Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 05:55:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Criação de Pads de Bateria Eletronica  (Lida 18068 vezes)
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« : 18 de Outubro de 2009, as 17:15:01 »

Nao sei exatamente onde isso deveria ser postado. Se tiver errado podem mover.

Bem galera, bateu um espírito handmade e meio que resolvi fazer um projeto de bateria eletronica.

Bem, a minha ideia é criar pads de bateria eletronica utilizando Capsula Piezoelétrica ligadas aos botões de um controle de playstation, que é ligado ao computador por USB.

Existem programas que fazem essa conversão da entrada USB do Joystick para MIDI para ser usado em programas de gravação como SONAR, NUENDO, CUBASE etc. Eu mesmo ja utilizei para mudanças de Patch no Guitar Rig. Dessa vez, ao invez de utilizar com o Guitar Rig irei utilizar com o Addicitive Drums, plugin VST que simula bateria ( muito bom por sinal ).

Minhas principais dúvidas são:

- Tem como ligar essas Capsula Piezoelétrica nos terminais dos botões de um controle de PSX?
- Em relação da sensibilidade ( as "velocity", o que diferencia uma batida forte e uma batida fraca na bateria ), eu sei que essas Capsula Piezoelétrica fazem isso, mas nao sei se o joystick de PSX e o Driver dele no computador tem capacidade de discriminar as diferenças de intensidade das batidas a ponto de passar isso como uma informação MIDI.


Alguem teria uma solução melhor dessa ligação Capsula Piezoelétrica -> PC para registrar informações MIDI? Lembrando que o espítiro handmade é voce fazer de forma barata algo que voce pagaria bastante.

Eu sei que poderia ser usado/feito um controlador USB que poderia passaria as informações para um programa no computador. Mas eu nao entendo nada de controladores USB muito mesmo de como fazer um programa para o computador interpretar as informações, por isso apelei para o Controle de PSX, que ja faz esse tipo de ligação.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #1 : 19 de Outubro de 2009, as 02:15:17 »

Na verdade eu estou com o mesmo projeto em andamento... e tenho algumas dicas para você. Por exemplo:

- Capsulas piezo são NOJENTAS de soldar, então compre capsulas com fios pré soldados.
- Controles de PS2 só tem algumas entradas analogicas, os eixos X e Y dos 2 analog, todos os outros são botões que dão ao PC informações digitais, 0 e 1, ligado e desligado, portanto, esqueça sensibilidade neles.
- Os Analog trabalham lendo resistencias do potenciômetro, se você conseguir transformar tensão do piezo em resistencia para os "canais" analog lerem, você terá uma indicação de força, mas a eficiência do sistema está praticamente toda dependente da qualidade da conversão.
- Capsulas piezo criam DDPs bem grandes quando atingidas com força, portanto, elas não são "contatos eletronicos", são geradores de corrente por vibração (ou mais ou menos isso).

Estou tentando desenvolver um sistema de chaveamento baseado em "piezos > buffers de transistor > relês de 5V > Contatos PS2". Achei alguns relês com resistencia baixa na bobina, o que indica que a corrente de acionamento dele é baixa, sendo suficiente para mantê-lo ligado na USB sem fonte de energia externa, e como não creio que um baterista seja capaz de acionar mais de 4 ao mesmo tempo (supondo que ele use as 2 mãos e os 2 pés no exato mesmo instante) a corrente não ultrapassa o limite de fornecimento da USB (que é 500mA)

Espero que isso o ajude um pouco, abraços!
Registrado
luiz_aug
Visitante
« Responder #2 : 21 de Outubro de 2009, as 12:40:03 »

Eu mesmo já tive vontade de faze isso, mas não levei adiante, visto que meu negócio é mesmo guitarra...
Cara, tem um site, o http://www.ebatuque.com/viewforum.php?f=4&sid=aaaf0197c958697e0c48c09f3a3a0576 que tem muita informação util, inclusive já te adianto uma coisa... Dinâmica só com um módulo mesmo, que deve ter no minimo um Ci programavel nele...
Mas é isso...
Abraço !
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #3 : 24 de Janeiro de 2010, as 00:17:01 »

Dando um UP no meu proprio topico, achei algo interessante:

http://www.megadrum.info/

Ainda nao lí a respeito, vou dar uma olhada.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
M.F
Visitante
« Responder #4 : 24 de Janeiro de 2010, as 21:43:37 »

meu amigo fez uns pads com uns sensores e boto tudo numa lata de panetone!
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #5 : 25 de Janeiro de 2010, as 07:06:11 »

Divirtão-se

http://www.ebatuque.com/viewtopic.php?f=4&t=381&sid=20910ab3ef94f8099dbc587aed39e68a
Registrado

Shinnu
Visitante
« Responder #6 : 27 de Janeiro de 2010, as 01:26:06 »

Também estou muito interessado no megadrum, inclusive já estou com as peças para a construção do módulo e as capsulas piezoelétricas também, só está faltando um microcontrolador, o Atmega32, mas eu já encomendei. Vou deixar minha contribuição aqui:
http://www.edrums.info/
http://www.toontrack.com/edrum_for_free.asp
Registrado
Super_sadia
Visitante
« Responder #7 : 31 de Janeiro de 2010, as 20:45:17 »

acho q daqui a alguns meses vou me aventurar nesse projeto, sempre quis ter uma bateria mas a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) em casa nem cabe...
vo dar uma pesquisada completa, quando tiver tudo pronto "teoricamente" ai vou tentar fazer
mas quem tiver fazendo vai postando as dicas ae =P
Registrado
Shinnu
Visitante
« Responder #8 : 18 de Fevereiro de 2010, as 22:41:24 »

Chegou o Atmega32 aqui, vou começar a fazer as placas logo essa semana, mas esqueci de comprar os soquetes. Vou tentar em cascadura, tomara que eu ache todos. Em breve, posto mais novidades sobre a bateria
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2010, as 11:04:18 »

Chegou o Atmega32 aqui, vou começar a fazer as placas logo essa semana, mas esqueci de comprar os soquetes. Vou tentar em cascadura, tomara que eu ache todos. Em breve, posto mais novidades sobre a bateria

Quanto ta custando a brincadeira?
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Khronos
Visitante
« Responder #10 : 28 de Março de 2010, as 22:41:40 »

t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)ém estou disposto a fazer c alguem tiver mais consiguiu posta ai pra gente, mas fiquei na duvida como vou enviar o sinal MIDI pro Pc, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) coloco os piezos e como vou mandar o sinal midi Huh?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #11 : 28 de Março de 2010, as 23:11:35 »

t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)ém estou disposto a fazer c alguem tiver mais consiguiu posta ai pra gente, mas fiquei na duvida como vou enviar o sinal MIDI pro Pc, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) coloco os piezos e como vou mandar o sinal midi Huh?

Olha o internetês!

Leia as regras.
Registrado
Khronos
Visitante
« Responder #12 : 29 de Março de 2010, as 15:49:47 »

Olá tipo gostaria de saber se tem como montar sem o módulo... que ai se der certo me aventuro em montar com módulo e tudo??? Se alguém puder ajudar desde já agradeço.

Ligando os cabos direto dos pads para a placa de audio delta 1010
« Última modificação: 29 de Março de 2010, as 16:43:04 por Khronos » Registrado
Shinnu
Visitante
« Responder #13 : 29 de Março de 2010, as 21:42:39 »

Por enquanto, ficou um pouco mais de 100 reais (com frete) só os componentes do módulo e os piezos, comprei tudo pela internet, mas comprei algumas coisas para outros projetos também. Mas esse preço não inclui a bateria em si, só o módulo. O projeto é muito interessante, a única coisa que está me intimidando um pouco é gravar o microcontrolador, mas não montei a placa ainda, isso é mais pro final. Alguém tem dicas importantes sobre microcontroladores, tipo o que não fazer ? Ouvi uma história de eletricidade estática...
Registrado
Super_sadia
Visitante
« Responder #14 : 29 de Março de 2010, as 23:06:55 »

eletricidade estática ? ?? ? ? ? ?
já fiz um projeto em micro controlador (16f628a) no tcc de um curso...mas nunca ouvi flar em eletricidade estática em micro controlador
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal