Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 19:18:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bobina 0,7uH  (Lida 3606 vezes)
Stimpy
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2


« : 11 de Janeiro de 2012, as 20:35:32 »

Boa noite galera, Bem estou montando um projeto de Amp utilizando um LM3886 e me deparei com a situação da BOBINA de 0,7uH.
Bem eu arrumei um fio rígido de cobre e o enrolei na intenção de fazer uma bobina. De acordo com minhas pesquisas e cálculos enrolei ela com a seguinte configuração:

Diametro: 11mm
Altura: 33,33
espiras: 15

Se alguém quiser ver algumas fotos dela estão nos links abaixo:

http://www.4shared.com/photo/ob5AL5Mj/2012-01-11_210043.html
http://www.4shared.com/photo/UCse5tHU/2012-01-11_210050.html
http://www.4shared.com/photo/ygQjXLIm/2012-01-11_210058.html

Será que ela está realmente certa? Vai funcionar? Alguém tem alguma ideia melhor para a bobina?
Só não fiz o teste ainda porque estou aguardando o Transformador que encomendei.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 11 de Janeiro de 2012, as 21:09:15 »

É para a saída do amplificador??
Enrola em uma bobina plástica de máquina de costura e pinga uma gota de araldite pra fixar, que fica melhor.  está muito comprida, não vai seguir os cálculos...  mas se for pra saída não importa muito.



T+
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 21:15:33 por Patines » Registrado
Stimpy
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2


« Responder #2 : 12 de Janeiro de 2012, as 04:21:39 »

E pra saida sim. Boa ideia, mas o fio pode ser de qualquer bitola? Eu tenho que enrola com algum espaçamento entre as espiras?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 12 de Janeiro de 2012, as 06:47:37 »

Oi Stimpy

O fio precisa ser grosso o suficiente para suportar a corrente de saída. Para o LM3886, pode usar fio 23AWG ou mais grosso.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
aron62br
Visitante
« Responder #4 : 12 de Janeiro de 2012, as 09:06:24 »

E pra saida sim. Boa ideia, mas o fio pode ser de qualquer bitola? Eu tenho que enrola com algum espaçamento entre as espiras?

O espaçamento (ou não) entre espiras depende do modelo que vc. usou para calcular.

Existem indutores com ou sem esse espaçamento. Isso, no campo das rádio frequências (RF), tem vital importância no fator de mérito (Q) da bobina, e em sua capacitância associada. Nesse lugar que vc. pretende utilizar não é um componente crítico.

Gostei da ideia do carretelzinho plástico de máquina de costura. Nunca havia visto um de plástico, acho que estou dafasado na arte da costura.  Huh?

Já montei algumas enroladas sobre um resistor aberto. Pega o corpo de um resistor +- grande, passa a serra de leve nele, em torno do corpo, até abrir ele (verificar com o multímetro), e depois enrola a bobininha, usando seus terminais. Já usei para isso um resistor de valor bem alto 10M, por exemplo, e simplesmente enrolei a bobina em volta dele, sem me preocupar em abri-lo. Mas nunca com um fio tão grosso como 23 AWG.

Observe que, se vc. for fazer a bobina com mais de uma camada, deve também usar a fórmula apropriada para dimensionamento.

Saudações

Aron
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 12 de Janeiro de 2012, as 09:18:09 »

O Plautz fez um ampli destes e postou a foto no fórum!!

veja lá o indutor enrolado sobre o resistor que também vai pra saída:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.msg64727#msg64727

T+
Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #6 : 12 de Janeiro de 2012, as 13:59:36 »

O Plautz fez um ampli destes e postou a foto no fórum!!

veja lá o indutor enrolado sobre o resistor que também vai pra saída:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.msg64727#msg64727

T+

Sem dúvida, se há um resistor em paralelo com o indutor, a solução é por aí mesmo.

Observe que, se fosse no domínio da RF, isso poderia não dar certo, pois criaria uma espécie de capacitância distribuída em paralelo com entre o indutor e o resistor. mas confesso que nunca ouvi um  tom de 50 MHz  Head Banger
Registrado
jpdiman
Visitante
« Responder #7 : 01 de Abril de 2012, as 13:26:27 »

Galera estou com uns projetos aqui pra montar um Lm3886 e um dos obstáculos é o indutor, já que não encontro fio esmaltado com facilidade.

Então pensei em comprar um indutor de 1uF como o do link: http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=100&products_id=6785

Daria muita diferença? Precisaria ajustar o valor do resistor?

Obrigado amigos!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 01 de Abril de 2012, as 21:36:12 »

Galera estou com uns projetos aqui pra montar um Lm3886 e um dos obstáculos é o indutor, já que não encontro fio esmaltado com facilidade.

Então pensei em comprar um indutor de 1uF como o do link: http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=100&products_id=6785

Daria muita diferença? Precisaria ajustar o valor do resistor?

Obrigado amigos!

Camarada:  arruma um ventilador pifado e retira quanto fio tu precisar do motor!  Provavelmente aquele pequeno indutor da tigger comp vai pifar por corrente muito alta.

T+
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 01 de Abril de 2012, as 21:54:37 »

Galera estou com uns projetos aqui pra montar um Lm3886 e um dos obstáculos é o indutor, já que não encontro fio esmaltado com facilidade.

Então pensei em comprar um indutor de 1uF como o do link: http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=100&products_id=6785

Daria muita diferença? Precisaria ajustar o valor do resistor?

Obrigado amigos!

Apesar de que o anúncio diz que o indutor é para 1A, eu acho que ele não aguenta isso (pelo menos nos indutores que eu tenho desses, dá pra ver o fiozinho fino de que é feita a bobina. Além disso o núcleo precisa ser de ar.

Você não consegue fio de telefone daqueles rígidos encapados ? Ou fio de cabo de rede ? Não tem um auto elétrico na sua cidade/bairro e ver se ele não arruma um pouco de fio esmaltado (usado em motores e alternadores) ? Não tem algum transformador de fonte queimado só pra tirar o fio esmaltado ?  As vezes esse indutor de saída nem é necessário.

Veja pra que serve esse indutor (traduzido do "High Power Audio Amplifer Construction Manual":

"Em altas frequências, cargas capacitivas e ou capacitâncias internas do cabeamento do falante podem causar defasamento excessivo ou sobrecarga do estágio de saída de potência. A medida preventiva contra cargas capacitivas é a colocação de um choke de pequeno valor em série com o barramento de saída. Valores típicos variam de 1uH a 7uH, mas eu acho que de 1 a 2uH é suficiente para virtualmente todos amplificadores de áudio. O indutor deve sempre ser de núcleo de ar porque as altas correntes que percorrerão o indutor resultantes dos picos musicais iriam saturar a maioria dos materiais dos núcleos metálicos. É uma boa idéia também amortecer o indutor com um resistor de 10 ohm em paralelo para que o ringing em conjunção com as cargas capacitivas sejam praticamente reduzidos. .... Em alguns casos o indutor é formado pelo enrolamento do fio em volta do resistor. Isso é perfeitamente aceitável, mas muitas vezes é difícil de achar um resistor com o tamanho adequado para enrolar o indutor.
Deve ser lembrado que toda corrente de saída do amplificador vai passar pelo indutor. Consequentemente, o bom senso deve ser usado para determinar a bitola do fio a ser usado dependendo da corrente de saída. Um indutor de núcleo de ar de 1 a 2 uH pode ser feito enrolando 16 voltas de fio 18AWG isolado em volta de um molde cilindrico de madeira de 1 polegada  (ele cita a palavra dowel - que são aqueles pinos de madeira usados pra conectar tábuas usadas em móveis, com diâmetro de igual a um lápis - use um lápis). Este indutor é aplicável em amplificadores de 100W ou menos - o fio deve ser mais grosso se a potência for maior....."  
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, as 21:56:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
jpdiman
Visitante
« Responder #10 : 01 de Abril de 2012, as 23:32:14 »

Obrigado Patines e xformer!

Então não, não posso usar aquele indutor.
Terei que dar meu jeito de conseguir o fio esmaltado, tenho um transformador de uma fonte de 9v encostado, mas suponho que a bitola é fina demais. Vou ver se consigo em alguma outra sucata, no lixo eletrônico da minha escola, ou se não conseguir mesmo, vou pra Santa Efigênia.

Valeu!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #11 : 02 de Abril de 2012, as 09:45:21 »

Obrigado Patines e xformer!

Então não, não posso usar aquele indutor.
Terei que dar meu jeito de conseguir o fio esmaltado, tenho um transformador de uma fonte de 9v encostado, mas suponho que a bitola é fina demais. Vou ver se consigo em alguma outra sucata, no lixo eletrônico da minha escola, ou se não conseguir mesmo, vou pra Santa Efigênia.

Valeu!

O  melhor é não complicar demais uma coisa simples.  pega um resistor de 10R, enrola um fio de telefone e era isso..   Não deixe que coisa pequenas te parem a vida.  T+
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal