Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 15:17:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner jammer 21 + Pré Amplificador Handmades Canal Limpo  (Lida 44560 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #75 : 11 de Abril de 2021, as 03:38:14 »

Com a "pequena" ponte D5SBA20 eu pude testar a fonte.
Utilizei os reguladores 7812 e 7912, mas também tenho os 7815 e 7915.
Por não ter achado os 2200uF/35V para comprar lá na loja, acabei retirando os dois do Jammer 21, porém eles são para 25V (e foi por isso que utilizei os reguladores de 12V, pois somariam 24V, tensão que seria suportada pelos capacitores - mas nem sei se o raciocínio está correto).
Qual o tensão DC eu devo ter na saída da fonte? Aferi 45V, mas não sei se essa tensão é problema para os capacitores de 25V, ou se deveria ter outra tensão

Para testes tudo bem mas, a tensão que esses capacitores suportam está muito na marca ! É uma boa prática deixar uma sobra devido a variações na rede, coisa normal de acontecer e não é muito legal ver um eletrolítico explodir (procure videos no youtube...  Cheesy)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #76 : 11 de Abril de 2021, as 03:49:02 »

A fonte é -15 0 +15, o capacitor de 25 não é problema.  Você está medindo a voltagem entre as extremidades, voltagem à qual os capacitores não estão submetidos. Se medir de cada parte ao terra, que após a retificação deve dar algo em torno de 20v, que é o esperado após retificar e filtrar com o capacitor.

Como faço pra ter certeza de que a fonte está funcionando adequadamente?

Do terra ao pino 1 do 7812 aferi a tensão de 22,25V.
Do terra ao pino 2 do 7912 aferi a tensão de -22,5V.
Entre o + e o - da ponte eu aferi 44,8V.

Para testes tudo bem mas, a tensão que esses capacitores suportam está muito na marca ! É uma boa prática deixar uma sobra devido a variações na rede, coisa normal de acontecer e não é muito legal ver um eletrolítico explodir (procure videos no youtube...  Cheesy)

Pois é, estou querendo fazer só para testar, pois é o único projeto que tenho aqui que posso dar algum andamento. Já pedi eletrolíticos 2200uF/50V.
Sobre capacitor explodindo, já aconteceu uma vez comigo, foi um susto divertido. Sorte que o encapsulamento não bateu em mim, pois estava demasiado quente.
 Cheesy
« Última modificação: 11 de Abril de 2021, as 05:02:21 por Pedro Augusto » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #77 : 11 de Abril de 2021, as 03:49:21 »

E mais que eletrolítico não é o tipo de componente que se reaproveita. Não precisa ser 2200 uF. Qualquer valor acima de 1000 dá certo, a única limitação sendo o tamanho físico do capacitor.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #78 : 11 de Abril de 2021, as 04:56:27 »

Como faço pra ter certeza de que a fonte está funcionando adequadamente?

Do terra ao pino 1 do 7812 aferi a tensão de 22,25V.
Do terra ao pino 2 do 7912 aferi a tensão de 22,5V.
Entre o + e o - da ponte eu aferi 44,8V.

Para testes tudo bem mas, a tensão que esses capacitores suportam está muito na marca ! É uma boa prática deixar uma sobra devido a variações na rede, coisa normal de acontecer e não é muito legal ver um eletrolítico explodir (procure videos no youtube...  Cheesy)

Pois é, estou querendo fazer só para testar, pois é o único projeto que tenho aqui que posso dar algum andamento. Já pedi eletrolíticos 2200uF/50V.
Sobre capacitor explodindo, já aconteceu uma vez comigo, foi um susto divertido. Sorte que o encapsulamento não bateu em mim, pois estava demasiado quente.
 Cheesy

Quanto a tensão do 7812 ok ! Agora quanto a tensão do 7912, meça novamente e verifique se não esqueceu de digitar o sinal negativo (-) antes do valor, é obrigatório ter !

Ainda sobre capacitores explodindo... quando aconteceu comigo eu não tive a mesma sorte e acabou queimando meu braço e sim... é quente mesmo !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #79 : 11 de Abril de 2021, as 06:32:31 »

Se você usou o meu layout, é mais ou menos isso que vai achar (tá tosco, mas fiz a mão no celular).
A polaridade tá anotada na "placa".

« Última modificação: 11 de Abril de 2021, as 19:05:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #80 : 11 de Abril de 2021, as 07:34:24 »

Se você usou o meu layout, é mais ou menos isso que vai achar (tá tosco, mas fiz a mão no celular).
A polaridade tá anotada na "placa".

Foi o seu layout.
Vou verificar nesses pontos de 12V.

Sobre os reguladores, foi indicado usar os 7815 e 7915. Não tem problema usá-los com esses capacitores de 25V?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #81 : 11 de Abril de 2021, as 07:51:19 »


Foi o seu layout.
Vou verificar nesses pontos de 12V.

Sobre os reguladores, foi indicado usar os 7815 e 7915. Não tem problema usá-los com esses capacitores de 25V?
Eu também acho melhor usar os 7x15 (já tinha sugerido eles - se usá-los, onde tá 12V na imagem vai ter 15V). Mas eles não tem relação nenhuma com os capacitores principais da fonte.
25V tá meio em cima para essa fonte, mas se estavam funcionando no amplificador com esse mesmo transformador que você tá usando, não se preocupe.
« Última modificação: 11 de Abril de 2021, as 19:07:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #82 : 11 de Abril de 2021, as 22:50:54 »

Montei com os 7815 e 7915.
Consegui um jeito bom (assim espero) de fixar os terminais da ponte na placa, facilitando a ligação dos fios por baixo.
Coloquei um led 3mm ligado em série com um resistor de 820R na saída do 7915. O LED ligado faz meu cérebro aceitar que a placa está funcionando adequadamente. Antes eu "não acreditava", mesmo tendo aferido as tensões. Vai entender.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Agora vou tentar organizar os componentes da placa do amplificador em uma dessas plaquinhas, mas estou achando que vou mesmo precisar corroer uma de cobre com as trilhas do layout de Kem, pois são muitos mais componentes/ligações que há nessa placa da fonte.

Outra questão que estou vendo que vou precisar pesquisar é sobre como fixar as placas no chassis, ou se vou arrumar uma tampa de plástico maior para a outra placa.  Cheesy



Para a placa do amplificador eu preciso de um capacitor de 68nF, mas não tenho. Posso utilizar um de 47nF ou 82nF no lugar?
« Última modificação: 11 de Abril de 2021, as 23:27:58 por Pedro Augusto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #83 : 11 de Abril de 2021, as 23:35:10 »


Agora vou tentar organizar os componentes da placa do amplificador em uma dessas plaquinhas, mas estou achando que vou mesmo precisar corroer uma de cobre com as trilhas do layout de Kem, pois são muitos mais componentes/ligações que há nessa placa da fonte.

Para a placa do amplificador eu preciso de um capacitor de 68nF, mas não tenho. Posso utilizar um de 47nF ou 82nF no lugar?

Tente fazer as conexões o mais curtas possíveis.

Após a retificação, o primeiro componente sempre deve ser os capacitores de filtro. Isso evita ruídos em outras partes do circuito.

Em filtragens de fonte, quanto maior a capacitância melhor, dentro de certos parâmetros. No caso, use o de 82nF.

 Smiley
Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #84 : 12 de Abril de 2021, as 00:44:14 »

O layout pede um resistor de 1R e outro de 10R, mas os menores valores que tenho são 47R e 100R.
Sigo a receita do bolo, e deixo para montar quando tiver os valores corretos, ou tem alguma adaptação técnica que pode ser feita?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #85 : 12 de Abril de 2021, as 01:12:42 »

O layout pede um resistor de 1R e outro de 10R, mas os menores valores que tenho são 47R e 100R.
Sigo a receita do bolo, e deixo para montar quando tiver os valores corretos, ou tem alguma adaptação técnica que pode ser feita?
Siga a receita do bolo. Ansiedade nesses casos não ajuda em nada
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #86 : 12 de Abril de 2021, as 01:25:41 »

O layout pede um resistor de 1R e outro de 10R, mas os menores valores que tenho são 47R e 100R.
Sigo a receita do bolo, e deixo para montar quando tiver os valores corretos, ou tem alguma adaptação técnica que pode ser feita?



Eu vejo esse resistor de 1R na placa, mas não vejo no esquema, alguém pode me indicar onde ele está no esquema, por favor?

 Huh? Huh?
Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #87 : 12 de Abril de 2021, as 01:42:34 »

Siga a receita do bolo. Ansiedade nesses casos não ajuda em nada

 Cry

Eu vejo esse resistor de 1R na placa, mas não vejo no esquema, alguém pode me indicar onde ele está no esquema, por favor?

 Huh? Huh?

Aqui:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 12 de Abril de 2021, as 01:45:09 por Pedro Augusto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #88 : 12 de Abril de 2021, as 01:55:43 »

Quer dizer que foi seguido o esquema do VS30? Huh?

Tem que falar pro projetista de layouts, prestar mais um pouco de atenção... Roll Eyes


 Cheesy Cheesy Cheesy  Grin
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #89 : 12 de Abril de 2021, as 02:13:29 »

Quer dizer que foi seguido o esquema do VS30? Huh?

Tem que falar pro projetista de layouts, prestar mais um pouco de atenção... Roll Eyes


 Cheesy Cheesy Cheesy  Grin
Não entendi... O layout me parece certo. A não ser que eu esteja perdendo alguma coisa ( o que sempre pode acontece, claro! - por isso o aviso de Não Testado!)...
 Roll Eyes
« Última modificação: 12 de Abril de 2021, as 02:18:31 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.067 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal