Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 17:55:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ibanez WH-10 Wah  (Lida 47364 vezes)
Marcel
Visitante
« : 30 de Outubro de 2009, as 00:18:17 »

Cerca de oito meses atrás montei o Ibanez  WH-10 Wah com o layout do Guero, que esta nesse link.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&catid=16&id=46888

O efeito funciono perfeitamente, (pedal esse muito bom por sinal), mais como eu usei um potenciômetro de baixa qualidade pelo fato do autovalor de um bom, em pouco tempo de uso o mesmo começou a apresentar um som  como se tivesse raspando o potenciômetro...., nesse período de 8 messes eu já troquei de potenciômetro duas vezes.
   Pensando a respeito de como solucionar esse problema do meu wah resolvi trocar o potenciômetro pelo sistema de led/ldr usados nos pedais Morley, que também esta um pouco discutido nesse tópico que postei acima.
       

   Entendi que ldr é um resistor que varia sua resistência com a incidência de luz, só que eu não entendi como se faz para trocar o potenciômetro de wah, por esse sistema.
   Alguém poderia me explicar como eu faço essa ligação, e gostaria de saber de quem já o montou se esse sistema melhora ou piora a qualidade do wah?

Abraço a todos
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #1 : 31 de Outubro de 2009, as 15:44:40 »

Basicamente, o ldr vai no lugar do potênciômetro, e, conforme a incidência de luz no mesmo aumenta ou diminui (aumentando ou diminuindo o valor da resistência no pot). Então, você pode variar a distância do led ao ldr, ou ainda a passagem de iluminação ao ldr (pelo menos no morley classic wah é assim).
Valeu, espero que tenha ajudado.
Registrado
janstch
Visitante
« Responder #2 : 04 de Novembro de 2009, as 16:29:45 »

para variar a iluminação do led poderia usar um pot no positivo ou negativo, alêm de um resistor de 1k? para quando a resistencia do pot baixar não queimar o led, pois são 9v, poeria dar certo??
tambem daria pra usar o sistema de sensor de proximidade usado no wah probe da zvex...
mas como substituir o pot por um ldr, na placa?
valeu.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #3 : 04 de Novembro de 2009, as 23:25:31 »

se não me engano voce deve fazer assim

retire o potenciometro e coloque o ldr no mesmo lugar onde estavam os terminais das estremidades do potenciometros,,, pino 1 e 3 ,, coloque um resistor de 50K em paralelo com o ldr que acho que fica melhor,,,

enquanto ao led,, procuro no forum antigo pelo sistema da morley,, que para mim é o que fica melhor

ps: nunca montei assim,,,, isso é só uma opiniao de um fuçador
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #4 : 08 de Novembro de 2009, as 22:34:11 »

O lrgal também é vc colocar um pot para regular a luminosidade do led, como um controle de range (alcance). Dá mais versatilidade ao som do pedal.
Eu montei há pouco um morley classic na protoboard, e estou usando uma coisa parecida com um pedal de wah como protótipo para testar o controle óptico (led +ldr). Com certeza è bem menos trabalhoso do que montar um sistema mecânico, como o crybaby.
Essa idéia de colocar um resistor em paralelo com o ldr é boa, acredito eu que dê uma "linearizada" no ajuste. Vou tentar aqui também.
Registrado
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #5 : 04 de Dezembro de 2009, as 09:51:09 »

Cerca de oito meses atrás montei o Ibanez  WH-10 Wah com o layout do Guero, que esta nesse link.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&catid=16&id=46888

O efeito funciono perfeitamente, (pedal esse muito bom por sinal), mais como eu usei um potenciômetro de baixa qualidade pelo fato do autovalor de um bom, em pouco tempo de uso o mesmo começou a apresentar um som  como se tivesse raspando o potenciômetro...., nesse período de 8 messes eu já troquei de potenciômetro duas vezes.
   Pensando a respeito de como solucionar esse problema do meu wah resolvi trocar o potenciômetro pelo sistema de led/ldr usados nos pedais Morley, que também esta um pouco discutido nesse tópico que postei acima.
       

   Entendi que ldr é um resistor que varia sua resistência com a incidência de luz, só que eu não entendi como se faz para trocar o potenciômetro de wah, por esse sistema.
   Alguém poderia me explicar como eu faço essa ligação, e gostaria de saber de quem já o montou se esse sistema melhora ou piora a qualidade do wah?

Abraço a todos


parceiro, estive olhando o projeto e fiquei com uma duvida em relação com a chave spdt, gostaria de saber se essa chave tem 3 pinos e também como fazer as ligações pra essa chave, já que pode usar a dpdt
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2009, as 09:58:46 por abraao » Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #6 : 04 de Dezembro de 2009, as 12:26:09 »

tava olhando esse esquema !
fiz um orçamento e é bem barato de fazer!

mais esse pedal fica ativo o tempo todo ?
nao tem a chave DPDT pra ativa e desativa ??


bom
se eu quiser colocar ficaria assim Huh?
fiz aqui rapidin
mais acho que da pra entender !


o cicuito ficaria ligado o tempo todo mesmo ?
nao poderia colocar a +9v na chave DPDT pra liga tudo de uma vez ?(circuito e efeito)
ou isso poderia fazer algum barulho ?
na duvida eu fiz o circuito ligado !
e quando pisar na chave iria ligar o efeito e o led!
entao....
ta certo o desenho ai que eu fiz ?
ou tem que muda alguma coisa ?



Valeeeu
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2009, as 22:58:22 por Andre_ » Registrado
Marcel
Visitante
« Responder #7 : 16 de Dezembro de 2009, as 23:58:33 »

Então scorpion o resistor de 51k esta em paralelo com o ldr, é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o ldr tem 1M, portanto essa associação e para dar a resistência máxima do ldr por volta de 50k, que é o valor do pot no projeto

já a ligação do led e ldr eu fiz um desenho da ligação no paint e queria que alguém me confirmasse se esta certo ??

Abraço a todos !!!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #8 : 17 de Dezembro de 2009, as 10:22:09 »

Andre_

Eu uso esse bypass no meu wah ibanez q montei t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum):

http://www.4shared.com/file/81248057/ba87dcb6/pentellium_bypass.html

Pra usar algum outro transistor equivalente atente-se para a pinagem no datasheet e pra conseguir o mínimo de pop no acionamento eu uso led de alto brilho e vou ajustando/aumentando o valor do resistor. Começo com 1M e vou aumentando.

Marcel

Sua ligação esta correta. O resistor no led pode ser de até 1k. Mas como vc vai fazer pra alterar a luminosidade q vai pro ldr?
Registrado
Marcel
Visitante
« Responder #9 : 17 de Dezembro de 2009, as 23:27:23 »

Rikrdo

Usei o sistema da morley !! olha ai as fotos que eu postei do bad horsie aberto

Montei hoje o sistema óptico funciono, porem achei o wah meio fraco, usei um 2k2 no led .....vou aumentar a luminosidade do led pra ver se realça o wah !!

Abraço a todos
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #10 : 18 de Dezembro de 2009, as 08:42:59 »

Marcel, está usando led auto brilho?...vi aqui naqueles sistemas de lâmpadas de natal usando esses leds e se não me falhe a memória havia um resistor de 560 ohms ligado ao led e pense que o bichim "alumia"!
Tenta pra ver o que dá...rs...
Registrado

Long live the King!
Rikrdo
Visitante
« Responder #11 : 18 de Dezembro de 2009, as 12:39:02 »

Marcel

Ahh sim, entendi o sistema. Pro wah ficar mais agudo vc teria que zerar a resistencia do ldr ou chegar o mais proximo de zero e pra isso vc tem q aumentar a luminosidade do led então vc pode usar um led branco de alto brilho com resistor de 470 ohms que dá certo.
Se quiser conferir taí: eu calculei pro led branco com 3V e 20mA ligado em 12V...vai que vc resolve usar o wah com fonte de 12V ae o led não torra...hehe...pra 9V seria resistor de 330 ohms.

http://www.casemodbr.com/resistor.htm#single


Abraço!
Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #12 : 18 de Dezembro de 2009, as 21:46:20 »

Andre_

Eu uso esse bypass no meu wah ibanez q montei t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum):

http://www.4shared.com/file/81248057/ba87dcb6/pentellium_bypass.html

Pra usar algum outro transistor equivalente atente-se para a pinagem no datasheet e pra conseguir o mínimo de pop no acionamento eu uso led de alto brilho e vou ajustando/aumentando o valor do resistor. Começo com 1M e vou aumentando.

Rikrdo

Mas se eu fazer igual eu coloquei na imagem funciona ??
não a do link
aquela que eu coloquei la encima !
Valeu

Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #13 : 18 de Dezembro de 2009, as 23:04:05 »

Andre_

Funciona sim mas eu não faria um bypass desse chaveando somente a entrada de sinal. No seu esquema a saída do efeito esta sempre ligada ao jack de saida e sendo assim quando em "bypass" pode vazar efeito do wah no seu som limpo além de alguma degradação no sinal da guitarra devido a estar ligada diretamente com componentes eletronicos do final do circuito do pedal.
Se vc está preocupado com um possível pop montando outros tipos de bypass, lhe aconselho montar um bypass com fets no estilo pedais da BOSS mesmo(no forum antigo tem esquema disso). Na minha opinião qualquer bypass com DPDT que chaveie o led diretamente vai ocasionar pop mesmo que mínimo.

Abraço!
Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #14 : 19 de Dezembro de 2009, as 07:20:54 »

Rikrdo

Opa
beleza
vou fazer como na imagem que voce mandou !
mas oque seria la na DPDT o Efeito In e Efeito Out?
In Jack eu coloco no sinal de entrada !
Out Jack no sinal da saida ! e o GND em no GND geral !
só nao entendi os Efeito in e out aonde seria ligado no Wah ?
ficaria assim ?


desculpa ai mais é que eu nunca montei um pedal ahuhauhauha

mais valeu pela explicação !
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2009, as 19:03:09 por Andre_ » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal