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Autor Tópico: Giannini Duovox 50G  (Lida 48442 vezes)
visioncb
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« Responder #15 : 15 de Maio de 2014, as 17:45:30 »

Cesar, hoje é dia 15, você comentou que receberia o amp dia 12, não é? Já está com ele em mãos?

Eu queria já aproveitar para pedir um favor, eu estou aproveitando esse tópico para restaurar o meu 100G, e se você puder, tire algumas fotos do interior do chassis, principalmente ali na ligação do relé, na parte do chaveamento da "Saturação"
Aqui o relé é enorme e ele fica simplesmente solto ali dentro, queria saber se é e como ele é fixo no seu chassis pois aqui parece uma gambiarra.
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cesar.carazza
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« Responder #16 : 15 de Maio de 2014, as 18:22:50 »

Esses Handmakers não perdoam os preguiçosos mesmo em? Cheesy

visioncb
Te mandei a foto interna de um 100G por MP que eu tinha encontrado na internet e acho que tira todas as dúvidas sobre as ligações.  Smiley

Na verdade eu estava para postar hoje as atualizações, já que você insiste vou fazer agora, segue o resumo do dia 13 pra cá...

Dia 13 de maio o amplificador finalmente veio para o seu novo lar, mas o que eu não esperava era a companhia de energia ter começado uma manutenção e desligado a luz do meu bairro até as 17:30. Aproveitei enquanto não tinha luz e dei uma limpada geral pois estava cheirando cigarro, consegui tirar 85% do cheiro, ainda vai passar por mais um banho.
A luz voltou e eu louco para testar, além de ser o meu primeiro amplificador valvulado, era a primeira vez em que eu tinha contato com um. Liguei a belezura e reparei que uma das 6L6 não acendeu, comecei a bater nas cordas e o som saia, mas crunchava bastante, logo imaginei que estava funcionando com a metade da potência e fui fuçar para tentar resolver, tirei as duas válvulas e reparei que a que não acendeu estava com o eixo guia quebrado, mas dava para ver o lado que o trilho apontava, coloquei a válvula novamente e reparei que ela estava encaixada errada antes, as esperanças aumentaram, mas quando liguei ela continuou apagada, a última tentativa foi certeira, inverti as duas de soquete e voilá, acenderam as duas e o bonitão mostrou serviço, um som muito bonito e me agradou demais, bossman agora eu fui picado e adeus transistorizados... testei por pouco tempo pois estava com medo de dar algum problema por ter invertido as válvulas, eu sempre leio o pessoal falando sobre regulagens de bias e as duas válvulas são de marcas diferentes, escuto também um pessoal falando sobre voltagem dos amplificadores antigos e válvulas atuais, eu queria que vocês me tirasse essa dúvida.

Eu ter trocado as válvulas de soquete pode ocasionar problemas?

Também tenho outra dúvida que é sobre um eventual "HUM" que aumenta conforme elevo o volume no Potenciômetro Master, nada muito irritante, mas... É possível deixa-lo 100% silencioso?

E por último, eu não sei para que servem as chaves Line Ground e +B.


No segundo dia (14 de maio) eu não pude ligar pois quando abri a caixa descobri que o falante estava com o conector dos fios quebrado, decorrente de alguma puxada forte do cabo, que por sinal estava mau feita a ligação, não deu para comprar os componentes necessários para arrumar e deixei para hoje dia 15.

O terceiro dia que foi hoje eu sai para procurar agulhas no palheiro que é encontrar componentes em minha cidade, mas com muita sorte eu encontrei dois P10 machos em L e um fio de energia PP que vi em um tópico aqui do fórum sendo recomendado para ligação de caixa e cabeçote, também comprei o estanho que estava faltando.
Troquei os conectores dos falantes por um feito com PCB de fibra, refiz a ligação dos fios com o novo cabo PP, também incluí um Jack P10 na caixa onde antes o fio ia direto dos falantes para o cabeçote, sendo assim, tive que fazer um cabinho com duas pontas P10 com o menor comprimento possível para dar certinho a distancia do cabeçote e o falante.
Para esse resumo que está bem detalhado e deixando de ser resumo, vou finalizar com as impressões finais da modificação... o amplificador melhorou mais ainda o desempenho dos falantes com volumes mais altos, pode ser que tinha alguma resistência no fio anterior com o conector P10 meio judiado, mas agora está muito legal, e para finalizar seguem algumas fotos que tirei para vocês matarem a curiosidade, só peço desculpas pois meu celular é muito ruim para fotos.
É isso amigos, espero que esteja dando para entender legal e aguardo a resposta para minhas únicas dúvidas que restaram.
Boas soldas!

Fotos em Spoiler:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 15 de Maio de 2014, as 18:43:00 por cesar.carazza » Registrado
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« Responder #17 : 15 de Maio de 2014, as 19:04:57 »

Eu ter trocado as válvulas de soquete pode ocasionar problemas?

Também tenho outra dúvida que é sobre um eventual "HUM" que aumenta conforme elevo o volume no Potenciômetro Master, nada muito irritante, mas... É possível deixa-lo 100% silencioso?

E por último, eu não sei para que servem as chaves Line Ground e +B.


Responder pra quem coloca o esquema e muita informação é uma facilidade...   Legal!
Se o amplificador estiver como no esquema, não faz diferença trocar as válvulas de saída nos soquetes, pois ambas tem um único ajuste da tensão de grade negativa (bias) que é o -B2. A menos que haja um grande desbalanceamento nas resistências das duas pernas do primário do transformador de saída. Devia haver oxidação e mau contato nos pinos dos soquetes.
Sobre o ruído de hum pode ser causado pela diferença nas válvulas de saída (descasadas), pois uma válvula vai conduzir mais corrente que a outra e dessa forma não haverá cancelamento do ripple da fonte (ponto 1 da fonte) no transformador de saída. Veja se consegue outro par casado de 6L6.
Se você vai mexer no amplificador, uma sugestão: troque a posição da chave de stand-by antes do choque (indutor de filtro). Ali não é bom lugar pois ao desligar causa um pulso de alta tensão no choque.  Se puder coloque uma chave dupla antes dos diodos de retificação, como chave de stand-by.  Veja as datas de fabricação dos capacitores eletrolíticos da fonte. Se forem muito velhos, troque-os.
Sobre a chave +B, pelo esquema deve ser a do Bright. A outra não achei no esquema.
« Última modificação: 15 de Maio de 2014, as 19:06:30 por xformer » Registrado

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« Responder #18 : 15 de Maio de 2014, as 19:20:48 »

No momento eu pretendia deixa-lo como está (se isso não for prejudicar muito), talvez eu me encoraje a mexer quando alguma válvula pifar e eu for troca-la, aí já compro casadas...
Segue uma foto da chave +B e Line Ground que comentei, elas ficam atrás do amplificador.

Lembrei de outra dúvida, me falaram que pode acontecer de eu tomar um choque muito forte caso eu esteja tocando e encostar em um microfone ligado em outro amplificador. Quais as chances de isso acontecer? Como posso solucionar?
Grato!

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« Responder #19 : 15 de Maio de 2014, as 19:26:09 »

Será que esse "line ground" é pra ligar o aterramento do chassis com o terra da tomada ? O cabo tem 3 pinos ?

Achei essa chave no esquema, fica perto do plug da tomada. Ele liga o chassis ao neutro ou na fase através de um capacitor. Sei não ...
« Última modificação: 15 de Maio de 2014, as 19:38:14 por xformer » Registrado

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« Responder #20 : 15 de Maio de 2014, as 20:07:57 »

Amigo, ignore solenemente essa chave, desligando qualquer coisa que esteja ligado nela, provavelmente capacitores.

Deixe-a no painel apenas para não desfigura-lo com um buraco vazio.

Instale um cabo tripolar padrão IEC (o antigo) ou um NR-10 (novo padrão brasileiro ABNT) e encha o saco da sua concessionaria local de energia elétrica para prover sua instalação domestica com um fio terra, aquele que, por Lei federal de 2005, deveria estar presente em todos os lares e lojas desse triste Brasil. Esse fio terra, entre a sua casa ou apartamento e o padrão de distribuição (seu medidor), corre por sua conta, custo e instalação.

Se a concessionaria colocar qualquer tipo de problema, diga que você vai abrir uma reclamação da ANEEL, telefone 167.

Atendem bem pra caramba e se a reclamação for bem fundamentada, dão uma dura na concessionaria rapidinho
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« Responder #21 : 15 de Maio de 2014, as 21:09:55 »

Muitos conhecem essa chave como a chave da morte, em 99% dos casos ela deixa o chassis com ligado como a Fase da tomada, e Dona da capa preta e foice na mão fica bem junto dela. Evil
Ainda mais que os capacitores devem estar todos com fuga pela idade.

Seja uma lenda viva do Rock e desative ela como sugeriu Guilherme.



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« Responder #22 : 15 de Maio de 2014, as 21:58:12 »

Grande César, parabéns pelo amp! Fazia um tempo que não via os falantes da Bravox...

Quer um conselho? Não ligue mais o amp até você fazer uma revisão total.. Esse negócio da válvula encaixada errada é bem estranho! Mas é comum ele quebrar no eixo, pelo movimento de empurrar de um lado para o outro para retirar a válvula.. eu tenho uma assim aqui..

A chave B+ é de fato a chave de Stand By, a dica do xformer de trocar ela de lugar no esquema é muito boa, mais um motivo para revisar o amp... e nem precisa comentar dos capacitores eletrolíticos não é?
É possível também que o transformador esteja dimensionado para 110v, indo 7v para mais nos filamentos e até 500v na alta tensão!

Parece engraçado mas essa chave de Ground é realmente perigosa! Aproveite para dar uma pesquisada na internet sobre ela! É melhor retirar qualquer coisa ligada a ela e usa-la apenas para passar o tédio, ligando e desligando quando sua energia acabar  Grin

Na minha opinião, se o hum aumenta quando você aumenta o pot de Master, o ruído pode ser na etapa do pré amplificador, antes desse pot de Master, você pode deixar o amplificador muito mais silencioso, mas.... terá que fazer uma revisão no amp  Cheesy já disse isso antes?

No meu amp e naquelas fotos que você me mostrou comprovam que a montagem do amplificador é bem ruim (perdoe-me mas é verdade sr. Tranquillo), a montagem é cheia de ground loops, vários fios são desnecessariamente grandes e passam por lugares que podem captar ruído, a ligação do fio dos filamentos também é um desastre.....

Até os soquetes eu quero trocar, tem dois que insistem em dar mal contato que me fez ter raiva do conjunto todo..
Como o seu gabinete foi refeito é possível que o amplificador já tenha tido uma revisão antes, ou pelo menos ter sido mexido.... agora... essa válvula de outra marca ligada errado.........  Roll Eyes
« Última modificação: 15 de Maio de 2014, as 22:00:10 por visioncb » Registrado
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« Responder #23 : 15 de Maio de 2014, as 23:34:58 »

xformer
O cabo não tem o pino de terra não, terei que trocar e fazer um cabo decente.
Eu estava todo empolgado para ensaiar com ele no Domingo, mas pelo jeito vou ter que abrir ele amanhã e dependendo do estado vai ficar encostado um tempo pra comprar as peças que faltarem.  Embarrassed

Guilherme
Valeu pela dica, vou dar uma verificada no que consigo fazer em relação a isso.

daniel_tubes
Então, essa história está começando a me assustar,  Cheesy mas eu vou confessar que eu mexi nessa chave Line Ground para ver se tirava o "HUM" e nada aconteceu, eu não tomei choque, nem encostando no chassis e nem na própria chave, e nem na guitarra, a chave não mostrou reação alguma no amplificador, pode ser que já tenha sido desativada. Amanhã vou abrir para conferir.

visioncb
Valeu, esses falantes me surpreenderam, eu esperava menos deles, até desisti da ideia de troca-los.
Vou seguir a risca o conselho de vocês  Cheesy, não quero virar torrada integral, esse caso da válvula eu acredito que foi um rolo que o ex dono me falou, ele deixou o amp em uma loja pra vender, esse pessoal sumiu com o pedal footswitch do amplificador e tinha sumido com o amp também, mas ele encontrou os caras e pegou de volta, pode ser que lá eles encaixaram ela errado.
De repente dá para fazer alguma adaptação como ligar a saturação ou tremolo por ela sem usar o footswitch, só para não ficar sem função, aceito sugestões do que colocar no lugar.
Esse "HUM" não chega a ser um ruído eu acho, e também não é nada insuportável, é baixo, mas para um a gravação seria chato de existir, acontece em qualquer amplificador que eu ligo aqui, não é idêntico, mas é parecido com a característica de "HUM", no meu Sound Maker ele existe e um de um amigo que eu liguei aqui também tinha, talvez seja a minha rede elétrica que seja muito "poluída". Essa hipótese também conta?
De repente valeria a pena refazer a fiação completa dele de forma mais organizada.
Eu perguntei para o ex dono e ele falou que só fez a nova estrutura, mas não mexeu em nada do circuito, ele disse que já tem o amplificador há um bom tempo e que comprou do Seizi Tagima, acho que uma loja dele, ele nunca trocou nem as válvulas, nunca precisou, eu acredito que ele deve ter passado por alguma revisão já, amanhã vou abrir e tirar algumas fotos para quebrarmos a cabeça e quem sabe não esteja bom para eu ensaiar no Domingo que eu estava bem ansioso para isso.

Valeu pessoal, amanhã tem mais!
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« Responder #24 : 16 de Maio de 2014, as 09:27:28 »

Esse "HUM" não chega a ser um ruído eu acho, e também não é nada insuportável, é baixo, mas para um a gravação seria chato de existir, acontece em qualquer amplificador que eu ligo aqui, não é idêntico, mas é parecido com a característica de "HUM", no meu Sound Maker ele existe e um de um amigo que eu liguei aqui também tinha, talvez seja a minha rede elétrica que seja muito "poluída". Essa hipótese também conta?
De repente valeria a pena refazer a fiação completa dele de forma mais organizada.

Não deve ser por causa da rede elétrica "poluída". A própria fonte e filtros eliminam e atenuam esse problema. Ruído de hum é de 60Hz (captação e indução) ou 120Hz (ripple da fonte) e é por problema de posicionamento da fiação e componentes e na filtragem (projeto e envelhecimento dos capacitores) ou no desbalanceamento da válvulas (ajuste e casamento). A rede elétrica em si sempre vai ter muito ruído e distorção harmônica, é quase impossível ter alguma tomada com tensão limpinha e pura.
Mais uma coisa a checar: veja como está feita a fiação dos fios que alimentam os filamentos das válvulas (se os fios estão trançados, se não passam perto de alguma etapa de pré, etc). Eu vi uma vez que não adianta só ter os fios trançados, mas a forma como eles chegam nos terminais dos soquetes também importa muito.
Se desse pra medir a frequência desse ruído de hum, teríamos uma pista melhor da causa.
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, as 09:29:36 por xformer » Registrado

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« Responder #25 : 16 de Maio de 2014, as 12:12:50 »

Como posso fazer essa medição?
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, as 12:29:03 por cesar.carazza » Registrado
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« Responder #26 : 16 de Maio de 2014, as 12:37:01 »

Teria que ter um osciloscópio e ver a frequência da forma de onda.
Se não tiver, tenta gravar o ruído (só ele) num arquivo MP3 ou WAV que dá pra visualizar num programa como o Audacity (e se for o caso filtrar e analisar por FFT as componentes espectrais do ruído de hum).
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« Responder #27 : 16 de Maio de 2014, as 12:54:19 »

Acho que antes disso vou abrir o amp hoje e mais tarde coloco fotos, de repente a solução está mais prática e aparente.
Agradeço muito a colaboração de vocês!
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« Responder #28 : 17 de Maio de 2014, as 11:29:15 »

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Realmente esse pot é uma piada, além de dar um som muito feio, ele usa um potenciômetro duplo e ainda por cima usa só um triodo (meia válvula), toda vez que me lembro desse Duovox meu dedo coça para arrancar tudo dali e fazer de outro jeito! Qualquer outro jeito.. Nos fóruns internet afora tem gente que transformou todo esse canal em um JCM, to pensando em botar algo como o pré do Marshall 18W, vai descaracterizar o amp? Vai.. masss.....  Evil

Eu acho que pra não descaracterizar mas meio que aproveitar o circuito original, uma opção seria adaptar pro lead de um mesa Boogie mark 1 ou 2, tem também uns Fender com design do Rivera que tem uma boa semelhança (só que estes também não tem um som muito legal na minha opinião).
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Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
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« Responder #29 : 17 de Maio de 2014, as 11:47:25 »

mas eu vou confessar que eu mexi nessa chave Line Ground para ver se tirava o "HUM" e nada aconteceu, eu não tomei choque, nem encostando no chassis e nem na própria chave, e nem na

Por isso que a gente sempre fala para estudar bem antes de mexer.
Você tinha muitas chances de fritar.

Vou dar uma dica preciosa, se está legal para você toque assim mesmo, não mecha agora, deixe ele parar (seja por caps ou válvulas) ai sim pense em fazer modificações.
Se ele estava funcionando, e está funcionando agora, e você ainda não tem Know-How com valvulados não toque em nada a não ser na guitarra.

Coisa velha e funcionando tem toda uma magia, se você tirar algo do lugar a magia acaba e nada mais funcionará.  Evil


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