Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 12:01:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus  (Lida 29631 vezes)
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #15 : 04 de Dezembro de 2014, as 06:27:01 »

Ficou muito bom, Ferro velho.
Tá de parabéns.
Eu tava lendo, só hoje, e fiquei preocupado quando disseram ser pegajoso e tudo mais mas sabia que ia ficar bom.
Se não desse cor, eu ia te sugerir uns tingidores da Stewart McDonald.

http://www.stewmac.com/Materials_and_Supplies/Finishing_Supplies/Colors_and_Tints_and_Stains/ColorTone_Liquid_Stains.html

Eles têm umas cores bem legais que fica aí a dica pra quem quiser dar uma tingida em madeira.

Misturar algumas é muito legal.
Amarela, Vermelha, Tobacco...e por aí vai.

Acho que vale você passar um selador antes pra fechar os poros da madeira, já que você lixou bastante e vai lixar mais.
Depois aplica esse verniz e até um outro sem cor, só pra dar brilho se quiser.

abs
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #16 : 04 de Dezembro de 2014, as 07:36:55 »

Oi Roberto,

Pois é, foi uma sorte danada achar esse produto pois eu não entendo disso e também não estava procurando "de verdade", apenas peguei o primeiro que parecia ser para "embelezar" madeira e ao ler o rótulo me convenci a testar.

Acho que ele não é para passar depois de selar a madeira, ele é a base dágua e é para penetrar na madeira, protegendo contra a humidade e os raios UV, como diz nas instruções.

É feito para passar em móveis de piscina e terraço, que ficam ao ar livre, e também segundo as instruções, repele a àgua, então ele mesmo já tem esse efeito selador.

No começo eu pensei em algo tipo um verniz, com brilho, para polir no final, mas depois eu fiquei com medo de ficar cafona. (para usar uma palavra que já não se usa mais  Smiley )

Então optei por algo que desse o efeito móvel antigo, e acho que esse produto meio que chegou lá.

O 5F1 terá um aspecto totalmente diferente do original, mas ainda assim parecerá vintage.


Abraço.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #17 : 04 de Dezembro de 2014, as 09:14:07 »

Eu fiz uma guitarra agora e consegui o efeito que eu acho que você quer.



Usei os tingidores que falei antes, misturados com goma laca pra selar e depois passei verniz semi-brilho pra dar o acabamento final.

As cores usadas foram vermelho e tobacco.
Não tenho como dizer as quantidades. Pra cada madeira vai ser uma e até outras cores diferentes misturadas.
Acho até que teve um pouco de preto.

Se quiser, teste na madeira que ainda sobrou.
Ah, não usei pincel. Usei boneca.

abs
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
David Loos
Visitante
« Responder #18 : 04 de Dezembro de 2014, as 10:43:42 »

Eu gosto de usar Betume, e depois passar uma camada fina de selante, já fez testes com isto? fiz uma guitarra assim!

aqui ela só com o betume: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/s720x720/1656442_592400170851142_28816082_n.jpg?oh=e1a23490c339e07e67c88f8f5a8e8d78&oe=54D4121C&__gda__=1427921439_f6415e45ebe1539e282f3b1bc62d9ebf

não estou conseguindo colocar o restante pois está no meu facebook e aqui na empresa é bloqueado, mas o álbum é este: https://www.facebook.com/david.loos.54/media_set?set=a.586560671435092.1073741834.100002434932842&type=3

(é a minha primeira guitarra que estou montando, então não repara nas barbeiragens que fiz nela hehe) mas a pintura ficou legal!

Ou algo mais radical, uma vez vi uma caixa linda, bem envelhecida, achei que ela era muito antiga (ou fizeram um relic muito bem feito) e o cara só tinha passado óleo queimado nela  Huh?

Não sei se existem tipos de óleos, ou se aquilo foi misturado com algo, mas ficou linda naquela madeira!

abraço
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #19 : 04 de Dezembro de 2014, as 14:31:23 »

Roberto e David, as guitarras ficaram lindas, mas no caso de vocês a madeira das guitarras é boa, no meu caso é compensado, a "tintura" tem que ser mais forte.

Não vai esconder totalmente as partes onde as camadas do compensado estão mais evidentes, mas vai ficar mais discreto.

Gostei muito do acabamento das duas guitarras, embora as minhas guitarras sejam todas pretas, eu gosto muito de acabamento em madeira natural, principalmente quando fica parecendo madeira antiga (não confundir com relicados, não curto relicados artificiais, para mim é igual a peruca, lente de contato colorida, silicone nos seios, etc, algo evidentemente falso).

Antes de conhecer este sparlack stain plus, eu havia pensado em algo do tipo veniz, betume ou até mesmo passar apenas cêra, mas para o efeito que quero este produto acertou na mosca.

Jamais usaria ele em uma guitarra, mas para um gabinete, com o tecido ortofônico que comprei, vai ficar legal.

Estou só esperando a lixadeira chegar pra começar o trabalho.


Abraços.
  
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2014, as 15:40:06 por Ferro_Velho » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #20 : 04 de Dezembro de 2014, as 15:09:47 »

Se alguma parte da lateral do compensado estiver aparente, passe um pouco de massa de madeira (F1) para cobrir aqueles riscos e depois passe o verniz.
Acho que fica menos pior.
Sei lá...tenta.

abraço,
Roberto

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #21 : 04 de Dezembro de 2014, as 15:35:38 »

Na foto da pra ver o compensado, é bem grosso, da época em que a meteoro ainda usava compensado, agora tudo é mdf.

Mas eu só quero deixa-lo mais discreto, o produto vai fazer isso.





Abraço.

-----
Alegria! Alegria! Alegria!

Estou feliz que só pinto ciscando no estrume!

Acabo de receber duas compras, uma da Mult e nela o tecido ortofônico, que ao vivo é muito mais bonito que a foto da própria Mult que postei na primeira página deste tópico.

Havia comprado um metro e recebi quase dois, como não há mais para vender na página da Mult, certamente sobraria um pedaço de menos de um metro e eles resolveram mandar tudo, que bom.

Uma foto para ver o quanto é bonito e vai combinar com a cor do sparlack.

Ah, a outra compra que chegou eu vou deixar pra que vocês adivinhem:   Wink

Palmas x 10.000

Abraços.

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2014, as 17:33:22 por Ferro_Velho » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #22 : 05 de Dezembro de 2014, as 06:52:44 »

Tenho um meteoro GS-100 que parece muito com este daí, porém usa dois falantes de 10". Estou pensando seriamente em mudar o circuito dele também, não sei se coloco um TSW dentro ou se monto algo valvulado.

A meteoro começou a usar MDF +/- em que época? o meu é de 2008, acredito ser em compensado ainda.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #23 : 05 de Dezembro de 2014, as 07:11:58 »

Oi David,

Não sei exatamente quando eles mudaram, mas os novos já são em mdf.

Te aconselho a partir para um valvulado.

Embora o meu 5F1 ainda não tenha "falado", já cheguei a conclusão que um valvulado "clean" é uma ótima base para bons pedais, muito útil então.

E o 5F1 tem um circuito simples, se fizer com retificação por diodos então nem se fala.

É um circuito clássico, não tem como errar *, satisfação garantida.

E se você quiser incrementar um pouco, tem ele até com tremolo, como o Champ Ultra da Ceriatone:

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/fenderLayout/Champ-Ultra-Layout.jpg


Mas há outras opções de valvulados também, claro, mais potentes que o 5F1.

Piada do dia: 5F1 (five for one) = fap fap fap.  Cheesy


Abraço.

* Não tem como errar na escolha deste circuito, errar na montagem até o fuzz do Bertola pode lhe dar uma rasteira.


Completando,

E você não perde o amplificador original, o Meteoro GS-100, pode fazer como eu fiz, colocar ele numa caixa de rack da Naoko, fica como um cabeçote.

Antes de comprar uma caixa de rack, observe se o painel do seu amplificador é do tamanho do painel da caixa de rack, e abrindo ele, ver as dimensões das placas e do transformador, incluindo aí a altura.  Na página da Naoko tem as dimensões das caixas.  

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2014, as 08:36:10 por Ferro_Velho » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #24 : 05 de Dezembro de 2014, as 12:11:24 »

Ferro Velho, para de enrolar e passa logo o stain na caixa!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #25 : 05 de Dezembro de 2014, as 12:21:47 »

 Cheesy

Calma, há todo um ritual, não é assim vapt-vupt não, tem que ser com carinho.  Cheesy

Estou esperando a lixadeira chegar, vou começar com ela pra ver se vai, se não eu começo a lixar "na munheca" mesmo.

Mas vai levar uns dias até ela chegar e eu terminar o lixado.

Abraço.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #26 : 07 de Dezembro de 2014, as 12:53:53 »

Pronto Finck, a lixadeira acabou de chegar, é grande pacas, e tem 6 velocidades, no máximo ela é uma monstra, amanhã começo a lixar.

Abraço.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #27 : 11 de Dezembro de 2014, as 11:30:00 »

Olha, estou com umas 6L6 me chamando para entrar em algum projeto... to quase pegando esse meu meteoro e valvulando o bicho!

terias algum circuito para me indicar usando estas válvulas?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #28 : 11 de Dezembro de 2014, as 13:06:11 »

Oi David,

Há vários projetos para se fazer com as 6L6, como exemplo os da ax84: http://www.ax84.com/classicprojects.html

Mas sinceramente, eu acho que você deveria fazer uma pesquisa para ver qual amplificador você gostaria realmente de ter, fazer um amp grande, utilizando um gabinete e tal, só porque você tem umas válvulas de um determinado tipo, é desperdício de uma oportunidade para fazer um amp mais do teu agrado, um amp "definitivo".

Um par de válvulas de potência não é barato, mas levando em consideração o quanto você vai gastar no total, não é assim tanto investir num par de válvulas de outro tipo e ter a liberdade de escolher melhor qual amp montar.

Só um pitaco.


Abraço. 
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #29 : 11 de Dezembro de 2014, as 18:55:41 »

Na verdade, num amp valvulado as válvulas não representam a maior parte do custo. Mas uma vez que você tem as 6L6, porquê não partir delas?

Leve em conta que com duas 6L6 em push-pull você vai ter um amplificador com uns 15-17W, o que gera um volume realmente alto. Se quiser um amp menos estúpido e com timbre mais "old school", pode usar uma 6L6 em single end e deixar a outra de reserva (vai dar uns 5W, e isso também é bastante alto). Em qualquer caso, escolha um circuito com "master volume", para ter mais flexibilidade.

Reza a lenda que as 6L6 não saturam tão fácil quanto as EL da vida. Então, grosseiramente falando, isso te dá duas opções principais de timbre, dependendo da sua escolha para o pré: 1) um amp mais clean, mais "Fender", bom para blues e rock clássico, ou 2) um amp com mais saturação de pré, podendo ir do razoavelmente clean até ser "high gain", bom para estilos mais radicais

A título de curiosidade, os valvuladinhos Randall "Diavlo RV5" de 5W usam 6L6 e são uma paulada na moleira. Seu pré é bem flexível, vai de um clean bem razoável até um high gain (sempre falando em saturação de pré).

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal