Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 03:14:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Maquina de solda - Esclarecendo uma duvida  (Lida 43426 vezes)
fallout
Visitante
« : 19 de Setembro de 2011, as 14:40:34 »

 Hoje estava trabalhando na camionete de um amigo meu e outro amigo apareceu e me pediu ajuda, ele estava por perto na vizinhança tentando ligar uma maquina de solda (essas de eletrodo). A maquina é 220V mas pode ser modificada para 110, ele estava tentando achar na caixa de força a rede 220V mas aqui em Maringa a copel somente faz a instalaçao trifasica a pedido do cliente do contrario ligam apenas uma fase de 110V, ele puxou o fio com um pouco de força e ele escapou do relogio, sugeri que liga-se para a companhia de luz para fazer o reparo do por que se romper o lacre do relogio gera multa e voltei para meu trabalho com a maquina de solda para passar ela para 110v para ele poder usar.

Dali 20 minutos ele volta dizendo que o tecnico ja tinha feito o reparo, e que o tecnico advertiu que maquinas de solda não devem ser ligadas em 110V pois o consumo é muito grande e pode "dar problema" meu amigo não soube me explicar que tipo de problema o tecnico disse que poderia ocorrer.

Agora vem a duvida, que raios de problema a maquina poderia causar na rede? Na rede ou nos eletro-domesticos da casa? Não entendi bulhufas, queria ter estado la para pedir a explicaçao ao tecnico, ha meu ver o maximo que poderia ocorrer é o consumo ser tão grande que simplesmente faria o disjuntor desligar. Mudei a ligação da maquina para 110V e disse para ele usar tranquilo e apenas desligar os eletro-domesticos da tomada (nem sei porque), perigo do fio queimar tenho certeza que nao teria pois ele ligou a maquina no pé do relogio de força, que usa um fio de bitola absurda.

Desculpem escrever tanto para uma duvida que poderia ser expressa em apenas algumas palavras, mas não estou fazendo nada agora mesmo  Cheesy ha! A maquina de acordo com o diagrama consome 40A em 220V e 80A em 110V.
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #1 : 19 de Setembro de 2011, as 14:49:16 »

Cara, essas maquinas puxam muita luz mesmo, ele deve preferir ligar em 200v pois assim ele tem mais folga e a maquina tambem opera melhor...
mas se ele ligou a maquina no relógio, não tinha problema algum, eu acho que foi meio que "frescura" dele mesmo... rs

Abçs!
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #2 : 19 de Setembro de 2011, as 15:38:16 »

caraca, 80A, bota consumo ai hein? pesadinha a criança.... hehehe
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #3 : 19 de Setembro de 2011, as 16:17:36 »

caraca, 80A, bota consumo ai hein? pesadinha a criança.... hehehe

Mas acho que isso é o comsumo maximo quando a bichinha ta no talo, elas tem uma regulagem para aumentar a amperagem no eletrodo (eu acho) por que ela nao é das grandes nao.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 19 de Setembro de 2011, as 18:47:21 »

Bom saber que voce é de Maringa (cidade cançao), uma de minhas cidades preferidas.
O relogio propriamente, pode sofrer danos com um consumo alto. Deve-se observar qual a capacidade maxima permitida nele.
O que te digo, é que se voce ligar estes equipamentos de consumo alto em um relogio de luz residencial, ele pode comecar a marcar errado, com o tempo.

Uma coisa errada, que sempre vejo, principalmente quando alguem reforma a casa, e quer mudar a rede eletrica, é achar que em 220V consome menos, e a conta de luz vem menos.

Como base, vamos ver um chuveiro, com 4400W, que é muito comum:
Em 110V comsome 40A.
Em 220V consome 20A.

Esta consumindo menos, isso nao é gastar menos, e pagar menos?
Não.
 Huh?  Undecided

Quem é que paga a conta de luz por Amper consumido?
A unidade medida para pagarmos, é em W (pagamos por Kilo Watts consumidos).
Desta forma, o chuveiro gastara 4400W, indepedente se estiver em 110V ou 220V.

O que pode fazer diferenca, é pelo consumo em amperes, nao afetar tanto a rede.

Registrado

Epron
Visitante
« Responder #5 : 19 de Setembro de 2011, as 20:28:25 »

Cara, pode até ser, a matemática ta certa, as leis estão certas... mas quando eu troquei a parte elétrica daqui e coloquei um trifásico, a conta de luz veio mais baixa mesmo... não sei se é o novo relógio digital, ou se é pelo fato de ter 3 fases..

Eu penso que voce utilizando 220v (2 fases) voce deixa uma folga com o neutro, talvez seja por isso que a conta vem mais baixa, ou eu posso estar falando besteiras. Faço faculdade de engenharia elétrica, mas ainda não estudei sobre isso... só pela internet... rs
Abçs!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 19 de Setembro de 2011, as 21:50:29 »

...a matemática ta certa, as leis estão certas... mas quando eu troquei a parte elétrica daqui e coloquei um trifásico, a conta de luz veio mais baixa mesmo... não sei se é o novo relógio digital, ou se é pelo fato de ter 3 fases..
Veja só, sao 2 casos acontecidos comigo.
1- Quando foi reformada a casa que morava quando solteiro, foi feito a troca da parte eletrica tambem.
Porem nao toda de uma vez. Primeiro, do relogio ao quadro de distribuiçao, depois do quadro para as tomadas e luz.
Nisso, ja deu um consumo menor...
No meu quarto foi trocado a fiaçao, mas os fios da tomada do computador nao tinha sido trocado ainda.
Quando foi trocado os fios da tomada do computador, veio R$30,00 a menois na conta.


Fios velhos criam resistencia, e com isso podem fazer aumentar o consumo.
As emendas nos fios, por melhores que sejam feitas, com o tempo tendem a dar fugas de corrente. Isto é um fato ja conhecido e ja ate popular.
Com essas fugas vem o consumo aumentado.

2-Ainda sobre a reforma da casa mencionada acima. Com a reforma, eu e meu irmao passamos a usar a casa dos fundos, que é uma edicula.
Quando passamos para la, o consumo (no relogio) começou a aumentar gradativamente. Porem nao tinhamos nada a mais fazendo tal consumo.
Chegou a vir quase 5 vezes mais do que o normal.
Depois de um tempo (+/- 1 ano), o relogio travou.
O relogio foi trocado pela companhia de rede eletrica.
Resultado no consumo:
Veio menos ate do que no primeiro mes que passamos a usar a edicula.

O relogio quando ja esta velho, passa a medir errado.
Hoje com o uso de relogios digitais isso tende a nao acontecer tanto.
Mas vale apena ficar de ohlo nisso.
E em fiaçao  velha, e emendas tambem.
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #7 : 19 de Setembro de 2011, as 22:00:55 »

Nossa nem me fale Amorim! Preciso trocar meu relógio ta com mais de 27 anos!!!  A conta de luz ta absurda!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 19 de Setembro de 2011, as 22:10:21 »

Pipoca ele  Cheesy Cheesy Cheesy
Com esse tempo, pelo menos 20% a mais deve estar vindo.
A companhia de luz vai arranjar desculpas para nao trocar, pode fazer este teste.
Isso porque eles sabem que é lucro para eles.
Isso nem precisa comentar nada, sabemos...
Registrado

Epron
Visitante
« Responder #9 : 19 de Setembro de 2011, as 23:36:24 »

Amorin, Voce esta coberto de razão... faz muito sentido isso... os fios que estavam aqui, eram de quase 40 anos atrás... e eram fios rigidos com fita isolante de pano... hehehe
Eu projetei a nova distribuição e fiz com um amigo meu, o relógio ficou por conta de um amigo meu eletricista pra preparar o local, e paguei um engenheiro pra fazer o calculo da carga e resolver a documentação da compania de luz...
Bom, por enquanto só falta o aterramento. Vou fazer junto com um pedreiro aqui do meu condominio, toda a fiação ja esta passada, só falta colocar as barras de cobre... =)

Abçs!
Registrado
alfredo
Visitante
« Responder #10 : 20 de Setembro de 2011, as 09:57:58 »

Na minha humilde opnião, 220V gasta menos exatamente por isso: Tem menos perdas na fiação, quanto maior a corrente mais o fio aquece e vc paga para aquecer o fio, se vc pegar um fio com uma emenda e esta emenda tiver um certa resistencia, pela lei de Ohm quanto maior a corrente que passar por ali mais ela vai aquecer (P = RI2 corrente ao quadrado), a mesma coisas valem para os fios, eles tem uma resistencia e geram perdas depententes da corrente que passa por eles. Sem contar na economia que vc tem de colocar fios com bitolas mais finas em 220V. (é, também, um dos motivos das linhas de transmissão usarem tensões "absurdas" como 750.000V)

[]'s
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #11 : 20 de Setembro de 2011, as 17:38:27 »

    Se a máquina vem de fábrica com as duas tensões de trabalho 127/220V e o cabo for projetado para suportar a tensão menor que consequentemente terá a maior corrente, não tem problema nenhum ligá-la direto no "Padrão, postinho, relógio,etc..." Só não dá pra ligar uma máquina que tem um consumo de corrente alto como uma máquina de solda em uma tomada de uso comum com um fio ou cabo de 2,5mm² em 127V que vai derreter tudo né...
    Como já disseram, 220V não gasta menos que 127V. O problema é fiação velha ou mal projetada, aí o "Tio Joule" come solto igual o "PacMan" rs...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal