Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 18:53:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Mini Amplificador  (Lida 45124 vezes)
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #120 : 04 de Agosto de 2012, as 13:40:36 »

São difíceis de achar Sad

Aqui tem uma plaquinha que é estéreo, mas usa dois chips mono:

http://www.dealextreme.com/p/vma2015-15w-stereo-audio-amplifier-evaluation-module-evm-board-44125?item=10

Não sei se tem placa pronta com só um chip deste, mas já vi em algum lugar uma montagem em "aranha" usando um destes.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #121 : 04 de Agosto de 2012, as 13:47:29 »

Mas tem alguns amplificadores que não podem ser ligados sem carga...
Será que esse pode?
Como descobrir isso? Não sei como é nesses ClasseD...

Segundo o que está no datasheet, pode.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #122 : 04 de Agosto de 2012, as 13:52:00 »

Engraçado é que esse VMA2015 não tem a venda no Ebay, só no DX...
Mas ele não usa praticamente nenhum componente externo. Da pra montar em estilo aranha mesmo...
Li em algum lugar que esse VMA2015 seria na verdade um MAX9703...

Adiel, se pode, da pra fazer o que o gfr falou... deixa o outro canal como opção... põe 2 saidas e uma das entrada com chave.
Isso ta com cara que vai ficar bem legal... acho que vou comprar um também... Smiley
Quanto ao pré, se me permite uma sugestão, tenta fazer algo com um TL074... usa 2 dos OP AMPs para o pré e os outros 2 com ganho unitario, para alimentar cada entrada desse ampli, ao estilo do que é feito no TSW.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 13:57:19 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #123 : 04 de Agosto de 2012, as 14:04:15 »

Mas tem alguns amplificadores que não podem ser ligados sem carga...
Será que esse pode?
Como descobrir isso? Não sei como é nesses ClasseD...

Normalmente amplificadores de estado sólido não tem problema de serem ligados sem carga.
Um amplificador classe D funciona por modulação de largura de pulso (PWM) e tem um filtro passa-baixas na saída. Os transistores de saída funcionam como chaves e só ficam em estado ligado (tensão sobre ele 0V e um certo valor de corrente) ou desligado (corrente 0A e um certo valor de tensão), dessa forma quase não dissipam potência pois ficam muito pouco tempo em região linear (durante a transição dos estados). Como a frequência de chaveamento é alta (pelo menos 200kHz), então não se ouve. A distorção tende a aumentar em altas frequências porque os filtros deixam de ser tão eficientes. Além disso a resposta não é tão plana porque depende muito da característica da carga (como existe o filtro PB formado por indutores e capacitores na saída, conforme a indutância do alto-falante que interage no sistema, varia-se a atenuação conforme a frequência).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #124 : 04 de Agosto de 2012, as 14:09:26 »

xformer, acho que como no caso da guitarra a gama de frequencias utilizadas são restritas, deve funcionar bem (acho Smiley ).
O mais legal desse ampli é poder colocar em uma caixa de pedal ja com pré, alimentado por uma fonte comum...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #125 : 04 de Agosto de 2012, as 14:11:54 »

Quanto ao pré, se me permite uma sugestão, tenta fazer algo com um TL074... usa 2 dos OP AMPs para o pré e os outros 2 com ganho unitario, para alimentar cada entrada desse ampli, ao estilo do que é feito no TSW.

A ideia é boa, eu tenho alguns TL084 por aqui, meio ociosos, talvez faça até uma opção de overdriver ou fuzz com uma 3PDT, se sobrar espaço na caixinha.

xformer, acho que como no caso da guitarra a gama de frequencias utilizadas são restritas, deve funcionar bem (acho Smiley ).
O mais legal desse ampli é poder colocar em uma caixa de pedal ja com pré, alimentado por uma fonte comum...

Estou pensando em usar uma fonte de 12 volts 2A, na verdade, chaveada, bem ordinária.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #126 : 04 de Agosto de 2012, as 14:14:07 »

Pra saber mais e ver como seria a ligação em ponte (na verdade ele já funciona em ponte  1/2 ponte).

http://sound.westhost.com/articles/pwm.htm
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #127 : 04 de Agosto de 2012, as 14:23:12 »

xformer...
A primeira figura é como o chip vem, e a segunda, seria a ligação em "ponte completa", como diz nesse site que você falou.
Mas na descrição desse amplificador no Ebay, o vendedor alerta que esse amplificador não aceita que as 2 saidas sejam ligadas juntas...  Roll Eyes


http://sound.westhost.com/articles/pwm-f4a.gif
http://sound.westhost.com/articles/pwm-f4b.gif


Ps. Tem algum codigo pra redimensionar as figuras?!?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 14:48:13 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #128 : 04 de Agosto de 2012, as 14:27:37 »

Pelo esquema no datasheet do PAM8610, ele já trabalha na configuração similar à de baixo.  Assim sendo, não vai rolar a ligação em ponte, aparentemente...
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #129 : 04 de Agosto de 2012, as 14:29:46 »

Não, o chip já vem com ponte completa, pode ver na datasheet.  Os alto-falantes são ligados com os dois terminais ao chip e não com um terminal ao terra (1/2 ponte). Por isso não dá pra ligar em ponte de novo.

http://www.poweranalog.com/pdf/PAM8610.pdf
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #130 : 04 de Agosto de 2012, as 14:31:52 »

Não, o chip já vem com ponte completa, pode ver na datasheet.  Os alto-falantes são ligados com os dois terminais ao chip e não com um terminal ao terra (1/2 ponte). Por isso não dá pra ligar em ponte de novo.

http://www.poweranalog.com/pdf/PAM8610.pdf

Precisamente.  Então vou ter um amp de reserva!   Cheesy

Ps. Tem algum codigo pra redimensionar as figuras?!?

Eu uso esse utilitário, antes de fazer o upload:

http://www.4shared.com/file/uj56tG28/imageresizer-21_x86.html
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #131 : 04 de Agosto de 2012, as 14:41:00 »

Mas nada impede que os dois canais do amplificador sejam usados com o mesmo sinal de entrada, dessa forma alimentando 2 alto-falantes e portanto aumentando a potência sonora (não sei se teria o mesmo efeito que um só com potência dobrada pra um só alto-falante).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #132 : 04 de Agosto de 2012, as 14:50:11 »

Velhice é soda...
Eu mesmo ontem citei a impossibilidade de ligar em ponte depois de olhar o datasheet, e hoje esqueci... hahaha
xformer, e ideia é fazer um ampli em forma de pedal, facil pra levar em qualquer lugar e ligar em uma caixa pra tocar.
Mas dificilmente você vai num lugar que va ter 2 caixas disponiveis, então o ideal era uma maior potencia mono.
Quem sabe pesquisando a gente não ache um chip ClasseD que de pra ligar em ponte e ter uma potencia maior?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #133 : 04 de Agosto de 2012, as 15:08:22 »

Pelo que pude perceber internamente a maioria dos CI  que trabalham em classe D, já usam este artifício para adquiri maior potência!

Abraço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #134 : 04 de Agosto de 2012, as 15:21:00 »

Pelo que pude perceber internamente a maioria dos CI  que trabalham em classe D, já usam este artifício para adquiri maior potência!

Abraço.

Sim por uma razão simples: a potência de saída é intimamente ligada ao valor da tensão de alimentação e ao valor da carga.  Com alimentação simples de 12V é difícil obter mais do que:
P = ((12V/(2x1,414))^2)/8ohms =  2,25W e
P = ((12V/(2x1,414))^2)/4ohms = 4,5W     sem distorção

Enquanto que usando ligação em ponte você emula uma dobra na tensão de alimentação:
P = ((24V/(2x1,414))^2)/8ohms = 9W
P = ((24V/(2x1,414))^2)/4ohms = 18W    sem distorção

Não adianta ficar procurando outro integrado de amplificador, seja classe AB, D ou outra letra, que a limitação de potência (não a eficiência)  depende muito mais da alimentação do que do tipo do amplificador.

Outra opção pra amplificador classe D compacto é o MAX 9744, mas fica com os valores de potência muito próximos do PAM8610 e acho que nem adianta procurar por algo com melhor performance (a não ser que a alimentação seja aumentada por conversor DC-DC como nos amplificadores automotivos).
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 15:28:21 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal