Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 10:47:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: regulador 7805 em carros para alimentar porta USB  (Lida 5282 vezes)
flaviobei
Visitante
« : 10 de Agosto de 2011, as 16:40:11 »

uma dúvida meio besta, o regulador 7805 trabalha com até 1A na saída ou entrada? estou montando um esqueminha pra manter carregado um dispositivo usb, que consome no máximo 500 ma, sei que seria mais fácil espetar ele num daqueles adaptadores usb/acendedor de cigarros, mas como esse aparelho vai ficar guardado no porta luvas, não pretendia utilizar conexões, nem nada do tipo, quanto menos conector, menor a chance de algo ter mal contato, então sobraria somente a mini usb no porta luvas.  Mas a minha dúvida é, só ligando o 7805 nos 12 v carro (com capacitores de filtragem e tudo mais) ele vai funcionar ok ou torrar por causa dos 45a da bateria?

Sei que meu aparelho não consome mais de 1A, mas a entrada é o que me preocupa, ou não preciso me preocupar?
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 10 de Agosto de 2011, as 18:09:53 »

Cara,

De acordo com isto aqui, esse componente aceita até 35V na entrada.

Não se preocupe com mais nada. A bateria tem a capacidade de te entragar certa corrente, não quer dizer que com qualquer coisa que você ligar, a corrente será X.Liga logo e seja feliz.  Grin
« Última modificação: 10 de Agosto de 2011, as 18:16:52 por rafammbass » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 10 de Agosto de 2011, as 18:51:30 »

Dica:

Coloque um resistor de 2R7 antes do capacitor de 2200uF. Vai ajudar a bloquear o ruído do alternador.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 10 de Agosto de 2011, as 22:18:55 »

Ja vi este reguladores ligados em fontes de corrente altas, do tipo 10A~20A.
Porem sempre tinham um resistor de valor baixo, talvez para uma certa protecao.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 11 de Agosto de 2011, as 06:06:07 »

Oi Amorim

Eu coloco o resistor para melhorar a filtragem no capacitor. É para bloquear ruído mesmo. Mas você acaba ganhando um limitador de curto circuito de brinde!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 11 de Agosto de 2011, as 15:14:53 »

Eu achava que tal resistor era só para dar uma "quebrada" na corrente.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 11 de Agosto de 2011, as 15:41:02 »

uma dúvida meio besta, o regulador 7805 trabalha com até 1A na saída ou entrada? estou montando um esqueminha pra manter carregado um dispositivo usb, que consome no máximo 500 ma, sei que seria mais fácil espetar ele num daqueles adaptadores usb/acendedor de cigarros, mas como esse aparelho vai ficar guardado no porta luvas, não pretendia utilizar conexões, nem nada do tipo, quanto menos conector, menor a chance de algo ter mal contato, então sobraria somente a mini usb no porta luvas.  Mas a minha dúvida é, só ligando o 7805 nos 12 v carro (com capacitores de filtragem e tudo mais) ele vai funcionar ok ou torrar por causa dos 45a da bateria?

Sei que meu aparelho não consome mais de 1A, mas a entrada é o que me preocupa, ou não preciso me preocupar?

A bateria tem capacidade de 45Ah, isso é pode fornecer 45 A por uma hora (mais ou menos, até descarregar). Não significa que ela vai fornecer 45A para o seu regulador. A corrente vai depender da carga a que você submeter a bateria. Para acontecer da corrente chegar a 45A, precisa de uma carga de 12V/45A = 0,266 ohm.  Se o seu dispositivo USB só consome 0,5A, é isso que vai passar pelo 7805.  O 7805 não vai torrar por causa disso. Ele tem circuitos de proteção internos, contra curto-circuito e contra dissipação excessiva (sobreaquecimento).  Mas ele deve esquentar bastante, então você precisa colocar um dissipador nele (uma chapa de alumínio 5 x 5cm x 2mm). Não se esqueça que a tensão da bateria pode chegar a mais de 14V com o motor ligado, então a potência sobre o 7805 chega a (14-5)x0,5=4,5W !!
Se quiser colocar um filtro contra ruídos na entrada, pode além do que o Eduardo sugeriu, um diodo 1N4007 em série e um choque de RF (umas 100 voltas de fio esmaltado 22 num bastão de 10cm x 1 cm de ferrite). Como é só pra carregar outra bateria, acho que não seja necessário.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
flaviobei
Visitante
« Responder #7 : 12 de Agosto de 2011, as 15:14:28 »

pessoal, valeu pelas respostas... ajudaram muito!!!
abraço
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal