar ter um capacitor no caminho do som que não pudesse ser substituído.
Vamos pensar em outras hipoteses...
Minha ideia era testar com os seguintes capacitores (e que todos pudessem ser trocados - evitando justamente que algum que esteja na passagem do som não possa ser trocado). Como eu disse, ou 5 placas com soquetes para CIs / Transistores ou a chave que você citou.

- Ceramico comum https://zamin.websiteseguro.com/01/upload/produto/thumb_66_1.JPG
- Ceramico Multicamadas http://image.made-in-china.com/2f0j00WqTEestFuQza/Radial-Multilayer-Ceramic-Capacitor-Full-Series-TMCC03-.jpg
- Poliester "box" http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/arquivos4689/arquivos/1256860055.jpg
- Poliester "Mylar" "chicletinho verde (ou marrom) http://i01.i.aliimg.com/img/pb/177/358/420/420358177_202.jpg
- Poliester "chiclete" http://i01.i.aliimg.com/img/pb/145/930/434/434930145_444.jpg

Quem sabe também ceramico alta tensão (>1KV)... http://www.stopassoli.com.br/produtos/capacitor%20ceramico.jpg

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: druidamaluco em 21 de Julho de 2013, as 11:01:15
A idéia do Félix também é ótima, mas será que não dá para simplificar ainda mais? usar alguma distorção, fuzz ou overdrive de um único transistor e no máximo uma 5 peças? me lembro de ter visto alguns circuitos assim, mas nunca cheguei a montar.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 21 de Julho de 2013, as 14:18:21
druidamaluco
Quanto menor o ganho efetivo, menor vai ser a diferença entre um capacitor e outro.
Por isso com 1 transistor só a diferença será menor.

Kem é só substituir o 1uf da saída por 0.1uf, ai fica fácil colocar 0.1uf de poliéster e de cerâmica. Não vai ficar tão fiel ao Dist+ mas vai ser ainda mais fácil comparar a diferença entre um tipo de capacitor e outro.

Poderia até deixar soquetes + as chaves que ficaria mais fácil fazer embates, tipo mylar x wima, cerâmico x multicamadas, cerâmico high voltage x cerâmicos 50v.

Mas teria que ter as chaves para poder alternar sem mexer no sistema, porque outra variáveis podem influenciar.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: druidamaluco em 21 de Julho de 2013, as 14:33:58
Entendi agora..., ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 21 de Julho de 2013, as 17:05:57
...Kem é só substituir o 1uf da saída por 0.1uf, ai fica fácil colocar 0.1uf de poliéster e de cerâmica. Não vai ficar tão fiel ao Dist+ mas vai ser ainda mais fácil comparar a diferença entre um tipo de capacitor e outro....
Será que a gente não encontra um esquema tão simples quanto sem ter que mudar valor de componente?!?
O dist+ seria o ideal, não fosse esse capacitor (cismei com ele hahaha).


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 21 de Julho de 2013, as 17:47:30
Acho que vai ser impossível encontrar porque na maioria dos efeitos, principalmente das distorções tem aquele capacitor de desacoplamento ali na saída do opamp.
Na grande maioria varia entre 10uf e 47uf.

Mas como no Dist+ é só 1uf, e o 741 não é um op-amp muito poderoso, dá para usar 0.1uf sem causar danos.

Eu tenho inclusive um Dist+ que montei aqui só com capacitores de poliéster e tem um som bem gostosinho.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: kem em 21 de Julho de 2013, as 17:56:15
É... tive procurando e acho que você esta certo...
Podemos usar 220n então... tem ceramico facil desse valor (usa o maior valor que achar).
Bom... agora é tempo... hehehe
Pensei em fazer 5 placas, cada uma com um jogo diferente de capacitores, e soquete no CI pra podermos usar o mesmo em todos os pedais.
Resistores de 1% ou medidos pra terem o valor o masi proximo possivel.
Mais alguma sugestão?


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: felixmeirelles em 21 de Julho de 2013, as 19:57:59
Então pensei em um layout com soquetes para os capacitores, usando chaves para selecionar entre um e outro, assim só precisaria de uma placa, até porque além dos Op-amps os diodos também diferem muito um dos outros.

Seria mais fácil fazer um layout porque de outra forma vai ficar uma macarronada.



Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: Ferro_Velho em 21 de Julho de 2013, as 20:32:26
Nestes vídeos (que já foram postados aqui no HM) um cara
fez um circuito simples para testar capacitores de materiais
dielétricos distintos no tone de uma guitarra.

Dá pra notar a diferença.

http://www.youtube.com/watch?v=92G-jw4TqS4

http://www.youtube.com/watch?v=rR4maqK_IhQ


Acho que a sugestão do Félix seria a melhor, um circuito só
com chaves para trocar de capacitor enquanto alguem toca
repetidamente uma progressão de acordes ou lick.

Abraço.


Título: Re: Capacitores de Poliester.
Enviado por: martinezsonic em 22 de Julho de 2013, as 09:54:23
Tive aula com um professor, o qual tudo que você perguntava ele sabia responder, notei então que ele lia muito , e o que   dizia era condizente com a  teórica, mais nem sempre a teoria batia com a realidade prática,  um bom embasamento teórico ajuda a concluir o que realmente funciona na prática em cada caso e definir várias formas de fazer a mesma coisa alcançando resultados iguais  ou diferentes, segue uma apostila do CEFET/SC   sobre capacitores.
Lembrem-se da lei de "TANTOF " (tanto faz),já me deparei com ela em vários casos.

http://www.inf.unioeste.br/~reginaldo/informatica/capacitor/capacitor1.pdf


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal