Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Maio de 2024, as 23:33:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformadores de saída: Segundo e terceiro harmônico  (Lida 3879 vezes)
designermx2
Visitante
« : 21 de Agosto de 2010, as 23:28:05 »

Pessoal, andei estudando mais sobre amps valvulados e no que diz respeito ao transformador de saída, fiquei com uma dúvida (já que não sei a diferença).

Fonte: http://www.pentodepress.com/home/classic-circuits/gibson-ga-5-power-amp/


No site que está acima, vi que existe uma influência direta do transformador de saída com as distorções harmônicas no som final do amp.

Perguntas:

1 - O ponto ideal é calculado em cima de que? Da voltagem e amperagem aplicada na placa, seria o que a placa enxerga ou oq?
2 - Se trabalhar com impedâncias muito baixas danificam o equipamento, qual seria o limite de tolerância para baixar mais que o ponto ideal?
3 - Pelo que entendi, trabalhar com impedâncias mais altas que o ponto ideal, reduzem o segundo harmônico, reduzem a potência e aumentam o terceiro Harmônico... Este terceiro harmônico é mais bonito? É muito mais evidente que o segundo? Influencia no ponto de corte dos graves de alguma forma (direta ou indiretamente)?
4 - Como calcula o ponto ideal para uma voltagem e amperagem não convencional?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 27 de Agosto de 2010, as 15:16:55 »

Olá Designermx2

Funciona assim, se a saída for em push-pull, as harmônicas pares se cancelam (claro que para isso o transformador tem que ser bem feito e as válvulas de saída precisam ser casadas), restando apenas os harmonicos impares. Harmônicos pares são bons, mas os impares são pavorosos. No caso deste circuito, vai predominar a segundo harmônica, o que é desejável neste tipo de circuito.

O ponto ideal de trabalho é algo que depende do gosto do projetista. Um critério é pegar um ponto logo abaixo da curva de dissipação de placa, deixando uns 10% de folga para não avermelhar. Daí começa um processo tedioso de tentativa e erro. Você tem que traçar as retas de carga e calcular a distorção e potência de cada uma. Não há processo direto para determinar este ponto, mas com a prática você aprende a adivinhar onde mais ou menos ele vai ficar.

Se você usar a impedância errada, vai perder eficiência do amplificador, mas não vai causar maiores danos. Você pode perder potência ou ganhar muita distorção com uma impedância errada. É claro que em casos estremos isso não se aplica. Com cargas entre 2k5 e 10k dá para brincar sem muito problema.

Para mais detalhes, recomendo que você leia o livro do Morgan Jones que dá uma noção de como se faz essas coisas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #2 : 27 de Agosto de 2010, as 16:17:09 »

Tem vários livros dele ou tem apenas esse. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) se tiver mais , teria que saber o nome pra procurar. Será que tem em pdf? Se souber o nome do livro posta aqui que procuro. Se eu achar, disponibilizo o link ou em algum lugar o local pra download (desde que n vá ferir as regras do forum).
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #3 : 28 de Agosto de 2010, as 02:14:23 »

Tem vários livros dele ou tem apenas esse. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) se tiver mais , teria que saber o nome pra procurar. Será que tem em pdf? Se souber o nome do livro posta aqui que procuro. Se eu achar, disponibilizo o link ou em algum lugar o local pra download (desde que n vá ferir as regras do forum).

Não leu as regras né... não o faça pois irá ferir sim.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 28 de Agosto de 2010, as 09:00:39 »

O livro em particular a que me refiro é o "Valve Amplifiers" do Morgan Jones. São dois volumes, um sobre projeto e outro sobre a construção. Eu tenho a segunda edição, mas verifiquei na Amazon e já está na terceira. Não são livros caros. É só entrar no site da Amazon e digitar o nome dele na busca. O que eu gostei no livro dele é a linguagem bem clara e didática. Tem vários títulos sobre construção de amplificadores, mas sempre encontro erros nos gráficos ou nos esquemas. Este está muito bem feito e a parte de prés dele é fantástica.

Outro lugar para conseguir material para estudo é o site do Peter Millet. Lá tem livros em PDF com o copyright vencido:

http://www.tubebooks.org/

Projetar seu amplificador do zero é uma muito legal. Dá uma gratificação única de criar algo sem similar. Eu já fiz alguns e vale o esforço. O que eu mais gosto foi um que construí para meu cunhado com 30W por canal usando válvulas XL36 em configuração ultra linear (com uma carga de apenas 1k de placa a placa!!). Ele é 100% valvulado com VU inclusive. Usei 18 válvulas no total!

Se você está começando, tente primeiro montar algo com indicação da ficha técnica. Normalmente os fabricantes já dizem para você onde está o ponto ótimo de trabalho. O melhor lugar para conseguir dados de válvulas é o site do meu amigo Frank Philipse:

http://www.tubedata.org/

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2010, as 10:14:47 »

Eu tinha encontrado este das construções dos amps em torrent e já baixei. Muita coisa já tinha lido antes, mas muita coisa (muito mais) não sabia. Muito legal e detalhado. Ainda não terminei, mas estou lendo ele.Por sorte ou intuição baseado no que eu já havia lido eu montei o meu todo certinho com mais margem de segurança até do que ele recomenda ali.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum), vou continuar com os estudos.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal