Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 19:40:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Review] Estação Yaxun 878D++  (Lida 12089 vezes)
satosh1jp
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 1



« : 28 de Abril de 2014, as 15:30:25 »

Boa tarde pessoal!

Resolvi arriscar e comprei uma estação destas chinesas Yaxun 878D++ "combo", estação de ar e de solda.


O plastico do soprador, e do ferro de solda são de baixa qualidade.


Esta estação diferentemente das tradicionais, não usa compressor de ar, há uma ventoinha (similar as de notebook) junto ao elemento de aquecimento, onde se encaixa os bocais.
No soprador vaza um pouco de ar pelas laterais, porem nada muito significante mas vaza!


No ferro de solda a ponta é muito fina, mais fina que a ponta que uso para soldar SMD, praticamente uma agulha! Porém tão fina assim acaba atrapalhando, o material parece ser de baixa qualidade,
alem de estar um pouquinho ondulada, na foto não saiu muito bem esse detalhe.


O suporte para o ferro é de plastico, porem o local onde fica a esponja é de metal, Ok não é tão ruim assim... Cheesy


O ferro de solda atende bem, já o soprador falta um pouco de fôlego, já usei outras estações de retrabalho, e desta o fluxo de ar não é tão forte como a de estações que usam compressor,
mas o nível de ruido é bem mais baixo quando se usa o ar no máximo, acredito que de para virar a noite retirando CIs SMDs Tongue.

Bom, no decorrer do uso vou relatando como ela se comporta, acredito que para quem não use diariamente para trabalhos talvez compense!
Registrado

Meu blog abandonado: http://esalabs.blogspot.com.br/
felix
Visitante
« Responder #1 : 28 de Abril de 2014, as 15:55:21 »

Ótimo post, muito bom falar sobre estações de trabalho.

Mas tenho que discordar em relação ao plástico do soprador, eu tenho uma quase igual a sua, aparentemente o mesmo sistema do soprador, e posso garantir que esse plástico é firmeza, apesar de bem feio.

O meu aguenta temperaturas absurdas, sem feder, sem fumar, sem esquentar, e sem trincar.
Foi uma das maiores surpresas quando peguei a minha.

Vou ver se tiver tempo, fazer uma leitura real da temperatura de saída, acho que pelas minhas experiências, o que deveria ser 500 graus é mais ou menos uns 380 por ai, mas tenho que confirmar com o termômetro.
Registrado
satosh1jp
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 1



« Responder #2 : 28 de Abril de 2014, as 16:10:35 »

Obrigado Felix,

Cheesy É o plastico é feio mesmo, você tem a sua a quanto tempo? Ainda to desconfiado da durabilidade, eu não deixei muito tempo na temperatura máxima, mas vou fazer alguns testes.

Eu tenho um termômetro digital bem simples aqui, porem só mede até 100ºC, vou tentar medir para ver se ela solta 100ºC aproximadamente.

Tinha feito a medição já, porem esqueci de adicionar no post  Toma na Cabeça
« Última modificação: 28 de Abril de 2014, as 16:14:46 por satosh1jp » Registrado

Meu blog abandonado: http://esalabs.blogspot.com.br/
felix
Visitante
« Responder #3 : 28 de Abril de 2014, as 16:18:34 »

Já tenho a alguns meses, mas só tenho trabalhado na máxima.
Para fazer retrabalho em ROHS novo, dependendo do material da solda, só no máximo mesmo.

A minha é 110v acho que falta calor as vezes quando a tensão da minha rede (130v regularmente) dá uma queda para menos de 120v.
Em 110v redondos ela deve ser muito fraca.

Creio que por ser o mais comum no mundo para esse tipo de equipamento, as para 220v sejam mais fortes.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #4 : 28 de Abril de 2014, as 17:06:24 »

 Interessante,

 Eu estou para comprar um estação da Yaxun também, mas a 702.

 Já vi alguns comentários de um pessoal reclamando da bomba dela, que estraga fácil/pára de funcionar (parece que o Triac queima sem motivo...)

 Mas pagar mais de 1000 reais em uma estação "de marca" é complicado.

 Caso compre, faço um review também!

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
felix
Visitante
« Responder #5 : 28 de Abril de 2014, as 17:38:56 »

A minha é uma WEP 858D-110V, precinho de banana no Ebay.

Medi a minha aqui no máximo fluxo de ar e máxima temperatura.
Com 124v na tomada a 1 cm da boca aferi 540 graus Celsius constante indo a 550 em alguns momentos.

Velho isso é muito para algo tão barato.  Bufando
« Última modificação: 29 de Abril de 2014, as 08:58:59 por felix » Registrado
enilson
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 196

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14



WWW
« Responder #6 : 28 de Abril de 2014, as 19:34:29 »

Eu tenho uma dessas mas o modelo é o 702.
Não tenho do que reclamar.
No meu caso o suporte para o ferro é de metal.
E no meu caso o bico de solda também é muito fino.

Abraços
Registrado

satosh1jp
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 1



« Responder #7 : 28 de Abril de 2014, as 20:58:37 »

Eu ia pegar a 702, porem devido ao problemas com o TRIAC, e pelo preço  Cheesy um pouquinho mais alto, resolvi pegar a 878, que é um pouquinho mais barata  Palmas e faz menos ruido,
mas também lendo por ai nos fóruns dizem que a 878 possui o soprador descartável...

Mas acredito também que a durabilidade depende muito de quem opera o equipamento seja qual for, no meu antigo trabalho eu usava uma Sunkko 850A, após um ano fui transferido para outro setor,
lá olhando para as prateleiras haviam outros sopradores encostados da Hikari, e um AFR que ja estava batendo as botas  Tongue, e o soprador durou só mais alguns meses  Roll Eyes
Registrado

Meu blog abandonado: http://esalabs.blogspot.com.br/
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #8 : 06 de Maio de 2014, as 18:12:17 »

 Hoje chegou a minha Yaxun 702, comprei no mercado livre, 299 + frete.

 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556201777-estaco-de-solda-e-retrabalho-c-ar-quente-digital-yaxun-702-_JM

 Ao abrir a embalagem constatei que o vendedor não foi cuidadoso com a embalagem, era a embalagem da própria máquina, mas invertida. Por conta disso, o suporte do ferro de solda veio um pouco amassado (é feito de uma chapa fina de metal).

 Comprei uma 220v, liguei-a e o ferro de solda no máximo não esquenta aquilo tudo que indica. No mostrador, o máximo seria de 480ºC, na ponta do ferro, medindo com o termopar do meu multimetro, chegou a no máximo 420ºC, bem na ponta a temperatura era de 380º~390º.

 Ligando o soprador (após retirar o parafuso vermelho na parte de baixo), tive uma pequena surpresa. O dígito que forma o "ºC", que é um 7 segmentos + ponto, invertido, não acendia uma parte.
 
 De qualquer forma, isso é só estético, não vi problema até então. Mas isso só até eu constatar que a bomba (perto de algumas que já havia usado) saia um jato de ar na ponta um pouco fraco e o controle, mesmo no máximo não resolvia...

 Comecei a ficar encucado, afinal o equipamento era novo!

 Pesquisando na internet vi algumas pessoas que reclamavam do mesmo, e uma das soluções era trocar o capacitor que junto com o potenciômetro controlava os triacs da bomba...

 Abri o aparelho e constatei uma montagem um pouco mal feita (achei que iria ser pior), mas a bomba tem coxins para evitar vibração, é utilizado conectores nas conexões, etc.

 Medi a tensão que chegava na bomba quando no máximo e era de apenas 180v, a rede fornecia exatamente 220v. Encontrei o capacitor, era um de 120nF. Troquei-o por um de 47nF x 250v.
 Aproveitei e ressoldei alguns os pinos do display de 7 segmentos (o controlador do display é um ICL7107 chinês). Montei tudo novamente e voilá, a bomba funcionava muito melhor (medi agora 205v nos terminais quando no máximo). A placa do display tem 2 trimpots para regulagem da escala, então o problema da temperatura pode ser resolvido dessa forma (eu só fui me lembrar depois de ter fechado).

 Acabei testando a estação com algumas placas antigas SMD e funciona bem, consegui retirar tranquilamente um encapsulamento de uns 200 pinos facilmente. A única coisa que me incomodou um pouco foi o range de atuação do potenciômetro da bomba (talvez troque o potenciômetro por um outro de valor diferente).

 Bem, o aparelho agora está funcionando bem. Pelo preço, é uma máquina razoável, mas não espere algo "Heavy Duty" para usar 24 horas por dia, todos os dias da semana, a construção dela não é das melhores.

 Enfim, para o meu uso, vai funcionar perfeitamente!

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
felix
Visitante
« Responder #9 : 06 de Maio de 2014, as 18:40:39 »

Eduardo para essas placas feitas em conformidade com o ROHS estilo ultra durable, mais comuns em Placas de vídeo de alta performance, eu tenho que colocar por muitos segundos a 500º C para começar alguma brincadeira, principalmente em partes com malha longa de terra.
Isso é normal?

Andei lendo que eles estão utilizando soldas mais confiáveis e que o processo original é todo mecanizado por infravermelho de precisão milimétrica.

Até que ponto é seguro manter tão alta temperatura em cima de um componente?
Fica praticamente impossível fazer reflow nessas coisas.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #10 : 06 de Maio de 2014, as 20:57:48 »

 Felix,

 É preciso olhar no datasheet do componente qual a máxima temperatura absoluta. Alguns datasheet's também possuem as curvas de temperatura x tempo para a soldagem/dessoldagem, que quando aplicado corretamente, facilita em muito o processo.

 Realmente, a solda sem chumbo é mais complicada para fazer reparos. Eu comprei a estação pois vou precisar realizar a montagem de um placa inteira SMD, mas virgem com solda ROHS. Para isso, irei utilizar um fluxo para solda lead free que me foi recomendado por um vendedor experiente do ML:

 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547601176-fluxo-reflow-reparos-952-lead-free-no-clean-100ml-_JM

 Eu não cheguei a testar a soldagem/dessoldagem com o fluxo, acho que irá melhorar sensivelmente.

 Outra coisa, existem bocais específicos para encapsulamentos grandes, em formatos quadrados que fazem com que o componente receba calor em todos os terminais simultaneamente, diferente de quando temos apenas um bocal com saída única e precisamos "rodar" o fluxo em volta de todo o componente.
 As vezes o fluxo de ar pode estar mesmo a 500ºC mas o terminal do componente não está nem perto disso, sendo todo o calo dissipado pela placa (através do plano de terra por exemplo). Por isso, quanto mais direcionado o calor apenas nas áreas soldáveis, melhor.

 Abaixo, um datasheet de um simples diodo:

 http://www.vishay.com/docs/89336/au2pj.pdf

 Note que ele menciona uma das normas, com temperatura máxima de pico de 260º
 " Meets MSL level 1, per J-STD-020, LF maximum peak of 260 °C"
 
 Em mechanical data ele informa as normas para soldagem dos terminais:

 "Terminals: Matte tin plated leads, solderable per J-STD-002 and JESD 22-B102"

 Uma das normas para os testes padronizados de soldagem: http://www.jedec.org/sites/default/files/docs/22b102e.pdf

 Pesquisando agora, eu descobri que a IPC-7711 e IPC-7721 falam sobre a soldagem manual. Vale a pena dar uma pesquisada para encontrar!

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal