Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 11:14:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Adaptando fonte atx para bancada  (Lida 7921 vezes)
PHXHUNTER
Visitante
« : 11 de Janeiro de 2014, as 22:38:51 »

Olá pessoal,
Hoje descobri que a placa mãe de um computador meu queimou,o que não tem nenhum problema pois achei ele na rua e só usava pra guardar músicas mesmo...Como vou precisar de uma fonte para meus pedais pensei em adaptar a fonte do mesmo para algumas saídas 9v porem achei este projeto que parece bem mais proveitoso Smiley
Resolvi compartilhar aqui para vocês pois achei bem interessante.
Segue o link:
http://mbsborges.blogspot.com.br/2012/03/adaptando-fonte-atx-para-bancada.html?m=1

Atenciosamente PHXHUNTER
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #1 : 12 de Janeiro de 2014, as 19:52:48 »

Muito bom
Estou tentando adaptar a fonte atx para minha parafusadeira que está sem bateria, só que ela esta desarmado quando ligo a máquina. Vou dar uma olhada nesse tutorial pra ver se consigo fazer funcionar.
Registrado

Americana-SP
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #2 : 12 de Janeiro de 2014, as 21:16:00 »

Tá ai uma ótima contribuição, afinal é barato e oferece ótimas possibilidades.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #3 : 12 de Janeiro de 2014, as 21:46:26 »

Realmente. Vou catar alguma fonte na sucata amanhã para brincar.  Grin

Olhando as imagens dá para ver o cabos que saem do gabinete pelo lado direito (de quem está olhando). Me parece que são o branco, o roxo e o azul. Só que pela tabela de código de cores fornecida no texto, o azul é -12. Como na frente estão os bornes de +12 e -12 marcados com caneta, fiquei em dúvida quanto ao cabo azul que está saindo da caixa. Não deveria estar sendo usado no borne -12?
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, as 21:55:14 por Sergiodam » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #4 : 12 de Janeiro de 2014, as 23:31:14 »

http://ozflor.com/electroforum/index.php?topic=272.0;wap2
Mais informação sobre o assunto.
Registrado

Americana-SP
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 12 de Janeiro de 2014, as 23:54:14 »

Um técnico com quem trabalhei utilizava uma fonte destas para testar os equipamentos coletores de dados.  Daí um dia mudei de fonte para bateria e descobri que os aparelhos ficavam descalibrados.  Foi fácil ver a ruideira da fonte no osciloscópio.  Cuidado, pois principalmente em áudio, ou amplificação, os resultados podem ser desastrosos, e o pior de tudo é que nem se escuta!

Seria bem melhor fazer uma fontezinha normal com transformador de 60HZ e procurar um esquema de regulador na internet.

Abraços, T+ Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 09:45:24 por Patines » Registrado
PHXHUNTER
Visitante
« Responder #6 : 13 de Janeiro de 2014, as 00:15:28 »

É as vezes o barato sai caro Sad
De qualquer jeito vou retirar os componentes da pci da fonte,quem sabe eu reutilize depois Smiley
Mas acho que valeu a intenção né?

Atenciosamente PHXHUNTER
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #7 : 13 de Janeiro de 2014, as 00:20:35 »

Também deixei a ideia pra trás.
Resolvi com transformador de 3A, dois diodos, um cap. 4700u.
Da fonte atx só aproveitei a caixa e a ventoinha.
Registrado

Americana-SP
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #8 : 13 de Janeiro de 2014, as 08:32:35 »

Buenas

Tenho duas fontes ATX e as utilizei para alimentar dois amplificadores automotivos, em 12 V, e ambos não apresentaram ruído (pelo menos audível). Os amplificadores funcionaram muito bem por horas.
Em um vídeo no Youtube (não tenho o link), um cidadão modificou um fonte, que usa o TL494, para dar +/-25 V na saída e alimentou um amplificador Quasar sem problemas.
Para modificar a fonte para /- 25 V só encontrei esquemas para fontes com o TL494 (tem vídeo no Youtube), mas para 13,8 V os esquemas (retificador + zener + resisteor) servem para qualquer fonte ATX.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #9 : 13 de Janeiro de 2014, as 09:45:32 »

Cuidado com isso, porque amplificadores em oscilação funcionam bem por horas e não se escuta o problema.  Mas certamente não funcionam bem por dias e podem deteriorar o seu funcionamento e diminuir muito a sua vida útil.

Vejam que cada um tem que usar a sua experiência pra determinar o que funciona e o que não.  Vai ver hoje em dia as fontes chaveadas podem ser utilizadas em áudio e fica tudo bem...  vai saber.

O Negócio é testar pra ver o que acontece, vai lá PHXHUNTER, usa na bancada.

Abraços, T+ Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 09:45:02 por Patines » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #10 : 26 de Janeiro de 2014, as 17:55:09 »

Muito bom
Estou tentando adaptar a fonte atx para minha parafusadeira que está sem bateria, só que ela esta desarmado quando ligo a máquina. Vou dar uma olhada nesse tutorial pra ver se consigo fazer funcionar.

Ela só desarma porquê ("porquê" é substantivo e significa "motivo" ou "razão"; "porque" é conjunção e tem o significado de "motivo pelo qual", sendo a grafia adequada nesse caso) a impedancia (impedância - acento circunflexo de menos numas palavras e de mais em outras) e carga gerados pelo motor inicialmente formam um curto e o circuito de proteção atua. Você deve ter permanentemente uma carga ligada a ela em paralelo,tipo um resistor de fio ou ceramico (cerâmico) num valor não muito baixo na casa dos 100 ou 220 ohms.

Preste atenção na hora de escrever e na regra sobre internetês.

-----
Para o caso em que essas fontes atx desarmem ao ligar um motor como o da prafuzadeira (parafusadeira)  o remédio é por uma carga em paralelo de forma que ao ligar a carga real, seja desligada a carga "fantasma".
Pode ser usada uma lâmpada daquelas de farol de automóvel.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, as 22:31:41 por xformer » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal