Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 16:25:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Meteoro GS100 com defeito  (Lida 1801 vezes)
Kuni
Visitante
« : 12 de Janeiro de 2013, as 01:54:35 »

Olá pessoal, tudo bem?
Bom, esses dias eu abri meu GS100 para dar uma olhadinha por dentro (já havia o feito antes para refazer uma solda que havia soltado) e, ao fixar novamente o dissipador ao chassi (a fixação é feita por dois parafusos que vem por baixo, do chassi pro dissipador, que por sua vez, fica por cima das trilhas) um dos parafusos encostou nas trilhas que iam pro input e pro ground do 7915A ao mesmo tempo. Resultado: o CI do power (TDA7294) estourou, um capacitor estufou e uma das trilhas próximas ao CI se rompeu. Troquei o CI e o capacitor e religuei a trilha rompida.
O amplificador está ligando, com os leds que indicam mudança de canal operantes e respondendo ao switch, porém, o amplificador não apresenta som algum ainda. Minha próxima aposta está nos CIs do pré, nos diodos e nos reguladores de tensão, os quais estou pensando trocar.
Mas além de tudo, algo me deixa em dúvida: sendo o reverb de molas embutido no amp, acredito que ele esteja após o pré no circuito, correto? Mas o "som das molas" não passa pelos falantes ainda (ainda funcionais), me levando a crer que há ainda algo errado com o power. Talvez nos arredores do TDA7294 ainda. Estou perdido no momento, acho que isso é bem perceptível...
Alguém tem alguma ideia do que eu deva tentar substituir ou o que eu devo procurar?
Obrigado desde já!

Edit: O projeto de injetor de sinais do site pode ser usado nesse caso? Obrigado, mais uma vez
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, as 23:37:22 por Kuni » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 29 de Janeiro de 2013, as 12:09:42 »

Kuni, interessante, ninguém ter respondido teu post ainda.

A fonte está liberando as tensões necessárias?
Você fez testes do pré, separado do power?
Antes mesmo da substituição de componentes, deve-se testar até onde chegam as tensões e sinal.

Aguardaremos sua resposta. ok?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 29 de Janeiro de 2013, as 12:34:16 »

Kuni,

fazer reparações em amps as vezes é um processo tedioso.

Comece reparando a fonte, mas para tanto é necessário descobrir antes se há outros curtos no circuito. Pelo que você descreveu, provavelmente consertando a fonte, trocando o chip de potência e restaurando as trilhas que possam ter sido pulverizadas pelo curto, ele deverá funcionar.

Mas lembre-se, pode ser muito perigoso abrir um amp e tentar consertá-lo. Há tensões dentro da carcaça que são letais quando manipuladas de forma incorreta! CUIDADO. Se você sente que não tem certeza do que está fazendo, é sempre mais barato pagar o conserto que pagar as despesas funerárias!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #3 : 30 de Janeiro de 2013, as 22:57:08 »

Kuni, já tive um problema igual ao seu, só que foi em um marshall MG100. Creio que o meteoro seja cópia deste marshall, então acho que posso te ajudar. Os CIs TDA 729X têm um pino chamado standby (pino 9, se não me engano) que deixa o amp mudo se o diodo zener que regula a tensão que vai para este pino estiver alterada. No Marshall este diodo é o D14 (BZX55B), que é um zener de 6,8V. Troque-o que seu amp provavelmente volta a vida.

Mantenha-nos informados sobre o que houve!

Boa noite!
Registrado

Belo Horizonte - MG
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #4 : 31 de Janeiro de 2013, as 17:32:59 »

Kuni, já tive um problema igual ao seu, só que foi em um marshall MG100. Creio que o meteoro seja cópia deste marshall, então acho que posso te ajudar. Os CIs TDA 729X têm um pino chamado standby (pino 9, se não me engano) que deixa o amp mudo se o diodo zener que regula a tensão que vai para este pino estiver alterada. No Marshall este diodo é o D14 (BZX55B), que é um zener de 6,8V. Troque-o que seu amp provavelmente volta a vida.

Mantenha-nos informados sobre o que houve!

Boa noite!
o GS100 da meteoro, não tem esse DIODO, o circuio de mute do TDA7294 dele é ligado direto em um resistor de 33K (R73). esse resistor recebe o +40V e vai para o pino 9 e 10 do CI. nos amp que eu monto usando esse CI eu uso o circuito proposto pelo datashet com um diodo 1N4148 em paralelo com um resistor de 100K
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, as 17:39:44 por edyguitar » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal