Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 08:31:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: choque em amplificador oneal!  (Lida 11236 vezes)
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« : 15 de Junho de 2013, as 13:12:12 »

Senhores um amigo da igreja pediu que eu desse uma verificada no amplificador op1000 da oneal, pois o mesmo esta dando um belo choque. em quem toca a carcaça, pois bem segue o dilema:
o amp fuciona normalmente.
ja testei se seria vazamento nos capacitores da fonte para o gnd,  o choque continua.
quando testo continuidade do tap central do secundario para a tomada. para minha confusão ha continuidade!
Testando a tensão da entrada da rede para o tap central do secundario esta dando 120v metade da rede.
devo condenar o transformador? ainda existe algum teste que eu possa realizar?

Abraços.

-----
Editando ao desligar o centertap da carcaça acabou o curto tomada x carcaça.
« Última modificação: 15 de Junho de 2013, as 14:14:38 por Marcos Kb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 15 de Junho de 2013, as 13:44:09 »

Não era pra ter continuidade entre o primário e secundário, a não ser que seja um auto-transformador, o que nunca ouvi falar que tenha sido usado nesse tipo de projeto.

A fonte é direto na placa do amplificador?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #2 : 15 de Junho de 2013, as 14:10:32 »

Isso, a fonte (retificaçao e filtragem) e na mesma placa de amplificação,  achei o esquema vejam so como funciona a fonte de 12v e e + e -7,5v , acho que o defeito esta aqui, pois quando levanto o fio dos 18v que vai para o gnd o curto acaba, e para de ter continuidade entre o primario e o secundario, ta cada vez mais tenso o negocio, tambem ja levantei os capacitores da fonte assimetrica de 7.5v pra ver ae havia algum em curto,mas eles estão aparentemente normais, podemm aer os zenners?

linkbdp esquema: http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,13389/
« Última modificação: 15 de Junho de 2013, as 16:26:21 por Marcos Kb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #3 : 15 de Junho de 2013, as 17:04:15 »

Marcos KB

Primeiro você pode medir se há curto circuito dentro do transformador. É simples basta medir se há baixa resistência entre o primário e os secundários. Faça isso com o aparelho totalmente desligado da tomada, multiteste na escala de 20k ohms por exemplo. Pode medir mesmo no plug da tomada, basta que a chave on esteja acionada. Já aconteceu de ter por aqui aparelhos com transformador dando contato entre primário e secundário. Se houver dúvidas desconecte todos os secundários para ter certeza.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, as 13:55:32 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 15 de Junho de 2013, as 17:43:40 »

...quando testo continuidade do tap central do secundario para a tomada. para minha confusão ha continuidade!...

-----
Editando ao desligar o centertap da carcaça acabou o curto tomada x carcaça.
Mas essa continuidade é para o polo do vivo da tomada ou para o polo central (terra)?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #5 : 15 de Junho de 2013, as 18:21:24 »

...quando testo continuidade do tap central do secundario para a tomada. para minha confusão ha continuidade!...

-----
Editando ao desligar o centertap da carcaça acabou o curto tomada x carcaça.
Mas essa continuidade é para o polo do vivo da tomada ou para o polo central (terra)?

polo vivo,  por isso o meu espanto!!
Marcos KB

Primeiro vc pode medir se há curto circuito dentro do transformador. É simples basta medir se há baixa resistência entre o primário e os secundários. Faça isso com o aparelho totalmente desligado da tomada, multiteste na escala de 20k ohms por exemplo. Pode medir mesmo no plug da tomada, basta que a chave on esteja acionada. Já aconteceu de ter por aqui aparelhos com transformador dando contato entre primário e secundário. Se houver dúvidas desconecte todos os secundários para ter certeza.



Não estou podendo medir agora mas caso seja? so resolvera rebobinando o transformador?
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 15 de Junho de 2013, as 18:30:31 »

polo vivo,  por isso o meu espanto!!
Que meda.... Huh?

Não estou podendo medir agora mas caso seja? so resolvera rebobinando o transformador?
Em geral não compensa... vale mais a pena comprar ou mandar fazer um novo...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #7 : 15 de Junho de 2013, as 18:32:44 »

Marcos KB

Sim. Rebobinar será a única solução, caso o transformador esteja mesmo com falta de isolamento. O problema não seria nem o preço, mas a segurança. Um aparelho nessa situação é um sério risco á vida de quem for usar. Se for constatado o defeito, é conserto sem dúvida!  

Kem
Compensa consertar sim. Os que eu mando prá conserto voltam melhores do que eram. Basta ter um profissional de confiança.
« Última modificação: 15 de Junho de 2013, as 18:40:05 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 15 de Junho de 2013, as 18:57:12 »

Kem
Compensa consertar sim. Os que eu mando prá conserto voltam melhores do que eram. Basta ter um profissional de confiança.
Então varia de lugar para lugar... em SP o preço de reformar e de um novo é praticamente o mesmo...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #9 : 15 de Junho de 2013, as 19:03:25 »

Alguem olhou o esquema? o transformador tem 2 secundarios, p interessante e que quando removo o fio que vai direto no gnd do bobinamento de 18v o curto acaba!
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #10 : 15 de Junho de 2013, as 19:10:20 »

Kem
Compensa consertar sim. Os que eu mando prá conserto voltam melhores do que eram. Basta ter um profissional de confiança.
Então varia de lugar para lugar... em SP o preço de reformar e de um novo é praticamente o mesmo...

Provavelmente a gente mande consertar no mesmo lugar. Pelo menos no meu caso a qualidade é sempre boa. Então o preço compensa.

Marcos KB

Eu vi o esquema. Mas caso você faça os testes e constate o defeito, não tem atalho. O transformador deve ser consertado.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, as 13:54:48 por Matec » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #11 : 15 de Junho de 2013, as 19:14:18 »

Irei testar nessr momento!
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 15 de Junho de 2013, as 19:17:57 »

Provavelmente a gente mande consertar no mesmo lugar. Pelo menos no meu caso a qualidade é sempre boa. Então o preço compensa.
Mas se o preço de consertar e fazer um novo é quase o mesmo, qual a vantagem de consertar?
Eu prefiro pegar novo... Quem vai fazer é a mesma pessoa, com as mesmas especificações, mas pelo menos o nucleo vai ser novo (nucleo enferruja com o tempo).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #13 : 15 de Junho de 2013, as 19:34:55 »

Kem

Não sei se é o caso deste aparelho, mas principalmente em equipamentos importados o núcleo do transformador pode ser de um material excelente, mas você sabe qual? O profissional que conserta nem desconfia, muito menos faz algum tipo de teste para saber qual é o material, ele pode até chutar. Mas dependendo do material nós nunca vamos ter um similar no nosso mercado. Você que já fez muitas pesquisas sobre transformadores sabe certos núcleos são melhores que outros para determinados fins.
Tem também a própria montagem e pinagem do transformador. Alguns têm suporte específico e devem caber de certo modo dentro do aparelho inclusive presos à placa de circuito impresso.
Sendo assim na maior parte das vezes o melhor é mesmo mandar consertar e não arranjar mais problemas pra cabeça.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, as 13:53:48 por Matec » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #14 : 15 de Junho de 2013, as 19:47:59 »

 Huh? cara deu 10ohms apenas... como esse transformador ainda "fumou"?

Ou sejaacho que so outro transformador mesmo.
(Ainda bem que tenho um amigo me enrrola transformadores a preço de custo).

Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal