Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 04:44:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Protótipo Slew Rate Meter  (Lida 16436 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 22 de Outubro de 2022, as 09:52:35 »

Certo. Mas e como você faria para medir o slew rate dos cis com dois AOs no encapsulamento ?
Eu achei que ainda estava na ideia de um gerador de onda quadrada independente que forneceria o sinal para os soquetes de AOs single e dual.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #31 : 22 de Outubro de 2022, as 10:13:10 »

Certo. Mas e como você faria para medir o slew rate dos cis com dois AOs no encapsulamento ?
Eu achei que ainda estava na ideia de um gerador de onda quadrada independente que forneceria o sinal para os soquetes de AOs single e dual.

Eu ainda estou desenhando o schematic, e depois o layout... A chave DPDT alterna entre os canais do dual ampop

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 22 de Outubro de 2022, as 10:59:32 »

Bem pensado. Ficou bem flexível.  Palmas
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #33 : 22 de Outubro de 2022, as 11:07:04 »

O objetivo é fazer um projeto econômico e com peças fáceis de achar. A chave é uma push botton 8x8mm e para a fonte de -9V estou ainda estudando a proposta de usar o 555, porém ainda não sei a corrente que ele pode fornecer. Ainda não concluir minhas pesquisas

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


-----
Cometi muitos erros no layout, porém o projeto funciona.

OBS: não reparem no osciloscópio, em breve vou adquirir um melhor pois meu analógico está com o transformador queimado.

https://www.youtube.com/watch?v=4hl-TD973E4
« Última modificação: 22 de Outubro de 2022, as 20:05:10 por emanuelneto » Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #34 : 25 de Outubro de 2022, as 14:12:08 »

Me permitam algumas considerações pessoais. Se acharem inúteis, apenas desconsiderem...

A frequência do oscilador de teste é irrelevante para o teste do slew rate. O Slew rate é tão somente a taxa de resposta (quão rápido um AmpOp consegue elevar uma tensão aplicada a sua entrada) em função do tempo. O que importa é que a onda aplicada a entrada seja perfeitamente quadrada - tempo de elevação tendendo a zero até o nível máximo, que deve ser inferior a tensão de alimentação do AmpOp para não haver saturação e ceifamento da onda. Não vejo nenhuma necessidade em se poder ajustar a frequência de oscilação de teste. Apenas se deve ter cuidado para que esta frequência não seja superior a frequência de operação do AmpOp (crítico para componentes antigos).

O Slew Rate deve ser medido em uma configuração em que o AmpOp não exerça nenhuma amplificação, pois nesta configuração ele apresenta a melhor resposta. Nas configurações onde há amplificação a resposta sempre é prejudicada. A menos que se deseje sabe o Slew Rate em determinada condição específica.

O Slew rate deve ser medido sempre avulso, e não em condição de aplicação, logo o oscilador deve ser externo.

Deve ser inserida uma carga resistivo/capacitiva na saída do D.U.T. para amortecimento.

Ponderem, deixar o circuito compacto e versátil pode ser uma boa ideia, mas isto lança mão da confiabilidade. Afinal, um punhado de capacitores, resistores e uns CI´s não vão custar tão mais caro face ao benefício do equipamento.

Evitem as economias porcas.

Abraços.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 25 de Outubro de 2022, as 14:39:35 »

Se você testar um amplificador operacional com um slew rate alto mas com onda quadrada de baixa frequência, vai ficar difícil sincronizar e visualizar a rampa de subida ou de descida com a varredura horizontal mais rápida (pra poder ter melhor resolução no tempo).
Se puder ajustar a frequência pra saída ficar trapezoidal ou triangular, facilita bastante a visualização e contagem do tempo, principalmente num scope analógico. Nos digitais há a facilidade da medição automática dos tempos, mas tem de pensar em todas opções.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #36 : 26 de Outubro de 2022, as 10:54:01 »

O Slew rate deve ser medido sempre avulso, e não em condição de aplicação, logo o oscilador deve ser externo.
Abraços.

Com o próprio CI oscilando foi possível medir o Slew Rate de inúmeros ampops que tenho em meu estoque, e posso provar em vídeo que irei upar em breve e postar aqui, mesmo usando um osciloscópio todo quebrado chinês.

Eu montei o seu projeto em protoboard e ele não foi eficaz ao MEU USO PARTICULAR (não estou desmerecendo, mas não me atendeu, ou eu não soube usá-lo), talvez seja para outras pessoas seja eficaz. O duty cycle não ficou próximo de 50%, ficou abaixo de 45%, e no meu projeto eu também tenho que corrigir isso. O potenciômetro RV1 por exemplo, é apenas um controle de ganho, seu circuito tem frequência fixa, como o xforme já citou, a onda quadrada só vai 0 a 12 V, não é possível configurar para usar por exemplo de -5V a +5V.

OBS: o vídeo era para ser vídeo aula para uma outra pessoa, porém a resolução da filmagem não ficou bom e decidir postar como não público, mas é possível perceber que para meu uso particular, o projeto funcionou perfeitamente, e eu "roubei" as dicas do xforme para montá-lo, uma desse tópico e a outra (oscilador) de outro tópico em que ele posta um diagrama.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 26 de Outubro de 2022, as 11:13:07 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 27 de Outubro de 2022, as 20:41:04 »

Posto aqui o roteiro da experiência para medir o slew rate, do livro Projetos com Amplificadores Operacionais com Experiências - Howard M. Berlin ed. 1977.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 27 de Outubro de 2022, as 20:43:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #38 : 08 de Novembro de 2022, as 10:29:54 »

Olá Xformer,

Hoje encontrei alguns AD826AR (SMD SOIC-8) em sucata, e o datasheet diz ser 350V/µs de slew rate, dual ampop... nunca ouvi falar deste CI, mas me parece ser melhor que o LM318. O que achas?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #39 : 08 de Novembro de 2022, as 12:22:56 »

Eu também não conheço esse amplificador operacional, mas pelo o que você informa, ele é realmente bem rápido.  Você o achou em algum equipamento de vídeo ?

Com relação a compará-lo ao LM318, por certo esse AD826 é muito mais rápido, mas ser melhor já é relativo. Não existe um AO perfeito e que ganhe de todos os modelos em todos os critérios. Cada modelo pode ser melhor para uma aplicação e ser medíocre para outra aplicação (mas tem os que são ruins em quase tudo). Por isso a existência de tantos tipos e modelos de amplificadores operacionais, cada um tenta suprir uma necessidade específica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #40 : 08 de Novembro de 2022, as 17:51:06 »

Você o achou em algum equipamento de vídeo ?

Não faço ideia pois já removi os componentes das placas ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... mas é sucata de oficina de informática (notebooks, tablets, smartphones e etc);
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #41 : 11 de Novembro de 2022, as 12:12:25 »

Finalmente consegui 20 unidades do LM318P (TI - Texas Instruments) de sucata, mas não conseguir identificar as placas pois negociei apenas os Cis para remover na hora das placas. Cada unidade me custou R$3,00 e as placas ficaram na sucata. Foi um serviço de remoção bem rápido pois usei soprador térmico e pinça. O preço inicial da unidade era R$10,00 que o dono da sucata pediu, mas eu tive que barganhar até baixar o valor alegando que era um risco que eu estava correndo visto que não tinha garantia que as peças estavam funcionando (e eu ainda nem testei).. mas são originais TI
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal