Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 11:27:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potência DBS360 com problema no canal esquerdo.  (Lida 11004 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« : 19 de Junho de 2010, as 15:06:06 »

 Oi pessoal, tenho uma potência Ciclotron/Wattsom DBS360 e um canal dela está com o seguinte problema:
As vezes o canal esquerdo fica mais baixo que o volume que deveria ficar, o som semelhante a um radio mal sintonizado, o som fica um pouco distorcido, eu coloco o pino do cabo que vai para entrada desse canal encostado em algo pra fazer o ruido de terra (hummm bem forte), depois ligo denovo na fonte de som (placa ou mesa de som), algumas vezes com isso ele volta ao normal sem ruido e distorção, com volume certo.
 Isso não tem um tempo certo pra ficar repetindo, por exemplo a cada 5 minutos ele fica baixo e distorcido denovo, é aleatório e só acontece em um dos canais.
Alguem tem alguma dica do que pode estar causando isso? capacitor ou transistor defeituoso? troquei alguns capacitores que saiam do terra para o circuito (PL230A), que suspeitei que estavam causando esse problema e não resolveu, o diagrama está anexado no post, fico no aguardo de alguma dica/sugestão, obrigado e abraço.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 19 de Junho de 2010, as 16:37:12 »

Estes TIP's são montados em dissipadores de calor? Observe se o transistor do canal que está com problema está esquentando mais que o outro.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #2 : 19 de Junho de 2010, as 16:41:59 »

Sim, todos TIP´s estão com dissipador, vc se refere aos transistores BC557 e BC547 na parte PL279 ou BD135 BD139 BD140 BC327 BC337 da parte PL230A? obrigado.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #3 : 19 de Junho de 2010, as 16:44:07 »

tenho quase certeza que é o ic1003!!,,, a maioria das dbs apresentam esse mesmo problema,,, essa peça nada mais é que o circuito de comparadores do amplificador,,, que eu não sei porque a ciclotron insiste em montar nesse modulozinho

é só voce trocar a peça ou montar uma,,, senão me engano ela usa 4 transistores BC npn e 4 resistores de 100R

existe uns 4 modulos diferentes nas dbs,,, o duro é fazer bater a pinagem,,,

faz assim:

retire o modulo ic1003 do canal que está bom, e coloca no canal ruim,,, se resolver é isso Wink

Mensagem Mesclada
Sim, todos TIP´s estão com dissipador, vc se refere aos transistores BC557 e BC547 na parte PL279 ou BD135 BD139 BD140 BC327 BC337 da parte PL230A? obrigado.

Aparecido a parte pl230a é só o estagio detector de clip,, só serve para acender o led vermelho no painel
« Última modificação: 19 de Junho de 2010, as 16:46:08 por Scorpion » Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #4 : 19 de Junho de 2010, as 16:50:12 »

 Entendi, vou fazer o que você sugeriu de testar o IC1003, achei um site com o esquema dele e até o desenho da placa.
 Certo, obrigado ao Scorpion e ao Espanhol pelas dicas, assim que testar eu posto o resultado aqui, obrigado, abraços.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #5 : 19 de Junho de 2010, as 18:10:51 »

conhecidencia ou naõ acabou de chegar uma dbs720 com o mesmo probrema aqui pra mim consertar,, vou ver se posto umas fotos do processo
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #6 : 19 de Junho de 2010, as 18:12:45 »

Putz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, vou tirar umas fotos aqui também.

Nessa página tem o desenho da PCB dos varios modelos de IC100* http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=251

Mensagem Mesclada
Testei o canal com problema com o IC1003 do outro canal e funcionou certinho, montei um ic1003 usando o layout desse link que passei e fica só com ruido (hummm), vou usar o outro como base pra fazer outra placa e monto novamente durante a semana, vou aproveitar e comprar os componentes novos.
 Até mais, abraços.

Mensagem Mesclada
Esqueci de outra coisa, no link que passei antes fala pra ver esse outro link http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=12135#12135 que diz que os transistores tem que ser casados, precisa realmente que eles tenham os valores casados?, até mais.

Mensagem Mesclada
Tinha montado a placa do IC1003 invertida, refiz ela e usei os transistores das sucatas que tinham aqui, da dando pouca diferença de um canal pro outro, provavelmente é porque eles não estão casados, vou comprar alguns novos essa semana e ver os pares certos e trocar.
« Última modificação: 20 de Junho de 2010, as 16:54:03 por Aparecido » Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #7 : 28 de Junho de 2010, as 20:44:26 »

concertei a dbs720
estava com problema nos dois canais,,, e era tambem o IC1003
não sei porque a maioria das dbs só dá problema neste modulo

eu aproveitei a mesma placa
raspei com o esmeril as laterais do modulo e tirei a massa placatica dele

ficou otimo
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, as 20:52:59 por Scorpion » Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #8 : 28 de Junho de 2010, as 20:47:46 »

 Ficou bacana hein, vc casou o ganho dos transistores?
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #9 : 28 de Junho de 2010, as 20:53:36 »

não casei
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #10 : 11 de Maio de 2012, as 00:33:46 »

Olá colegas.
Ressucitei este tópico para perguntar: quantos watts entrega esse dbs360, por canal?
Outra coisa, alguém sabe onde posso conseguir o esquema do IC1003? Fui no audio list (no link acima citado) e só consegui o desenho da placa. Quero mesmo é o esquema.
Alguém poderia me ajudar nisso?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 11 de Maio de 2012, as 02:14:33 »


não sei porque a maioria das dbs só dá problema neste modulo


Eu sei  Grin
Para  dar $$$ ao fabricante, ja que tal item não é tipicamente vendido nas lojas comuns.
Projeta-se algo para que "pife".
Isso acontece mundialmente em varios setores, como por exemplo o XP era programado para dar aquele bug de aparecer  que vai ser desligado em X tempo. Se alterar a data para um ano antes, ou mesmo um mes e reiniciar, o problema sobe, se corrigir a data, o problema volta.  Huh?
Fax da Sharp, muito comum borrar a imagem... saiu de fabrica para apresentar este problema... muitos vão e limpa o sensor de imagem, e piora, quando um simples papel sufite é soluçao.  Lips Sealed
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #12 : 11 de Maio de 2012, as 09:13:27 »

Li a respeito desse amplificador num site que dava a especificação de 45W RMS por canal.
Achei estranho pelo fato de o estágio de potência ser feito com TIPs. Será que essa informação procede?
Outra coisa, esse IC1003 alguém sabe onde posso achar o esquema? Pois só consigo encontrar o desenho da placa já pronta, mas gostaria muito de ter o esquema.
No esquema geral desse amplificador dá uma tensão do transformador "em repouso". Isso seria o transformador ligado na rede sem carga nenhuma, correto? Visto que o amplificador é simétrico essa tensão de repouso seria medida entre o CT do transformador e uma das estremidades?
Desde já agradeço qualquer ajuda!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 11 de Maio de 2012, as 09:25:03 »

No esquema geral desse amplificador dá uma tensão do transformador "em repouso". Isso seria o transformador ligado na rede sem carga nenhuma, correto? Visto que o amplificador é simétrico essa tensão de repouso seria medida entre o CT do transformador e uma das estremidades?
É o transformador em repouso ou o amp em repouso?
Geralmente quando se diz em repouso quer dizer o amp ligado, mas sem ter sinal de entrada.
Se for o transformador em repouso, sera ligado na rede, sem ter consumo nenhum no secundario, como sugeriu.
Tem que ver direito os detalhes de medicoes, que sao variados dependendo da marca.
Cada marca tem seus metodos.
Os Fender e Marshall por exemplo, as mediçoes sao feitas com um sinal de entrada de 1KHz com niveis de intensidade variado conforme modelo.
Medicoes em pedais sao geralmente feitas com sinais de 400Hz, 200Hz ou 1Khz com intensidade de -20dB.

Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #14 : 11 de Maio de 2012, as 21:37:49 »

Tô com o esquema em mãos do DBK360 (que é o mesmo power do DBS360) e diz aqui: TENSÃO DO transformador EM REPOUSO: 22,8 VAC. Então seria um transformador de aproximadamente 23+23V ou 24+24V, certo?
Sim, mas e quanto a potência desse power? 45W RMS procede??
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal