Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 07:06:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: V-amp2 ligando e desligando  (Lida 16732 vezes)
suezo
Visitante
« : 11 de Novembro de 2009, as 08:36:43 »

Galera, esse domingo fui, tocar num mini trio elétrico e deu a maior besteira. Não sei se devia colocar esse post aqui, mas vai aí.

Tenho uma pedaleira v-amp2 que ligo num pedal acustic simulator da behringer e um controlador de vol t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) da behringer. q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) coloquei o lindo azulzinho na tomada ele ficou ligando e desligando. como na mesma tomada tinha uma bateria eletrônica e mais 2 pedais, tirei tudo e deixei só a pedaleira e continuou ligando e desligando, então tive que tocar no seco sem solo sem distorções sem nada.

Bom certa vez ela ficou assim num evento que toquei no início e no fim. no início toquei seco, mas percebi que a rede elétrica dava umas quedas de tensão, então taquei um estabilizador de pc e ficou b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum), acho que pode ter sido isso que aconteceu no trio. esse  v-amp2 é m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) sensível a variações de tensão.

Será que teria alguma forma de adaptar na fonte um regulador ou estabilizador de tensão? Pensei em colocar um estabilizador de pc, mas é m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) grande pra levar no case. se puderem ajudar agradeço.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 11 de Novembro de 2009, as 09:08:43 »

Seu problema não me parece ser o da rede, mas sim de um mau contato na entrada da fonte do V-amp, ou na propria fonte dele mesmo. Mas se vc quiser pode montar uma fonte estabilazada (não é regulada). Existem vários projetos para a mesma.
Registrado
espancamente
Visitante
« Responder #2 : 11 de Novembro de 2009, as 09:12:34 »

putz, eu tenho uma mesa de som da behringer que tá assim, igualzinho (e em casa não tem essa oscilação tão enorme de energia)....eu ligo e ela fica ligando e desligando, sai som mas ligando e desligando, sempre ligo e já logo desligo com medo de queimar, o que será q acontece??? Sad
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 11 de Novembro de 2009, as 09:15:22 »

Vou fazer uma pergunta boba: vc já olhou se ela tem chave 110/220?
Registrado
suezo
Visitante
« Responder #4 : 11 de Novembro de 2009, as 13:28:59 »

A minha v-amp2 não tem chave, só funciona em 110V. Vc falando da fonte, lembro que certa queimou a fonte da v-amp q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) fui tocar num lugar que era 220V e eu não sabia. levei num cara e ele rebobinou o transformador e trocou o fusível térmico, mas aumentou o nível de ruído. Aí um dia desses abri a pedaleira e um capacitor de 2200uF, que deve ser da fonte, tva com base preta, provavelmente queimado, mas como tva funcionando não troquei.

A fonte da v-amp é meio esquisita. ela usa duas tensões, 20V e 11V. na caixinha da "fonte", tem apenas o transformador e esse fusível térmico e dentro da pedaleira tem a fonte em si, com a ponte de diodos e dois cap eletrolíticos de 2200uF.

Como eu poderia fazer a fonte estabilizada para estas duas tensões? teria que fazer duas?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #5 : 11 de Novembro de 2009, as 13:38:37 »

Da pra fazer numa só; com um transformador de 20v no secundario, e com um circuito regulador para 11v. Vou ver se consigo o esquema pra vc. Mas antes preciso saber se a fonte é simétrica, ou seja, +20v, 0v e -20v por exemplo.

Mensagem Mesclada
Lembrando: esse ruído provavelmente é do capacitor de 2200uF queimado, pois ele serve justamente como filtro de ruídos.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2009, as 13:40:19 por Marcos Câmara » Registrado
suezo
Visitante
« Responder #6 : 12 de Novembro de 2009, as 13:48:43 »

Não, ela é assimétrica, e o transformador sai +20 e +11V. Tirei o suposto capacitor queimado de 2200uF e coloquei um de 3300uF o ruído aparentemente diminuiu, mas não cheguei a testar num amp, apenas no fone de ouvido.

numa fonte estabilizada o regulador vem depois da ponte de diodos, não é isso? se for assim acho um pouco difícil p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a ponte de diodos não fica a fonte em si e sim dentro da pedaleira, onde a placa tem trilha nas duas faces e são bem fininhas. mas vamo ver aí. se puder colocar antes da ponte de diodos fica b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #7 : 01 de Dezembro de 2011, as 08:46:26 »

Marcos e restante da galera, deixa eu tirar umas duvidas e passar umas dicas também:

Dúvida: A fonte do VAMP2 é alternada e sua regulagem ocorre dentro da pedaleira com o 7805 e 7809 além de diodos e todo o resto que compõe uma fonte, ok? Eu poderia colocar uma entrada regulada? na verdade ela não é +20 e +11 ela é ~20 e ~11 (enrolamentos independentes no mesmo transformador).

Outra coisa que notei... Agora é a dica:

Ela é de plástico e vulnerável a ruídos! Coloquei uma camada em cima e embaixo de papel alumínio tomando cuidado em deixar as entradas e saídas (de ar e plugs) abertos, liguei um fio ao terra (argolas na área do parafuso) e liguei no alumínio de cima. O alumínio da tampa de cima sempre faz contato com o debaixo quando fecha, mas o alumínio não fica exposto. Coloquei uma fita de papel por cima por segurança. Para prender o alumínio na carcaça, usei dupla face.

O ruído caiu cerca de 80%, mas ainda existe.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #8 : 01 de Dezembro de 2011, as 09:09:44 »

Pra mandar a tensão já regulada a corrente vai ser contínua e não alternada.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #9 : 01 de Dezembro de 2011, as 10:16:18 »

Então, isso tou ligado, mas teria algum problema? Eu tinha imaginado em fazer isso, mas não sei se mandar contínuo e passar novamente pelo circuito de regulagem se seria pior, já que vou mandar teoricamente o que deveria ser direto.

Nesse caso, caso fosse possível, teria que observar qual o pino vai para a a sessão que na ponte ficaria positivo e qual seria o negativo, correto?

Estragaria algo?

Queria fazer uma fonte mais filtrada e com uma margem para por exemplo 100v (alguns trios caem para tal tensão) entregar no mínimo os ~11v e a 127 ir para uns 13 ou 14 (estou chutando e não fiz as contas).
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 01 de Dezembro de 2011, as 10:17:21 »

Se colocar uma fonte regulada em uma entrada AC, esta funcionara de modo irregular.
Se quiser usar uma fonte regulada, tera que fazer uma pequena modificacao na placa da pedaleira.
Esta modificacao seria retirar a retificaçao, e regulagem interna. NAo é recomendado ser feito isso por quem nao tem experiencia nesta area.

Como tem regulagem interna, geralmente essas fontes AC sao projetadas a suprir uma leve variacao na rede.
Note que a fonte tem 11V e 20V.
Em condicoes normais, uma tensao acima da nescessaria para trabalho.
Se a rede cair um pouco, os 11V varia pouco, mas ainda tendo 9VAC funcionara de odo regular. Isso porque apos retificacao a tensao sera um pouco maior, no caso de 11V tera em torno de 15VDC, e se cair para 9VAC, apos retificacao tera em torno de 12VDC.

Agora digo algo mais fundamental, nao conheco muito bem este modelo de pedaleira, mas o que vou dizer é valido para qualquer pedaleira, pedal, ou equipamento digital.

Todo pedal, pedaleira ou eletronico digital, tera uma tensao de 5V DC para funcionar, (alguns casos especificos essa tensao pode ser 3,3V).
Entao ao ter um problema com um equipo desta classe, a primeira coisa a ser checada é essa tensao.
Alias, qualquer tipo de eletronico, a primeira coisa a ser verificada sao as tensoes da fonte.

Apos esta verificacao, veja as demais tensoes, que poderao variar de tipo para tipo de equipamento.
Geralmente 9 ou 12V para circuitos operacionais (circuito geral nao confundir op.amp). Esta tensao pode ser maior ou menor, mas geralmente sera acima de 9V.

Uma coisa comum de acontecer nestes casos de ficar ligando e desligando, é o eletrolitico da fonte que pode estar ruim.

No caso especifico do trio eletrico, pode acontecer um fenomeno que pode se dizer que é comum.
O uso de geradores de energia.
Quando nao sao bem projetados, ou trabalha meio esforçado ou perto da sobre carga, acontece instabilidades, isso é obvio, e alguns tem a questao da frequencia. Alguns geradores (menores, ou de pouca qualidade) nao geram a frequencia ideal correta de funcionamento, que seria 50/60Hz.

Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #11 : 01 de Dezembro de 2011, as 14:39:00 »


No caso especifico do trio eletrico, pode acontecer um fenomeno que pode se dizer que é comum.
O uso de geradores de energia.
Quando nao sao bem projetados, ou trabalha meio esforçado ou perto da sobre carga, acontece instabilidades, isso é obvio, e alguns tem a questao da frequencia. Alguns geradores (menores, ou de pouca qualidade) nao geram a frequencia ideal correta de funcionamento, que seria 50/60Hz.



Na verdade é isso mesmo.

Duas pedaleiras (minhas) iguais praticamente, estavam no trio. Testadas dez minutos antes e funcionando. No trio não funcionava normal... armava, ligava, tocava 1 minuto e caia!

Quando saiu do trio, fui para uma tomada e funcionou normalmente.

As duas com as mesmas coisas. Não sei se a POD 2.0 ou a XT teriam este mesmo problema (a 2.0 trabalha com Alternada de 9v e 1,2A). Se alguém aqui disser que é menos instável num trio, estarei comprando a minha esse mês e passando a V-amp2 pra frente(uma já passei)!

É muito boa e diria que pelo custo, seria pau a pau com a Pod 2.0 (não é exagero tá?), mas é muito instável em alguns quesitos... pilha interna, essas quedas de tensões, etc.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 01 de Dezembro de 2011, as 21:08:02 »

Voce poderia fazer o seguinte, montar uma fonte usando um transformador de 24V (ou mais), use reguladores nescessarios.
Faz as modificacoes para usar DC na pedaleira.
Assim, se variar na entrada da fonte, como sao 24V nominal, uma queda nao ira interferir tanto.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal