Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 03:56:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: porque amplificadores valvulados?  (Lida 19063 vezes)
Metal Militia
Visitante
« : 15 de Novembro de 2010, as 10:41:37 »

estou querendo fazer um amplificador de qualidade para mim, isto é, com o minimo de ruidos e sons desagradaveis, mas com uma distorçao brutal e agradavel, ai me veio a cabeça o famoso valvulado  

eu entendo muito de eletronica, e tenho um certo conhecimento acerca de amplificadores,  as valvulas foram substituidas pelos transistors devido a maior eficiencia, mas por algum motivo (que eu desconheço) o som de valvulas parece ser infinitamente superior

gostaria  de saber tecnicamente, porque os  amplificadores valvulados sao melhores q os trasistorados, se transistores e valvulas sao componentes eletronicos que ''fazem'' a mesma coisa? qual a grande vantagem?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 15 de Novembro de 2010, as 11:16:40 »

estou querendo fazer um amplificador de qualidade para mim, isto é, com o minimo de ruidos e sons desagradaveis, mas com uma distorçao brutal e agradavel, ai me veio a cabeça o famoso valvulado  

eu entendo muito de eletronica, e tenho um certo conhecimento acerca de amplificadores,  as valvulas foram substituidas pelos transistors devido a maior eficiencia, mas por algum motivo (que eu desconheço) o som de valvulas parece ser infinitamente superior

gostaria  de saber tecnicamente, porque os  amplificadores valvulados sao melhores q os trasistorados, se transistores e valvulas sao componentes eletronicos que ''fazem'' a mesma coisa? qual a grande vantagem?


A razão é cultural. Calma eu explico.

Qualquer amplificador, quando submetido fora de sua área de trabalho, irá distorcer. A distorção é resultado dos harmônicos gerados pela operação do amplificador fora de sua área linear. Assim, fica fácil de perceber que dependendo da tecnologia usada, a qualidade dos harmônicos será diferente.

Um amplificador valvulado, fora de sua área linear, irá distorcer, produzindo mais harmônicos pares do que impares. A baixa eficiência das válvulas faz com que ele tenha uma fator de amortecimento pior, ou seja, elas "sofrem" com a variação da carga. Isto resulta na compressão do sinal.

Os amplificadores transistorizados apresentam maior capacidade de corrente e por isso tem imunidade maior a variação da carga. Além disso, os harmônicos gerados são em sua maioria impares.

Os amplificadores transistorizados tendem a distorcer mais tarde que seus irmãos valvulados, ou seja, a região não linear das válvulas é alcançada mais cedo, as vezes - no caso de amplificadores de guitarra - o tempo todo.

Na cultura ocidental, onde a escala temperada é quase que uma lei, os harmônicos de ordem par são muito aprazíveis de serem ouvidos - dai o tão falado som aveludado das válvulas.

O efeito da compressão valvulada causa a entrega de uma potência média maior. Não que os valvulados sejam mais altos, mas sim que, quando o dial de volume mostre "4", por exemplo, este volume é parecido ao "8" do transistorizado. O problema é que psicoacusticamente, um músico suporta um "4" cheio de harmônicos do que um "8" limpinho. Dai a lenda da potência valvulada maior que somos obrigados a ouvir aqui o tempo todo.

Estas são as razões da popularidade dos valvulados, o som sai mais distorcido e mais alto, mas o resultado agrada. Ou seja, a distorção agradável versus o som limpo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
binba2008
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 138

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #2 : 15 de Novembro de 2010, as 13:57:31 »

se me permitem a "intromissão' num sei como se escreve isso.o amplificador valvulado é melhor para distorção como o transistorizado é melhor para clean .tipo muitos músicos que tocam limpo no estilo jazz preferem o jazz chorus e pra rock sempre tem aqueles clássicos britânicos ex Orange,marshal,vox,etc me corrijam se eu estiver errado.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #3 : 15 de Novembro de 2010, as 15:37:37 »

se me permitem a "intromissão' num sei como se escreve isso.o amplificador valvulado é melhor para distorção como o transistorizado é melhor para clean .tipo muitos músicos que tocam limpo no estilo jazz preferem o jazz chorus e pra rock sempre tem aqueles clássicos britânicos ex Orange,marshal,vox,etc me corrijam se eu estiver errado.
Está certo.. Mas nesse caso ficaria melhor se tivesse dito: "Desculpe-me intrometer,...".
Nem sempre o valvulado é melhor para distorção e transtorizado para clean. É mais frequente esse caso, porém existe o VOX AC30, que é valvulado e tem um clean que nenhum transtorizado consegue ter. Um transtorizado bom para clean é o Fender Frontman 212R, o som é animal!

estou querendo fazer um amplificador de qualidade para mim, isto é, com o minimo de ruidos e sons desagradaveis, mas com uma distorçao brutal e agradavel, ai me veio a cabeça o famoso valvulado 

eu entendo muito de eletronica, e tenho um certo conhecimento acerca de amplificadores,  as valvulas foram substituidas pelos transistors devido a maior eficiencia, mas por algum motivo (que eu desconheço) o som de valvulas parece ser infinitamente superior

gostaria  de saber tecnicamente, porque os  amplificadores valvulados sao melhores q os trasistorados, se transistores e valvulas sao componentes eletronicos que ''fazem'' a mesma coisa? qual a grande vantagem?


Metal Militia, bem vindo ao Fórum!

Isso não depende somente do amp, mas também depende dos pedais, afinação, captadores, sua pegada na guitarra, palhetas e até cordas. O bom mesmo é você pesquisar que tipo de som você quer fazer e ver qual equipamento é mais utilizado para essa finalidade.
Os transistores e as válvulas possuem finalidades semelhantes, umas das diferenças são a eficiência e o consumo de energia elétrica. Engana-se quem pensa que o valvulado é melhor no quesito amplificação fiel à entrada.
Os amps transtorizados atuais são hi-fi, ou seja, alta fidelidade. A diferença é que nós, guitarristas, gostamos do drive que as válvulas inserem nessa amplificação - que realmente são bem mais interessantes que um drive por clipagem de diodos - e por isso, e outros fatores, permanecem as válvulas no mercado.
Nesse sentido, não é possível afirmar e generalizar se caixas valvuladas são melhores que as transtorizadas, por que cada pessoa tem seu gosto. Se você quer tocar Heavy, valvulados são uma boa pedida, somado a uma guitarra em Drop C ou D e um bom set de pedais. Se você é um bom guitarrista, fará o som que quer.

Cuidado com o "internetês" hein!

Abraços
Registrado
Metal Militia
Visitante
« Responder #4 : 19 de Novembro de 2010, as 16:19:29 »

pessoal, muito obrigado pelas rapidas e concretas respostas, agora eu saquei o som das valvulas...  Cool
Mas oque seria essa compressao Huh???

o famoso marshall jcm 800 possui um circuito relativamente simples ? estou querendo fazer um, mas quero modificalo para ter mais graves ...
Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #5 : 19 de Novembro de 2010, as 17:02:53 »

Bom começar e com o Condor Cab Sim
Registrado
binba2008
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 138

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #6 : 19 de Novembro de 2010, as 18:02:17 »

eu tambem quero montar o jcm800 mas me fala ai voces que montaram ele tem um cleam legal, e music obrigado pelas observaçoes.
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #7 : 19 de Novembro de 2010, as 19:52:45 »

Um amplificador valvulado, fora de sua área linear, irá distorcer, produzindo mais harmônicos pares do que impares. A baixa eficiência das válvulas faz com que ele tenha uma fator de amortecimento pior, ou seja, elas "sofrem" com a variação da carga. Isto resulta na compressão do sinal.

Os amplificadores transistorizados apresentam maior capacidade de corrente e por isso tem imunidade maior a variação da carga. Além disso, os harmônicos gerados são em sua maioria impares.

Hum.. tenho feito algumas simulações Spice para comparar válvula x transistor e tenho obtido exatamento isso: Valvula harmônicos pares, transistor impares.

Muito bom texto!
Registrado

Americana-SP
Jupterra
Visitante
« Responder #8 : 24 de Novembro de 2010, as 07:30:49 »

Apenas para complementar:
Os amplis "transistorizados" [que prefiro chamá-los de "SS"] quando bem dimensionados; quanto á sua fonte, pré power e falante; são uma ótima opção para os musicos e ainda oferecem custo baixo.
Se ao construir um "SS" prestarmos atenção aos aterramentos necessários; teremos um amplificador sem ruídos e com ótima resposta sonora.
Abraços.
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #9 : 24 de Novembro de 2010, as 10:37:00 »

vale ressaltar também alem do som é claro
a questão do peso, consumo de energia, durabilidade de um solid state para um all tube
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, as 10:39:58 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
bec2010
Visitante
« Responder #10 : 06 de Dezembro de 2010, as 20:27:23 »

"porque amplificadores valvulados?"

Porque dão bastante manutenção, aumentam a conta de luz, utilizam tecnologia ultrapassada a preços exorbitantes...

Queria saber porque amps valvulados são tão caros?
Deve ter a ver com a lei da oferta e procura, porque a tecnologia deles está bastante ultrapassada...
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #11 : 06 de Dezembro de 2010, as 20:47:12 »

"porque amplificadores valvulados?"

Porque dão bastante manutenção, aumentam a conta de luz, utilizam tecnologia ultrapassada a preços exorbitantes...

Queria saber porque amps valvulados são tão caros?
Deve ter a ver com a lei da oferta e procura, porque a tecnologia deles está bastante ultrapassada...

VocÊ NÃO leu o post do Haroldo só pode...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 06 de Dezembro de 2010, as 21:36:10 »

"porque amplificadores valvulados?"

Porque dão bastante manutenção, aumentam a conta de luz, utilizam tecnologia ultrapassada a preços exorbitantes...

Queria saber porque amps valvulados são tão caros?
Deve ter a ver com a lei da oferta e procura, porque a tecnologia deles está bastante ultrapassada...

Por que violinos Stradivarius?

Dão muita manutenção pois a cola de quase 300 anos vive soltando. Utilizam uma técnica de construção arcaica e tem uma potência sonora limitada se comparado a violinos de construção moderna.

Por que os Stradivarius são tão caros? Por que alguém pagaria tanto por uma velharia dessas? Será que é apenas a lei de oferta e procura?

Para entender certas coisas é preciso ter um certo refinamento.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guii_music
Visitante
« Responder #13 : 06 de Dezembro de 2010, as 21:52:41 »

Não são só os valvulados. Depende também de qual valvulado se fala. Porque tem valvuldado aí no mercado que é bem ruim. E transtorizado que é bom. Recentemente tive a oportunidade de me deparar com um tone King, da tubetech (ou tubeamps, não lembro a a marca). Simplesmente incrível! Ele só tinha três potênciômetros: Volume, Treble e Bass. Com o volume no mínimo fala pra caramba. Usa 2 falantes de 12", que são de marca, é claro, e faz um som lindo, tem baixa saturação e é bem timbrado. Esse é um amp que eu gostaria de ter. Supera qualquer amp que eu já tenha escutado até hoje. E é Valvulado.
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #14 : 07 de Dezembro de 2010, as 08:36:21 »

Por favor, fiquem longe de amplificadores valvulados.
Eu acho que ninguém deva usar amplificador valvulado.
A exemplo do que acontece com carros antigos.
Existem pessoas que tem o péssimo gosto de restaurar e colecionar carros antigos. O que acontece? Cria-se dois problemas:
1 - aparece um mercado especulativo que aumenta o preço de peças "raras", qualquer carcaça velha é considerada uma relíquia arqueológica e vendida por muito dinheiro nos Mercados Livres da vida.
2 - qualquer idiota reforma um Fusca na massa plástica ou uma Brasília, põe um adesivo da Audi atráz e fala que tem um "antigo"..

Eu vejo muita gente querendo dar uma de esperto vendendo peças de valvulados a preço de ouro, fazendo uns projetos meia-boca e criando uma mítica absurda sobre algumas coisas que não tem fundamento, etc, etc.

Então façam um favor, não gosta de valvulados, não tem conhecimento, não sabe mexer, NÃO USE, e convença os seus amigos pra fazer o mesmo, assim quem sabe o mercado volte ao normal...
Registrado

Salto - SP
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal