Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 10:27:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: sample do GTO Soldano  (Lida 23562 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #15 : 13 de Fevereiro de 2011, as 09:45:17 »

 Desculpe por responder por você Haroldo ! Espero que não fique chateado por isso...

 Geralmente usam-se jacks com "chave" que nada mais é que uma chave que quando o plug do cabo não está inserido ele aterra a entrada do pedal, acabando com o sinal de entrada. Não sei que tipo de jack usou, mas tente aterrar a entrada e observar como fica o ruído.
 
 Outra coisa que queria perguntar é sobre o transformador de força... Você utilizou (pelo que parece no vídeo) aquele esquema com dois transformadores ligados pelos secundários certo? Gostaria de saber quais transformadores usou, que tensões de sencundário e se houve alguma modificação na alimentação dos filamentos...

Um abraço!
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #16 : 13 de Fevereiro de 2011, as 09:53:07 »

 Então, a ligação dos transformadores está desse jeito:

 A alimentação está como no Layout do Bello (arquivo em anexo ao post), a única coisa que fiz foi colocar dois resistores de 100k em série e liguei eles nas trilhas para os pinos 4 e 5 das válvulas, antes de ligar ficava um chiado bem agudo, ao ligar eles o chiado ficou bem parecido com o hummm de quando encosta a mão na ponta do cabo que está ligado ao pedal.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #17 : 13 de Fevereiro de 2011, as 11:11:22 »

pedais hi gain são chatos por natureza quanto a essa questão de ruídos. Já experimentou blindar as válvulas por fora com aquelas capinhas de alumínio?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #18 : 13 de Fevereiro de 2011, as 11:13:55 »

 Ainda não, tenho que ver se acho dessas capinhas aqui nas coisas do meu pai (onde achei as valvulas).
 No Soldano original parece que as válvulas não tem blindagem, só uma chapa de aluminio que parece ser só para proteção "mecânica".
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #19 : 13 de Fevereiro de 2011, as 11:52:57 »

Aprecido,

este ruído não é de captação, mas sim um loop de terra. Não lembro do layout do Bello, mas acredito que o melhor é redesenhar usando um "star ground".

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #20 : 13 de Fevereiro de 2011, as 12:08:52 »

Entendi, procurei aqui sobre "star ground" e aqui no fórum e no google e ainda estou com dúvida, poderia explicar com mais detalhes como é esse modo de ligação? o layout do Bello está anexado ao meu post anterior, obrigado pelas dicas, abraços.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #21 : 13 de Fevereiro de 2011, as 12:22:41 »

No layout do Bello, o terra está espalhado pela placa. Assim, começa acontecer dos terras terem valores de tensão ligeiramente diferentes. Embora esta variação de tensão seja ridícula, ela é amplificada pelas válvulas.

A válvula "amplifica" a diferença de potencial entre sua grade e o seu catodo. Quando o terra embaixo do catodo varia sua tensão, a válvula "interpreta" isso como uma variação de entrada. Dai o ruido de 60 Hz na saída.

O "star ground" deveria ser um ponto central do circuito, para onde todos os terras convergem. Todas as ligações ao terra deveriam ser as menores possíveis indo em direção a este terra.

Isto é bem difícil de implementar. Por isso, as vezes vale a pena tentar descobrir onde é o "loop de terra" no layout original e tentar eliminá-lo.

Uma forma de fazer isso é tentar "aterrar" as grades de cada catodo até que subitamente o ruido desapareça. Mas lembre, isto é potencialmente perigoso, devido as altas-tensões envolvidas.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #22 : 13 de Fevereiro de 2011, as 12:26:32 »

 Entendi, obrigado pela explicação.
 Quando estava testando o circuito com outros valores de componentes para ver a mudança no timbre e ganho, notei que alterando o valor do capacitor eletrolítico e do resistor em paralelo do primeiro estágio o ganho diminuia um pouco e tambem o ruido, esse ruido de loop de terra pode estar próximo a esses componentes ou estou falando besteira? abraço.

Mensagem Mesclada
Estou procurando fotos do pedal original aberto, conforme for encontrando mais eu add nesse post.

Pelo tamanho do transformador, fico com a impressão que ele eleva a tensão de entrava 110V ou isola quando é 220V e  na saida tem os 220V ou um pouco mais, que deve ser retificada para alimentar o circuito e para os filamentos deve ter um divisor de tensão para chegar em 12V ou 6,3V, alguem com mais experiência poderia confirmar se é realmente isso ou se é possivel alimentar desse modo?
 Outro detalhe é no capacitor da direita perto do capacitor vermelho (poliester), está quase embaixo do potenciometro, parece ser de tantalo.

 Mais novidades, achei essas imagens abaixo nesse forum http://www.gitaarnet.nl/forum/showthread.php?t=123675:











 Um datelhe interessante, reparem em como está sendo feita a alimentação dos filamentos, dois fios passando embaixo dos soquetes e indo em furos nas placas ligando diretamente nos pinos > fio1 > pino 4 e 5 (jumpeados) e fio2 > pino 9.
Sample do pedal http://www.youtube.com/watch?v=U32tGZ-ba28 (quase sem nenhum ruido).
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, as 13:36:47 por Aparecido » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #23 : 13 de Fevereiro de 2011, as 19:30:50 »

 Então, peguei para analisar os circuitos e acho que encontrei uma pequena diferença entre o esquema original e o layout que montou. No original os filamentos das válvulas são ligados em AC com 6,3V, por isso que as ligações são entre os pinos 4 com o 5 e o 9 (olhe na PCI que o cara fez!), dai é retificado e então vai para o relê que é de 5 volts (por isso aquele resistor de 150 ohm, para não queimar o relê). O layout do Fernando ele faz de um jeito um pouco diferente, ele retifica os 12Vac e a partir dai alimenta os filamentos das válvulas entre os pinos 4 e 5 com 12 volts dc (deve ser bem mais que 12, uns 14 volts não? ), deixando ela flutuando (sem referência no terra).
 
 Bem, nas experiências que tive com prés valvulados (montei o do jcm 800 e tinha esse ruído) o problema era justamente na alimentação dos filamentos, que necessitava de uma referência no terra, e no layout era aterrado o pino 4 e o 5 era alimentado com 12Vdc deixando o 9 sem ligação. O que eu fiz foi "desaterrar" o negativo da fonte de tensão de 12vdc e jogar o pino 9 no terra... A partir dai acabou o ruído!

 Do jeito que está o seu pedal, meça com o multímetro entre o pino 9 e o terra. Deverá encontrar um valor pequeno de tensão com as válvulas inseridas. Caso não encontre um valor pequeno, não faça mais nada.
Se o valor for pequeno, ou mesmo 0, aterre o pino 9. Acredito que vai melhorar!

 Atenção!! Só faça isso se você tiver certeza que o negativo da fonte de alimentação dos filamentos não esteja aterrada (como eu observei no layout).

Qualquer dúvida não deixe de perguntar.



Um grande abraço
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, as 19:42:23 por Ledod » Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #24 : 13 de Fevereiro de 2011, as 19:41:23 »

 Ledod, eu tinha feito isso, até postei esse detalhe no tópico do layout que tinha aterrado o pino 9 no circuito, mas conversando com um usuário daqui, ele questionou se eu não estaria alimentando o filamento que deveria ser ligado em 6,3V com 12V, fiquei em dúvida e removi a ligação do pino 9 ao terra com receio de danificar a valvula, mas de fato o ruido diminui consideravelmente, porém eu notei que (sugestão desse mesmo usuário), ao ligar dois resistores de 100k em série e ligar nas tilhas dos pinos 4 e 5, teve praticamente o mesmo resultado de quando liguei o pino 9 ao terra, falta eu testar com os resistores como disse e ligando o pino 9 ao terra também e medir.
 Mas lembro de ter medido e entre o pino 9 e 4 ou 9 e 5 estava dando aprox 12V.
 Alias, como você disse, a alimentação está aprox 14,4V nos filamentos.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #25 : 13 de Fevereiro de 2011, as 20:03:06 »

 Então, geralmente se usam resistores de menor valor, 100 ohms em vez de 100k. É difícil de explicar, mas aterrando o pino 9 você só irá referenciar e nada mais.

 Bem, imagine um circuito bem simples onde temos uma fonte de tensão de 12Vdc e dois resistores de mesmo valor ligados em série. Esses resistores são os filamentos das válvulas e entre os dois temos o pino 9 que é o meio sendo que o positivo desta fonte é o pino 4 e o negativo o pino 5 (pode ser ao contrário também! 5+ 4-). Bem se medirmos a tensão entre o pino 9 e o pino 5 teremos a metade do valor certo? É um divisor resistivo e acharemos o valor de 6 volts.
 Veja bem, e se agora medirmos entre o pino 9 e o nada? Não teremos nada de tensão certo? Para o circuito que estou propondo o terra seria o nada, pois tal circuito de dois resistores não tem o terra, ou seja ele não sabe quanto o terra vale (absurdo não? haha). Daí que entra a referencia!!! Por exemplo, se você medir entre os pinos 9 e 5 você está se referenciando em algum deles. Se medirmos entre o pino 9 e uma outra fonte de tensão de 6 volts, o que acontece??? Você irá medir 0 porque a referência que temos é 6 volts. (edit: essa fonte de tensão tem o seu negativo junto ao pino 5)
 
 Ou seja, não tem perigo de queimar nada (até porque você já fez a experiência e não queimou os filamentos) porque a fonte de tensão não sabe quanto o terra vale e assim para ela é mais cômodo que seja a valor do divisor de tensão feito pelos resistores!

 Confuso? Um pouco! Mas leia com calma e devagar que você irá entender. Qualquer coisa desenhe o circuito com a fonte de tensão (uma bolinha que saem dois fios um + e outro - e os dois resistores) e ligue o meio ao terra (coloque o símbolo do terra, não o - ou o +).

 Outra coisa: A tensão dos filamentos está alta! Talvez fosse interessante baixar ela utilizando um resistor meio parrudo para baixar para alguns amigáveis 12,6v... Seria bom para suas válvulas!


Um grande abraço!
 
 
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2011, as 13:08:30 por Ledod » Registrado
hendrixgt
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 55

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 1



« Responder #26 : 15 de Fevereiro de 2011, as 17:44:53 »

Ótimo pedal veio ta de parabéns. Bravo
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #27 : 21 de Abril de 2011, as 14:24:02 »

Eu juro que esse ano eu mexo nesse layout. Esse foi o primeiro que fiz, tenho umas modificações na cabeça mas não tive tempo de por em prática.
As principais são, aterrar o pino 9, colocar um diodo em série com cada rail da alimentação do filamento e um resistor e usar um transformador com tap central no primeiro transformador e aterrar esse tap.

Mensagem Mesclada
A propósito, eu tinha também feito esse layout com filamentos em AC, pra usar com transformador 6V, não me lembro se postei antes:
« Última modificação: 21 de Abril de 2011, as 14:32:50 por Fernando Bello » Registrado

Salto - SP
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #28 : 21 de Abril de 2011, as 14:33:34 »

 Oi Fernando, estava pesquisando sobre pedais e amps valvulados e estou para fazer alguns testes:
 Montar a fonte de 250V e 12V em duas placas a parte;
 Falaram em outros fóruns e artigos que os fios da alimentação dos filamentos quando trançados elimina parte do ruido.
 Vou ver se consigo fenolite semana que vem para fazer esses testes.
 O Nevio me mostrou uns videos no youtube do pré do JCM800, que está alimentado com 12Vdc sem center tape e o gnd só fica nas bordas da placa, no máximo vai uma trilha comum até os componentes, pelo sample o circuito ficou praticamente sem ruído.
 Ia me esquecendo de outro detalhe, nas fotos do GTO original, parece que não tem capacitor ceramico (470pF), segundo um professor meu, capacitores ceramicos são bem suscetíveis a ruido, sera que usar um capacitor de poliester ou mica com o mesmo valor (não sei se tem desse material, talvez uma associação para chegar no valor), também ajuda a diminuir o ruido?
 Até mais, abraço.
« Última modificação: 21 de Abril de 2011, as 14:35:54 por Aparecido » Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #29 : 21 de Abril de 2011, as 14:45:58 »

Que linda noticia Fernandão, eu e o Aparecido estamos desesperados tentando tirar o humming do pedal!!

Não o abandonamos até agora pois o som dele é animal!! Fico feliz por você não ter desistido desse projeto!! Hsuahsuhuas!!

Eu vou fazer esse projeto ponto a ponto com a maioria da ligações através de fios e dai ir movendo os fios para ver onde causa o humming e tals!! Esse Teste pode ser inutil mas vou tentar!! Vi em outro fórum um cara que montou dessa forma!

Grande abraço a todos!!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal