Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 15:42:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini Amplificadores do Albuquerque: 'RUBY'  (Lida 11908 vezes)
Albuquerque
Visitante
« : 21 de Abril de 2013, as 23:57:32 »

Quem vê minhas postagens aqui não sente dúvida quanto às minhas preferências DIY: Amplificadores! Não simplesmente qualquer amplificador, tenho uma queda especial pelos 'MINI'.  Grin

Tenho uma série de projetos que estou para comercializar aqui em minha região, então resolvi fazer um "Diário de Construção" de cada um deles e postar aqui pro pessoal, pra quem quiser montar também, tirar alguma dúvida e/ou somar em conhecimento.

Sempre tive na mente de começar de baixo pra cima em tudo. acho que levei a sério demais esse pensamento, pois meus projetos tão nesse ritmo também. Tou começando do mais 'basicão' pro mais elaborado.
E em se tratando de amplificadores, na minha opinião, o básico do básico é o RUBY.

Então esse é o primeiro da série Mini Amplificadores do Albuquerque
Segue o esquema:
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #1 : 22 de Abril de 2013, as 01:07:43 »

Parabéns pelo pensamento, Rafael, continue sempre assim!
Também sou do mesmo jeito!

Abraços!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #2 : 22 de Abril de 2013, as 07:23:13 »

Pode-se ver nesse esquema que não há muitas mudanças do circuito original.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Um capacitor de 1uF poliéster (C1) foi adicionado na entrada pois nos meus testes melhorou o som.
O capacaitor de 47n do circuito original que sai do FET para o Pot de volume foi aumentado para 100n e um capacitor adicional de 1n (C3) foi colocado  entre o pino 2 e 3 do pot.
Retirei o Pot de ganho que na minha concepção não era muito "cool". Em vez disso coloquei uma chave que comuta entre dois resistores, alterando o ganho entre um possível "Clean / Dirty". Note que na parte "B" da chave (S1B) foi colocado um DUAL LED que quando na posição Clean ilumina verde e quando acionado o Dirty ilumina vermelho.
Bom, em suma é um circuitinho simples e bem usual que, quando escolhido bem o falante, dá um ótimo volume.

-----
Bom galera, continuando com o tópico, este é o layout que elaborei a pouco no Eagle.



Será dessa forma que os componentes ficarão dispostos na placa.
Por enquanto estou apenas colocando imagens em JPG, para agilizar o processo. Mas logo quando terminar o projeto (inclusive um layout alternativo com plano de terra) elaboro um PDF arrumadinho com o arquivo original.

A próxima etapa será a confecção da placa. Aguardem!

Abraços,
Rafael albuquerque

-----
Ah, ia esquecendo, a chave DPDT que é usada nesse projeto é desse tipo:
« Última modificação: 22 de Abril de 2013, as 23:06:42 por Albuquerque » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #3 : 23 de Abril de 2013, as 11:30:38 »

Massa, Albuquerque, esse ampzinho merecia umas mods pra ficar mais legal!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #4 : 23 de Abril de 2013, as 11:35:06 »

Massa, Albuquerque, esse ampzinho merecia umas mods pra ficar mais legal!

Então Marcelino, terão algumas MODs no próximo projeto. Como coloquei no primeiro post, vou começando de baixo pra cima... O próximo da série terá não só algumas MODs mas também uns circuitos extras.
Até já tenho o esquema, mas, tudo ao seu tempo!   Grin

-----
Então... Dei uma melhorada no layout e coloquei o desenho de uma "possível" arte para o painel. Simples!



LAYOUT TESTADO

Fiquem a vontade para dar sugestões.
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, as 16:55:28 por Albuquerque » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 23 de Abril de 2013, as 13:26:37 »

Parabéns pelo belo tópico!

Só um lembrete: layout não testado deve ter isso avisado de forma destacada, ok?

Se for o caso...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 23 de Abril de 2013, as 18:11:21 »

O controle de "Tone" cai muito bem neste amplificador.   Eu mesmo já montei um com o tone. http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3583.0

Veja este links de mini amplificadores.  Sei que já circularam por aqui, mas não custa nada relembrar:

O Noisy Cricket, ficou com um visual muito bonito: http://www.beavisaudio.com/projects/NoisyCricket/

E mais outros: http://www.faxter.es/Proyectos/Pr04Miniamplificadoresport%C3%A1tilesMiniGP/tabid/99/Default.aspx

Também gosto muito de mini amplificadores.  Eu tenho outros links, assim que achar, posto aqui para servir de inspiração.
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, as 19:22:17 por Alfredo Padrao » Registrado

Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 23 de Abril de 2013, as 22:25:29 »

Esse out não é para fone de ouvido? Você não acha melhor colocar "Phone"...? Só sugestão mesmo, gosto de não deixar nada dúbio... Quem lê esse Out poderia entender que é pra ligar em alto-falante externo... saca?

Abraço.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 23 de Abril de 2013, as 22:28:34 »

Têm mais estes dois; "Texas Boogie" e "Baby Blues", inclusive com versões para LM386, TDA7052 e TBA820

http://techniguitare.com/forum/realisation-montage/amplis-legers-pour-entrainement-baby-blues-texas-boogie-t10431.html


-----
Esse out não é para fone de ouvido? Você não acha melhor colocar "Phone"...? Só sugestão mesmo, gosto de não deixar nada dúbio... Quem lê esse Out poderia entender que é pra ligar em alto-falante externo... saca?

Abraço.

Pelo esquema e layout apresentado acima, dá para entender que o out, é mesmo para ser ligado um falante, e no J10 o Phone, inclusive cortando o falante quando usando o phone.

Agora entendi; você estava se referindo a arte do painel! Legal!
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, as 22:43:52 por Alfredo Padrao » Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #9 : 23 de Abril de 2013, as 22:59:42 »

Dando continuidade...

Mas antes:

Parabéns pelo belo tópico!

Só um lembrete: layout não testado deve ter isso avisado de forma destacada, ok?

Se for o caso...
Obrigado Frias. LAYOUT TESTADO.   Legal!

O controle de "Tone" cai muito bem neste amplificador.   Eu mesmo já montei um com o tone. http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3583.0
Então Alfredo, esse mini amp é o primeiro da série dos meus "diários de construção" e quis deixar o mais básico do básico do básico do básico.... e por aí vai.  Cheesy
Esse é um diário de construção de um miniamp que será colocado num painel de 100mm x 38mm (pois é, pequenininho mesmo!) como visto no meu post anterior. Vou fazer um outro diário de construção de um miniamp mais elaborado, mas por hora esse só vai contar com volume e chave seletora de ganho mesmo.  Wink

Esse out não é para fone de ouvido? Você não acha melhor colocar "Phone"...? Só sugestão mesmo, gosto de não deixar nada dúbio... Quem lê esse Out poderia entender que é pra ligar em alto-falante externo... saca?

Abraço.
Pois é Marcelino, era pra ser Phones mesmo... Vou consertar! Obrigado pelo toque, amigo "conterrâneo".

Bom, sem mais delongas, a continuidade do projeto.
Fiz um layout com plano de terra e mandei fazer uma tela de serigrafia para a confecção da placa.

A tela:

Talvez não dê pra ver direitinho, mas na parte de baixo tem o 'layout dos componentes'.

Mais perto...


Devo dizer que é minha primeira experiência com serigrafia, nunca mexi com isso. (A primeira vez a gente nunca esquece... Tongue)
E num é que deu certo! Vejam abaixo a placa já "silkada"



Agora, a placa já corroída.


A placa já furada

A definição da placa não ficou 100% como eu queria. Vou fazendo outras placas e vendo qual o problema. Mas por ser minha 'primeira vez', fiquei contente com o resultado!  Smiley

Agora, o lado dos componentes.



Realmente, a serigrafia dá ótimos resultados! Vale a pena o investimento!

Amanhã vou "popular" a placa (como diz o Big Louis) e posto as fotos!
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, as 16:53:56 por Albuquerque » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #10 : 23 de Abril de 2013, as 23:11:32 »

Ficou show, parabéns.  Diz aí qual a tinta usada para "silkar"?
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #11 : 23 de Abril de 2013, as 23:15:48 »

Tinta vinílica brilhante branca. Ela resiste tanto ao Percloreto como à agua oxigenada misturada com ácido muriático.
Eu usei da marca 'Gênesis'.
Exatamente esta aqui:
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, as 23:17:59 por Albuquerque » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 23 de Abril de 2013, as 23:18:28 »

"Sugestão"...
Da proxima vez aproveita a tela, que é grande, e ja faz o painel também...
E você apostou no layout mesmo heim?!? Eu só faria a tela depois de ter testado o layout por metodos mais baratos convencionais
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Albuquerque
Visitante
« Responder #13 : 23 de Abril de 2013, as 23:24:37 »

Pois é Kem... Só tinha desse tamanho onde eu comprei. Queria uma menor, até porquê é a tela que fiz minha primeira experiência com serigrafia. Como não tinha, essa era a segunda opção.
O painel ainda não decidi como vai ficar. Mas o painel desse miniamp, especificamente, vou fazer com adesivo plástico transparente. Quero poder testar esse método também.
Mas as próximas telas com certeza já terá o painel. Igualmente com os pedais que eu fizer, na tela terá o layout e a frente da caixa.  Smiley
Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #14 : 23 de Abril de 2013, as 23:37:42 »

Parabéns pelo projeto e e pela placa!
sabe que nylon é esse usado na tela?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal