Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 02:33:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Randall RG100ES Layout (quase saindo)  (Lida 31884 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #15 : 13 de Maio de 2013, as 18:11:08 »

Já montei o pre desse amp, baseado no esquema, e também afirmo que funciona.
So deve atentar para alguns detalhes que aparecem no esquema e deixa alguns "obscuros", ou duvidas.  Undecided
Como já citado o D1 e D2 (são zeners), tem também o capacitor C7, que da forma que esta, sem símbolo de polaridade e apenas um "10", faz parecer que é 10 pF, na verdade é 10uF, tem alguns outros detalhes.
Por isso deve dar uma estudada e comparada com circuitos similares antes de  montar.  Wink

Mas vale apena  Guitarrista

Galera, no canto direito inferior onde esta escrito "NOTES", resumidamente esta dizendo que:

1- todos os capacitores sem notação de unidade são em microfarad e 100 volts;
2- todos os resistores são 1/2 watt;
3- Opamp 4558;
4- simbolo de corrente contínua;
5- simbolo de corrente alternada;
6- transistores de q1 até q7 são TIS-58 ou 2N5484;
7- transistores de q13 até q16 são 2N6254;

Bom... não são tão obscuros assim.
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #16 : 13 de Maio de 2013, as 19:01:03 »

4- simbolo de corrente contínua;
5- simbolo de corrente alternada;

Eu só tinha dúvida nessas 2 legendas, de preferência a 5:

This symbol indicates signal at 1 K.C

É corrente alternada mesmo?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #17 : 14 de Maio de 2013, as 09:52:55 »

Eu só tinha dúvida nessas 2 legendas, de preferência a 5:

This symbol indicates signal at 1 K.C

É corrente alternada mesmo?


Quando o símbolo é oval, você deve medir corrente contínua entre o terra e o ponto indicado.

Quando quadrado você deve injetar sinal (senoide) na entrada em 1 kilociclo por segundo(1 K.C.) e medir corrente alternada entre o terra e o ponto indicado.

Kc é uma outra notação para kilohert.
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #18 : 14 de Maio de 2013, as 10:24:01 »

Kc é uma outra notação para kilohert.

Não sabia dessa, por isso fiquei confuso!  Legal!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #19 : 14 de Maio de 2013, as 12:38:26 »

Parabéns pelo trabalho, este é um dos meus amps preferidos!

Não é valvulado... Mas e daí? É muitíssimo versátil tanto em sons limpos como sujos, gosto da clareza com que trata as palhetadas e o caráter britânico. Não vejo necessidade nesse amp de por uma válvula pra esquentar o timbre.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #20 : 14 de Maio de 2013, as 12:43:39 »

Quando mencionei obscuro nao foi no sentido de enigmatico, mas sim no costume habitual.
Tipicamente um capacitor marcado no esquema com apenas  um ou dois numeros (sem letra ou simbolo caracteristico)  esse numero representa valor em pF, salvo quando este numero é seguido por uma divisao (caractere ou espaço) e seguido de um segundo numero, que seria indicativo da tensao para eletroliticos.

Juntando a isso, no esquema aqui em questao, vemos o referido capacitor com um simbolo basico de capacitor, sem indicaçao de polaridade.
Isso facilmente vai induzir a interpretar como pF, e se a pessoa que estiver fazendo a leitura do esquema nao tiver alguma experiencia ou referencia com o tipo de circuito, poderá cometer o erro de interpretar como pF.

Mesmo que tenha a nota no rodapé, observe que outros eletroliticos estao representados com polaridade.
Aí sobra a ideia que seja bi-polar. Porem este capacitor nao é bi-polar.

Mas voce tem razao no que diz o rodapé.
A nota  no rodapé diz:
" All capacitors are rated in MFD at 100 Volts"
Mas uma parte acima passa quase desapercebida (por habito de quando se ve a palavra "note" imediatamente ja se começa a ler as linas de baixo).
Esta parte diz "Unless otherwise specified"
"salvo em indicação contrario"

Isso pode nao indicar especificamente que todos capacitores sem marcaçao é em MFD 100V.
Ate mesmo porque a maioria dos eletroliticos sao de 50V, como referencia  o link do site que passei e me lembro de quando consertei um modelo deste.

Pode ser uma interpretaçao errada da traduçao, que poderia estar dizendo que os marcados com MFD sao de 100V.
Observe que o capacitor referido (C7 e C25 ) nao tem indicaçao em MFD, o contrario de C36 que esta indicado 10 MFD, e C8 por exemplo que esta marcado com MFD.
Assim como tambem C33 10/16V, C31 4,7/35V (Unless otherwise specified).
Tem também C13 e C21 por exemplo, apenas marcado com 10 mas tem indicação de polaridade.
Entao creio que tal indicaçao é especifica aos marcados.

Resumindo, a confusao neste esquema se limita a ausencia de sinais.
O que acaba confundindo os seguintes capacitores: 10, 10 MFD, 10/16
Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #21 : 14 de Maio de 2013, as 14:32:52 »

GrAmorin

Acredito que todos costumam ler esquemas desta forma: capacitores sem notação em pf e resistores em r ou ohm, normal... mas as anotações estão alí em bom e velho Inglês! Ta bom... E o pior é que o tradutor do google é péssimo pra inglês técnico.

Galera, aprendam inglês e entrem no freestompboxes.org
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #22 : 14 de Maio de 2013, as 14:41:51 »

 Uma coisa eu garanto: Aprendi bastante coisa só estudando este esquema aí, a vontade de montar esse pré é tanto que me forçou a estudar bastante coisa, consegui uma protoboard para estudar e entender um pouco de polarização dos transistores e isso me deu uma luz boa para compreender mais o esquemático do randall, uma coisa que percebi é sobre a voltagem dos capacitores, fazendo uma analogia "grosseira" posso citar quando um Power amp pede um transformador que forneça no mínimo 3A, se colocar de 2A você vai ter problemas, se colocar de 5A você vai trabalhar com folga, da mesma maneira acredito que ocorre com os capacitores, se no circuito rola uma voltagem de 20V à  30V, você não pode colocar um capacitor de 16V, ele não vai aguentar, porém se for um de 50V, 63V ou 100V, estará trabalhando com folga.
 Em fim, torcer para que o pré funcione de primeira!!!
Hoje a noite vou soldar os resistores do pré, no TDA7294 ainda falta acho que 3 capacitores de 1000uF de 50V, os que tenho é de 25V, não vou arriscar né?  Tongue

-----
Outra coisa que vai me faltar é um tanque de reverb! vi uns preços que no momento p/ mim é meio salgado, esse vai ter que esperar primeiro (tudo isso é culpa do meu carro ter sido recolhido para o pátio do detran, pensa no prejuízo Cry)
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, as 14:44:17 por Tiago Vulgar » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #23 : 14 de Maio de 2013, as 15:03:39 »

Realmente uma fonte caprichada é algo extremamente importante para a qualidade do som de um amp.

Bom... claro que é uma opinião minha e que ninguém se ofenda, mas não gosto dos reverbs de mola, além de ter estragado 2 piscinas dessas em 2 amps meus, simplesmente as molas arrebentaram por no transporte... não gosto mesmo do resultado sonoro.
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #24 : 14 de Maio de 2013, as 15:16:55 »

No layout que fiz, o reverb está ligado no pré por jumpers, aí vai ficar a gosto de quem quer com reverb e sem reverb, pelo menos isso não vai interferir no som, pretendo colocar outros efeitos no amp posteriormente como o chorus pork barrel, um dynacomp (que por sinal tenho 3 montados aqui) e um boost de volume entre o pré e o power só para aumento de volume mesmo! bem, se tudo funcionar no amp, é claro!
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #25 : 03 de Junho de 2013, as 12:21:18 »

Atualizações:





Nessa parte eu pequei um pouco pois demorei para comprar todos os componentes, o vai e vem nas lojas...vendedor esquece de colocar componentes + faculdade: atraso no processo e oxidação da placa. Felizmente eu descobri que o verniz que eu tenho é soldável, portanto poderia ter invernizado e não ter oxidado, porém na hora de soldar eu raspei os pads para não dar mal contato ou solda fria, além de usar pasta de solda!





...e ainda tenho mais transfer, vou fazer mais placas (além de não fazer burrice de deixar sem verniz)



Logo mais trago mais informações e fotos, vídeos...e como sempre, pouca qualidade nas fotos! não tenho câmera  Cry

inté  Legal!

...críticas, elogios, sugestões...

Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #26 : 03 de Junho de 2013, as 12:43:54 »

Parabéns!!!

Vai rolar um pdf?
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #27 : 03 de Junho de 2013, as 12:51:08 »

Acho bom rolar um PDF quando tiver tudo pronto, não? porque daí se ocorrer algum erro ou dica de melhoras, eu já teria vivenciado para comentar! mas vai rolar pdf sim, logo mais!

  Cool
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #28 : 03 de Junho de 2013, as 15:36:45 »

Tiago Vulgar, parabéns!!! Legal!
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #29 : 03 de Junho de 2013, as 19:08:42 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)Grin
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal