Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 07:04:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: AJuda Circuito ON/OFF Automático  (Lida 34194 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #60 : 06 de Janeiro de 2013, as 01:09:27 »

Acho que não vai dar certo o sensor de proximidade a menos que toquemos sempre descalços ou com o mesmo sapato, de preferencia um mocassim.  Cheesy
Só fazer um teste com a tela capacitiva de um celular, até uma certa grossura de película vai de boa, a partir de um ponto não funciona mais.
Outro ponto é a referência de terra verdadeiro que o autor diz necessário.

Sem contar que normalmente o sapato é mais isolado em baixo que em cima, então teremos que afastar os outros pedais sobre o risco de acionamento acidental do wah.

Já o sistema com IR só vai funcionar bem, como funciona o sistema de switch, por dentro do pedal, se for por fora, vai sofrer influências da iluminação, a menos que pensemos em um sistema digital que compense usando pulsos, mesmo assim um pouco de sujeira ali outro aqui, temos o risco do pedal não acionar.

Penso que só funcionará perfeitamente com o sistema de retorno por mola mesmo, switch e um chaveamento com atraso.
Porém espero estar errado, e que tudo funcione bem, até porque não custa nada testar.
Estarei de olho  Huh?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #61 : 06 de Janeiro de 2013, as 07:10:55 »

Acho que não vai dar certo o sensor de proximidade a menos que toquemos sempre descalços ou com o mesmo sapato, de preferencia um mocassim.  Cheesy
Só fazer um teste com a tela capacitiva de um celular, até uma certa grossura de película vai de boa, a partir de um ponto não funciona mais.
Outro ponto é a referência de terra verdadeiro que o autor diz necessário.

Sem contar que normalmente o sapato é mais isolado em baixo que em cima, então teremos que afastar os outros pedais sobre o risco de acionamento acidental do wah.
Redondamente enganado!

A sola do sapato  tem a constante dielétrica maior que o ar!  Um pé descalço, e um pé com borracha do meio não tem a mesma capacitância.  A que tem a borracha no meio, tem capacitância maior!  os materiais isolantes, normalmente tem constantes dielétricas grandes, isto é: se colocar um material dielétrico entre dois condutores, a mesma distância, a capacitância aumenta.
A constante dielétrica do ar é quase a mesma do vácuo.

Veja também, que o corpo humano por ser uma grande massa molhada, tem condições de potencializar o capacitor.

Abraços, T+
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, as 07:15:33 por Patines » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #62 : 06 de Janeiro de 2013, as 10:46:54 »

Em termos gerais, prefiro acionamento óptico interno (a exemplo do WD7), ou um reed switch na carcaça e um ímã na parte móvel do pedal, com um circuito simples de retardo ajustável de desligamento.

Mesmo o ZVex Probe Wah tem seus problemas de atuação, e tem acionamento por chave de pedal.
Registrado

Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #63 : 06 de Janeiro de 2013, as 12:04:14 »

Saudações,

Como você vai usar apenas um relay, se precisa comutar entre as entradas (in da guitarra e in da placa e out do pedal e out da placa) Para se ter um true bypass?

Veja esse true bypass com relé; o sensor terá a função de substituir a chave:

True Bypass com Relé

Se for pra usar uma placa virgem, eu pensei em retirar a borracha original do meu pedal e guardar, pegar outra borracha corta no mesmo tamanho e forma, fazer um buraco no lugar que deve ser o sensor e encrustar a placa ali

Minha ideia inicial seria deixar a "antena" embaixo da borracha do wah. Vou ver se funciona dessa forma. Caso não, partirei para essa ideia do EVA.

Bom minha única preocupação agora é que a antena ficará muito próxima da carcaça do wah que está diretamente ligada ao terra. Isso pode atrapalhar o funcionamento do circuito? Caso sim, isso poderá ser bom limitando o sensor para que só seja acionado com o pé literalmente encostado na plataforma do pedal?

Na verdade o ideal do sensor seria ele realmente funcionar como 8 ou 80 sem meio termo como acontece no probe...

Quanto ao layout vou organizá-lo e daí posto o pdf.

Vamos por esse negócio para funcionar e teremos o melhor de todos os mundos: Um wah com acionamento automático, mantendo toda a mística dos crybaby, true bypass e ainda a possibilidade de colocarmos um LED para indicarmos o status.

Abraço a todos
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, as 12:07:13 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
gabritta
Visitante
« Responder #64 : 20 de Janeiro de 2013, as 15:52:13 »

Ola pessoal!!

Fiz esse esqueminha utilizando o 555 e o rele como DPDT  o Trimpot ajusta o delay de desligamento de 0 ate 1 segundo, ja testei sem o rele no pronto board e funciona direitinho quem quser testar a tah ae...



Valeu!!!
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #65 : 14 de Fevereiro de 2013, as 23:07:03 »

Saudações,

Pesquisando um pouco mais sobre métodos mais fáceis, encontrei algumas outras ideias:

DPDT momentary switch:

http://www.instructables.com/id/Foot-on-pedal-True-Bypass-crybaby-wah-mod/

G-LAB wah pad (esse não achei ainda informações, sobre o circuito mas funciona como um sensor de pressão.

Ainda não testei o de proximidade.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
norverto
Visitante
« Responder #66 : 15 de Fevereiro de 2013, as 17:49:39 »

O problema é a durabilidade desses microswitchs... não creio que sejam muito robustos
Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #67 : 15 de Fevereiro de 2013, as 19:06:39 »

Estou pra montar um V847 numa carcaça de onner que tenho aqui,essa semana adaptei uma mola e comprei uma chave NF(normalmente fechada)
vou adaptar essa chave na parte de trás do wahwah assim quando acionada desligará o relê ativando o true bypass,quando eu pisar na "rampa"(fazendo ela descer um pouco)a chave acionará ligando o relê e ativando o efeito,pretendo também alterar o resistor de entrada (68K)por um de valor mais baixo para o volume ficar o mesmo que o true bypass,não sei se é uma boa ideia mas..
Essa chave aqui.
Legal!
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, as 19:09:19 por fabio123 » Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #68 : 23 de Fevereiro de 2013, as 13:06:13 »

Pessoal, fui em uma loja dar uma olhada no cry baby do que o pessoal esta falando, dei um analisada e vi um tipo de sensor de baixo do local do pedal onde fica o calcanhar. Como tem uma mola o qual deixa o pedal toda para o alto parece que o sensor no calcanhar fica digamos que apertado ou ativo, assim quado coloca o pe e piso no pedal ele desaciona o dispositivo. No local do dispositivo tem um furo o qual no furo parece um pino de ferro(?). e em abaixo do pedal tem um tipo de borracha do tamanho do furo o qual tem o dispositivo de acionamento. Não sei o que é, mas fica a dica para os fera no assunto.

Ficamos no aguardo de uma posição daqueles que pode saber como isto funciona, para falar a verdade o sistema é muito util e se sair algum projeto que de certo, acho que vou tentar .
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #69 : 23 de Fevereiro de 2013, as 13:25:09 »

Talvez um sistema de acionamento óptico ou magnético seja mais interessante.  

O óptico, com um LED e um LDR ou foto transistor, com uma peça que interrompesse o fluxo luminoso na posição desejada, ou um reed switch e um ímã estrategicamente colocado na parte móvel do pedal.

A chave do spoiler acima não vai aguentar o serviço.

Também existem alguns switches usados nos antigos CD players de 5 discos da Philips, os sensores de posição da gaveta, que podem ser interessantes, e aguentam o serviço por muito tempo.  Acionadores dos pedais Boss, ou as teclas dos velhos teclados de PC, aqueles com o Z80 dentro, também servem.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, as 13:27:32 por Adiel » Registrado

Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #70 : 23 de Fevereiro de 2013, as 22:02:54 »

A chave do spoiler acima não vai aguentar o serviço.
Sad
Como foi a melhor que encontrei assim que chegar meu indutor tentarei com ela provisoriamente.
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #71 : 25 de Fevereiro de 2013, as 09:12:21 »

Adiel, pelo que eu vi no pedal acho que é algo magnetico, pois tinha um pino de ferro, sera que é um sensor de proximidade o qual quando o dispositivo esta encostado ele deixa fecha o efeito?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #72 : 25 de Fevereiro de 2013, as 11:01:18 »

Adriano, além do que que vc viu, tem um circuito que gera um pequeno atrazo no desacionamento do pedal... Algo abaixo de 1 segundo, o sistema é eficiente, muito parecido com o do morley.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #73 : 25 de Fevereiro de 2013, as 12:27:49 »

Adiel, pelo que eu vi no pedal acho que é algo magnetico, pois tinha um pino de ferro, sera que é um sensor de proximidade o qual quando o dispositivo esta encostado ele deixa fecha o efeito?

Esse pino pode ser o acionador de uma pequena chave interna, também.
Registrado

Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #74 : 05 de Março de 2013, as 12:05:04 »

Saudações,

Estou pra montar um V847 numa carcaça de onner que tenho aqui,essa semana adaptei uma mola...

Teria como você postar fotos de como você adaptou essa mola (se você não se importar, claro)? Com ela seria mais fácil adaptar a ideia que o Adiel deu de utilizar um reed switch e um ímã para acionar o relé.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal