Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 20:30:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Pré-Amplificador com LM1036  (Lida 11577 vezes)
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #15 : 15 de Julho de 2021, as 21:28:48 »

Certamente tem algo errado ai. Os canais devem soar "iguais" tirando óbviamente o efeito estéreo (que em algumas gravações "de baixa qualidade" pode dar esse efeito, mas geralemente tem instrumentos e vozes diferentes nos canais).
Um teste simples é inverter os cabos de sinal, só na entrada (anota e não desfaz a inversão), depois só na saída (anota e não desfaz a inversão).
Dependendo  desse resultado, tu elimina ou condena as ligações off board. Pelo que eu li, tu usou um potenciômetro duplo para o volume, testa ele também.

Se nada disso fizer alguma diferença, ai tu parte para revisar as trilhas, soldas e componentes passivos do circuito, já que tu já experimentou trocar os CIs.

Boa sorte.
Eu já fiz vários testes de formas diferentes, pois eu tinha dúvidas se esse problema era mesmo no pré-amplificador ou na potência ou ainda nas caixas de som.
Em todos esses testes o sinal deficiente se mantém no mesmo canal.
Mas eu vou fazer isso, inverter diretamente na entrada do circuito e ver o que acontece, pois nos testes que fiz eu inverti apenas os cabos externos. Muito obrigado  Legal!
« Última modificação: 15 de Julho de 2021, as 21:31:15 por murbachjean » Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #16 : 18 de Julho de 2021, as 02:26:45 »

Você já injetou um sinal mono nos dois canais simultaneamente? Teoricamente, um sinal mono seria igual nos dois lados, assim fica mais evidente alguma diferença.
Registrado
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #17 : 18 de Julho de 2021, as 14:07:21 »

Você já injetou um sinal mono nos dois canais simultaneamente? Teoricamente, um sinal mono seria igual nos dois lados, assim fica mais evidente alguma diferença.
Meu teste foi exatamente assim: Através do programa Audacity eu transformei uma música em mono, em seguida eu dupliquei esse arquivo igual e fiz a separação para R e L. Com a função “solo” eu conseguia alternar com o arquivo tocando entre os canais L e R.
Dessa forma ficou bem claro a diferença entre um e outro.
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #18 : 19 de Julho de 2021, as 04:34:06 »

Algum nível de diferença é esperado por conta do descasamento dos componentes. Difícil dizer quanto, depende muito da topologia. Mas pelo que li das mensagens atrás você botou o ganho do LM no talo, o que pode estar ressaltando a diferença entre os amplificadores. Além de que potênciômetro duplo nunca tem os dois canais muito bem casados.

Se você não encontrar nenhum defeito, pode botar 2 trimpot em série com o potenciômetro e calibrar na unha pra os canais soarem exatamente no mesmo volume.
Registrado
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #19 : 19 de Julho de 2021, as 05:15:04 »

Algum nível de diferença é esperado por conta do descasamento dos componentes. Difícil dizer quanto, depende muito da topologia. Mas pelo que li das mensagens atrás você botou o ganho do LM no talo, o que pode estar ressaltando a diferença entre os amplificadores. Além de que potênciômetro duplo nunca tem os dois canais muito bem casados.

Se você não encontrar nenhum defeito, pode botar 2 trimpot em série com o potenciômetro e calibrar na unha pra os canais soarem exatamente no mesmo volume.
Eu esqueci de mencionar anteriormente, mas eu não alterei a questão do potenciômetro. Na época não encontrei um potenciômetro de qualidade com as especificações que precisava, aí resolvi deixar como estava. Então, ele está com como no projeto original com potenciômetro de 50KB.
A diferença mais perceptível é a diferença no grave, um pouco mais acentuada no canal esquerdo.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal